[OGL] Pathfinder RPG - D&D 3.75 da Paizo

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Madrüga em 23 Jan 2010, 14:10

Maceh escreveu:Uso o patchfinder beta na minha mesa

Seu_Madrüga escreveu:Nem precisava, eles têm o PRD com todo o material.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Smaug em 23 Jan 2010, 14:50

Chatotorix eh over, ele faz chover!
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Pedro Guagliano em 07 Fev 2010, 04:31

Não li o livro, mas como quero reviver essa bagaça vamos lá que isso vai ser longo:

1. Faz ANOS que não jogo DnD e não queria voltar ao mesmo jogo que não gosto e considero relativamente chato e maçante. Quero dizer Warhammer sempre foi mais emocionante e 7th Sea tbm. Agora o problema é existe algo D20 alternativo que tenha regras para fantasia medieval que valham à pena... Falaram muito bem de Iron Heroes e detonaram o Cook até as pontas. Ok. Ainda mantenho meu interesse pelos livros alternativos que ele produziu, mas não é esse o problema.

3. Nem que seja não d20. Mas existe alguma opção além da 4e da qual uso um pouco para jogar ou isso é uma ilusão quimérica... Aliás o que eu procuro é uma fantsia um pouco diferente do DnD em si. Queria um conjunto de regras que aplicasse isso. Não suporto a promessa de cenários de que vão trazer um novo feeling. Adoro reinos de ferro, mas ele não me trás nada, mas nada de novo pq ele é m cenário. Acho que o que eu quero é bem definido:

Um conjunto de regras alternativo para d20 ou um sistema diferente que possa simular uma fantasia heróica diferenciada ou talvez só regras mais legais em algum sentindo, mas principalmenet que traduzam algo mais parecido com um jogo capa e espada. O problema é (e desculpe madruga se não fui claro) que eu não vou com a cara do feeling do DnD. Apesar de achar algumas regras interessantes. O que quero é um conjunto de regras diferenciado. Talvez eu vá comprar meu Iron Heroes já que ele é tão promissor, mas gente existe MESMO alguma alternativa para um jogo que simule grandes guerreiros, magos malignos, gatunos ferozes e tribos selvagens sem ter que apelar para o 3.0. Realmente espero ter sido claro...

Quero dizer eu gosto de DnD 4e, mas não curto a 3.0 e ela é maçante pela sua mecânica. Mas mesmo assim eu queria mais alternativas do que meu Boxset de Warhammer e o 4e que é legal pacas. Não quero criara nenhuma discussão profunda. Só quero sugetões.

shin_spiegel escreveu:Nossa!
Eu pensei que seria apredejado.

Voltando ao assunto,

O que me incomoda é empresas estarem tentando ganhar em cima de algo que não pertence a ela. A Wizards (e a Hasbro também) compraram a TSR, isso foi dinheiro gasto para poder dizer: "é Nosso", depois então tiveram um GRANDE trabalho para levantar o D&D e trazer um ar novo.

Deixou muita gente jogando por longos anos o D&D 3rd, e então abriu os braços para novas boas ideias com a licença aberta. Entretanto pessoas sem muitas boas intenções resolveram usar isso para um GRANDE benefício proprio. Além de trazer material de qualidade mediana e baixa, assim como o 4D&T e similares...

Sejamos francos, ela não abriu os braços para deixar o pessoal "comer" do "bolo" dela, e sim para chamar mais gente para jogar junto nessa mesma dança, para fazer aventuras, cenários, alterações basicas, mas ainda para usar os livros básicos. Pelo fato de terem comido demais do mesmo bolo, a Wizards não deixou claro o caminho da nova licença.

Então, minha visão a respeito do Pathfinder é essa.
Eles pegaram o bolo, e estão (da maneira que podem) tentando deixar parecido com a 4th edição. Para assim ganhar mais em cima do "bolo da wizards".

Então, para finalizar, acredito que agora teremos um momento que qual a Wizards irá resgatar suas forças (em cenários e assim vendendo livros) e o sistema será mais "equilibrado", graças a quantidade levemente menor de suplementos e um sistema mais coeso.

Ou seja, Pathfinder irá "criar" a sua lacuna, buscando um grupo de jogadores (que começaram a jogar com o D&D 3rd) para jogar "sua versão 3.75".

Novamente, me desculpem caso eu tenha ofendido. Mas é essa a impressão que tenho ao ver os "projetos" da Paizo, junto com os lançamentos "free" da mesma.

Você tem sua opinião eu tenho a minha. Concordo com muita coisa da qual vc diz, mas dizer que RPGs como M&M e True20 foram simplesmente ruins é falar com pelos na boca. Se o problema é mercado eu concordo contigo pq o objetivo do Pathfinder era ser um DnD 3.5 para depois que a 4e fosse lançada. Ele não é uma ponte ele é um jogo post mortem de uma empresa pequena.

Quanto ao Warhammer 3rd edition eu simplesmente amo esse jogo e acho-o muito bem produzido. Os conceitos são os mesmos, mas o sistema cenário e design me atraem. A questão é Warhammer não é sobre dungeoncrawl até pq dungeoncrawl em Warhammer pode ser mortal. Ele tem um sistema de ocupações interessantíssimo visto que podemos ser cocheiros, babeiros cirugiões ou camponeses e o jogo flui bem pq a progressão depende de como vc monta o seu personagem. Esse gênero de fantasia é comum e é uma fórmula. Enfim fica a dica para mim dos RPGs, mas não deixo de discordar de ti.

Aliás me perdoe, mas nunca ouvi falar sobre esse RPGs em nenhum lugar e olha que já joguei muita coisa na minha vida. Acho que o mercado deles é bem restrito para não serem inclusos na Amazon. Eu ainda pergunto se eles valem a grana ou se são RPgs que tem conceitos complicados e não são utilizáveis sem um planejamento de aventuras durante seis meses.

Enfim ao botar Warhammer na mesma arvore do DnD vc me pontou com um palito de ferro. Cuidado com essas declarações impetuosas. Nem sempre elas são verdade.
Pedro Guagliano

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 07 Fev 2010, 12:26

Pedro: eu tenho a resposta para você.

Mutantes & Malfeitores com o suplemento Warriors & Warlocks.

São conjuntos de regras bem diferentes (um pouco parecidos com True 20, mas nada exagerado) que permitem uma imensa flexibilidade, por não usarem classes.

Também não usam pontos de vida ou outros dados além do d20.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Elven Paladin em 07 Fev 2010, 14:18

Talvez eu vá comprar meu Iron Heroes já que ele é tão promissor, mas gente existe MESMO alguma alternativa para um jogo que simule grandes guerreiros, magos malignos, gatunos ferozes e tribos selvagens sem ter que apelar para o 3.0. Realmente espero ter sido claro...

Vejamos: Warriors & Warlocks, Iron Heroes ( recomendo explicitamente o Iron Heroes Player's Companion), Conan RPG - 2ª Edição ou mesmo Gurps 4E ( com cerca de 250 a 350 pontos, Gurps 4E emula muito bem Fantasia Heróica. E o set de regras é deveras elegante ).

E no caso de Iron Heroes, lembre-se do "lema não-oficial" do cenário:

"You are not your magic weapon and armor. You are not your spell buffs. You are not how much gold you have, or how many times you've been raised from the dead. When a Big Bad Demon snaps your sword in two, you do not cry because that was your holy avenger. You leap onto its back, climb up to its head, and punch it in the eye, then get a new damn sword off of the next humanoid you headbutt to death."
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Pedro Guagliano em 08 Fev 2010, 18:48

Olà. Obrigado a voces pelas dicas. Só tenho uma dùvida para terminar o OFFTOPIC. Do que se trata o livro The Book of Iron Migth....
Pedro Guagliano

Mensagempor Lector em 08 Fev 2010, 19:03

é um suplemento voltado principalmente para personagens combatentes
e como um "Livro Completo do Guerreiro" alternativo
Lector

Anterior

Voltar para Sistemas e Cenários