[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Douglas3 em 23 Jul 2008, 02:54

Sobre as perícias, essas são as traduções e resumos das descrições definitivas:

Acrobacia: Essa perícia é utilizada para analisar seu equilíbrio em superfícies estreitas ou instáveis, escapar de amarras ou aprisionamentos e (se o personagem foi treinado) reduzir o dano de suas quedas.
Arcana: Conhecimento sobre a magia e efeitos mágicos e (se o personagem foi treinado) sua capacidade de detectar um campo mágico persistente.
Atletismo: Essa perícia é usada para escalar, nadar ou saltar.
Blefe: Utilize essa perícia para fingir que algo falso é genuíno, para enrolar um guarda, enganar um mercador ou contar mentiras.
Diplomacia: Usada para influenciar outras pessoas com delicadeza e trato social, mudar opiniões, inspirar boa vontade e negociar acordos de boa fé.
Exploração: Experiência para descobrir um caminho através de uma masmorra, reconhecer as ameaças do subterrâneo e encontrar alimento no Mundo Escuro.
Furtividade: Usada para se ocultar e caminhar silenciosamente.
História: Conhecimento sobre a história, incluindo eventos significativos, lendas, costumes e tradições.
Intimidação: Essa perícia é usada para influenciar outras pessoas através de ações hostis e ameaças.
Intuição: Essa perícia lhe permite discernir as intenções, decifrar a linguagem corporal e supor com alguma precisão quais as motivações, comportamentos e confiabilidade de seus interlocutores.
Ladinagem: Essa perícia é utilizada para desativar armadilhas, abrir fechaduras, roubar bolsos e executar outros truques de prestidigitação.
Manha: Capacidade de descobrir quem manda e obter informações em um ambiente urbano.
Natureza: Conhecimento relacionado às trilhas e veredas das regiões selvagens, identificação de ameaças naturais e sobrevivência em campo aberto.
Percepção: Essa perícia lhe permite notar indícios, avistar ameaças iminentes e localizar objetos escondidos.
Religião: Conhecimento sobre as tradições religiosas.
Socorro: Essa perícia é utilizada em primeiros socorros, para estabilizar um personagem moribundo, permitir um teste de resistência ou tratar de uma doença.
Tolerância: Capacidade de sobrepujar efeitos nocivos e superar os limites físicos normais do corpo.

Se houver algum cometário, esse é o momento.

D3
Douglas3

Mensagempor Douglas3 em 23 Jul 2008, 02:57

DiegoMM escreveu:E Milestone, ja foi discutido?

Milestone será traduzido como marco, que é um ponto atingido pelos heróis no decorrer de suas aventuras capaz de lhes proporcionar um benefício (nesse caso, 1 ponto de ação).

D3
Douglas3

Mensagempor Douglas3 em 23 Jul 2008, 02:59

Cebolituz escreveu:O mais perdido...

Mas como ficou a tradução definitiva do warlord mesmo?

Uma enquete será disponibilizada no site da Devir para definir essa tradução.

As opções serão Senhor da Guerra, Militarista, Estrategista e Comandante.

Anunciarei o início da enquete nesse tópico.

D3
Douglas3

Mensagempor Douglas3 em 23 Jul 2008, 03:08

Lunguinho escreveu:
Seu_Madruga escreveu:Ou seja: hora de esse tópico virar a casa de vidro da Spell e ir para o Dicas.

Concordo plenamente! Seria bom alguem entrar em contato com o pessoal da Devir e criar o devido tópico.

Também concordo.

Como a discussão sobre os termos está praticamente finalizada, suponho que seja hora de abrir o novo tópico, em uma seção com mais visibilidade, facilitando o acesso.

Gostaria de criar esse novo tópico. Nele, descreverei a finalidade da Casa de Vidro (que terá outro nome aqui na Spell) e responderei às dúvidas e críticas dos participantes deste fórum. Também avisarei que irei acompanhar somente aquele tópico. para evitar que os usuários esperem respostas de comentários inseridos em outros locais.

Gostaria de receber a autorização para abrir o tópico e que me fosse indicado quem será meu moderador.

Obrigado.

Douglas 3
Douglas3

Mensagempor Eltor Macnol em 23 Jul 2008, 11:10

Douglas, fique à vontade para criar esse tópico na seção Dicas & Idéias, deixando-o assim aberto a tratar sobre os assuntos envolvendo qualquer sistema ou publicação da Editora, não apenas D&D ou outro produto específico. Assim que o tópico for criado eu o tornarei fixo.

