NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Kinn em 04 Abr 2008, 13:58

São só sugestões de fato.
alguns nichos já tem suas classes declaradas, outras são só nossas conjecturas.

Algumas classes podem desaparecer, mesmo que eu não goste muito disso, como o wilder, que não entra adequadamente em nenhum nicho ou rouba espaço de outro... controller psi tem o psion e o wilder não fica bom de leader, ainda mais tendo o ardent com tamanho background pra isso.

Também não queria o soulknife de strike, já que a fonte real dele é o Kuwabara e não a psilocke dos X-MAN o exemplo adequeado da classe. (Só lembrando, ela é psion (telepath)/ninja/soulknife, então o fato de terem associado o soulknife a ela foi , na minha opinião, um tremendo erro. Mas não tem como o soulknife ser defender junto com o psychic warrior...
Kinn

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Youkai X em 04 Abr 2008, 14:14

Talvez o psychic warrior possa ter entre suas opções de classe a criação de lâminas psíquicas, oras :P
Youkai X

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor ShinRyuu em 04 Abr 2008, 14:15

Ou seja, resumindo: alguém para levar porrada dos inimigos, alguém para eliminar os inimigos, alguém para curar o que está levando porrada e buffar o que batendo e alguém para garantir que tudo isso funcione direito

Eu não diria assim... o defender não é só pra levar porrada, mas também pra impedir o avanço (como vc mesmo disse). Acho importante frisar isso porque o defender exerce grande controle sobre suas adjacências, e isso é tão importante quanto ele ter muitos PVs e CA alta. E não se deve esquecer também que, com o build certo, um guerreiro não deixa nada a dever a um striker. Não sabemos se isso também vale pro paladino; acho que o guerreiro é sobretudo defender mas com um pouco de striker, sendo que o paladino é sobretudo defender mas com um pouco de leader.

Além disso, o leader cura, buffa e organiza o combate (garante que funcione direito). Pelo que eu peguei do esquema até agora, não é papel do controller organizar as coisas; o papel dele é atacar vários alvos de uma vez. Ele não causa tanto dano individual quanto o striker, mas a soma do seu dano infligido a vários alvos provavelmente dá mais. A essência do controller é atacar múltiplos alvos de uma vez, seja pra infligir dano ou condições nocivas. Provavelmente também faz parte do nicho dele atrapalhar ou forçar a movimentação dos oponentes à distância, diferente do defender que só faz isso de perto.

Enfim, não é minha intenção discordar e discutir isso, só complementar enfatizando alguns pontos.
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Torneco em 04 Abr 2008, 14:20

Eu acho que o Soulknife poderia funcionar legal de Striker sim, afinal, vale lembrar que pelo menos no básico, não existe um combatente bem com temática psi, e que o Soulknife tinha tudo pra cumprir esse papel. Espero que isso aconteça agora.
Torneco

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor AKImeru em 04 Abr 2008, 15:24

Enquanto eu espero que eles falem "Ops! o que nós estavamos pensando? Os Soulknifes são na realidade um talento lawl"
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Youkai X em 04 Abr 2008, 15:39

Oda, e não é que a tua idéia de fazer do SoulKnife um talento é uma idéia interessante? Poderia ser uma série de talentos para Psychic Warrior.
Youkai X

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Kinn em 04 Abr 2008, 16:40

Ah tenha dó feat?
se for uma série de exploits psiquicas pro psychic warrior (que duvido - acredito que vão por de striker mesmo, ainda que seja meu desgosto) é até valido, mas reduzir uma classe a feat é avacalhar com ela... :evil:
Kinn

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Lumine Miyavi em 04 Abr 2008, 16:47

Sério? E Track = Ranger, amigo. =)
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Kinn em 04 Abr 2008, 16:53

Um ranger não vive só de rastrear, nem a classe tem só isso.
Quem vive só de feat é o fighter, pq até o psychic warrior tem poder psiquico.
Kinn

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor ShinRyuu em 04 Abr 2008, 17:46

Track não é mais feat, mas sim uma função da perícia Survival, somente pros treinados. Se bem que treinamento em perícia agora é um feat, porque não há mais pontos, então pode-se dizer que o feat apenas foi integrado à mecânica universal de perícias.

Mas concordo que não tem nada a ver a soulknife ser feat, teria que ser psionic power, talvez uma árvore de powers. A não ser que Oda estivesse falando no linguajar de SWSaga, em que há talents de classe além dos feats universais.

Kinn, repare que "exploit" se refere a poderes marciais, somente. Não sabemos qual será o nome dos poderes psiônicos...
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor WillDice em 04 Abr 2008, 19:00

ShinRyuu escreveu:
Ou seja, resumindo: alguém para levar porrada dos inimigos, alguém para eliminar os inimigos, alguém para curar o que está levando porrada e buffar o que batendo e alguém para garantir que tudo isso funcione direito

Eu não diria assim... o defender não é só pra levar porrada, mas também pra impedir o avanço (como vc mesmo disse).

Sim, ele impede o avanço... o que significa que é função dele garantir que os outros não levem porrada, o que implica que ele é que acaba levando porrada, ou seja, ser o saco de pancada inclui isso também.

Acho importante frisar isso porque o defender exerce grande controle sobre suas adjacências, e isso é tão importante quanto ele ter muitos PVs e CA alta.

Sim, e como você falou, eu já tinha dito isso antes; você está ampliando a explicação da parte em que eu resumi repetindo o que foi resumido. :roll:

E não se deve esquecer também que, com o build certo, um guerreiro não deixa nada a dever a um striker. Não sabemos se isso também vale pro paladino; acho que o guerreiro é sobretudo defender mas com um pouco de striker, sendo que o paladino é sobretudo defender mas com um pouco de leader.

Sim, e eu acho que isso é mais por afinidade de certas fontes de poder com certos aspectos dos papéis. Poder marcial é muito bom em causar dano (striker); Divino em curar e ajudar (leader); Arcano em dano em massa e controle (controller). Todas as classes desses grupos acabam tendo uma pitada disso.

Além disso, o leader cura, buffa e organiza o combate (garante que funcione direito). Pelo que eu peguei do esquema até agora, não é papel do controller organizar as coisas; o papel dele é atacar vários alvos de uma vez. Ele não causa tanto dano individual quanto o striker, mas a soma do seu dano infligido a vários alvos provavelmente dá mais. A essência do controller é atacar múltiplos alvos de uma vez, seja pra infligir dano ou condições nocivas. Provavelmente também faz parte do nicho dele atrapalhar ou forçar a movimentação dos oponentes à distância, diferente do defender que só faz isso de perto.

Não falei de organizar o grupo; falei de "organizar" os inimigos!

Simplesmente causar pouco dano em muito alvo não merece um título de "controlador". Ele me parece um líder invertido; enquanto o defensor é pesado, apanha e atrapalha o movimento, o striker é leve, bate e se move mais. Se o líder cura o grupo, o controlador causa dano em massa; se o líder buffa, o controlador dá penalidade; se o líder garante que o defensor continue em pé e o striker continue batendo, o controlador tenta tirar as vantagens dos inimigos e garantir que só o defensor é alvo dos ataques.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor AKImeru em 05 Abr 2008, 00:12

Oda, e não é que a tua idéia de fazer do SoulKnife um talento é uma idéia interessante? Poderia ser uma série de talentos para Psychic Warrior.

Não é minha ideia! É a ideia do pessoal dos foruns da wizards. Eles fizeram uma corrente de talentos muito boa.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Wykthor em 05 Abr 2008, 18:26

Algumas novidades de classes e raças:

Yesterday I got some mail from WoTC, a press-release sort of gazetteer for the upcoming 4th Ed. Not a lot in it that we didn't already know, but it have a few shap shots of the books and DM screen (I've attached some pics I took), and has a few rudimentary snippets, as follows:

(From a bit of boxed text describing Amulus, a human level 22 Warlord):

"This new character class highlights the brand new tactical possibilities of the 4th Edition battle system. The Warlords [sic] lends his powers to his allies to elaborate the best combination of all their individual talents.

Knight's Move: Level 2 - Utility Power
An ally can move as a free action.

Warlord Favor: Level 1 - Encounter Power
Your attack leaves the target opponent off guard, granting another ally an attack bonus against him.

Tactical Assault: Heroic Tiers Feat
An ally can add your intelligence as a bonus to his attack rool."

(And, from a description of Lorwen, a human level 23 wizard):

"Like any character class, there are recommended paths to specialize your character. This translates in the game mechanic by choosing powers and feats. Katy [name of the player] chose to keep situations under control by leading her wizard on the zone-effect spells.

Ray of frost: Level 1 - At will - Spell
Target suffers frost damage and is slowed down until the end of the next round.

Burning Blizzard: Heroic Tiers Feat

Increases by 1 point all damage caused by cold and acid.

Orb of imposition: Arcane implement Mastery.
Lorwen controls a power-item which allows her to extend the duration of her Ray of Frost."

(Then, from the text of Shaira, tiefling level 24 Warlock):

"The infernal origins of the Tieflings make this new race a unique choice to spice up your game sessions. Charimatic and brilliant, Tieflings are natural bluffers and excel in deception. To enhance his mysterious side, Dave [player name] chose his Warlock class allowing him not only to deliver powerful magical blows but also to move in unpredictable ways.

Eldritch Blast: Level 1 At Will - Power
This power let him use his charisma to launch a blast of mystical energy.

Etheral Stride: Level 2 Utility Spell
He can teleport on a short distance and benefit from a defence bonus until next round."

(And, finally, from Sissirim, the Dragonborn level 23 Warrior):

"Dragonborn is a new race described in the Players Handbook. As a descendant of the Dragons, he has the power to unleash a Draconic breath weapon. He can also strengthen his Dragonborn attributes with Feats. By combining different powers, Sam [player] made Sissirim an unbreakable Warrior.

Dragon Breath: Encounter - Racial Power
All creatures in the area of effect sustain damage. Sam chose to inflict acid damage and use strength to deliver the attack.

Defensive Training: Level 6 - Utility Exploit
As long as you remain in this defensive stance, all your save rolls are enchanced by a +2 bonus.

Tide of Iron: Level 1 - At-Will Exploit
When you land a blow, you use your sheild to push the enemy back and seize his position."

One thing I did notice while typing up the text verbatim, is that there's a lot of poor grammar and proof-reading in this gazetteer. Let's hope the books are better ;)

Oh, and on the front page are two lists of what 'we' [the players, I guess] like and don't like, which I thought was interesting:

"You Like:

• Blockbuster movies where non stop action keeps you on the edge of your seat until the credits roll.
• Discovering new places that no one else has explored.
• Books whose plot and character development unravel through endless twists and turns.
• Sharing good times and bad times with your friends, creating memories that can be relived in future years.
• Complex intrigues where the hero must thwart the subtle machinations of seemingly unbeatable opponents.
• Video games that put you in the heat of the battle, where your character gains experience and status over other players.

You don't like:

• Movies where the lead character defies all logic to put themselves in harms way only to be rescued from his own stupidity by a clichéd plot device.
• Those trivial videogames storylines where you end up following the same mundane quest over and over to gain experience– not exactly your idea of an epic adventure.
• "Join the Dots" adventure games where you are a mere onlooker in a predetermined and predictable plot.
• Waiting patiently for the game developers to finish their work to have a chance to discover new continents, all the while endlessly roaming a world that feels more and more like a big cage.
• Suddenly figuring out that the character you thought unique is just one of hundreds look-alikes, and that his actions will never influence the game's preset senario in any way."

And that's about it all. There are dates for the London Expo (May 24-25), and the UK Games Expo (May 31 - June 1) in Birmingham, where 4th Ed will be played. Also, the UK gets its own shot at the D&D Experience at Gen Con UK in Reading, August 28-31.
Victor Caminha

Co-autor de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Arquivos de Mítica: Cosmologia do cenário, Errata de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Bestiário: Sentinela Nacarita, Druhak, Centauro da Lua Nova (Lápito), Kurapsu
Wykthor

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Handel em 07 Abr 2008, 01:16

No começo eu estava empolgado com essa 4ª edição, mas conforme o tempo passa estou começando a me desapontar com ela.
Não, nada contra os dragonborns, nada contra "omg os guerreiros estão soltando magias lol".
Apenas acho que esse sistema de regras não vai passar a idéia de ambiente de jogo que o Dungeons & Dragons representa pra mim.
Sim, porque querendo ou não um sistema ajuda a passar isso, e o que foi apresentado até agora tem feito eu pensar que esse vai ser o D&D 4ªe (uh, novidade) e não mais o Dungeons & Dragons.
Antes de mais nada, nada contra, não estou aqui para apontar e dizer o quanto isso esta "errado".
Apenas considero que o D&D sofreu uma ramificação, foi criado um novo estilo, assim como certos estilos musicais acabam se modificando e dando início a outros.
Só tenho a impressão que não vou gostar dessas novas "músicas".

Enfim, só um desabafo, as notícias andam escassas mesmo...
Handel

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Tabris em 07 Abr 2008, 04:34

Handel escreveu:No começo eu estava empolgado com essa 4ª edição, mas conforme o tempo passa estou começando a me desapontar com ela.
Não, nada contra os dragonborns, nada contra "omg os guerreiros estão soltando magias lol".
Apenas acho que esse sistema de regras não vai passar a idéia de ambiente de jogo que o Dungeons & Dragons representa pra mim.
Sim, porque querendo ou não um sistema ajuda a passar isso, e o que foi apresentado até agora tem feito eu pensar que esse vai ser o D&D 4ªe (uh, novidade) e não mais o Dungeons & Dragons.
Antes de mais nada, nada contra, não estou aqui para apontar e dizer o quanto isso esta "errado".
Apenas considero que o D&D sofreu uma ramificação, foi criado um novo estilo, assim como certos estilos musicais acabam se modificando e dando início a outros.
Só tenho a impressão que não vou gostar dessas novas "músicas".

Enfim, só um desabafo, as notícias andam escassas mesmo...

[2]

Mas eu ainda acho que algumas decisões ligadas a regras são duvidosas.
Imagem
Imagem
Tabris

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários