[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor NeverSleep em 22 Dez 2007, 14:04

Toda vez que vejo essa cena choro de rir, não sei porque.

Mas sim, resume muito bem.
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Mensagempor Aluriel de Laurants em 22 Dez 2007, 15:11

Concordo, Coma a Ervilha.... coma a Ervilha ....

Outro sentido que achei, esse secador é do interesse do grande Khaka para fazer uma escova MA-RA-VI-LHO-SA !!!
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor AKImeru em 22 Dez 2007, 15:17

"Coma a Ervilha, Khalmyr!"
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor O Liz em 22 Dez 2007, 15:24

[flare mode ON, desde o início]

Huhu... não pude me conter quando encontrei esse tópico, registrei apenas para comentar, vim tentar expor minhas idéias. Sou um fã de Tormenta:

A primeira reação de um fã do cenário e do RPG nacional para um tipo de tópico assim é surpresa e talvez um pouco de aversão, mas entendo o ponto de vocês pois já estive desse lado.

Na minha concepção não há como comparar Forgotten Realms, Eberron e derivados com Tormenta. Existem muitos pontos de semelhanças em todos mas antes de começar a apontar os dedos de reprovação você tem que ver de onde isso vem. Li nas primeiras páginas uma comparação que pretendo comentar:

- Cidades Voadoras (Dragonlance)

Sim... e? Quer dizer que os autores de Dragonlance foram os primeiros seres humanos no mundo a ter essa idéia?
- Aliança Goblinoide (Warcraft, alguém?)

Mordor? Tribos Zulus? Horda de Mongóis? (como dizia Chacrinha...)
- Império dos Minotauros (Império Romano com chifres?)

Sim, e devo salientar que é um dos reinos mais interessantes de todo o cenário, leiam o Reinado d20 pois não adianta nada pra mim copiar e colar desse livro.
- Um país feito de chocolate (até o nome do lugar é de um chocolate famoso)

É... concordo que aí pegaram pesado, mas quem acompanha a DS vai ver que talvez esse reino tome uma pancada de Tapista ("Império Romano com chifres")
- Inimigos Ultra-Mega-Fodônicos-Pauleira-Que-os-Jogadores-Não-Vão-Vencer-Jamais.

Você sabe que quando você é Mestre você tem total controle sobre o mundo, correto? Portanto se você disser "Ah, o Arsenal chamou todos os vilões de Arton pra uma festa no Kishin e sem querer apertou o botão de auto-destruição, agora vou popular Arton com os NOSSOS antigos vilões de campanha..."
- Deuses da Justiça que não sabem o que é justiça

O quê? Me diz o que é um deus da Justiça bom, pra quem conhece a história e quem não simplesmente aponta por não gostar vai saber que Sszzaas (o Deus da Traição) que foi "punido" por crimes contra o Panteão e foi aprisionado em seu avatar, portanto se o avatar fosse destruído ele também seria, mas, com os fatos ocorridos em Holy Avenger no final, quando todos pensam que Sszzaas já está morto e vem para combater Khalmyr como mortal ele diz algo como: "Você acha justo Khalmyr? Um combate entre um mortal e um Deus?" e o Deus da Justiça entra num dilema, mata um inimigo potencialmente letal contra os seus dogmas ou (o que ele opta por fazer)ascender novamente o Traiçoeiro ao posto de divindade, isso não é justiça cega?
- Clérigos com restrições máximas e poderes mínimos.

Você queria o contrário seu overpower de uma figa? O interessante do PRG não é o desafio de se jogar com um personagem X numa situação Y? Whatever...

Um ponto de extrema discussão é o fato de existir uma "indústria Forgotten Realms" nos States, não são apenas três editores e redatores como aqui no Brasil. Lá podem lançar que Elminster é uma bixa-loca num romance e um suplemento de como fazer um personagem homossexual e uma campanha nesse estilo, oh! é um suplemento a mais portanto um ponto de FR acima de Tormenta, mas isso vai acrescentar algo? Talvez apenas para que os usuários desse tópico digam "Blasfêmia! FR já tinha uma bicha-velha!"...

Forgotten Realms é um cenário com muitos anos de tradição e brilhantes mentes do nosso meio já passaram por lá, inclusive os criadores do "estilo fantasia-medieval". Tormenta foi uma tentativa (falha ou não) de um grupo de amigos e conhecidos que trabalhavam numa revista em criar um mundo para os novos RPGistas tão interessante quanto FR foi para eles. Aí vai vir alguém e apontar Eberron, um cenário recente e extremamente rico: corrijam-me se estiver errado, Eberron veio como vencedor de um concurso de cenários e foi publicado passando pelas talentosas mãos de redatores e editores da Wizards, tanto que hoje em dia Eberron deve possuir mais livros publicados que Tormenta com menos anos de existência.

Os autores de Tormenta (os mesmo da Dragão Brasil, Temporada de Caça, Dragonslayer e derivados) são a indústria de RPG do Brasil e mereciam apoio por isso, talvez assim pudessem levar mais pessoas para o meio, "pessoas de talento estrangeiro" segundo o que li anteriormente pois, sei lá, mais de 50% das publicações brasileiras são deles e são uma m****.

- Tormenta tem personagem com apelação sexual.

Tudo hoje em dia possui isso, mas quem disse isso quer dizer que eles pegaram desenhistas ruins para ilustrar o cenário. A maior parte é conhecido que por sinal usavam o estilo mangá, que por sua vez é mais "erótico mongolóide".
- Tormenta tem seus problemas, mas não é tão ruim assim.

Concordo, e estou tentando explicar como.
- Tem "parques temáticos disfarçados de reinos"

Verdadeiro e falso. Os rótulos "Reino da Intriga" ou "Reino da Sorte e do Azar" a meu ver é apenas aquele espacinho escrito "Conceito: ___________" na ficha de Vampire do Reino (putz... viajei bonito agora). As pessoas são fortemente ligadas a esse Conceito pois os reinos são enormes, no Reinado d20 (uma leitura "colcha-de-retalhos" muito boa, sem sarcasmo) o tamanho é calculado, e sendo grandes as pessoas ficam presas às crenças locais. Simples.
- Tem NPC legais.

Concordo e discordo. Alguns NPCs são muito legais mesmo, principalmente os do romance (eu concordo um pouco que Holy Avenger foi uma scar no cenário, tanto que nos livros mais recentes ele nem é muito citado) o que estraga são os antigos PJ deles que viraram NPCs (Katabrok, Vladislav, Bla-bla-bla...)
- Regras "estranhas" (a famosa "acuidade com arco")

Verdade, existem algumas mecânicas estranhas, mas aonde existem regras existem bizarrices.
- Os romances são bons

Verdade. Period.
- "porque o Talude não faz nada em fez de ficar tomando chá com a deusa da magia"

Ele FAZ muita coisa, ele coordena todo o Centro de Estudos Contra a Tormenta e ainda dirige a Academia Arcana, ele só toma chá com ela às quartas eu acho :b. Comentário extremamente exagerado e desnecessário, como 80% de todas as respostas do tópico.
- Oda querendo matar cada nitamuriano do multivesos

Vamos começar a tentar explicar Tamu-ra:

Reino "orientalóide" (adorei esse termo xD) de Arton, Lin-Wu (Deus Oriental-Dragão-Samurai, é... isso me pareceu estranho agora) tomou algumas das crias de Valkaria (leia humanos) lhes deu honra e colocou pra viver numa ilha segundo seus dogmas.

(Passam-se muitos anos de Sakê e Yakisoba)

A Tormenta ataca e o Imperador Takametsu (existem boatos que eles seja um Dragão do Vácuo ou um Avatar de Lin-Wu, mas sinceramente não lembro) consumiu-se num ritual que teleFUCKINportou (adorei isso também xD) todo o Bairro do Centro do Império de Jade para uma cidade aliada, Valkaria.

É sim uma desculpa para abrigar uma "raça oriental" mas f***-se, funcionou, se não tiveram tempo ou talento para aprofundar a idéia não vou questionar. Nem sempre embasamento histórico funciona em fantasia-medieval (achei Mítica um saco).

Existe uma matéria numa DB que Cassaro resume em poucas linhas o que eles queriam no cenário:

(...)Naquela tarde, após muita conversa, determinamos as características principais daquele que seria o cenário de campanha oficial da Dragão Brasil. Decidimos que precisava ser um mundo de fantasia-medieval "padrão", com tudo que o gênero necessita - guerreiros, magos, elfos, dragões... - , mas também com muitos diferenciais, sua própria personalidade, seu próprio sabor. Nada de gnomos. Nada de gloriosa cidade dos elfos. Nada de reino oriental. Nada de vampiro, lich ou necromante épico como vilão supremo. Nada de "maior mago do mundo" estilo Merlin/Gandalf/ Elminster. Uma tempestade profana ameaçando o mundo. Goblinóides e orcs como ameaças maiores. Goblins e minotauros como personagens jogadores. Sumo-sacerdotes. Um Mercado nas Nuvens. Uma Academia Arcana.(...)

São idéias originais, mas talvez não totalmente bem aproveitadas.
- Tormenta ou FR? qual o melhor?

Ambos são bons de maneiras diferentes. Period

Alguém, nos tópicos anteriores, disse algo sobre Tormenta ser um cenário "colcha de retalhos" essa é a melhor explicação possível, existem vários acertos e (muitos) erros, mas nem por isso deve se deixar de considerá-lo.

Sou daquele povinho que acredita que se você não consegue se divertir com um cenário é porque está jogando errado, se você sentar na mesa de nariz torcido não vai gostar.Muitos dizem que o clima de Tormenta é babaca engraçaralho, mas eles vêm mudando isso com os suplementos mais recentes, o clima do Área de Tormenta é sinistríssimo, por exemplo.

Os reinos de Tormenta são esterco flamejante. Até mesmo os defensores concordam comigo aqui.

Pois eu discordo ^^, tem suas falhas mas possui muitas outras qualidades.

Todos criticam mais Tormenta pois é um cenário muito mais acessível, tanto que até os haters conhecem bastante. Duvido, por exemplo, que após ter lido todos os livros lançados dos cenários clássicos (leia-se internacionais) vocês ainda digam que eles são "perfeitos". Todo fã de Tormenta (e de qualquer outra coisa, diria eu) sabe que pra não se decepcionar é necessário deixar pra trás os antigos suplementos, muitos só tem lixo copiado. E antes que alguém diga "o passado é imutável" eu rebato com, você faz questão de lembrar de todos os seus porres, transas e m****s que aconteceram na sua vida para seus pais? Julgo que, sabiamente (^^), a resposta é não, portanto...

Desculpe se fui passional demais ou pouco imparcial mas vocês também foram ^^

\o
O Liz

Mensagempor NeverSleep em 22 Dez 2007, 15:43

Tudo hoje em dia possui isso, mas quem disse isso quer dizer que eles pegaram desenhistas ruins para ilustrar o cenário. A maior parte é conhecido que por sinal usavam o estilo mangá, que por sua vez é mais "erótico mongolóide".

Hein? Como assim, me diga que não estou lendo tamanha blasfêmia, eu posso desenhar "erótico mongolóide" e pintar com tinta a óleo no estilo clássico, agora porque você tem dúzias de estereótipos (incluindo Tormenta) você vem falar uma coisa dessas.

Nada de reino oriental. Nada de vampiro, lich ou necromante épico como vilão supremo. Nada de "maior mago do mundo" estilo Merlin/Gandalf/ Elminster. Uma tempestade profana ameaçando o mundo. Goblinóides e orcs como ameaças maiores.

Eu ri.
Enquanto isso no IRC:

.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Dez 2007, 16:17

O quê? Me diz o que é um deus da Justiça bom, pra quem conhece a história e quem não simplesmente aponta por não gostar vai saber que Sszzaas (o Deus da Traição) que foi "punido" por crimes contra o Panteão e foi aprisionado em seu avatar

Cito o caso da revolta dos três como exemplo de dois pesos e duas medidas. Três deuses igualmente envolvidos com punições diferentes e arbitrárias; alias, duas punições e um "ah, ele não vai fazer falta mesmo".

portanto se o avatar fosse destruído ele também seria, mas, com os fatos ocorridos em Holy Avenger no final, quando todos pensam que Sszzaas já está morto e vem para combater Khalmyr como mortal ele diz algo como: "Você acha justo Khalmyr? Um combate entre um mortal e um Deus?"

Essa punição não foi meio, sabe, BRANDA? Se 3 deuses fazem sua criação, vão pro ralo. Agora, se um deles quer dominar tudo e todos e f*der dos os outros, "vamos prender ele numa forma temporária e dar a chance dele voltar"?

e o Deus da Justiça entra num dilema, mata um inimigo potencialmente letal contra os seus dogmas ou (o que ele opta por fazer)ascender novamente o Traiçoeiro ao posto de divindade, isso não é justiça cega?

Eu cito novamente o caso de Kallyadranoch. Não é justiça, meu caro juri, é falta de comprometimento a suas próprias convicções!

Justição não é ser Leal e Bom; é apenas Leal e Neutro, é ser imparcial de acordo com as regras vigentes e não fazer uma punição diferente em cada caso. Isso não é julgamento, é capricho.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor NeverSleep em 22 Dez 2007, 16:23

Eu acho que um juiz propriamente dito seria melhor como Neutro, pois abre brechas para analizar os casos, mas as leis deveriam ser criadas por alguém Leal e Neutro.
Enquanto isso no IRC:

NeverSleep

Mensagempor Fada Suicida em 22 Dez 2007, 16:52

O Liz escreveu:A maior parte é conhecido que por sinal usavam o estilo mangá, que por sua vez é mais "erótico mongolóide".

Olha, eu me prestei nem sei por quê a ler seu post pra ver o que mais os fãs de Tormenta podem falar sobre o cenário, não era nem pra achar pontos pra dar o contra não, era mais pra ver a argumentação mesmo...

mas depois dessa, meu... desanimei, quer saber? Cansei de discutir com fanboy que teima em dizer que não é fanboy e ainda me solta uma dessas. Tente conhecer o mínimo da coisa que vc está criticando, blz? pq mta gente aqui conhece Tormenta de cabo a rabo e a maioria esmagadora acha o cenário um lixo. Qdo vc me disser o qto conhece de mangá e de estilo mangá e de tudo que envolve esse universo (sim, pq é incrível cmo a pessoa lê uma pilha de cavaleiros do zodíaco e sai achando que é Mestre em quadrinhos japoneses... :evil: ) então vc pode jogar um argumento desses...

Fiquem vcs com seu cenário nacional querido e amado, que eu vou jogar Trevas :sobrancelha:

E um ponto,
só não percebe que Tormenta é totalmente erotizado quem não quer... Eu acho que apoio pro RPG nacional tem que ser dado sim, mas pra um cen+ario que tem credibilidade, e não raros pontos profundos no meio de uma maçaroca feita totalmente pra vender.

"Oh, mas Tormenta tem pontos bons" tem, DOIS, pelo que eu lembro daquela lista que deveria ser retomada, pq o cenário só vai melhorar qdo os criadores decidirem isso, e não só qdo o mestre tiver que ficar se matando pra mudar o que ele quiser...

NeverSleep escreveu:
O Liz escreveu:
Nada de gnomos. Nada de gloriosa cidade dos elfos. Nada de reino oriental. Nada de vampiro, lich ou necromante épico como vilão supremo. Nada de "maior mago do mundo" estilo Merlin/Gandalf/ Elminster. Uma tempestade profana ameaçando o mundo. Goblinóides e orcs como ameaças maiores. Goblins e minotauros como personagens jogadores. Sumo-sacerdotes. Um Mercado nas Nuvens. Uma Academia Arcana.(...)

Eu ri.

Eu tbm.,.. muito, mais uma vez o tópico alegrando meu dia, é melhor que circo!

:rolando: OMFG ... vcs realmente NÃO se tocam, né? :doh: :rolando:

Os autores de Tormenta (os mesmo da Dragão Brasil, Temporada de Caça, Dragonslayer e derivados) são a indústria de RPG do Brasil e mereciam apoio por isso,

é, merecem tanto apoio que eles destróem qqer outra tentativa de apoio ao RPG nacional numa revista com textos infantis que satirizam e fazem indiretas sobre a Dragão Brasil e seus editores novos (sem querer defender ninguém, eu soh acho a atitude estúpida e infantil, pq concorrência é uma coisa, mas infantilidade e egomania é outra)

aff...
"Eu não acho que eu seja uma pessoa fácil pra se falar a respeito. Tenho uma mente irregular. E de qualquer maneira eu não sou nenhuma das coisas que você pensa..."
Imagem
Imagem
Fada Suicida

Mensagempor kimble em 22 Dez 2007, 17:03

A primeira reação de um fã do cenário e do RPG nacional para um tipo de tópico assim é surpresa e talvez um pouco de aversão, mas entendo o ponto de vocês pois já estive desse lado.

Aversão é uma reação natural de alguém que é fã de Tormenta ao ver esse tópico? Seria compreensível. Aversão é uma reação natural de alguém que é 'fã de RPG nacional'? Nunca. Várias pessoas aqui jogam ou já jogaram rpgs nacionais. As pessoas aqui NÃO são contra rpg nacional. Uma atitude que eu odeio (e nesse ponto não vou tentar esconder minha irritação) é essa atitude dos 'fãs' de Tormenta de tentar acusar qualquer um que não goste do cenário de ser contrário a produção nacional. Eu gosto de muita coisa que já foi lançada no Brasil, mas não é só porque é um produto brasileiro que eu devo achar bom. Se você fecha os olhos e aceita qualquer porcaria que jogam na tua mão só porque é produto brasileiro, você não está ajudando a produção nacional. Você só está garantindo que o material produzido aqui não precisa se preocupar com coisas como qualidade ou competitividade.

Na minha concepção não há como comparar Forgotten Realms, Eberron e derivados com Tormenta.

Avisa isso pro Trio. Quem sabe eles param de ficar citando Eberron em afirmações emotivas criadas para enganar os fãs que desconhecem o material importando, tentando justificar sua mal feita colcha de retalhos como algo conceitualmente igual ao produto da Wizards.

Sim, e devo salientar que é um dos reinos mais interessantes de todo o cenário, leiam o Reinado d20 pois não adianta nada pra mim copiar e colar desse livro.

Teu conceito de interessante aparentemente não é o conceito de interessante das outras pessoas daqui. Principalmente porque no nosso conceito, as coisas são feitas de forma a serem justificáveis e coerentes com o resto do cenário. Um reino que faz "PUFF" e numa nuvem de fumaça aparece do nada no cenário E ainda traz consigo um novo deus maior não é considerado justificável ou coerente.

É... concordo que aí pegaram pesado, mas quem acompanha a DS vai ver que talvez esse reino tome uma pancada de Tapista ("Império Romano com chifres")

E? Talvez algum dia um dos autores use o segundo neurônio que eles tem e matem todos os NPCs idiotas que já criaram. O fato de existir a possibilidade de destruição de algo idiota não diminui o fato que o erro já foi cometido.

Você sabe que quando você é Mestre você tem total controle sobre o mundo, correto? Portanto se você disser "Ah, o Arsenal chamou todos os vilões de Arton pra uma festa no Kishin e sem querer apertou o botão de auto-destruição, agora vou popular Arton com os NOSSOS antigos vilões de campanha..."

Você sabe que desde os primeiros posts uma afirmação recorrente é que se o Mestre quiser ter o trabalho, ele pode simplesmente começar a limpar o cenário e reconstruir todos os pontos problemáticos? Mas a questão é que se você vai ter TANTO trabalho (no caso de Tormenta seria muito trabalho) vale mais a pena não gastar dinheiro com isso. Compre um outro cenário mais coerente e que você não precise fazer tantas correções para funcionar. Opinião pessoal: Eu gosto de comprar livros de rpg, gasto bastante nisso e muitas vezes compro coisas que sei que provavelmente nunca vou jogar/mestrar. Mas mesmo assim eu prefiro gastar com livros de rpg de qualidade, em vez de algo que precisa colocar uma mulher segurando os seios e piscando para o leitor para conseguir vender.

O quê? Me diz o que é um deus da Justiça bom,

Alguém que não puniria os outros deuses de uma forma idiota e falha? Alguém que não puniria os anões por algo que não foi falha deles? Alguém que seria capaz de reagir as coisas antes que elas acontecessem? Alguém que não fosse preconceituoso quanto as raças do mundo?

Você queria o contrário seu overpower de uma figa? O interessante do PRG não é o desafio de se jogar com um personagem X numa situação Y? Whatever...

Não, o que atraí o RPG para cada um é algo variado e independente para cada pessoa, o que dificulta a avaliação e impede afirmações como a tua. Mas o ponto citado não tratava disso. Quando a pessoa citou o desequilíbrio entre os poderes e restrições dos clérigos, ele se referia a equilíbrio mecânico. Infelizmente o Trio ensinou durante anos para muitos iniciantes que regras eram bobagens e deram demonstrações seguidas que conhecimento do sistema e coisas como equilíbrio não era importantes para a manutenção do jogo. Isso criou um grande grupo de jogadores como você, que acreditam que desequilíbrio mecânico não é problemático e não prestam atenção a falhas óbvias no raciocínio empregado para criar algo no sistema. Como clérigos da guerra incapazes de curar adequadamente sem grande esforço pessoal. Porque afinal, quem é que precisa de cura no meio de uma guerra?

Tormenta foi uma tentativa (falha ou não) de um grupo de amigos e conhecidos que trabalhavam numa revista em criar um mundo para os novos RPGistas tão interessante quanto FR foi para eles. Aí vai vir alguém e apontar Eberron, um cenário recente e extremamente rico: corrijam-me se estiver errado, Eberron veio como vencedor de um concurso de cenários e foi publicado passando pelas talentosas mãos de redatores e editores da Wizards, tanto que hoje em dia Eberron deve possuir mais livros publicados que Tormenta com menos anos de existência.

Teu raciocínio todo é falho porque esquece de quem citou Eberron como algo conceitualmente igual a Tormenta. Não foram as pessoas que criticam o cenário. Foi o Cassaro numa carta para os fãs. Você também acha absurda a comparação? Que bom, somos dois então. Mas não reclama com os críticos do cenário, reclama com os autores por essa comparação tola.

Os autores de Tormenta (os mesmo da Dragão Brasil, Temporada de Caça, Dragonslayer e derivados) são a indústria de RPG do Brasil e mereciam apoio por isso

E retorno a minha afirmação inicial. O fato de ser brasileiro não significa que deve ser automaticamente elogiado. Se você aceita qualquer coisa só porque é do país, você não está ajudando o Brasil. Você só está garantindo que os autores não precisam elevar seus padrões e podem continuar produzindo material ruim, porque você compra da mesma forma.

Porque coisas como Vagabond são 'eróticas e mongolóides'. Com certeza. E você também é um dos que acha que o termo Otaku é um adjetivo positivo, certo? Será que algum dia gente que pensa como você vai perceber que NÃO entende do assunto e que NÃO existe um único tipo de anime/mangá?

Verdadeiro e falso. Os rótulos "Reino da Intriga" ou "Reino da Sorte e do Azar" a meu ver é apenas aquele espacinho escrito "Conceito: ___________" na ficha de Vampire do Reino (putz... viajei bonito agora). As pessoas são fortemente ligadas a esse Conceito pois os reinos são enormes, no Reinado d20 (uma leitura "colcha-de-retalhos" muito boa, sem sarcasmo) o tamanho é calculado, e sendo grandes as pessoas ficam presas às crenças locais. Simples.

Porque afinal, pessoas nunca se mudam, casam com pessoas de outras regiões ou países, tem filhos em locais diferentes de suas cidades natais ou tem qualquer outro tipo de contato com culturas diferentes do local onde viveram. As que vivem no centro dos seus reinos seria compreensível, mas as que vivem próximas as fronteiras NÃO. O problema não é um 'espacinho bonito na ficha', é que os reinos foram criados de forma que não existe uma troca de influências. A cultura de um país em mundos REALISTAS influencia a cultura dos países vizinhos. Isso não acontece realmente em Tormenta e por isso você tem reinos tão conceitualmente diferentes, existindo um ao lado do outro sem interelações importantes nas culturas.

Concordo e discordo. Alguns NPCs são muito legais mesmo, principalmente os do romance (eu concordo um pouco que Holy Avenger foi uma scar no cenário, tanto que nos livros mais recentes ele nem é muito citado) o que estraga são os antigos PJ deles que viraram NPCs (Katabrok, Vladislav, Bla-bla-bla...)

Principalmente os do romance? Você leu alguma coisa desse tópico? As pessoas aqui odiaram e estavam apontando falhas no raciocínio do autor, dos personagens, sem contar os clichês e personalidades mal descritas. Aquele oriental, por exemplo, é quase um retorno aos conceitos dos anos 80 de personagens orientais do nível da série de filmes 'American Ninja'.

Verdade, existem algumas mecânicas estranhas, mas aonde existem regras existem bizarrices.

Mas a maioria dos autores se preocupam em criar mecânicas coerentes e dão valor as regras. O Trio já deixou claro tanto em palavras quanto em atitudes que não pensam assim (Charme sobre Equilíbrio).

(sobre os romances)Verdade. Period.

Tu pode achar Faustão bom. Isso é opinião. Agora se você quer justificar que Faustão é um bom programa de TV, você tem que conseguir justificar os motivos para isso. E foi isso que as pessoas aqui tem feito, justificado porque acharam os romances ruins. Fica com a tua opinião, mas se não pode argumentar a favor dela ela continua sendo só opinião.

É sim uma desculpa para abrigar uma "raça oriental" mas f***-se, funcionou, se não tiveram tempo ou talento para aprofundar a idéia não vou questionar.

Primeiro, não, não funcionou. O que ele criou foi um espaço no cenário de onde é possível arrancar personagens 'orientais', na definição mais ampla possível da palavra, sem explicação ou qualquer trabalho para justificar a quantidade de coisas sem sentido que foram incluídas ali. Quanto ao tempo, era só eles terem se dado ao trabalho de produzir mais material novo e menos 'copiar e colar' de material antigo que eles teriam tempo. Quanto a não questionar, isso só demonstra o padrão que você exibiu até o instante. É brasileiro, então é bom e eu vou aceitar sem avaliar a qualidade.

Nada de gloriosa cidade dos elfos.

Porque o conceito de elfos sendo uma raça em declínio é realmente algo inovador. Tolkien alguém?

Nada de reino oriental.

Você quer dizer nada de se dar ao trabalho de criar algo conceitualmente crível em termos de reino oriental, o que justificaria personagens assim no mundo, em vez de simplesmente criar uma 'Chinatown' no meio de um reino ocidental e povoar isso com vários conceitos errôneos e conflitantes.

Nada de vampiro, lich ou necromante épico como vilão supremo.

Porque algo que realmente falta ao cenário são vilões épicos supremos. Lordes da Tormenta, alguém?

Nada de "maior mago do mundo" estilo Merlin/Gandalf/ Elminster.

Ah, então é por isso que existem DOIS grandes maiores magos do mundo. A inovação é no número de magos?

Uma tempestade profana ameaçando o mundo.

Efeito sobrenatural maligno que toma parte do mundo e castiga a população? Ravenloft. Red Steel. Chuva de Sangue em Rokugan. Aliás, Shadowlands em Rokugan.

Goblinóides e orcs como ameaças maiores.

Porque na terra média, os inimigos eram...?

Goblins e minotauros como personagens jogadores.

Red Steel (de novo)? Warcraft?

Sumo-sacerdotes.

Desde quando isso é algo inventado pelo Trio?!

Um Mercado nas Nuvens.

Contradição. Então segundo esse texto, os autores de Tormenta "foram os primeiros seres humanos no mundo a ter essa idéia?".

Uma Academia Arcana.

Engraçado, eu lembro de algumas resenhas que eu li que afirmavam que o livro sobre a tal academia lembrava muito uma outra série de livros. Série meio obscura aliás. Harry Porter ou algo assim.

Sou daquele povinho que acredita que se você não consegue se divertir com um cenário é porque está jogando errado,

Ou talvez porque a pessoa tem senso crítico e não aceita qualquer coisa que jogam para ela, só porque é produto brasileiro.

Todos criticam mais Tormenta pois é um cenário muito mais acessível, tanto que até os haters conhecem bastante.

Porque qualquer um que critica o cenário automaticamente deve receber adjetivos pejorativos como 'haters'. Parabéns, mais um ponto para o teu bom senso.

Todo fã de Tormenta (e de qualquer outra coisa, diria eu) sabe que pra não se decepcionar é necessário deixar pra trás os antigos suplementos, muitos só tem lixo copiado. E antes que alguém diga "o passado é imutável" eu rebato com, você faz questão de lembrar de todos os seus porres, transas e m****s que aconteceram na sua vida para seus pais?

Pros meus pais? Não. Mas me lembrar das bobagens para evitar cometer os mesmos erros novamente, com certeza. Afinal, se eu só continuar cometendo os mesmos erros e nunca aprender com eles, isso só demonstraria uma incapacidade de julgar meus atos e ter bom senso. Afinal, a capacidade de realizar julgamentos é algo esperado. Claro, nem todo mundo tem bom senso.
Quando a jogar o material antigo para trás em troca de coisas novas com mais qualidade, IdM é realmente uma obra de arte.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Dez 2007, 17:21

Fiquem vcs com seu cenário nacional querido e amado, que eu vou jogar Trevas

Mas Fada... Trevas é nacional também! XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Aluriel de Laurants em 22 Dez 2007, 18:30

Não estariamos tacando pau em tormenta se ele fosse bom, aliais é um lixo, esterco flamejante com um poder maior que 9000.
ahhh, ninguém aqui reclamou por ele ser um cenário nacional e sim que praticamente a unica qualidade dele é essa, além do preço.
Reclamamos de reinos incoerentes, personagens mau construídos, alguns com plot armor.
Reclamamos de personagens que deveriam seguir um conceito, mas demonstram outro, pra fazer um simples sex apeal.
Reclamamos de um deus que um dia é um totem bizarro que virou um furry.
Reclamamos de reinos que tem Poof, e de repente existem a tempos por lá.
Reclamamos de regras porcamente construídas e desequilibradas, que fazem com que um personagem de nível 10 tenha o poder de um de nível 2 e outro do mesmo nível ter um poder de um nível 20.
Reclamamos da pose arrogante dos criadores de acharem que seu cenário é perfeito, falando mal de todos os outros, esquecendo da importante lição da frase " quando você aponta um dedo, existem outros 3 apontando pra você".
Reclamamos de um romance de cenário onde de 2 em 2 páginas o casal sai pra brincar.
Reclamamos de um romance porcamente pontuado.
Reclamos de um vilão que fala em caixa alta.
Reclamamos da quantidade enorme de plágios descarados que vão de Forgotten Realms à Changelling.
Reclamamos de todas as incoerências receberem em seguida a frase, deixamos assim porque achamos mais charmoso.
Reclamamos de nomes porcamente construídos.
Reclamamos de que só o Vlad presta naquele mundo.
Reclamamos enfim porque o conjunto da obra é ESTERCO FLAMEJANTE

Ahh ia esquecendo, ainda dizem que é o maior e melhor cenário de D20 do Brasil...

Já chega?

3.....2...........1............. You're out !!!
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Fada Suicida em 22 Dez 2007, 19:13

Mas Fada... Trevas é nacional também!

vc non entendeu, quirido XD
eu sei q Trevas é nacional.

É q o povo fala de tormenta como The-Fucking-Master cenário super original e esculacham Trevas pq é parecido com WoD (sim, já ouvi isso em EIRPG) Mas é bem melhor q Tormenta, então se tivesse algum cenário nacional pra me orgulhar e defender como RPG nacional, seria Trevas, mas provavelmente algum fanboy viria e diria que "são sistemas diferentes então a comparação não vale"

tipo criança que inventa regras no meio do jogo só pra ganhar

=p

Aluriel escreveu:Reclamamos de um romance porcamente pontuado.
Reclamos de um vilão que fala em caixa alta.

por favor, não me lembra disso TT__TT
"Eu não acho que eu seja uma pessoa fácil pra se falar a respeito. Tenho uma mente irregular. E de qualquer maneira eu não sou nenhuma das coisas que você pensa..."
Imagem
Imagem
Fada Suicida

Mensagempor Smaug em 22 Dez 2007, 19:23

O Liz, eu ia responder pra vc, mas o pessoal jha fez o serviço bem... quanto criticar por ser nacional... sou fã de carteirinha do WoD, mas admito que Trevas/Arkanun conseguiram amarrar as coisas melhor que o cenário da WW, e nem precisaram matar antediluvianos com satelite...

Quanto ao romance, eu li, sinceramente, o cara escreve mal, infantil, abusa de descrições de sexo e violência para demonstrar maturidade no texto, personagens são tão carismáticos e cativantes quanto um poste de rua (não, um poste consegue ser mais...), vc não consegue torcer por eles, viajar com eles, não vc le e fica no tah e...a história não anda, nada acontece ateh o final, meh (Oda, 2007) e previsivel.

Resumindo: eh ruim...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor gardner em 22 Dez 2007, 19:29

Engraçado, eu lembro de algumas resenhas que eu li que afirmavam que o livro sobre a tal academia lembrava muito uma outra série de livros. Série meio obscura aliás. Harry Porter ou algo assim.

Verdade KImble, e você acredita que essa escritora britânica roubou até a idéia de grêmios escolares, que foram brilhantemente introduzidas no suplemento Academia Arcana? Suplemento esse que por ser um produto nacional você deveria comprar três, um para você, um para doar para a biblioteca e o outro para guardar em um cofre, pois como todos sabemos não devemos apoiar produto de qualidade e sim produto nacional (não que não exista produto nacional de qualidade, mas por ser algo naiconal isso não conta)
Of the world's woe, now convene. All is bound by the circle and its thorns. Invisible, inviolate, we, the seeds of the storm, at the center of the world's woe, now convene
gardner

Mensagempor Smaug em 22 Dez 2007, 19:32

Sabe o que eh mais legal na academia arcana? Que os alunos dela ficam alojados em grêmios de acordso com as tendencias deles: tem o grêmio dos malucos, tem o grêmio dos heróis, tem o grêmio dos tiranos.. enfim...cópia descarada...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários