[4e] Dúvidas de D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Nibelung em 11 Ago 2008, 09:28

Terreno difícil conta dobrado. Então se o poder permite a você dar shift por dois quadrados, você pode se mover por um quadrado de terreno difícil.

Lembrando sempre que elfos ignoram terreno difícil, e poderiam se mover os dois quadrados.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 11 Ago 2008, 09:37

Styker escreveu:Estou com uma dúvida, se eu estou em terreno difícil ou prone e um poder diz "shift two squares" eu posso dar esse shift? Lembrando que em ambas as situações eu me desloco metade do meu deslocamento não podendo fazer shifts, eu ACHO que o terreno tem preferência em cima do poder, afinal é uma dificuldade em cima do poder.

Se você estiver caído OU sobre terreno difícil, você poderia dar shift de um quadrado.
Se estiver caído E sobre terreno difícil, você não poderia dar shift.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor manso em 21 Ago 2008, 09:42

Oi, pessoal.

Sou novo no fórum, e novo do D&D 4.0
Na verdade, pra situá-los melhor e justificar minhas dúvidas "noobs", explico que minha experiência com rpg de mesa parou há 10 anos atrás, quando eu jogava AD&D na época do segundo grau.
Hoje, voltei ao mundo do rpg, com o lançamento dessa quarta edição.

A minha primeira dúvida é a seguinte: a regra diz que vc recebe um opportunity attack sempre que um inimigo adjacente a vc se move, deixando de estar adjacente, ou se ele utiliza de um ataque ranged.
Imaginem uma situação onde um warlock está com um kobold colado num quadrado adjacente à ele.

1. Se o warlock faz um ataque ranged (lançar uma magia) no próprio alvo adjacente, ele toma esse opportunity attack? Ou tomaria apenas se o warlock fizesse um ataque ranged em outro alvo que não o kobold adjacente?

2. Imagine que o warlock, por algum motivo qualquer, decide mudar a sua posição no combate e dá uma volta ao redor do kobold. Ele tb toma um ataque de oportunidade? Pq, na prática, ele não deixará de continuar adjacente, a partir do momento em que se pode andar na diagonal!

Já agradeço as respostas com antecedência!
manso

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Nibelung em 21 Ago 2008, 09:56

Bem vindo de volta ao RPG.

manso escreveu:1. Se o warlock faz um ataque ranged (lançar uma magia) no próprio alvo adjacente, ele toma esse opportunity attack? Ou tomaria apenas se o warlock fizesse um ataque ranged em outro alvo que não o kobold adjacente?

Se ele utilizar um ataque ranged, qualquer inimigo adjacente a ele irá ter direito a um OA. A regra é clara quanto a isso: Sempre que ele utiliza um poder area ou ranged, e não quando ele ataca o oponente adjacente com um poder destes.

manso escreveu:2. Imagine que o warlock, por algum motivo qualquer, decide mudar a sua posição no combate e dá uma volta ao redor do kobold. Ele tb toma um ataque de oportunidade? Pq, na prática, ele não deixará de continuar adjacente, a partir do momento em que se pode andar na diagonal!

Se ele se moveu usando uma ação de movimento normal, ele leva o OA. A regra diz que ele leva o OA por se mover, não por se mover para longe. A única forma de se evitar o OA é utilizando shift (gastar uma ação de movimento pra se mover um único quadrado), teleporte, ou algum movimento forçado (pull, push ou slide)
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 21 Ago 2008, 10:12

Nibelung está correto, mas para complementar, sobre os Ataques de Oportunidade (AdO):

- Você provoca ataque de oportunidade se usar ataques "ranged" (à distância, seja arco, arremesso ou uma magia) ou "area" (tipo bola de fogo, seja explosão (burst) ou rajada (blast)). Não importa o alvo: se o ataque for classificado como um desses dois, você provoca AdO.

Note que ataques "melee" (corpo-a-corpo) ou "close" (próximo) não provocam AdO. Ou seja, um ranged burst provoca AdO, mas um close burst (uma explosão ao redor do personagem), não.

- Você provoca AdO se deslocar (move) para fora de um quadrado adjascente ao inimigo, não importa se está indo para outro quadrado adjascente ou não. Note que movimentos do tipo "shift" (ajuste) e teleporte não provocam AdO, nem movimentos forçados (pull, push ou slide).
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor manso em 21 Ago 2008, 10:22

Obrigado pelas respostas rápidas! :)

Essa frase do Nibelung foi crucial pra tirar minha dúvida:
Nibelung escreveu: A regra diz que ele leva o OA por se mover, não por se mover para longe.
manso

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor manso em 21 Ago 2008, 11:19

Tenho uma outra dúvida, mas essa é mais subjetiva.

Bom, eu vou ser o mestre de um grupo de 5 jogadores que nunca jogaram rpg de mesa na vida, mas que tem muita experiência em mmorpgs. Iremos jogar a primeira aventura nesse fim de semana, e eu gostaria q essa aventura fosse bastante proveitosa pra todos, pra q eles mantenham a "empolgação" e continuem querendo jogar. Pra isso estou colocando uma pitada de tudo que o d&d tem a oferecer, pra eles sentirem o potencial do jogo a longo prazo. Assim, além de armadilhas; puzzles; um plot de suspense; ataques-surpresa e etc, eu defini que o primeiro encontro deles será com um grupo composto por 2 kobolds dragonshield, 1 kobold skirmisher e 2 kobolds slingers, e uma armadilha simples que dará 1D6 de dano.

O grupo de players é o seguinte:
- Eladrin Cleric
- Human Rogue
- Human Fighter
- Elf Ranger
- Tiefling Warlock

A questão é a seguinte: esse é um encontro fácil, difícil, ou médio? Sei que é uma questão meio subjetiva, principalmente por levar em consideração que os players não tem experiência nenhuma e com certeza jogarão mal até pegarem o jeito.
O fato é que eu não queria um encontro difícil demais que resultasse num tpk, pois acho que isso os desestimularia, nem um encontro fácil demais, que tire a excitação da coisa.

Outra parte da pergunta:
O "boss final" da aventura é um wizard humano. Ele é um monstro, mas fiz uma ficha pra ele como se fosse a de um player mesmo, e o coloquei no lvl 4, pois é um nível que eu "chutei" que seria justo contra um grupo de 5 players lvl 1.
Levando em consideração tb que esse é um boss final, e que provavelmente os players já terão gasto a maioria dos seus recursos, vcs julgam esse encontro como algo fácil, difícil, impossível?

Obrigado!
manso

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Anand em 21 Ago 2008, 11:55

Cuidado ao fazer fichas de PC para oponentes, não fica balanceado. Se quiser, pegue um oponente do MM (um humano, por exemplo) e aplique o template de Wizards do DMG. Fica mais dentro das regras para fins de cálculo de nível de dificuldade. Quando você já estiver mais à vontade com a dificuldade dos encontros, aí fique à vontade para criar NPCs como quiser.

Uma armadilha simples de 1d6 de dano parece ser algo bem besta. Você deu uma olhada no último artigo sobre armadilhas que saiu na Dragon? Recomendo. Uma armadilha para ser legal no encontro tem que contribuir com a tensão, com a diversão, e não só fazer dano. Tem como desarmar? Tem uma influência tática?

Boa sorte com a aventura, tomara que os jogadores se empolguem bastante!
Anand

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 21 Ago 2008, 12:01

Manso, para determinar a dificuldade de um encontro, o ideal é ver o total de XP que o encontro dá, e comparar com o nível dos monstros.

Um encontro "justo" (desafiador, mas não difícil) vai dar XP igual ao XP de um monstro normal do nível dos personagens, multiplicado pelo total de personagens. Por exemplo, um encontro "justo" de nível um para cinco personagens daria 100 (vlr de um monstro nível 1) x5 = 500 XP. Se você aumenta esse valor, o encontro fica mais difícil. Se diminui, fica mais fácil.

Só XP não é suficiente para determinar dificuldade, porém. Ao "preencher" o XP do encontro, você tem que olhar o nível dos monstros. Eu acho que um Mago nível 4 (XP 175, a menos que você o "solo-ifique") não será desafio difícil para o grupo se estiver sozinho.

Dê uma olhada no tópico "Postem aqui seus Monstros". No primeiro post, eu pus uns monstros que criei, incluindo um Mago necromante. Aqui vão os encontros que fiz na aventura em que usei o mago:

Editado: ENCONTRO NÍVEL 1 (500 XP):
12 Bandoleiros Humanos
Capitão Malades (Capitão do Mato)

Tesouro: Uma poção de cura (pg. 255), 10 po.

Editado: ENCONTRO NÍVEL 1 (300 XP):
4 Goblin Cutter
1 Goblin Blackblade
1 Goblin Warrior
Para os goblins, ver pg. 136 do MM.

