[4e] Dúvidas de D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ShinRyuu em 04 Ago 2008, 11:16

Ridículo porque são muitos ou porque são poucos?

Eu acho que as erratas estão saindo mais rápido agora, refletindo o que disseram sobre novos processos de publicação de erratas... não acho que haja mais erros agora do que sempre teve, mas o bom é que agora não sai só errata, mas até atualização de regras que não saíram como desejado (como a mudança geral de DCs).

Eu acho tosco que meus livros lindos, maravilhosos e caros contenham tantos erros, mas é assim mesmo... :P
ShinRyuu

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Eltor Macnol em 04 Ago 2008, 11:27

O ruim de aturar é ver mudanças tão drásticas em aspectos tão essenciais do jogo, como furtividade e Skill Challenges. Coisas que esperava-se que tivessem sido resolvidas no playtest mesmo.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 04 Ago 2008, 11:33

ShinRyuu escreveu:Ridículo porque são muitos ou porque são poucos?

Eu não ligo para atualizações óbvias (clarificações de regras), correções de diagramação ou edição, informar que faltou uma linha ou comentário aqui ou acolá, etc. Por mim, quanto mais desse tipo de clarificação, melhor. E eu sei que às vezes as coisas escapam durante o play-test e precisam ser corrigidas na versão final. Mas estou começando a achar que os play-tests da WotC deixaram escapar bastante coisa...
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ShinRyuu em 04 Ago 2008, 11:48

Pra falar a verdade, eu tou com essa impressão também. Em 2 semanas de publicação dos livros, todo mundo já tava chiando da dificuldade dos skill challenges no 1º nível. Tem cara de ser uma mudança de última hora que não testaram direito... ou simplesmente negligenciaram esse nível. Estou com outras pulgas atrás da orelha também, mas primeiro vou deixar a experiência comprovar ou não...
ShinRyuu

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Loonterna Verde em 04 Ago 2008, 15:25

Não sei se já responderam a isso, mas é que já foram muitos posts, fica dificil ler todos eles.

O poder racial Dragon Breath dos Dragonborns usa um Minor Action mesmo? ou isso foi um erro? Porque se isto estiver correto, não vai fazer lá muito sentido, pois os dragões pelo que eu vi no livro dos monstros tem que gastar uma ação padrão para usar o seu sopro. Um dragonborn usa o sopro com mais facilidade que um dragão?

É claro que o sopro do dragão comum é muito mais forte e podem ser usadas diversas vezes em um mesmo encontro, mas ainda assim, isso é um pouco estranho.
Loonterna Verde

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Anand em 04 Ago 2008, 17:45

Sopro de Dragonborn é minor mesmo, e acho balanceado assim. Tenho personagens dragonborn tanto em mesas que sou mestre quanto jogador, e funciona bem.

O ruim de aturar é ver mudanças tão drásticas em aspectos tão essenciais do jogo, como furtividade e Skill Challenges. Coisas que esperava-se que tivessem sido resolvidas no playtest mesmo.

Furtividade não mudou totalmente, foi só esclarecido. O principal fator da mudança dos Skill Challenges foi porque o design foi feito com todo mundo dando Aid Another, o que acabou não acontecendo na maiora das mesas. Se você jogar as Skill Challenges como foi pensado na cabeça dos designers, o sistema funciona. Mas não é o jeito mais natural, daí mudaram. Por mim, eu deixava do jeito que está, mas enfim... ;)
Anand

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Hermes em 04 Ago 2008, 17:54

O sopro do dragonborn é minor? Yikes! Estou usando isso errado então. Desde a primeira sessão usei ele como standart action.

Inclusive com o feat adicional que saiu na Dragon magazine ele fica excelente. O feat transforma o sopro em um brust 2 com range de 10 metros. Basicamente você cospe a bola de fogo.
Hermes

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 04 Ago 2008, 17:55

Furtividade não mudou totalmente, foi só esclarecido.

Não é bem assim. Mudou de "parte de qualquer ação que você esteja tentando fazer furtivamente" para "ao fim de uma ação de movimento". Isso faz diferença pois, por exemplo, após usar um poder, você não pode automaticamente tentar ficar furtivo. Exemplo:

Antes: Corria para cobertura, usava um poder (mesmo que não fosse um ataque), escondia.
Agora: Corre para cobertura, usa um poder, não pode mais se esconder porque não foi ao fim de uma ação de movimento.

