Eu lhe responderia agora, mas meu Aurélio do PC foi atacado por um vírus e não está funcionando. Pelo visto é umregionalismo beeeem regional que eles querem usar como se fosse uma palavra de uso corrente da língua feito marechal
Mas podia ser pior... podia ser 'Lordaguerra' ou algo no estilo que Luminus mencionou
Eu imaginei que tinha a ver. É como uma carta de magic 'capeta da charneca' que causou confusão no Brasil e em Portugal. Aqui porque ninguém sabia o que era charneca e em Portugal porque ninguém sabia o que era capeta.
É o que dá quando se tenta traduzir no mais literal possível da língua, mesmo que resulte num regionalismo completamente desconhecido, do que preferir se claro e direto.
Caudilho é a tradução correta de Warlord, tanto em conceito quanto em origem gramatical. Mas a palavra é feia demais. (Na verdade, é estranho no começo, depois a gente acostuma)
Meu maior problema ainda é com o escaramuceiro pra skirmisher, sendo que guerrilheiro é uma palavra sinônima (escaramuça = guerrilha) e extremamente mais sonora e popular.
Esse é o problema MESMO: caudilho se encaixa perfeitamente como tradução de Warlord...
Mas meo... imagina você jogando numa mesa com um desses... aí chega um amigo rpgista do lado e pergunta: do que você está jogando? "Ah, de caudilho nível 4"
'Warlord' já!
E escaramuceiro só peca por ser grande demais, já que escaramuça é uma palavra 'bonita'... só que entre ela e guerrilheiro? Escaramuceiro prevalece! Imagine quanto guerrilheiros idênticos ao Che iriam aparecer DDD~~