Tesouro: 100 pp

Editado: ENCONTRO NÍVEL 1 (450 XP):
2 Goblin Warrior
2 Guerreiros Humanos

Editado: ENCONTRO NÍVEL 2 (650 XP):
4 Goblin Cutter
6 Bandoleiros Humanos
1 Guerreiro Humano
1 Goblin Skullcleaver (Glik’zizz)

Tesouro: Armadura do Corte Sangrento +1 (Couro) (PHB pg. 227), Espada Longa Viciosa +1 (pg. 236), Escudo Grande de Proteção (pg. 245), uma poção de cura (pg. 255), uma ametista (100 po), 380 po.

Editado: ENCONTRO NÍVEL 3 (800 XP):
Malenfas, o Necromante
2 Guerreiros Humanos
10 Decrepit Skeletons (pg. 234)

Tesouro: Orbe das Repercussões Sanguinárias +1 (PHB pg. 239), 1 pedra de jade (100 po), 20 po

Malenfas tem também um livro de rituais, com os seguintes ritos: Animal Messenger (1), Comprehend Language (1), Silence (1), Endure Elements (2), Arcane Lock (4), Enchant Magical Item (4), Brew Potion (5), Magic Circle (5).
O livro de rituais vale 925 po (185 po se vendido).

O encontro final, com o necromante, foi bem difícil e três personagens caíram (nenhum morreu, contudo) antes que o necromante fosse derrotado. (Contudo, os personagens não tinham parado para avaliar o tesouro do encontro anterior, então os itens mágicos do tesouro anterior ainda não estavam em uso).

(O "nível" do encontro foi de acordo com o nível relativo de XP dele em relação com o encontro "ideal" daquele nível. Por exemplo, um encontro "nível 1" tem por volta de 500 XP. Um encontro "nível 2" tem por volta de 625. Um de nível 3 tem cerca de 750 XP.)

Talvez isso ajude você a planejar sua aventura!

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor manso em 21 Ago 2008, 12:53

dsaraujo escreveu:Cuidado ao fazer fichas de PC para oponentes, não fica balanceado. Se quiser, pegue um oponente do MM (um humano, por exemplo) e aplique o template de Wizards do DMG. Fica mais dentro das regras para fins de cálculo de nível de dificuldade. Quando você já estiver mais à vontade com a dificuldade dos encontros, aí fique à vontade para criar NPCs como quiser.

Uma armadilha simples de 1d6 de dano parece ser algo bem besta. Você deu uma olhada no último artigo sobre armadilhas que saiu na Dragon? Recomendo. Uma armadilha para ser legal no encontro tem que contribuir com a tensão, com a diversão, e não só fazer dano. Tem como desarmar? Tem uma influência tática?

Boa sorte com a aventura, tomara que os jogadores se empolguem bastante!

Vou dar uma olhada no template no MM, então. Achei q acabaria ficando mais fácil fazer uma ficha do zero!

Essa armadilha simples de 1D6 de dano é só pra deixar o grupo "esperto". Pra eles sacarem que é legal tomar precauções e não serem pegos tão facilmente na próxima. Entretanto, ela será muito fácil de ser descoberta e desativada. Mais pra frente eu pretendo usar algumas armadilhas mais bem articuladas! :rolando:
manso

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor manso em 21 Ago 2008, 13:06

Deicide escreveu:Manso, para determinar a dificuldade de um encontro, o ideal é ver o total de XP que o encontro dá, e comparar com o nível dos monstros.

Um encontro "justo" (desafiador, mas não difícil) vai dar XP igual ao XP de um monstro normal do nível dos personagens, multiplicado pelo total de personagens. Por exemplo, um encontro "justo" de nível um para cinco personagens daria 100 (vlr de um monstro nível 1) x5 = 500 XP. Se você aumenta esse valor, o encontro fica mais difícil. Se diminui, fica mais fácil.

Só XP não é suficiente para determinar dificuldade, porém. Ao "preencher" o XP do encontro, você tem que olhar o nível dos monstros. Eu acho que um Mago nível 4 (XP 175, a menos que você o "solo-ifique") não será desafio difícil para o grupo se estiver sozinho.

Dê uma olhada no tópico "Postem aqui seus Monstros". No primeiro post, eu pus uns monstros que criei, incluindo um Mago necromante. Aqui vão os encontros que fiz na aventura em que usei o mago:

Editado: ENCONTRO NÍVEL 1 (500 XP):
12 Bandoleiros Humanos
Capitão Malades (Capitão do Mato)

Tesouro: Uma poção de cura (pg. 255), 10 po.

Editado: ENCONTRO NÍVEL 1 (300 XP):
4 Goblin Cutter
1 Goblin Blackblade
1 Goblin Warrior
Para os goblins, ver pg. 136 do MM.

Tesouro: 100 pp

Editado: ENCONTRO NÍVEL 1 (450 XP):
2 Goblin Warrior
2 Guerreiros Humanos

Editado: ENCONTRO NÍVEL 2 (650 XP):
4 Goblin Cutter
6 Bandoleiros Humanos
1 Guerreiro Humano
1 Goblin Skullcleaver (Glik’zizz)

Tesouro: Armadura do Corte Sangrento +1 (Couro) (PHB pg. 227), Espada Longa Viciosa +1 (pg. 236), Escudo Grande de Proteção (pg. 245), uma poção de cura (pg. 255), uma ametista (100 po), 380 po.

Editado: ENCONTRO NÍVEL 3 (800 XP):
Malenfas, o Necromante
2 Guerreiros Humanos
10 Decrepit Skeletons (pg. 234)

Tesouro: Orbe das Repercussões Sanguinárias +1 (PHB pg. 239), 1 pedra de jade (100 po), 20 po

Malenfas tem também um livro de rituais, com os seguintes ritos: Animal Messenger (1), Comprehend Language (1), Silence (1), Endure Elements (2), Arcane Lock (4), Enchant Magical Item (4), Brew Potion (5), Magic Circle (5).
O livro de rituais vale 925 po (185 po se vendido).

O encontro final, com o necromante, foi bem difícil e três personagens caíram (nenhum morreu, contudo) antes que o necromante fosse derrotado. (Contudo, os personagens não tinham parado para avaliar o tesouro do encontro anterior, então os itens mágicos do tesouro anterior ainda não estavam em uso).

(O "nível" do encontro foi de acordo com o nível relativo de XP dele em relação com o encontro "ideal" daquele nível. Por exemplo, um encontro "nível 1" tem por volta de 500 XP. Um encontro "nível 2" tem por volta de 625. Um de nível 3 tem cerca de 750 XP.)

Talvez isso ajude você a planejar sua aventura!

Hmm eu havia entendido o esquema de calcular a dificuldade pela xp, tanto que planejei os encontros usando a tool do dnd insider:

http://www.wizards.com/default.asp?x=dn ... ountertool

O que eu não sabia era que parâmetro usar para calcular quanto em XP meu mago lvl 4 valia.
Vc inventou os ataques do Malenfas, ou eles existem no Player's Handbook? Vc usou o template que o dsarajuo comentou para criá-lo?

E se eu quisesse um wizard que usasse os poderes at will/encounter/daily reais do player's handbook (que é o caso)? Eu não poderia, ou não está previsto nas regras?
manso

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ShinRyuu em 21 Ago 2008, 14:24

Manso, você tá mestrando sem o Livro do Mestre, é? Lá explica tudo sobre como montar encontros fáceis, medianos e difíceis. E também fala como é que você aplica um modelo de classe sobre um monstro ou NPC.
ShinRyuu

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor manso em 21 Ago 2008, 14:41

ShinRyuu escreveu:Manso, você tá mestrando sem o Livro do Mestre, é? Lá explica tudo sobre como montar encontros fáceis, medianos e difíceis. E também fala como é que você aplica um modelo de classe sobre um monstro ou NPC.

Pior que estou... só tenho o Player's. O MM eu comprei pela amazon, mas ainda não chegou. Vou ver se leio o pdf com mais calma quando chegar em casa (pq ler na frente do pc é horrível!)

De repente o problema é esse, então. Perdoem as dúvidas óbvias. :victory:
manso

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 21 Ago 2008, 14:48

O que eu não sabia era que parâmetro usar para calcular quanto em XP meu mago lvl 4 valia.
Vc inventou os ataques do Malenfas, ou eles existem no Player's Handbook? Vc usou o template que o dsarajuo comentou para criá-lo?

Seu mago nível 4 é um monstro de nível 4. (Talvez mais fraco, se você não tiver dado itens mágicos ou dado "bônus por nível" para ele de acordo com o LdM).

Não, o Malenfas eu criei do zero. Os poderes são baseados em coisas que existem no MM e no LdJ, mas são originais.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor DiegoMM em 22 Ago 2008, 15:55

Duas dúvidas:

1 - Onde encontro regras sobre o saque de armas? sacar arma é que tipo de ação? provoca AdO?

2 - O Ranger do meu grupo pegou o Utility Power Crucial Advice, que permite rerolar um teste de perícia de um aliado com um bônus. Minha dúvida é: e fora do combate? tecnicamente ele pode utilizar esse poder quantas vezes quiser fora do combate, entao a maioria dos testes de pericia alheios poderão ser rejogados?
DiegoMM

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários