Oda Nobunaga escreveu:P.S.: Aderi à campanha "Sexo selvagem para o Oda - Urgente"
Nova campanha
"Fiquem longe das minhas bolas"
Quem está comigo?
E quem reclama de jogar miniaturas ou nunca usou miniaturas ou é fresco.
Eu estou comprando todas as minis relacionadas a FR, e algumas genéricas que acho bonitinhas, todas de segunda mão. Adoro meu Cormyrean War Wizard e meu Guard of Mithral Hall.
No mais, estou contigo e manterei uma distância saudável de suas esferísticas.
Sellous escreveu:Irei arriscar (e que o pessoal do fórum me perdoe se estiver errado), mais...noup... AD&D não era nem conciso, nem lógico.
Já que você pediu para ser corrigido, havia sentido e lógica sim.
Suas regras de manobras variavam de autor para autor, ou ainda do criador de um monstro/habilidade para outro, mesmo que estivesse no mesmo livro! Monstros que podiam agarrar, engolir, etc faziam-no com regras diferentes uns dos outros.
Cite um exemplo para podermos discorrer melhor.
O dado d2, d3 e outros eram utilizados, sendo que poucos o tinham.
Brincou. Jogue um d4 e divida por dois. Jogue um d6 e divida por dois. Qualquer um consegue fazer isso.
Muitas magias envolviam cálculos complexos de porcentagens, probabilidades (d100, ou melhor, d10 + d10 eram muito comuns), volumes de área ocupada sempre deixavam as pessoas confusas...
Nunca tive problemas com as porcentagens, e não me lembro de meus jogadores terem problemas de assimilar volumes de área ocupada.
Quem diz que AD&D não precisava de miniaturas é mentira. Me diga como, raios, você vai saber exatamente quais heróis serão pegos pela bafoada do dragão sem saber onde eles estão? D&D veio de um Wargame, e possui profundas raízes nesse estilo. D&D não virou WoW, raios, olhem as datas de lançamento do WoW e o anúncio da Wizards de quando começou a desenvolver a quarta edição! D&D continua D&D. Temos ainda as quatro classes básicas, cada uma mantendo ainda sua especialidade. O jogo ainda é fantasia medieval. Ainda há DUNGEONS e DRAGONS no jogo.
É mentira mesmo. Tanto que ainda tenho algumas das minhas minis de chumbo da velha época do AD&D.
Agora, se você for me dizer que gostava do AD&D porque ele tinha mais material, uma linguagem de apresentação do mundo diferente das novas edições. Ok. Entretanto esse foi um dos fatores que levou a TSR a falência, livros aos montes que não tinham público para consumir. Ou ainda 8 livros lançados num mesmo mês. Eram criadores apaixonados pela sua criação que pouco entendiam de administração ou marketing. Esperar que a Wizards volte a aquela época é simplesmente irreal.
Na verdade, além dos livros aos montes, eles também aceitavam a devolução do encalhe que não havia sido vendido. Esse foi um dos fatores que mais contribuiu pra queda da TSR.
Enfim, sim, AD&D tinha vários pontos questionáveis. Se formos olhar pro D&D 3.x, ele também tem (e parece que eles se tornaram "insuportáveis", com todo esse barulho causado pela 4ª edição). E provavelmente a 4ª Edição terá das suas, também. Sistema perfeito? Não tem. Agora, falar que a 2ª Edição não funcionava, não "prestava" é tão sem sentido quanto falar o mesmo da 4ª. Venho defendendo essa bandeira aqui já há algum tempo.
Mas infelizmente, parece que o único método de se qualificar uma novidade (como a 4ª edição) é desqualificar o que veio antes (como a 3.5 e o AD&D). Como se a Quarta Edição não tivesse mérito nenhum. As outras é que eram muito ruins, mesmo. Esse tipo de idéia me incomoda. Na dúvida, role 3d6 na ordem, monte uma ficha, encontre um DM, e se divirta um pouco na 2ª edição. Ou monte algo altamente customizável na 3.5, e tenha algumas horas de diversão. O importante é a diversão, na minha opinião. Eu consegui me divertir com todas as encarnações do D&D até hoje. E não tenho a menor dúvida que me divertirei com a 4ª. O pessoal da WoTC já me surpreendeu com a 3.0 (eu era um dos que criticava antes de ver), e não duvido que me surpreenderá novamente. Mas eu não acho que a 4ª edição precise subir num pedestal de superioridade pra se afirmar "contra" as outras edições.

Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
@Macnol
Facebook
Google Reader