por Luminus em 28 Jul 2008, 12:29
Não, cara, ainda não é isso... puxa vida, eu devo ser uma toupeira mesmo de pensar um trem que parece fazer todo o sentido do mundo e conseguir fazer com que os outros concluam de tudo, menos aquilo que estou dizendo.
Bom, tentemos de novo.
As perícias, segundo meu entender, expressam ações "extra classe" que os personagens podem realizar com maior ou menor eficácia. Devido aos termos utilizados no jogo e ao foco do mesmo em superar desafios ativamente, dar determinados nomes às perícias pode gerar não apenas ambigüidades com outros termos (em razão da mecânica), mas também podem "obscurecer" a função de cada perícia (em função do significado limitado do termo escolhido).
O caso de dar-se o nome "medicina" a uma perícia foi aqui discutido, e mostrou muito bem esses dois aspectos. É um termo ruim, porque é relativamente "moderno", e não algo genérico que pode ser abstraído para um mundo de fantasia.
Dar a uma perícia o nome de "socorro" encobre seu significado, na medida em que, nas conversas entre jogador e mestre, o termo fica ruim dentro de algumas frases (esse foi o ponto indicado por você). Além disso, ele pode dificultar a associação da perícia a uma de suas funções. Por exemplo, você usará "socorro" para atenuar algum efeito, e nesse aspecto o termo se encaixa perfeitamente no uso da perícia... mas e quando a ação for proativa, ou seja, quando você tiver de utilizar a perícia para agir primeiro? O termo "socorro" pede para que algo tenha ocorrido antes, um acidente, um ataque, envenenamento, etc. E quando você está apenas observando, e um teste de "heal" pode te permitir identificar uma pessoa doente em meio a outras sãs, por exemplo? Ou então, se você estiver procurando identificar uma toxina em meio a vários frascos de um laboratório, você utiliza "heal"... mas você está socorrendo quem?
E nem preciso comentar como a palavra "socorro" evoca a idéia de alguém que está pedindo socorro, e não oferecendo-o.
Então, me parece que a perícia merece um termo mais amplo, e provavelmente um verbo será melhor. Mas é aquela coisa: por não conhecer as regras e nem os futuros lançamentos, pode ser que minha linha de raciocínio, apesar de lógica, não encontre respaldo nas situações. Se a perícia Heal só será utilizada como uma reação a algo, então nada impede que seja traduzida para "Socorro".
Bom, se você não entender agora... eu juro que vou fazer matéria na faculdade de comunicação nesse semestre!
E!