Sistema de Magia do Balth =D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Madrüga em 24 Jan 2008, 11:49

Paladino, querido, conhece o significado da palavra "exceto"? Vamos citar então o trecho inteiro, não só a parte que você quer para validar o argumento:

Paladino escreveu:Dizer "é quebrado" & "não da certo, procure o suplemento XYZ" não ajuda no objetivo dele, exceto talvez como base de comparação pra melhorar algo dele.

Se não ajuda, exceto como base de comparação, então ajuda. O "talvez" ali dá uma possibilidade ou outra, mas coerência textual nunca foi seu forte.

E comparar ajuda muito. Por isso as sugestões.

E outra, ele não precisa da sua defesa. Você fez o que julgou certo, então agora está feito.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Fëanor em 24 Jan 2008, 11:53

Madruga, eu não espero que alguem elogie ele ou eu... Só que existem dois tipos de critica: Construtiva e Destrutiva. Eu vi muitas DESTRUTIVAS e poucas construtivas.

muitas destrutivas?
Porque você não passa no topico de Tormenta?
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Vincer em 24 Jan 2008, 13:43

muitas destrutivas?
Porque você não passa no topico de Tormenta?

lol :bwaha:

Eu não falei para elogiar Darklady. Eu pessoalmente não usaria o método dele. E leia de novo meu primeiro post. Eu falei que não há nada demais em alguém criar ou adaptar qualquer mecânica.

E se eu quiser magia vanciana em Gurps? Eu nunca faria isso, mas sinceramente odeio um mago forte soltar mais magias(Gurps). Adaptar. Que tem demais isso? O sistema deve servir ao jogador não o contrário. Ninguém é preso a um sistema, a pessoa pode misturar como quiser, não há nada de errado nisso...

Eu só comentei sobre desanimarem alguém a adaptar/criar algo. Dá para criticar(o que não fiz porque, primeiro, fizeram antes de mim, segundo, porque não lido com nenhuma das duas mecânicas) sem alterar os ânimos, e sem rechaçar o esforço de alguém, mesmo que você não goste ou não concorde...

Se o cara tivesse falado que tinham que mudar a magia de D&D como o que ele estava falando, aí sim, mas ele está fazendo uma adaptação para a mesa dele... Acalmen-se. Make love, not war :victory:
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor PaladinoMT em 24 Jan 2008, 14:33

Ok Madruga, realmente não sou bom com textos. Sempre tirei nota baixa em português! :bwaha: tá feliz?
Mas se entendeu oque quero dizer, tá otimo, mas vc ignorou que teve gente mandou ele USAR sistema X. Já vi topicos parecidos com esse antes, e normalmente o pessoal era mais educado e eu nunca me manifestei.
E realmente ele, não precisa de proteção pq o pessoal já maneirou. :aham:

Fëanor: vc nao lê o topico Tormenta com muita frequencia né? Eu postava lá trechos do Reinado (com comentarios sobre ele) lá pro pessoal falar sobre as Merdas do Cassaro & Cia. Tentar copiar (e consertar) algo de tormenta eu dou maior apoio (pobre coitado do infeliz pela trabalheira) mas meter o pau em material ruim que o cara quer empurrar como "otimo" pros leigos e desavisados eu faço questão de meter um Smite Evil Potencializado junto com o pessoal. :bwaha:
PaladinoMT

Mensagempor DracoDruida em 24 Jan 2008, 14:35

Mas com quantos pontos de Magia um conjurador começa? Simples com 1d6+10+Nível e a cada nível ele ganha +1d6.

Eu sinceramente não gosto de dados para esse tipo de coisa. Nos pontos de vida, muitas pessoas usam a média (ou deixam arriscar rolando, mas sempre dando a opção da média). Eu botaria um número mais fixo.
Como faço para recuperar meus PMs? Apenas descançando ou dormindo. Caso ele resolva descansar ele recupera apenas 1d6+nível de PMs, para recuperar todos só dormindo uma noite inteira.

Recupera 1d6+nível se descansar por quanto tempo?
DracoDruida

Mensagempor Balth em 24 Jan 2008, 17:06

ZEUS O___O...quem eu respondo primeiro???o.O bem..vamos ao draco XD

por DracoDruida em 24 Jan 2008, 14:35
Mas com quantos pontos de Magia um conjurador começa? Simples com 1d6+10+Nível e a cada nível ele ganha +1d6.
Eu sinceramente não gosto de dados para esse tipo de coisa. Nos pontos de vida, muitas pessoas usam a média (ou deixam arriscar rolando, mas sempre dando a opção da média). Eu botaria um número mais fixo.

Hum..cheguei a pensar em Mod Mentalx5 e a cada nivel ele ganha 5 Pms

Como faço para recuperar meus PMs? Apenas descançando ou dormindo. Caso ele resolva descansar ele recupera apenas 1d6+nível de PMs, para recuperar todos só dormindo uma noite inteira.
Recupera 1d6+nível se descansar por quanto tempo?

Uma quantidade de turnos igual ao Mod de Con ou Mentalx1d4 turnos

por Natsuiro em 23 Jan 2008, 16:16
por WillDice em 23 Jan 2008, 16:47
Sério, cara, acho melhor e mais fácil tentar mudar o DAEMON pra ficar mais com cara de D20 do que tentar deixar a magia do D20 com cara de DAEMON.

²

Se tem vontade de criar algo, faça o que o Dice falou. Pegue Daemon e deixe com cara de D20. O sistema de magias do D&D foi feito de uma forma balanceada já, modificar isso criaria MUITAS falhas e desbalanços. Agora, se sua vontade não é de criar algo, mas sim de jogar D&D com um sistema diferente de magia, puxe compre Unearthed Arcana e leia. Lá tem um "segundo sistema para magias oficial", que já está bem feito e bem balanceado.

Já no caso de você querer o segundo sistema de magias [que é por obtenção e gasto de pontos de magia] E usar caminhos elementais, além do Unearthed Arcana, pega logo o Tormenta - Guia do Jogador. Que os panteões me perdoem por proferir tal heresia Eles já tem divido as magias pelos caminhos [que bem, não posso deixar de concordar que isso tá muito 3D&T], o que facilitaria essa parte para você. No Focus, faça algo parecido com o sistema de perícias, mas com pontos exclusivos por nível para eles. Em determinadas situações, por exemplo, o personagem usaria seu Focus (Fogo) para identificar uma magia Bola de Fogo, caso seja maior que a perícia Identificar Magia, ou para ativar pergaminhos e cajados.

E um comentário final: NÃO, e, para dar destaque, NÃO jogue de lado os componentes de magia. Eles não estão ali para serem usados somente como adereços ("Olha que bonitinho, eu falo em dracônico quando conjuro magias"), estão ali para equilibrar os magos, além de que, se forem descartadas, irão inutilizar magias de efeitos temporários como Surdez ou Silêncio. Olhe como seria legal para um mago imobilizado e emudecido soltar uma magia que antes necessitava que ele pegasse materiais, usasse gestos e pronunciasse palavras de poder, e agora é só "Ah, que magia eu conjuro?" (y)

Realmente..não falar o nome das magias foi falha minha nat xD' uma versão modificada(e eu juro que já devo ter lido em algum lugar gastar mais PMs caso o mago não tenha os componentes de magia :blink: )

O que São Pontos De Magia?
Os Pontos de Magia são as energias místicas que são utilizadas pelos conjuradores (arcanos ou divinos) para invocar uma magia desde a tradicional bola de fogo até invocar um Lord Baatezu. É claro que para conjurar uma magia não basta simplesmente gastar uma quantidade X de PMs, mas também é necessário dizer o nome da mesma e se houver necessidade (apenas se estiver no pré-requisito da magia) um componente material como, por exemplo, bosta de morcego para conjurar uma bola de fogo.

por PaladinoMT em 24 Jan 2008, 14:33
Tentar copiar (e consertar) algo de tormenta eu dou maior apoio (pobre coitado do infeliz pela trabalheira)

bem vindo ao grupo

e desculpem dar dor de cabeça por pessoal das criticas e da defesa.

amanhã eu posto o sistema
http://www.impostojustoparavideogames.com.br/
Batalha do século!
SPOILER: EXIBIR
Imagem

meu twitter me siga '-' http://twitter.com/BalthazarRedIII
Balth

Mensagempor DracoDruida em 24 Jan 2008, 18:12

Recuperar por turno? o_O
Rápido demais. Se não o mago esgota todas as magias dele em um combate, descansa alguns minutos ou menos e tcharam, está pronto.
DracoDruida

Mensagempor Balth em 24 Jan 2008, 18:46

Hum..acho melhor cancelar essa parte..ou então.. ao invez de ser por turno ser por hora? Fica menos apelativo?
Batalha do século!
Imagem

Balth

Mensagempor Skar em 24 Jan 2008, 19:49

Por hora eu acho q fica melhor permite o mago conjurar magias mais fracas com relativa facilidade e não desequilibra o jogo ao meu ver
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor NeverSleep em 24 Jan 2008, 20:52

Simplesmente converter os níveis de magia não dá certo, fica muito over, tem criar uma tabela e partir pro playtest, mas a Unearthed Arcana (que sugere a simples conversão de níveis de magia) dá certo em cenários muito High Magic.
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Mensagempor Balth em 25 Jan 2008, 08:52

Bem..como prometido...
por NeverSleep em 24 Jan 2008, 20:52

Simplesmente converter os níveis de magia não dá certo, fica muito over, tem criar uma tabela e partir pro playtest, mas a Unearthed Arcana (que sugere a simples conversão de níveis de magia) dá certo em cenários muito High Magic.

A quantidade de Focus do Personagem depende da metade do modificador mental arrendado para baixo, ex com um Mod de +4 em carisma ele tem 2 pontos de focus pra distribuir entre os caminhos que utiliza para conjurar magias e a cada nível (2,4,6,8,10,12,14,16,18,20 e etc) ele ganha 1 ponto de focus.

ficaria melhor desse jeito?o_O' Never? Torneco! tu me addeu no msn?(esse termo existe -__O')

O que é Focus?
Focus basicamente é o valor numérico ou o poder mágico do personagem utilizado nos caminhos.
A quantidade de Focus do Personagem depende da metade do modificador mental arrendado para baixo, ex com um Mod de +4 em carisma ele tem 2 pontos de focus pra distribuir entre os caminhos que utiliza para conjurar magias e a cada nível (2,4,6,8,10,12,14,16,18,20 e etc) ele ganha 1 ponto de focus. Em caso de o Mod ser 0 ele passa a ter apenas 1 ponto
Caso o Atributo mental suba o personagem ganha 1 ponto de focus extra os pontos de Focus também aumentam em 1 ponto a mesma coisa pode acontecer se ele perder pontos nos atributos mentais.
Criaturas com características mentais muito baixas ou nulas não podem ter Focus.
Um detalhe importante mencionar é que NÃO existem magias de focus 0.

Quais São Os Caminhos?
Os caminhos seriam as especializações por quais os magos vão percorrer os caminhos da magia e inicialmente são 6 que são:
Fogo
Água
Terra
Ar
Luz
Trevas
Um detalhe é que é possível misturar 2 ou até 3 dos caminhos entre si, desde que eles não sejam opostos, como Fogo e Água ou Terra e Ar.

Os Pontos de Magia são as energias místicas que são utilizadas pelos conjuradores (arcanos ou divinos) para invocar uma magia desde a tradicional bola de fogo até invocar um Lord Baatezu. É claro que para conjurar uma magia não basta simplesmente gastar uma quantidade X de PMs, mas também é necessário dizer o nome da mesma e se houver necessidade (apenas se estiver no pré-requisito da magia) um componente material como, por exemplo, bosta de morcego para conjurar uma bola de fogo.
Caso os componentes materiais não esteja há mão o conjurador GASTA o DOBRO de pontos de Magia necessário para realizar tal feito.
Mas com quantos pontos de Magia um conjurador começa? Simples com Mod Mental x 5 e a cada nível ele ganha +5.
Como faço para recuperar meus PMs? Apenas descançando ou dormindo. Caso ele resolva descansar ele recupera apenas 1d6+nível de PMs e ele recupera uma quantidade de horas = mod de constituição ou mod mental x 1d4 (caso o mod seja 0 é contado como se fosse 1 e leva automaticamente 4 horas para recuperá-los ), para recuperar todos só dormindo uma noite inteira.
Uma coisa a ser observada é que nesse sistema não existem magias de circulo 0 ou focus (conhecidas como truques ou preces), Mas elas existem e gastam apenas 1 PMs

Armaduras / Problemas/ Identificação de Magias e os Caminhos
Nesse sistema não há problemas do conjurador utilizar armaduras ponto.
Mas como é sabido que os magos de histórias tradicionais NÃO usam armaduras (com exeção do tio Gandalf segundo minha mestra de Gurps) a não ser que comprem um talento para poder se defender melhor a regra a seguir é APENAS OPCIONAL caso o conjurador não seja apto a utilizá-la ele gasta o dobro dos Pontos de Magia e sofre um redutor de -1 em seu focus.
Em momentos de tensão ou perigo (como um ataque ou em estados como Enredado, Fatigado e etc) o jogador é obrigado a rolar um teste de concentração para saber se falha ou não em sua conjuração. Caso ele passe a magia é conjurada, o componente material é utilizado e os pontos de magia gastos, mas se ele falha os pontos de magia são gastos normalmente.
Uma coisa que é necessário dizer é que nesse sistema as magias não são tão discretas porque É possível ver as energias mágicas fluindo e se materializando por isso ao realizar uma contra-mágica o mago faz um teste com a CD 10+Focus

Conjuração / Aprendizado / Criação de Itens Mágicos.
Como foi dito, para um conjurador invocar uma magia é necessário é ter Pms, mas quanto se gasta para invocalas? Simples 5 Pms por Nível ou seja todas as magias de Focus 1 gastam 5 PMs(mas tudo depende da situação se está usando armaduras,se tem os componentes materiais ou não e etc etc).
Para o personagem aprender magias é necessário ter o focus mínimo para aprenda-la
Caso o personagem queira criar um item mágico é necessário:
- Pontos de Magia;
- Componentes Materiais;
Caso o personagem não possua os Componentes Materiais ele gastaria o Dobro dos PMs para a criação do item.

[quote]O que é Focus?
Focus basicamente é o valor numérico ou o poder mágico do personagem utilizado nos caminhos.
A quantidade de Focus do Personagem depende da metade do modificador mental arrendado para baixo, ex com um Mod de +4 em carisma ele tem 2 pontos de focus pra distribuir entre os caminhos que utiliza para conjurar magias e a cada nível (2,4,6,8,10,12,14,16,18,20 e etc) ele ganha 1 ponto de focus. Em caso de o Mod ser 0 ele passa a ter apenas 1 ponto
Caso o Atributo mental suba o personagem ganha 1 ponto de focus extra os pontos de Focus também aumentam em 1 ponto a mesma coisa pode acontecer se ele perder pontos nos atributos mentais.
Criaturas com características mentais muito baixas ou nulas não podem ter Focus.
Um detalhe importante mencionar é que NÃO existem magias de focus 0.

Quais São Os Caminhos?
Os caminhos seriam as especializações por quais os magos vão percorrer os caminhos da magia e inicialmente são 6 que são:
Fogo
Água
Terra
Ar
Luz
Trevas
Um detalhe é que é possível misturar 2 ou até 3 dos caminhos entre si, desde que eles não sejam opostos, como Fogo e Água ou Terra e Ar.

Caso os componentes materiais não esteja há mão o conjurador GASTA o DOBRO de pontos de Magia necessário para realizar tal feito.
Mas com quantos pontos de Magia um conjurador começa? Simples com Mod Mental x 5 e a cada nível ele ganha +5.
Como faço para recuperar meus PMs? Apenas descançando ou dormindo. Caso ele resolva descansar ele recupera apenas 1d6+nível de PMs e ele recupera uma quantidade de horas = mod de constituição ou mod mental x 1d4 (caso o mod seja 0 é contado como se fosse 1 e leva automaticamente 4 horas para recuperá-los ), para recuperar todos só dormindo uma noite inteira.
Uma coisa a ser observada é que nesse sistema não existem magias de circulo 0 ou focus (conhecidas como truques ou preces), Mas elas existem e gastam apenas 1 PMs

Armaduras / Problemas/ Identificação de Magias e os Caminhos
Nesse sistema não há problemas do conjurador utilizar armaduras ponto.
Mas como é sabido que os magos de histórias tradicionais NÃO usam armaduras (com exeção do tio Gandalf segundo minha mestra de Gurps) a não ser que comprem um talento para poder se defender melhor a regra a seguir é APENAS OPCIONAL caso o conjurador não seja apto a utilizá-la ele gasta o dobro dos Pontos de Magia e sofre um redutor de -1 em seu focus.
Em momentos de tensão ou perigo (como um ataque ou em estados como Enredado, Fatigado e etc) o jogador é obrigado a rolar um teste de concentração para saber se falha ou não em sua conjuração. Caso ele passe a magia é conjurada, o componente material é utilizado e os pontos de magia gastos, mas se ele falha os pontos de magia são gastos normalmente.
Uma coisa que é necessário dizer é que nesse sistema as magias não são tão discretas porque É possível ver as energias mágicas fluindo e se materializando por isso ao realizar uma contra-mágica o mago faz um teste com a CD 10+Focus

Conjuração / Aprendizado / Criação de Itens Mágicos.
Como foi dito, para um conjurador invocar uma magia é necessário é ter Pms, mas quanto se gasta para invocalas? Simples 5 Pms por Nível ou seja todas as magias de Focus 1 gastam 5 PMs(mas tudo depende da situação se está usando armaduras,se tem os componentes materiais ou não e etc etc).
Para o personagem aprender magias é necessário ter o focus mínimo para aprenda-la
Caso o personagem queira criar um item mágico é necessário:
- Pontos de Magia;
- Componentes Materiais;
Caso o personagem não possua os Componentes Materiais ele gastaria o Dobro dos PMs para a criação do item.
Batalha do século!
Imagem

Balth

Anterior

Voltar para Sistemas e Cenários