Só um exemplo tirado de cabeça. Provavelmente alguém vai achar falhas no exemplo.

O principal fator da mudança dos Skill Challenges foi porque o design foi feito com todo mundo dando Aid Another, o que acabou não acontecendo na maiora das mesas. Se você jogar as Skill Challenges como foi pensado na cabeça dos designers, o sistema funciona. Mas não é o jeito mais natural, daí mudaram. Por mim, eu deixava do jeito que está, mas enfim...

Mas aí surge o problema de tornar o Aid Another uma certeza de vitória na nova versão, não?
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Eltor Macnol em 04 Ago 2008, 18:05

A impressão que eu tive não é de que a intenção fosse todo mundo usar Aid Another, e um jogador só levar o grupo nas costas. Isso soa bem entediante pra maioria do grupo, é como se em um combate todo mundo pudesse apenas usar magias de suporte e só um dos jogadores tivesse poderes de ataque pra derrotar os inimigos... fica ruim. Ainda mais com o foco da 4e em deixar todo mundo equivalente, faz mais sentido que todos tenham seu lugar ao holofote.

O que eu não gostei foi de contarem as falhas do grupo todo, e tornarem a participação no challenge opcional... isso significa que quem não for lá muito bom em perícias é incentivado a ficar sem jogar até o fim do SC, pra não correr o risco de atrapalhar o grupo ao invés de ajudar.

Mas aí surge o problema de tornar o Aid Another uma certeza de vitória na nova versão, não?

Summary of the changes to skill challenges (from
    http://www.enworld.org/forum/showpost.p ... stcount=57 ):

> 1. Reduce the DCs down by 10-5.
    > 2. Participation in a skill challenge is ALWAYS optional for the player.
    > 3. Do not roll initiative UNLESS it is a combat-related challenge.
    > 4. The number of failures is ALWAYS 3, regardless of complexity.
    > 5. Aid Other can should be limited to 1-2 times.
    > 6. Secondary Skills are NOT forced to be Hard difficulty (moderate is fine).
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Loonterna Verde em 04 Ago 2008, 18:08

dsaraujo escreveu:Sopro de Dragonborn é minor mesmo, e acho balanceado assim. Tenho personagens dragonborn tanto em mesas que sou mestre quanto jogador, e funciona bem.

Um dos jogadores da minha mesa joga com dragonborn e realmente, não gera desequilíbrio, mas "conceitualmente" é estranho sim, um dragonborn não deveria conseguir usar o seu sopro com mais facilidade do que um dragão.

Vlw pelo esclarecimento
Loonterna Verde

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Eltor Macnol em 04 Ago 2008, 18:13

É que comparado com o dragão, isso é só uma assopradinha. :P
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Loonterna Verde em 04 Ago 2008, 18:15

Eltor Macnol escreveu:É que comparado com o dragão, isso é só uma assopradinha. :P

:rolando: :rolando: :rolando: :rolando: :rolando: :rolando: :rolando: :rolando: , pode crer
Loonterna Verde

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 04 Ago 2008, 18:19

Valeu, Eltor, eu não tinha percebido essa limitação.

Quanto ao sopro de Dragonborn, provavelmente é uma ação menor exatamente para equilibrar o poder. Provavelmente, a versão inicial seria uma ação padrão, mas aí o poder praticamente não estava sendo usado em jogo (porque desperdiçar uma ação padrão se você pode usar um poder mais específico para a situação).

(Claro, isso é só palpite meu)

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ShinRyuu em 04 Ago 2008, 18:43

Não tem lá muito desse tipo de lógica interna na 4e não. As coisas são mais isoladas. O designer olha se aquilo é equilibrado no seu contexto, com pouca consideração sobre o que outros monstros ou classes fazem.
ShinRyuu

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ArKHaN em 05 Ago 2008, 20:46

como ficaria um rogue com paragon: Daggermaster
o critico de sua dagger seria: 18-20
e se depois ele pegasse o feat epico: Light Blade Mastery
ficaria 17-20?
===================
tirando 17-20 no d20 eu acertaria o alvo? ou continua aquelas frescuras da 3.5?
"Vencer não é tudo, é preciso também humilhar o adversário."
"Existe um futuro onde só vejo névoas, e uma sombra solitária"
"Não se meta com magos, pois você é inflamável e conduz eletricidade"
ArKHaN

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários