[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Corvo da Tempestade em 27 Dez 2007, 14:54

Outra coisa: os tais moocks são comuns em Pyra, o plano de Thyatis, enquanto só se conhece um em Arton. O que se pode pensar disso?

Duas coisas:

a) Esse Moock fugiu, de alguma forma de Pyra.
b) Ele foi posto propositadamente em Arton.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor AKImeru em 27 Dez 2007, 14:57

O que eu não entendo é a capacidade de Lune posar de "Vocês todos tem argumentos inferiores por isso não irei responder vocês" e então depois de três posts ele decide que os argumentos são "bons os suficiente" e decide contra argumentar.

Muita dor de bunda? Eu sei que sou um amante sagaz...Mas relaxa cara.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Lune em 27 Dez 2007, 15:05

E a pergunta permanece: a "lição" foi pra quem? Para o clérigo (que morreu)? para os cidadãos e os futuros visitantes (afinal ele não é o deus da profecia também) ?

Bem, a partir daqui é interpretação, levem como tal.

A lição de Triumphus não é para o clérigo nem pros moradores da cidade. É uma lição para toda Arton. A idéia de que há uma cidade cuja maldição é a imortalidade é uma lição e tanto sobre o que significa estar vivo, e de como a morte não é a pior coisa que pode acontecer. Os moradores dessa cidade vivem essa lição na pele. Se parece sádico, é porque é uma maldição, oras. Se não fosse tão ruim, não ensinaria nada a ninguém.

Nesse ponto alguém pode dizer: "ora, mas ele não é um deus Leal e Bom? Por que ele lançaria uma maldição?". Eu aponto para um trecho do Faiths and Pantheons que diz que não se pode esperar dos deuses o mesmo comportamento de um mortal em relação ao seu alinhamento. Deuses têm várias responsabilidades e tarefas difíceis, que podem exigir atos contrários ao seu alinhamento. Dizer que o deus da ressurreição é leal e bom é apenas uma maneira de definir o seu comportamento geral e o tipo de seguidores que ele atrai, e não em si só um código de conduta.

Eu sei pelo menos de um grupo de pessoas que têm uma lição a aprender com isso. Os jogadores. O grupo trata ressurreição de maneira leviana? Triumphus é uma boa ferramenta pra levantar o assunto. Se não funcionar, experimente Ravenloft XD
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor AKImeru em 27 Dez 2007, 15:12

Eu sei pelo menos de um grupo de pessoas que têm uma lição a aprender com isso. Os jogadores. O grupo trata ressurreição de maneira leviana? Triumphus é uma boa ferramenta pra levantar o assunto. Se não funcionar, experimente Ravenloft

"HURR DURR AO EM VEZ DE BANIR UMA SIMPLES MAGIA E REMOVER AS MAGIAS SAVE OR DIE DEIXANDO O SISTEMA MAIS PLAUSIVEL, EU IREI COLOCAR MEUS PCS EM UMA CIDADE ONDE ELES IRÃO RESSUCITAR TODA VEZ QUE MORREREM E FICARÃO PRESOS DE LÁ ATÉ FAZEREM UMA DUNGEON"
Editado pela última vez por AKImeru em 27 Dez 2007, 15:15, em um total de 1 vez.
AKImeru

Mensagempor Corvo da Tempestade em 27 Dez 2007, 15:14

Ok...uma boa interpretação.

Você parece saber mais de Arton que eu (afinal não leio muito)...o reino dos halflings é uma cópia do condado de SdA?

Deixarei o "Mook fugitivo" como um daqueles mistérios não solucionados que tem em qualquer cenário.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Mensagempor Lune em 27 Dez 2007, 15:18

Oda, é consenso que não dá pra simplesmente remover as magias de ressurreição do sistema. Em níveis altos, a chance de um personagem morrer em um único round é muito, muito alta, com ou sem magias de save-or-die. Já discutimos bastante esse assunto aqui na Spell, e a conclusão é que você pode sim remover essas magias, mas prepare-se pra alterar muitas outras partes do sistema.

A minha solução pessoal é instaurar magias como Last Breath, que cumprem o papel de evitar mortes "acidentais" e tornam True Ressurrection muito mais rara - o que em si só costuma ser o bastante para aumentar o drama quando ela finalmente é usada.

Em SWsaga, há o esquema de gastar um Force Point para evitar morrer por dano, o que também ajuda muito a evitar mortes acidentais, embora um Party Wipe aconteça de vez em quando.

Enfim: não é tão simples quanto parece. Triumphus é na verdade uma opção bem mais simples do que reescrever o sistema.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Lumine Miyavi em 27 Dez 2007, 15:42

Bem, a partir daqui é interpretação, levem como tal.

Eu parei de ler nessa frase.

ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor AKImeru em 27 Dez 2007, 16:00

Oda, é consenso que não dá pra simplesmente remover as magias de ressurreição do sistema. Em níveis altos, a chance de um personagem morrer em um único round é muito, muito alta, com ou sem magias de save-or-die. Já discutimos bastante esse assunto aqui na Spell, e a conclusão é que você pode sim remover essas magias, mas prepare-se pra alterar muitas outras partes do sistema.

O consenso que chegamos é que se você vai tirar a magia ressureição, você tira as magias de "save or die". E só isso. Talvez se você for um mestre bonzinho, colocar um teste de fortitude.

E mesmo se ressureição fosse parte integral do sistema, colcoar os jogadores em uma area que faz isso de graça para eles não surtiria o efeito oposto para eles? Afinal dane-se se eles morrerem, eles vão ressucitar mesmo.

Enfim: não é tão simples quanto parece. Triumphus é na verdade uma opção bem mais simples do que reescrever o sistema.

Porque lembre-se crianças: A única maneira de solucionar o problema é agrava-lo!
AKImeru

Mensagempor Smaug em 27 Dez 2007, 16:12

Me corrijam se eu estiver falando besteira, afinal soh tenho a trilogia do fogo das bruxas, mas em reinos de ferro as magias de ressureição não foram banidas? Lembro que na aventura eh dito que um dos unicos meios de se ressucitar alguém era maquina do templo de uma deusa...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Diel em 27 Dez 2007, 16:22

Smaug escreveu:Me corrijam se eu estiver falando besteira, afinal soh tenho a trilogia do fogo das bruxas, mas em reinos de ferro as magias de ressureição não foram banidas? Lembro que na aventura eh dito que um dos unicos meios de se ressucitar alguém era maquina do templo de uma deusa...

Chrono Trigger?
E não que isso seja ruim. Não conheço o cenário, mas pelo pouco que pude montar dele lendo os posts de vocês, ele é um pouco mais tecnológico, nao?
Diel

Mensagempor Smaug em 27 Dez 2007, 16:25

Chrono Trigger?
E não que isso seja ruim. Não conheço o cenário, mas pelo pouco que pude montar dele lendo os posts de vocês, ele é um pouco mais tecnológico, nao?

A proposta eh que ele estaria entrando na revolução industrial.Apesar de armas de fogo não serem tão comuns, tem-se os gigantes de vapor, e essa "deusa das máquinas". Considero o melhor cenário que eu li ateh hj... mas ainda não consegui mestrar ou jogar nele...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Iron Man em 27 Dez 2007, 16:31

Olá pessoal

Youkai X escreveu:Já que falaram aqui da 4E o Trio já disse algum plano para Tormenta envolvendo a nova edição por vir?

Bom pelo que parece eles estão querendo fazer uma versão OGL de Tormenta e Reinos de Moreania. Ou seja eles querem desvencilhar os cenários deles de D&D, e assim poderam usar as regras que quiserem sem ligar para o D&D e acabar com a necessidade os três livros básicos.

Até mais
Eu posso a tecnologia superior! Canhão de prótons disparar!!!
Iron Man

Mensagempor Diel em 27 Dez 2007, 16:33

Iron Man escreveu:Olá pessoal

Youkai X escreveu:Já que falaram aqui da 4E o Trio já disse algum plano para Tormenta envolvendo a nova edição por vir?

Bom pelo que parece eles estão querendo fazer uma versão OGL de Tormenta e Reinos de Moreania. Ou seja eles querem desvencilhar os cenários deles de D&D, e assim poderam usar as regras que quiserem sem ligar para o D&D e acabar com a necessidade os três livros básicos.

Até mais

Excelente idéia.
Assim não teremos que ler as bizarrices de tormenta na seção de d&d!!
Diel

Mensagempor Corvo da Tempestade em 27 Dez 2007, 16:45

esperando pra ver o qua vai dar essa ideia
Corvo da Tempestade

Mensagempor AKImeru em 27 Dez 2007, 17:04

Sim ele é tecno fantasy DE VERDADE.

OUVIU ESSA BAKER?! DE VERDADE. NÃO ESSA PORCARIA QUE VOCÊ CHAMA DE "wide magic".
AKImeru

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários