LIVROS DA 4ED VAZARAM NA NET

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor kimble em 30 Mai 2008, 12:06

Por isso, gostaria que vocês explicassem aí, se possível, de onde vem esse ranço com o AD&D.

Não tenho ranço com o Ad&d. Tenho muitas boas memórias dele. A questão é que tem gente que tem feito afirmações absurdas sobre o sistema. Como se ele fosse uma maravilha, o suprasumo e D&D devesse ter parado nele. Porque lá é que a 'interpretação existia' e tudo depois 'é wargame'.
E então começam a ser feitas comparações idiotas e sem sentido, tentando provar idéias ainda mais idiotas. Vide aquela minha assinatura que citei a alguns posts atrás.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Madrüga em 30 Mai 2008, 12:08

Corvo da Tempestade escreveu:
Só eu que usava peças de xadrez, moedas e dados extras como miniaturas?

Não, nosso grupo também ussa isso (eu sou a torre branca!!!)

ps: branco para os PC preto para os inimigos.

Racismo detectado! :bwaha:

Bom, eu comprei nas Lojas Americanas um conjunto de guerreiros medievais de plástico. São miniaturas legais, custaram 6 reais (com 40 bonequinhos) e tem 8 tipos diferentes: com maça, com espada levantada, espada abaixada... ótimos minions. De resto, meu grupo está usando umas miniaturas de anime e animações que minha irmã trouxe do Japão. Então o bárbaro é aquele cara do One Piece que se estica todo, o monbe é uma miniatura dum cara chamado Gon, enfrentamos o Oolong de DBZ, Shrek, Fiona, aquele cara sinistro do Death Note... e todo mundo abstrai e consegue jogar numa boa. Companheiro animal? Cachorro de plástico comprado na feira por 50 centavos. Miniaturas originais de D&D? Nenhuma.

Quanto a regras de forjar armaduras... quantas vezes vocês fizeram isso nesses últimos anos?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Khelben Arunsun em 30 Mai 2008, 12:13

Oda Nobunaga escreveu:
Essa coisa de "cinematográfico" pra mim é bobagem, porque D&D e outros RPG's sempre tiveram coisas semelhantes. Dizer que uma versão é mais cinematográfica que a outra soa estranho

Assim como chamar SISTEMAS DE RPG de video games. Adivinha só:

Um RPG de video game é exatamente igual a um sistema de RPG de mesa, com a diferença que o "mestre" são os dados contidos no jogo. Ambos possuem regras que ajudam você fazer o que os designers gostariam. A única diferença real é que você é estupidamente mais livre nos RPGs de mesa. E você ainda é na quarta edição.

Fazer uma masturbação mental de um SISTEMA estar virando video game não faz sentido. Daqui a pouco vai chamar D&D 4e de um MMORPG.

Ele não disse e não quis dizer nada a respeito de video game, e sim de jogo, caro Oda. Leia direito. :cascudo:

Ele disse games, ou jogos, coisas como War, Banco Imobiliário, Gamão, e RPG. O Mira simplesmente está dizendo que o D&D 4th Edition é simplesmente um jogo, sem esse "ar cinematográfico" que vários estão colocando nele. Seus olhos que estão vendo video games pra todo lado.

P.S.: Aderi à campanha "Sexo selvagem para o Oda - Urgente." :b :cool:
Editado pela última vez por Khelben Arunsun em 30 Mai 2008, 12:22, em um total de 1 vez.
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

Mensagempor Deicide em 30 Mai 2008, 12:18

heh, miniaturas nunca foram problemas aqui. Usamos peças de War e velhas miniaturas de papelão dos antiqüíssimos Dragon Quest e Hero Quest. :linguinha: :linguinha: :linguinha:
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Khelben Arunsun em 30 Mai 2008, 12:28

Seu_Madruga escreveu:
Corvo da Tempestade escreveu:
Só eu que usava peças de xadrez, moedas e dados extras como miniaturas?

Não, nosso grupo também ussa isso (eu sou a torre branca!!!)

ps: branco para os PC preto para os inimigos.

Racismo detectado! :bwaha:

Bom, eu comprei nas Lojas Americanas um conjunto de guerreiros medievais de plástico. São miniaturas legais, custaram 6 reais (com 40 bonequinhos) e tem 8 tipos diferentes: com maça, com espada levantada, espada abaixada... ótimos minions. De resto, meu grupo está usando umas miniaturas de anime e animações que minha irmã trouxe do Japão. Então o bárbaro é aquele cara do One Piece que se estica todo, o monbe é uma miniatura dum cara chamado Gon, enfrentamos o Oolong de DBZ, Shrek, Fiona, aquele cara sinistro do Death Note... e todo mundo abstrai e consegue jogar numa boa. Companheiro animal? Cachorro de plástico comprado na feira por 50 centavos. Miniaturas originais de D&D? Nenhuma.

Quanto a regras de forjar armaduras... quantas vezes vocês fizeram isso nesses últimos anos?

Legal, Madruga. Meu grupo até que tem algumas minis originais. Fora isso, usamos minis de Dragon Quest, dados que não estão sendo usados (e toda vez que o gnomo lança Aumentar Pessoa no anão guerreiro, a gente bota a mini do anão em cima da borracha verde :rolando: )

Sobre as regras de forjar armaduras, bem. Todas as vezes que mestro, e algumas das vezes que jogo. Quando estou mestrando, os personagens algumas vezes precisam reparar um item ou outro, sem falar na campanha do Unapprocheable East, onde o "líder" dos heróis é o referido anão guerreiro, que também é ferreiro e comerciante (usando as regras do DMG II) - nos momentos off da campanha, ele sempre está fazendo algo, e quando ele quer algo especial, rolagens de dados emocionantes são feitas.

E quando estou jogando na campanha Abismo, do Mirallatos, meu guerreiro, anão, defensor anão, ferreiro, é que não vair "trair a raça" usando armaduras feitas por humanos. Armadura boa é a que tem meu Trademark estampado. :b

Portanto, eu uso bastante essa regra, e gosto dela. E recomendo.
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

Mensagempor AKImeru em 30 Mai 2008, 12:39

P.S.: Aderi à campanha "Sexo selvagem para o Oda - Urgente"

Nova campanha

"Fiquem longe das minhas bolas"

Quem está comigo?

E quem reclama de jogar miniaturas ou nunca usou miniaturas ou é fresco.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Madrüga em 30 Mai 2008, 12:44

Additional power sources and techniques provide characters of different classes with powers and abilities. These will appear in future Player's handbook volumes. For example, barbarians and druids draw on the primal forces of nature, monks harness the powers of their soul energy (or ki), and psions call upon the mind

Imagem
Madrüga

Mensagempor Eltor Macnol em 30 Mai 2008, 12:48

Eu já tinha mencionado isso ontem. :P É certo que Druidas e Bárbaros vão sair em outros suplementos, e ao que parece os PHB vão ser algo mais "modular", chuto que vão lançar PHBs alternativos que funcionam isoladamente dos primeiros, não sendo necessariamente "acessórios" como foi o PHB2 da 3.5.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Kilivitz em 30 Mai 2008, 12:49

Luminus, parabéns pelo post sobre AD&D. Vc pediu críticas, mas eu queria me intrometer do mesmo jeito e fazer um adendo:

AD&D não era complicado (pelo menos, não mais do que a 3e ou 4e).

A diferença fundamental dele pras outras edições é que não existia a "mecânica universal" de rolar um D20 vs. CD pra qualquer teste. O que existia era um monte de mini-sub-sistemas que regulavam cada tipo de teste no jogo.

Então pra usar talentos de Ladino, você não tinha pontos de perícia: tinha porcentagens que iam aumentando com o passar dos níveis. Um teste pra Desarmar Armadilhas, por exemplo, era rolar um d% e tirar um valor menor que o seu número na habilidade. Se não me engano, testes de atributos eram feitos da mesma maneira, só que rolando um d20.

O sistema de THAC0/CA negativa, apesar de ser idêntico ao BAB/CA positiva, era menos intuitivo (tinha que fazer contas na cabeça direto, ou então preencher a tabelinha na ficha de personagem). E sabe o que é pior? Eu preferia assim... talvez seja só nostalgia, mas eu achava bem legal. Tanto que quando comecei a conviver com a 3e, eu meio que peguei birra do termo BAB. É besteira, mas eu fiquei feliz de saber que agora, BAB não é mais citado toda hora pq os ataques se chamam "Atributo vs. Defesa".
Imagem
Kilivitz

Mensagempor Corvo da Tempestade em 30 Mai 2008, 12:50

As jogadas variavam sim...

jogou 1d20 para atacar = quanto maior, melhor
jogou 1d20 para resistir = quanto maior, melhor
jogou 1d20 para testar perícia/habilidade = quanto menor, melhor
jogou 1d10 para iniciativa = quanto menor, melhor
jogou 1d10 para surpresa = quanto maior, melhor

E é isso. Estão aí resumidas todas as variações de testes do AD&D. É tão complicado assim?

D&D 3.0 e além

- 1d20 para atacar/resistencia/testar pericia/passar MR (no AD&D era em porcentagem) = quanto maior melhor
- 1d10 para iniciativa = quanto maior melhor.

(Bem mais simples, não acha :linguinha: )

E e falar em elfos-"negros" agora é racismo :linguinha:
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Sellous em 30 Mai 2008, 12:57

De qualquer forma, não deixa de ser uma dependência. Se você quer jogar, mas não tem miniaturas à disposição e não tem idéia de como jogar sem elas, isso certamente é um problema.

Eu, pessoalmente, peguei o tamanho de um square que a wizards utiliza no dungeon tiles, peguei imagens dos monstros que queria, selecionava uma parte da imagem com um círculo que ocupasse o square inteiro (ou de acordo com o tamanho do monstro) e criava tokens! Aí eu imprimia e recortava. Você vai gastar um pouco de tempo, mas vai ficar bonito e resolverá seus problemas. Se você for um pouco mais profissional você pode criar tokens com bordas bonitas, e mandar imprimir toda sua coleção numa gráfica numa folha de gramatura mais espessa. Você vai gastar um pouco mais, mas terá tokens de boa qualidade que irão durar muito. E, surpresa, gastará menos que um box de D&D miniatures!

Por isso, gostaria que vocês explicassem aí, se possível, de onde vem esse ranço com o AD&D. Claro, limitem-se a responder aqueles que já abriram um livro de AD&D para ler, ou aqueles que já jogaram algumas vezes. Porque eu me lembro bem que, comparado com GURPS por exemplo, o sistema de AD&D não tinha nada de complicado e, comparado com STORYTELLER, o sistema era bem mais conciso, lógico e seguro.

Irei arriscar (e que o pessoal do fórum me perdoe se estiver errado), mais...noup... AD&D não era nem conciso, nem lógico. Suas regras de manobras variavam de autor para autor, ou ainda do criador de um monstro/habilidade para outro, mesmo que estivesse no mesmo livro! Monstros que podiam agarrar, engolir, etc faziam-no com regras diferentes uns dos outros. O dado d2, d3 e outros eram utilizados, sendo que poucos o tinham. Muitas magias envolviam cálculos complexos de porcentagens, probabilidades (d100, ou melhor, d10 + d10 eram muito comuns), volumes de área ocupada sempre deixavam as pessoas confusas... Quem diz que AD&D não precisava de miniaturas é mentira. Me diga como, raios, você vai saber exatamente quais heróis serão pegos pela bafoada do dragão sem saber onde eles estão? D&D veio de um Wargame, e possui profundas raízes nesse estilo. D&D não virou WoW, raios, olhem as datas de lançamento do WoW e o anúncio da Wizards de quando começou a desenvolver a quarta edição! D&D continua D&D. Temos ainda as quatro classes básicas, cada uma mantendo ainda sua especialidade. O jogo ainda é fantasia medieval. Ainda há DUNGEONS e DRAGONS no jogo.

Agora, se você for me dizer que gostava do AD&D porque ele tinha mais material, uma linguagem de apresentação do mundo diferente das novas edições. Ok. Entretanto esse foi um dos fatores que levou a TSR a falência, livros aos montes que não tinham público para consumir. Ou ainda 8 livros lançados num mesmo mês. Eram criadores apaixonados pela sua criação que pouco entendiam de administração ou marketing. Esperar que a Wizards volte a aquela época é simplesmente irreal.
Sellous

Mensagempor Madrüga em 30 Mai 2008, 12:58

Eltor Macnol escreveu:Eu já tinha mencionado isso ontem. :P É certo que Druidas e Bárbaros vão sair em outros suplementos, e ao que parece os PHB vão ser algo mais "modular", chuto que vão lançar PHBs alternativos que funcionam isoladamente dos primeiros, não sendo necessariamente "acessórios" como foi o PHB2 da 3.5.

É que o diabo do Opera enviou antes de eu terminar:

---

PHB escreveu:Additional power sources and techniques provide characters of different classes with powers and abilities. These will appear in future Player's handbook volumes. For example, barbarians and druids draw on the primal forces of nature, monks harness the powers of their soul energy (or ki), and psions call upon the mind to generate psionic powers. Future power sources include elemental, ki, primal, psionic and shadow.

Grifo meu.

:pidao:

---

Imagem
Madrüga

Mensagempor Corvo da Tempestade em 30 Mai 2008, 13:02

E teremos que esperar um ano pra saber se conseguiram melhorar o monge...

E ai quais as expectiativa em relação a isso.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Kilivitz em 30 Mai 2008, 13:07

A minha expectativa é a de que o Monge pelo menos não tenha um visual tão ridículo quanto antes, pra que eu possa passar batido pelas páginas que descrevem a classe sem querer fechar o livro cada vez que bater o olho na(s) ilustração(ões).
Imagem
Kilivitz

Mensagempor planes em 30 Mai 2008, 13:13

Corvo da Tempestade escreveu: - 1d20 para atacar/resistencia/testar pericia/passar MR (no AD&D era em porcentagem) = quanto maior melhor
- 1d10 para iniciativa = quanto maior melhor.

(Bem mais simples, não acha :linguinha: )

Em termos. A maior vantagem de ter que jogar menos que um numero alvo é que este valor é pré-determinado, diferente de um valor de de dificuldade que pode variar de teste para teste.

Particularmente não acho dificil dizer "tie mrnos que X" ou "Tire mais que X". O maior problema do AD&D ao meu ver era que o material estava espalhado demais, quando ia mestrar levava pilhas de livros e ainda tinha de me preocupar com regras conflitantes. O sistema precisava de um reboot mesmo.

Agora o material é muito bom, até hoje uso algumas coisas dos livros vermelhos, verdes e azuis, isso sem contar as otimas caixas de ambientações (Birthright, Al-Qadin e Planescape são obras-primas).
Imagem
planes

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários