[4e] Dark Sun - Entrevista com James Wyatt

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Elven Paladin em 15 Ago 2009, 14:29

E é exatamente isso que eu considero uma grande bobagem por parte dos fanboys. Disputas e brigas de "meu cenário é melhor que o seu" se todos tem qualidade semelhante. A TSR quis agradar a todos os gostos e se ferrou.

Curioso como isso lembra tanto o debate entre torcedores de diferentes times de Futebol, não? :b

Aí nós estamos falando de qualidade, e não apenas gosto pessoal. Ou se não, entraremos novamente naquele debate com o Silva de "tudo é relativo a respeito de qualidade". Claro que determinar qualidade não é algo fácil e nem exato

Convenhamos que não foi apenas a análise de qualidade que ocorreu naquele tópico, e sim, dezenas de mensagens do tipo "Tormenta é ruim por que eu gosto de outros cenários". Vide a discussão entre Lune e Oda sobre Niele e uma personagem de Slayer.

A analogia não procede porque os fatores envolvidos com o futebol são outros. O futebol envolve outros fatores como por exemplo a "simpatia" pelo clube, regionalismo, influência familiar, resultados e diversas outras questões. Pois se fosse assim, a grande maioria deveria torcer para o São Paulo pelos títulos que no futebol seriam o mesmo que a "qualidade". Mas não, em São Paulo a maioria torce para o Corinthians devido a outras questões e o Palmeiras mesmo tendo menos títulos que o São Paulo, meio que se equipara com a quantidade de torcedores com o clube tricolor.

Vamos lá: Os cenários de RPG que mais fizeram sucesso na TSR Era foram os completamente medíocres Forgotten Realms e as novels de Dragonlance, enquanto Planescape e Birthright foram praticamente relegados ao esquecimento, salvo cultos de fãs dedicados. ( E não, eu não quero iniciar uma discussão quanto a isso, aos fãs de FR, eu lembro que eu devo ser um dos maiores fãs desse cenário nesse fórum )

E também existem regionalismos em RPG, mas são mais sutis ( vide a arte, basicamente Caucasiana, mesmo em livros de RPG inspirados no "Mundo Real" ). E a influência familiar é basicamente trocada pela Influência de Amigos/DMs.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Luminus em 15 Ago 2009, 14:57

Dark Sun já está mofando. Independente de serem fanboys produzindo material para o cenário, ele é simplesmente fanboys produzindo material pro cenário. Não tem marketing, não tem vendas, não tem apelo, não tem conquista de novos jogadores, não tem livros encadernados, não tem nada.

É apenas material de fanboy pra fanboy.

Perceba que seu discurso começou com algo como "esse material está caindo no esquecimento", e agora está uma coisa mais "isso poderia estar dando mais dinheiro". Porque a gente sabe que fanboys divulgam o que gostam, então não é exatamente um culto secreto...

Aí é só preconeito sendo exposto.

Nananinanã: é constatação de fato. Não vi nenhum cenário de AD&D ser revisto para a 3,0/3,5/4,0D&D com uma caracterização superior, e não apenas como algo feito pela e para a grana. E é exatamente por isso que eu acredito que cada edição deveria ter seu cenário próprio, e deixar o passado lá no passado, para servir apenas como referência. Novas ideias requerem novos contextos, sabe?

Qualquer um sabe que a Wizards quer lucrar e tem direitos sobre suas marcas. Logo, o seu argumento é apenas puro amor e apego a algo sem considerar sequer as vantagens para o próprio cenário velho terá.

Não, não... a WotC, da parte dela, está fazendo o que deve fazer. Agora, não é porque estão vendendo que eu tenho de comprar, entende?

E, sendo o "cenário velho" apenas palavras/ilustrações em um texto já concluído, revisado, comercializado e cancelado, falho em ver os benefícios dos quais ele venha a usufruir. Afinal de contas, ele não ficará mais rico, e sim os detentores de seus direitos.

Além do que, quem estará sendo enganado por jogar com psions em um cenário que pode ser bom e te dá boas ferramentas pra jogar com um psion?

Todos aqueles que o fizerem "por opção".

Simplesmente é um apego a marca bobo e sem nenhuma relevância, visto que não trará nenhuma desvantagem ao próprio cenário em si, apenas à sua paixão.

Cara, veja bem: eu nunca joguei em Dark Sun, eu apenas conheço a literatura do cenário, especialmente porque lia na net durante os anos em que não joguei RPG. E, sinceramente, não tem nada a ver com a 4.0D&D. Mas, esperemos para ver, porque esse tipo de coisa só se finaliza com o livro em mãos ou, melhor, ao alcance dos olhos. Não defendo ou repudio a republicação do Dark Sun por ser um dos fãs abnegados do cenário. Se você pensa o cotrário, paciência.

Alguém que não seja romântico liga pra isso? Qual a vantagem de 3.0/3.5 representar Eberron? Nenhuma. Eu falo de praticidade e jogo e não de amores, representações, ligações históricas e wadda wadda.

Novamente, é ignorar vantagens que uma nova roupagem pode trazer apenas por relevância histórica. Pra mim, isso soa bobo e contraditório.

Cara, então vamos lá: qual é essa vantagem? Qual é o ponto que não está contido em Dark Sun, cujo acréscimo ocorrerá na nova edição? Aproveite e me diga o que é que foi acrescentado à Forgotten Realms, Greyhawk, Ravenloft e outros cenários republicados pela WotC ou por outra editora autorizada por ela. O que é que foi assim, acrescentado, e que tornou o cenário tããããão melhor do que ele era?

Ravenloft está muito bem morto, o material que sai é feito apenas por fanboys para fanboys. Felizmente é de boa qualidade, mas infelizmente não posso ver mais jogadores novos surgindo pelo fato da Wizards não lançar nada. Se você chama isso de vivo, sério, o que é estar morto?

Mas Forgotten e Eberron está muito bem, com vários jogadores novos, idéias e bom material sendo publicado.

Estar morto é ser abandonado por seus fãs. Depois que seus fãs vão embora, qualquer produto morre, porque já era a sua base consumidora. Enquanto houver um portal ativo de Ravenloft na 'net, ele não morreu.

E.
Luminus

Mensagempor Lumine Miyavi em 15 Ago 2009, 16:26

Nananinanã: é constatação de fato. Não vi nenhum cenário de AD&D ser revisto para a 3,0/3,5/4,0D&D com uma caracterização superior, e não apenas como algo feito pela e para a grana.

Wow! A empresa maligna quer ganhar lucro em cima dos seus produtos!

Em tempo, Luminus, arranje argumentos que não seja "Eu nunca joguei, mas li algo e ouvi falar que era assim e assado e agora vai ficar ruim!". Sério, tu tá fazendo birra, cara.

E sendo prolixo, pra variar.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Luminus em 15 Ago 2009, 16:49

Wow! A empresa maligna quer ganhar lucro em cima dos seus produtos!

Sim, e como eu disse, está em seu papel. Não que eu tenha que pagar para ver alguém cumprir esse papel, que fique claro.

Em tempo, Luminus, arranje argumentos que não seja "Eu nunca joguei, mas li algo e ouvi falar que era assim e assado e agora vai ficar ruim!". Sério, tu tá fazendo birra, cara.

Birra, todos nós estamos fazendo. O livro não saiu, estamos apenas falando do que acreditamos que será publicado. Nesse aspecto, sua opinião vale tanto quanto a minha... ou talvez um pouco menos, uma vez em que eu "li algo e ouvi falar que era assim e assado", já você...

E sendo prolixo, pra variar.

É um direito meu.

E.
Luminus

Mensagempor Lumine Miyavi em 15 Ago 2009, 17:09

Nesse aspecto, sua opinião vale tanto quanto a minha... ou talvez um pouco menos, uma vez em que eu "li algo e ouvi falar que era assim e assado", já você...

...já eu joguei uma campanha e uma série de One-shots em Dark Sun. Seu ponto é?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Mirallatos em 15 Ago 2009, 17:12

Luminus. Cara, pelamordedeus para com essa neura. Sério. Parece que você parou no tempo, só porque começou joga RPG lá atrás. Velho, na boa, eu gostava muito do D&D, AD&D...mas bicho, não é modinha, é evolução. Dizer "vamos poupar Dark Sun da modinha" soa como "quem quiser jogar Dark Sun que jogue AD&D", ah velho...taquepariu hein? Francamente.

Não é um ataque pessoal, ou coisa parecida. É que ver toda hora um outro que nunca leu nada da 4ª edição falando que não tem mais isso ou aquilo, que é modinha, que é wargame, que é game eletrônico.... Sinceramente? Acho uma terrível ignorância. É um implicância muito pequena para universo de jogos, mesmo porque não vai mudar nada. Quem aprendeu a jogar algo numa época e viveu grandes momento ali, dificilmente vai reconhecer que o que veio depois é melhor. Ponto.

Eu sei, você vai argumentar, comparar, etc. Não adianta nada. Enfim, D&D = Jogo = Entretenimento = $ = critério da massa. Não adianta chorar, o tempo anda pra frente.
Imagem
Mirallatos

Mensagempor Luminus em 15 Ago 2009, 18:32

Lumine,

Ótimo que você jogou: por favor, relate sua experiência com o cenário. Se possível, abra um tópico e fale a respeito.

Mirallatos,

Entretenimento, ao contrário do que você pensa, não é grana. É divertimento, é relaxar, é deixar o lado bacana da vida aparecer na nossa frente. As empresas pensam na grana, os clientes pensam no seu proveito próprio. Eu sou um cliente, não uma empresa. Eu não vou aceitar com bons olhos que algo cancelado há 12 anos seja relançado "do nada", e não vou fazê-lo calado.

E, eu não sei se você percebeu, mas o que eu venho dizendo aqui é justamente que aquela época morreu, acabou, e agora vivemos outra. E é justamente por isso que precisamos de outros cenários, de outras ideias, pois vivemos outro contexto.

E eu li 4.0D&D, joguei, mestrei, e não me agrada. Mas, olhe só, de 2007 para cá, eu marquei e trabalhei na organização de TODOS os eventos abertos aqui em BH que eu pude, TODOS os Game Days, TODOS os DIA D RPG, além de outros por conta própria, muitas vezes sozinho. Então, eu não estou aqui para sabotar, desmerecer, ou mesmo fazer a minha opinião prevalecer ante a outras: eu estou apenas dizendo que as coisas deveriam ser melhores, os fregueses (NÓS) deveriam ser tratados com mais respeito, com material original e com algo com o qual o público DE HOJE se identifique.

Quantas imagens reutilizadas nos livros da 4.0?

Quantas versões de "Temple of Elemental Evil" teremos de ver?

Até quando esperar antes de eles relancem Blackmoor?

A minha questão não é "mimimi eles vão acabar com um cenário ótimo", mas sim "mimimi eles não fazem nada de novo". Então, se quer reclamar do meu posicionamento, pelo menos critique o que eu estou dizendo, e não o que você acha que eu estou dizendo.

E.

P.S.: O mundo não precisa de outro Dark Sun.
Luminus

Mensagempor Youkai X em 15 Ago 2009, 18:43

Só numa coisa concordo com o Luminus: Que lancem um cenário novo para a 4E, mas depois de Dark Sun e o visual Sadomasô renovado XD
Youkai X

Mensagempor Darin em 15 Ago 2009, 18:47

E o que um cenário novo seria!?

São poucas idéias que vêem a minha cabeça...
Darin

Mensagempor Luminus em 15 Ago 2009, 18:52

Darin,

D&D já foi só um cenário. Depois, passou a dois, três... em AD&D, foram criados mais de 10... certamente, esse não é um número finito.

Um novo cenário pode ser sobre o que você quiser que ele seja.

E.
Luminus

Mensagempor Youkai X em 15 Ago 2009, 18:54

Seria criar um cenário novo que se encaixasse perfeitamente com a 4E e que viesse com outras novidades.

Acho que seria um cenário bem exagerado e até com um quê animesco :hmmm:

Mas também fiquei ansioso por Dark Sun e espero que eles façam como o o Elven falou (regras adaptadas ao cenário, e nào o inverso), até pq tem Eberron e Forgotten como cenários mais "padrões" para a 4E. Que encham DS com restrições e liberações exclusivas do cenário (mas algumas novidadezinhas bacanas também, mas as novidades eu sei que a Wizards gosta de fazer)
Youkai X

Mensagempor Elven Paladin em 15 Ago 2009, 19:11

Eu não vou aceitar com bons olhos que algo cancelado há 12 anos seja relançado "do nada", e não vou fazê-lo calado.

Não foi exatamente do "nada". Dark Sun foi, dos cenários abandonados pela TSR, o que teve uma divulgação considerável de material por fãs por via da Athas.org ( e divulgação contínua, chegando até a vir por essas bandas ), já teve uma Dragon Magazine dedicada exclusivamente a ele. Ou seja, dos cenários antigos ele foi o que se manteve mais ativo, então não é muito estranho que a Wizards o traga de volta.

. Não vi nenhum cenário de AD&D ser revisto para a 3,0/3,5/4,0D&D com uma caracterização superior, e não apenas como algo feito pela e para a grana.

Esqueceu desse daqui:

Imagem

com material original e com algo com o qual o público DE HOJE se identifique.

Eu concordo com uma porção disso: Eu realmente prefiro que a Wizards of the Coast lance um novo cenário plenamente compatível com a 4ª Edição do que fique reutilizando cenários antigos. Por outro lado, eu não sei o que Dark Sun tem que não o tornaria compatível com o "público DE HOJE" ( Falta de Animelismos, talvez ).

Mas também fiquei ansioso por Dark Sun e espero que eles façam como o o Elven falou (regras adaptadas ao cenário, e nào o inverso)

O que eu aposto o meu chapéu que eles não farão. :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Ric.freitas em 15 Ago 2009, 19:21

DARK SUN ARE BACK!!!!

Quase chorei de alegria aqui vendo essa notícia!

E agora é oficial, estou passando para a 4ed, meu cenário favorito do AD&D merece isso!

Eu retirei esse comentário do fórum da RedeRPG e ele resume muito bem o meu ponto de vista sobre a discussão que está tendo aqui.
Ele vai jogar a 4° edição deste lançamento, se ele gostar do que a Wizards fizer ele continua na 4°ed, se ele não gostar ele continua no AD&D.
Ric.freitas

Mensagempor Luminus em 15 Ago 2009, 19:37

O mais interessante, ao meu ver, é que o cara ainda joga AD&D com um cenário cancelado há tanto tempo... coisa que eu infelizmente não consegui fazer, porque meu grupo realmente se desfez...

E.
Luminus

Mensagempor WillDice em 15 Ago 2009, 19:45

DarkSun? Quem sabe agora eu consigo jogar (ou mestrar) isso! :victory:

Youkai X escreveu:Seria criar um cenário novo que se encaixasse perfeitamente com a 4E e que viesse com outras novidades.

Ele já existe: Points of Light.
Nada se encaixa melhor nessa edição que esse meio-cenário mais conceitual do que real?

Mas sobre lançar um cenário novo mais pra frente, eu quero ver aquele que Rich "Order of the Stick" Burlew criou e foi finalista no concurso que elegeu Eberron anos atrás!
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários