[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Madrüga em 27 Jul 2008, 08:49

Luminus escreveu:No idioma ingês, as perícias parecem seguir uma regra na qual os substantivos são adjetivados, pois é um aspecto característico e leve no idioma deles. Aqui, não é assim: a gente tem um idioma que dá idéia de ação, então muito verbo pode ser adjetivado/substantivado, em favor da simplicidade e da leveza.

Discorra.

Kinn escreveu:Vocês estão acabando com a fama de nerd do rpgista

Ser nerd não é necessariamente ser inteligente.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Luminus em 27 Jul 2008, 09:07

Uai... discorrer? Até posso discorrer, enfatizar o mérito do argumentado e submetê-lo ao parecer de outrem... mas o pensar é mais interessante, o refletir, enfim, caracterizar e marcar o ponto de vista, o pé do argumento. E aí foi feito.

Well... elaborate? I could do that, I could enphasize the rationale behind my point of view, and submit it to the scrutinity of yours... but a rather important aspect is that of reflection, characterizing and certifying that the line of thought holds water. That's it.

E!
Luminus

Mensagempor Lumine Miyavi em 27 Jul 2008, 10:02

You could, but you did not. So, that idea behind your words, at least to me, appears to be an hastly made excuse to argue.

Not that's anything wrong with that. :b
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Eltor Macnol em 27 Jul 2008, 11:00

Parafraseando o bom e velho Doctor:

"No. Don't... don't do that."

Se alguém já assistiu a nova série e lembra em que situações ele usa isso, deve ter entendido.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Madrüga em 27 Jul 2008, 11:43

Era pra você ter postado uma falácia, Eltor.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Lumine Miyavi em 27 Jul 2008, 11:53

Discussão encerrada por motivos de Doctor Who. Sério, não dá mais. XD
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor ShinRyuu em 27 Jul 2008, 13:19

a gente tem um idioma que dá idéia de ação, então muito verbo pode ser adjetivado/substantivado, em favor da simplicidade e da leveza.

Só que a tua proposta seria o contrário: verbalizar substantivos (História etc.). Não ia dar certo mesmo... :P
ShinRyuu

Mensagempor Luminus em 27 Jul 2008, 14:12

Não, shinryuu... nada disso... a idéia é dar nomes adequados à descrição da perícia. Quando for um substantivo, que seja um substantivo e, quando for um verbo substantivado, que seja um verbo substantivado.

E!
Luminus

Mensagempor Madrüga em 27 Jul 2008, 15:22

É uma categorização burocrática e desnecessariamente complicada.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Luminus em 27 Jul 2008, 15:26

Nao, cara... você não está entendendo... é óbvio que tem de ser um substantivo, afinal de contas é o nome de alguma coisa (como uma profissão). Mas existem situações nas quais é melhor substantivar uma palavra: 'heal' pode ser melhor traduzido como "socorrer", pois esta palavra ainda traz a descrição de uma ação embutida, embora esteja substantivada e não sendo utilizada como verbo. Coisa que "socorro" não expressa tão bem: é um substantivo, mas não traz em si uma boa descrição da perícia.

Então, NESSE CASO, acredito que o melhor a se fazer é substantivar um verbo, traduzir "heal" como "socorrer" e correr pro abraço!

E!
Luminus

Mensagempor ShinRyuu em 28 Jul 2008, 01:47

Ah, você sugere que em vez de escrever "fazer um teste de Socorros" seja escrito "tentar socorrer", por exemplo? Ficaria um texto mais fluido, mesmo. Porém a primeira opção é uma escolha deliberada pra não deixar nenhuma ambiguidade, e do jeito que são os leitores, essa preocupação tende a ser positiva.
ShinRyuu

Mensagempor Luminus em 28 Jul 2008, 12:29

Não, cara, ainda não é isso... puxa vida, eu devo ser uma toupeira mesmo de pensar um trem que parece fazer todo o sentido do mundo e conseguir fazer com que os outros concluam de tudo, menos aquilo que estou dizendo.

Bom, tentemos de novo.

As perícias, segundo meu entender, expressam ações "extra classe" que os personagens podem realizar com maior ou menor eficácia. Devido aos termos utilizados no jogo e ao foco do mesmo em superar desafios ativamente, dar determinados nomes às perícias pode gerar não apenas ambigüidades com outros termos (em razão da mecânica), mas também podem "obscurecer" a função de cada perícia (em função do significado limitado do termo escolhido).

O caso de dar-se o nome "medicina" a uma perícia foi aqui discutido, e mostrou muito bem esses dois aspectos. É um termo ruim, porque é relativamente "moderno", e não algo genérico que pode ser abstraído para um mundo de fantasia.

Dar a uma perícia o nome de "socorro" encobre seu significado, na medida em que, nas conversas entre jogador e mestre, o termo fica ruim dentro de algumas frases (esse foi o ponto indicado por você). Além disso, ele pode dificultar a associação da perícia a uma de suas funções. Por exemplo, você usará "socorro" para atenuar algum efeito, e nesse aspecto o termo se encaixa perfeitamente no uso da perícia... mas e quando a ação for proativa, ou seja, quando você tiver de utilizar a perícia para agir primeiro? O termo "socorro" pede para que algo tenha ocorrido antes, um acidente, um ataque, envenenamento, etc. E quando você está apenas observando, e um teste de "heal" pode te permitir identificar uma pessoa doente em meio a outras sãs, por exemplo? Ou então, se você estiver procurando identificar uma toxina em meio a vários frascos de um laboratório, você utiliza "heal"... mas você está socorrendo quem?

E nem preciso comentar como a palavra "socorro" evoca a idéia de alguém que está pedindo socorro, e não oferecendo-o.

Então, me parece que a perícia merece um termo mais amplo, e provavelmente um verbo será melhor. Mas é aquela coisa: por não conhecer as regras e nem os futuros lançamentos, pode ser que minha linha de raciocínio, apesar de lógica, não encontre respaldo nas situações. Se a perícia Heal só será utilizada como uma reação a algo, então nada impede que seja traduzida para "Socorro".

Bom, se você não entender agora... eu juro que vou fazer matéria na faculdade de comunicação nesse semestre!

E!
Luminus

Mensagempor ShinRyuu em 28 Jul 2008, 13:37

Bem, acredito que entendi o que você falou, mas não acho que um verbo seria mais abrangente, mas sim que tende a ser mais específico. "Medicina" seria melhor do que qualquer verbo que eu posso imaginar. Afinal, que verbo seria aplicável tanto a aplicar primeiros-socorros quanto a tratar doenças ou a identificar toxinas (que nem é mencionado no PH, mas seria perfeitamente plausível)? E a tendência na 4e é que os nomes das perícias são os mais amplos possíveis.

Um pequeno detalhe é que eu não chamaria a perícia de "Socorro", mas sim de "Socorros". Ameniza o elemento cômico e não deixa margem pra ambiguidades.
ShinRyuu

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Jul 2008, 14:32

Er... Perícia em "Socorrer"?
Lumine Miyavi

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários