[4e] D&D para Crianças...

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Kear em 21 Mai 2010, 12:32

Acho que crianças já são bombardeadas por violência pela TV, filmes, desenhos, warever...
Não vejo porque ficar tentando mascarar os combates do jogo, porque eles vão continuar sendo combates, ué.
Na minha opinião é infinitamente mais proveitoso que o mestre converse com as crianças pra deixar claro que é só uma brincadeira.
Depois disso, é só evitar descrições de sofrimento e morte no jogo.
Kear

Mensagempor Sr. Pichu em 21 Mai 2010, 12:39

Iuri escreveu:Talvez o melhor mesmo, para deixar claro que aquilo tudo é de mentirinha, fosse usar fontes de dano totalmente irreais, como os misseis mágicos e bola de fogo do mago. Crianças adoram super-poderes (vide a série de maior sucesso de hoje em dia entre a faixa etária: Ben 10 ), então seria apenas questão de adaptar os roles básicos para terem super-poderes (ao invés de descrever o personagem como um anão bárbaro de machado poderia descrever como um homem feito de pedra -tipo o Coisa- ). sem alterar a mecânica original, apenas a descrição.

Que tal...
armas Mágicas?
Imagem
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Bahamute em 21 Mai 2010, 12:55

Sr. Pichu escreveu:
Iuri escreveu:Talvez o melhor mesmo, para deixar claro que aquilo tudo é de mentirinha, fosse usar fontes de dano totalmente irreais, como os misseis mágicos e bola de fogo do mago. Crianças adoram super-poderes (vide a série de maior sucesso de hoje em dia entre a faixa etária: Ben 10 ), então seria apenas questão de adaptar os roles básicos para terem super-poderes (ao invés de descrever o personagem como um anão bárbaro de machado poderia descrever como um homem feito de pedra -tipo o Coisa- ). sem alterar a mecânica original, apenas a descrição.

Que tal...
armas Mágicas?
Imagem

Taí uma boa idéia. Melhor do que usar armas normais, melhor do que usar armas de concussão.

Armas mágicas, sem cortes, sem esmagamentos, sem sangramento! Tipo, algo como aquelas armas que só incapacitam.
Um combate não precisa ser uma luta até o K.O.

O inimigo poderia se dar por vencido, o combate poderia ser resolvido de outra forma, ou até mesmo lutando, mas, como naquelas lutas de seriados infantis, sem escoriações, sem agravantes. Eu sei que boa parte disso é só descrição, mas é algo que deveria ser levado em conta. Por mais que as crianças sejam bombardeadas diariamente com violência através da midia, nós não precisamos atrair MAIS propaganda negativa pro RPG.

Senão, morreriamos na praia e manchariamos ainda mais o RPG.
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Kear em 21 Mai 2010, 13:12

Bahamute escreveu:O inimigo poderia se dar por vencido, o combate poderia ser resolvido de outra forma, ou até mesmo lutando, mas, como naquelas lutas de seriados infantis, sem escoriações, sem agravantes. Eu sei que boa parte disso é só descrição, mas é algo que deveria ser levado em conta.

Os monstros podiam soltar faíscas ao serem atingidos, xD
Kear

Mensagempor Iuri em 21 Mai 2010, 13:16

Ora, porque não?
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Lumine Miyavi em 21 Mai 2010, 13:17

Sem querer jogar um balde de água fria, e falando em "morrer na praia", sabes que esse livro é parte integrante da GSL, e pra publicar material compatível a licença deve ser seguida.

Incluindo a parte que proibe alteração de conteúdo e reprodução de material já existe, exceto por meio de referências indiretas do tipo, "cap.i, criação de personagens" e proibe até referências diretas como "página 34, coluna 2".

Só um toque. Isso AINDA faz parte da licença da GSL, e tem todas as restrições vigentes, incluindo a prioridade pra material oficial: se você cria um Paragon Path chamado "Mountain Defender", não poderá mais usa-lo ou publica-lo se a wizards criar algo de nome igual; o dela SEMPRE é mais relevante.

E isso inclui também regras.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Bahamute em 21 Mai 2010, 13:25

Mas, e se criarmos algo baseado nas regras OGL?
Ou, criarmos um sistema similar ao apresentado?
Ou, criarmos um sistema novo pra isso?

Não precisamos nos prender a GSL pra isso.
Aquele abraço!
Bahamute

Mensagempor Iuri em 21 Mai 2010, 13:29

Eu não entendo muito bem sobre essas licenças, mas somos ainda obrigados a segui-lá quando nossa criação não tem fins comerciais? Digo, no máximo deixariamos disponível para download gratuito, da pra complicar mesmo assim?

Se a resposta for sim, então basta criar um sistema mais simples, mesmo que chupinhando a maior parte das ideias da Wizards.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Smaug em 21 Mai 2010, 13:54

Bahamute, vc tb pensa em fazer todos os vilões miopes igual o vingador e errando todos os ataques no heróis?
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor GarotoVaca em 21 Mai 2010, 14:06

Achei interessante esse ai, mas acabou ficando um jogo para um cara mais velho mestrar e um monte de crianças jogar (tipo o seu tio maluco que reune a rempa de sobrinhos pra jogar alguma coisa num sábado chuvoso).

------

Acho que vocês deveriam definir exatamente o que vocês querem antes de falar sobre enredos, armas e histórias.
A proposta é educacional ou é para introduzir o RPG para crianças? Se for pra fazer um jogo pra falar que "olha só, fiz um RPG pras crianças mas é igualzinho um que eu vi na internet' é mais fácil traduzir esse ai.

Aconselho vocês irem falar com o Allefcapt também. E o Blackbird.

E se o Lumine (e outros usuários, quem sabe) se interessarem em botar isso em escolas até seria legal fazer um material impresso. Ja pensaram naquele esquema de cartas do Dragon Quest?

Por outro, de projetos megalomaniacos a Spell tem aos montes...
GarotoVaca

Mensagempor Bahamute em 21 Mai 2010, 14:07

Smaug escreveu:Bahamute, vc tb pensa em fazer todos os vilões miopes igual o vingador e errando todos os ataques no heróis?

Não.
Eu só não vejo o porquê de expor crianças de 6-8 anos a esse tipo de coisa. Pois, convenhamos, RPG é muito além de um video-game ou seriado. Alí, ele tem liberdade total pra fazer o que quiser. E pra uma criança misturar isso com realidade, é rapidinho. Então, quanto mais pudermos amenizar a violência, melhor. Qualquer um que tenha criança em casa entende isso. Elas absovem tudo como uma esponja, e, é fácil pra projetar o imaginário no real pra elas.
Aquele abraço!
Bahamute

Mensagempor Smaug em 21 Mai 2010, 14:18

Alí, ele tem liberdade total pra fazer o que quiser. E pra uma criança misturar isso com realidade, é rapidinho. Então, quanto mais pudermos amenizar a violência, melhor. Qualquer um que tenha criança em casa entende isso. Elas absovem tudo como uma esponja, e, é fácil pra projetar o imaginário no real pra elas.

Mesmo? Acredito que a maioria de nós aqui cresceu com brinquedos como replicas de armas e bricanva com isso atirando um nos outros, nem por isso viramos um bando de assassinos sanguinarios ou misturamos isso com a vida real. De boa, crianças não são idiotas sem compreensão ou tabulas rasas, ou eu vou comprar banco imobiliário pro meu filho na esperança de que ele se torne um empresário. E parem de achar que rpg eh algo muito além do que o mundo jah fazia antes de um bando de nerds organizar regras em um livro...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Lumine Miyavi em 21 Mai 2010, 14:21

Pois, convenhamos, RPG é muito além de um video-game ou seriado.

Woah, woah. Calma.

Não, não é. E essa iniciativa teria, primariamente o intuito de mostrar isso. Começar com esse tipo de pensamento é literalmente dar tiro nos pés se você quiser ensinar o RPG como algo mais que um mero jogo e uma alternativa (saudável) de estímulo a leitura, aliado a um contexto favorável pra tal.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Bahamute em 21 Mai 2010, 14:37

Smaug escreveu:
Alí, ele tem liberdade total pra fazer o que quiser. E pra uma criança misturar isso com realidade, é rapidinho. Então, quanto mais pudermos amenizar a violência, melhor. Qualquer um que tenha criança em casa entende isso. Elas absovem tudo como uma esponja, e, é fácil pra projetar o imaginário no real pra elas.

Mesmo? Acredito que a maioria de nós aqui cresceu com brinquedos como replicas de armas e bricanva com isso atirando um nos outros, nem por isso viramos um bando de assassinos sanguinarios ou misturamos isso com a vida real. De boa, crianças não são idiotas sem compreensão ou tabulas rasas, ou eu vou comprar banco imobiliário pro meu filho na esperança de que ele se torne um empresário. E parem de achar que rpg eh algo muito além do que o mundo jah fazia antes de um bando de nerds organizar regras em um livro...

Beleza.
Então, cria aí um jogo com espadas, pistolas, cigarros e violência, e leva pras crianças do teu bairro jogar. Claro, GTA é bacana, não esqueça de adicionar a tudo isso, litros de sangue, como vimos no jogo e em MK.

Você está vivendo no passado, hoje em dia vemos censura em tudo quanto é coisa. É só você ligar a TV e ver a faixa etária antes do programa começar. Qualquer um deles. Se teu argumento é esse, nosso passado, infelizmente não concordamos com os mesmos paradigmas.

Você não percebeu que não há mais venda de réplicas de armas? Que, cigarrinhos de Chocolate foram trocados por Rolinhos de Chocolate (ou Chocolapis)?
Você viu que na TV não há mais propaganda de cerveja antes das 19:00?

Tiro no pé é querer bater o pé e montar um jogo pra crianças, tencionando-as a usar armas reais. Já falarm aqui no tópico que é um pulo, pra uma criança usar um espeto de churrasco como uma espada (eu mesmo já brinquei assim quando era criança, e sempre levei chineladas na bunda por causa disso)?

Lumine Miyavi escreveu:
Pois, convenhamos, RPG é muito além de um video-game ou seriado.

Woah, woah. Calma.

Não, não é. E essa iniciativa teria, primariamente o intuito de mostrar isso. Começar com esse tipo de pensamento é literalmente dar tiro nos pés se você quiser ensinar o RPG como algo mais que um mero jogo e uma alternativa (saudável) de estímulo a leitura, aliado a um contexto favorável pra tal.

Cara, aqui, não entendi seu ponto. Teria de mostrar que o RPG não é além de Games e Seriados?
Acho que o bacana, é oferecer uma atividade que estimule leitura, trabalho em equipe e raciocinio.
Seriados podem estimular o Raciocinio. Video-games também, e ainda podem estimular o aprendizado a linguas estrangeiras e etc. Mas, o RPG junta tudo isso e adiciona mais.
Aquele abraço!
Bahamute

Mensagempor Agnelo em 21 Mai 2010, 14:52

Baha escreveu:Então, cria aí um jogo com espadas, pistolas, cigarros e violência, e leva pras crianças do teu bairro jogar. Claro, GTA é bacana, não esqueça de adicionar a tudo isso, litros de sangue, como vimos no jogo e em MK.

Tchê, ninguém falou isso, não tem nenhuma validade debater desse jeito.

Agora, sério, se violência é um problema porque jogar confete em cima se podemos simplesmente mudar de tema?

Porque não arqueólogos passando por quebra-cabeças pra encontrar um tesouro numa pirâmide? Ou bombeiros bombeiros apagando um incêndio? Ou pessoas normais num dado momento histórico ou seja lá o que for?

Porque sempre tem que ser sobre dar porrada no outro cara? Isso é limitar demais um jogo cheio de possibilidades.

Baha escreveu:Pois, convenhamos, RPG é muito além de um video-game ou seriado.

Aí que tá, RPG não é MAIS que video-game ou seriado, RPG é só um jogo. Isso não invalida ele como algo divrtido e que pode te ensinar coisss novas, poxa xadrez é só um jogo e tem gente quebrando a cabeça com ele há séculos.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários