E é exatamente isso que eu considero uma grande bobagem por parte dos fanboys. Disputas e brigas de "meu cenário é melhor que o seu" se todos tem qualidade semelhante. A TSR quis agradar a todos os gostos e se ferrou.
Curioso como isso lembra tanto o debate entre torcedores de diferentes times de Futebol, não?
Aí nós estamos falando de qualidade, e não apenas gosto pessoal. Ou se não, entraremos novamente naquele debate com o Silva de "tudo é relativo a respeito de qualidade". Claro que determinar qualidade não é algo fácil e nem exato
Convenhamos que não foi apenas a análise de qualidade que ocorreu naquele tópico, e sim, dezenas de mensagens do tipo "Tormenta é ruim por que eu gosto de outros cenários". Vide a discussão entre Lune e Oda sobre Niele e uma personagem de Slayer.
A analogia não procede porque os fatores envolvidos com o futebol são outros. O futebol envolve outros fatores como por exemplo a "simpatia" pelo clube, regionalismo, influência familiar, resultados e diversas outras questões. Pois se fosse assim, a grande maioria deveria torcer para o São Paulo pelos títulos que no futebol seriam o mesmo que a "qualidade". Mas não, em São Paulo a maioria torce para o Corinthians devido a outras questões e o Palmeiras mesmo tendo menos títulos que o São Paulo, meio que se equipara com a quantidade de torcedores com o clube tricolor.
Vamos lá: Os cenários de RPG que mais fizeram sucesso na TSR Era foram os completamente medíocres Forgotten Realms e as novels de Dragonlance, enquanto Planescape e Birthright foram praticamente relegados ao esquecimento, salvo cultos de fãs dedicados. ( E não, eu não quero iniciar uma discussão quanto a isso, aos fãs de FR, eu lembro que eu devo ser um dos maiores fãs desse cenário nesse fórum )
E também existem regionalismos em RPG, mas são mais sutis ( vide a arte, basicamente Caucasiana, mesmo em livros de RPG inspirados no "Mundo Real" ). E a influência familiar é basicamente trocada pela Influência de Amigos/DMs.