O moderador da seção Dicas & Idéias é o Seu_Madruga, e você também pode tratar diretamente comigo ou com membros da supervisão do fórum quando precisar.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor shin_spiegel em 23 Jul 2008, 11:44

Douglas3 escreveu:Intuição: Essa perícia lhe permite discernir as intenções, decifrar a linguagem corporal e supor com alguma precisão quais as motivações, comportamentos e confiabilidade de seus interlocutores.

Socorro: Essa perícia é utilizada em primeiros socorros, para estabilizar um personagem moribundo, permitir um teste de resistência ou tratar de uma doença.

Tolerância: Capacidade de sobrepujar efeitos nocivos e superar os limites físicos normais do corpo.

Apesar de não ter NENHUM nome aqui, e ser meu primeiro post.
Gostaria de colocar uma sugestão.

Insight para Perspicácia, acho mais condizente, intuição deixa muito no "ar" o real significado. Entretanto o significado de Perspicácia também não é de conhecimento de todos.

Heal para Cura, acho mais pratico, socorro irá trazer um pouco de "piadas" para esse termo, afinal associamos "socorro" não apenas a primeiros socorros.

Endurance para Resistencia, pelo seu USO em jogo, ele tem mais a ver com "resistir" do que "tolerar", apesar de que Tolerancia também não foge do conceito.
shin_spiegel

Mensagempor WillDice em 23 Jul 2008, 11:50

shin_spiegel escreveu:Insight para Perspicácia, acho mais condizente, intuição deixa muito no "ar" o real significado. Entretanto o significado de Perspicácia também não é de conhecimento de todos.

Gostei.

Heal para Cura, acho mais pratico, socorro irá trazer um pouco de "piadas" para esse termo, afinal associamos "socorro" não apenas a primeiros socorros.

"Cura" já é um termo usado em excesso. Mas realmente "socorro" pede que se faça piadas...

Endurance para Resistencia, pelo seu USO em jogo, ele tem mais a ver com "resistir" do que "tolerar", apesar de que Tolerancia também não foge do conceito.

Chances muito grandes de conflitar com algum outro termo onde Resistência seja usado.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Eltor Macnol em 23 Jul 2008, 11:57

"Resistência" eu creio que já está sendo usado para os testes de resistência, então essa opção fica descartada; há muito potencial pra confusão aí, como já aprendemos na 3e com uma perícia e uma magia tendo o mesmo termo.

"Socorro" é o termo que mais me saltou aos olhos naquela lista, mas acho que é questão de tempo até acostumar. Creio que o raciocínio por trás da escolha também seja evitar confusões, já que Heal e Cure são dois termos com a mesma tradução por aqui.

"Perspicácia" seria uma alternativa válida. Mas Intuição também, e eu creio que se aproxima mais do termo original.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Kinn em 23 Jul 2008, 12:03

Minha única observação é para que fosse cura ao invés de socorro (se houver chance de argumentação); das demais saíram como eu previa...
Kinn

Mensagempor Ric.freitas em 23 Jul 2008, 12:10

Seria razoável colocar Medicina para Heal?
Ric.freitas

Mensagempor Agnelo em 23 Jul 2008, 12:11

Tenho de admitir que gostei de Socorro, se fosse pra sugerir algo diferente seria medicina mesmo

Editado: O Ric foi mais rápido :ops:
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Ric.freitas em 23 Jul 2008, 12:24

Será que não podemos sugerir algo melhor que ladinagem? :blink:
Sem brincadeira, esse tipo de tradução retira de mim qualquer desejo que eu possa ter em comprar a edição da Devir. :evil:
Ric.freitas

Mensagempor Eltor Macnol em 23 Jul 2008, 12:29

O que você preferiria no lugar, Ric?
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Deicide em 23 Jul 2008, 12:43

Crime?
Furto?
Ladroagem?
Subterfúgio?
Sem-Vergonhice? hehe :b
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Ric.freitas em 23 Jul 2008, 12:45

Eltor Macnol escreveu:O que você preferiria no lugar, Ric?

Eu sei que o D3 não quer usar nomes compostos mas Arte dos ladinos eu acho que cairia bem melhor. E permitiria colocar Primeiros-Socorros para heal.
Ric.freitas

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários