Terreno difícil conta dobrado. Então se o poder permite a você dar shift por dois quadrados, você pode se mover por um quadrado de terreno difícil.
Lembrando sempre que elfos ignoram terreno difícil, e poderiam se mover os dois quadrados.
Moderador: Moderadores
Styker escreveu:Estou com uma dúvida, se eu estou em terreno difícil ou prone e um poder diz "shift two squares" eu posso dar esse shift? Lembrando que em ambas as situações eu me desloco metade do meu deslocamento não podendo fazer shifts, eu ACHO que o terreno tem preferência em cima do poder, afinal é uma dificuldade em cima do poder.
manso escreveu:1. Se o warlock faz um ataque ranged (lançar uma magia) no próprio alvo adjacente, ele toma esse opportunity attack? Ou tomaria apenas se o warlock fizesse um ataque ranged em outro alvo que não o kobold adjacente?
manso escreveu:2. Imagine que o warlock, por algum motivo qualquer, decide mudar a sua posição no combate e dá uma volta ao redor do kobold. Ele tb toma um ataque de oportunidade? Pq, na prática, ele não deixará de continuar adjacente, a partir do momento em que se pode andar na diagonal!

Nibelung escreveu: A regra diz que ele leva o OA por se mover, não por se mover para longe.
dsaraujo escreveu:Cuidado ao fazer fichas de PC para oponentes, não fica balanceado. Se quiser, pegue um oponente do MM (um humano, por exemplo) e aplique o template de Wizards do DMG. Fica mais dentro das regras para fins de cálculo de nível de dificuldade. Quando você já estiver mais à vontade com a dificuldade dos encontros, aí fique à vontade para criar NPCs como quiser.
Uma armadilha simples de 1d6 de dano parece ser algo bem besta. Você deu uma olhada no último artigo sobre armadilhas que saiu na Dragon? Recomendo. Uma armadilha para ser legal no encontro tem que contribuir com a tensão, com a diversão, e não só fazer dano. Tem como desarmar? Tem uma influência tática?
Boa sorte com a aventura, tomara que os jogadores se empolguem bastante!

Deicide escreveu:Manso, para determinar a dificuldade de um encontro, o ideal é ver o total de XP que o encontro dá, e comparar com o nível dos monstros.
Um encontro "justo" (desafiador, mas não difícil) vai dar XP igual ao XP de um monstro normal do nível dos personagens, multiplicado pelo total de personagens. Por exemplo, um encontro "justo" de nível um para cinco personagens daria 100 (vlr de um monstro nível 1) x5 = 500 XP. Se você aumenta esse valor, o encontro fica mais difícil. Se diminui, fica mais fácil.
Só XP não é suficiente para determinar dificuldade, porém. Ao "preencher" o XP do encontro, você tem que olhar o nível dos monstros. Eu acho que um Mago nível 4 (XP 175, a menos que você o "solo-ifique") não será desafio difícil para o grupo se estiver sozinho.
Dê uma olhada no tópico "Postem aqui seus Monstros". No primeiro post, eu pus uns monstros que criei, incluindo um Mago necromante. Aqui vão os encontros que fiz na aventura em que usei o mago:Editado: ENCONTRO NÍVEL 1 (500 XP):
12 Bandoleiros Humanos
Capitão Malades (Capitão do Mato)
Tesouro: Uma poção de cura (pg. 255), 10 po.Editado: ENCONTRO NÍVEL 1 (300 XP):
4 Goblin Cutter
1 Goblin Blackblade
1 Goblin Warrior
Para os goblins, ver pg. 136 do MM.
Tesouro: 100 ppEditado: ENCONTRO NÍVEL 1 (450 XP):
2 Goblin Warrior
2 Guerreiros HumanosEditado: ENCONTRO NÍVEL 2 (650 XP):
4 Goblin Cutter
6 Bandoleiros Humanos
1 Guerreiro Humano
1 Goblin Skullcleaver (Glik’zizz)
Tesouro: Armadura do Corte Sangrento +1 (Couro) (PHB pg. 227), Espada Longa Viciosa +1 (pg. 236), Escudo Grande de Proteção (pg. 245), uma poção de cura (pg. 255), uma ametista (100 po), 380 po.Editado: ENCONTRO NÍVEL 3 (800 XP):
Malenfas, o Necromante
2 Guerreiros Humanos
10 Decrepit Skeletons (pg. 234)
Tesouro: Orbe das Repercussões Sanguinárias +1 (PHB pg. 239), 1 pedra de jade (100 po), 20 po
Malenfas tem também um livro de rituais, com os seguintes ritos: Animal Messenger (1), Comprehend Language (1), Silence (1), Endure Elements (2), Arcane Lock (4), Enchant Magical Item (4), Brew Potion (5), Magic Circle (5).
O livro de rituais vale 925 po (185 po se vendido).
O encontro final, com o necromante, foi bem difícil e três personagens caíram (nenhum morreu, contudo) antes que o necromante fosse derrotado. (Contudo, os personagens não tinham parado para avaliar o tesouro do encontro anterior, então os itens mágicos do tesouro anterior ainda não estavam em uso).
(O "nível" do encontro foi de acordo com o nível relativo de XP dele em relação com o encontro "ideal" daquele nível. Por exemplo, um encontro "nível 1" tem por volta de 500 XP. Um encontro "nível 2" tem por volta de 625. Um de nível 3 tem cerca de 750 XP.)
Talvez isso ajude você a planejar sua aventura!

ShinRyuu escreveu:Manso, você tá mestrando sem o Livro do Mestre, é? Lá explica tudo sobre como montar encontros fáceis, medianos e difíceis. E também fala como é que você aplica um modelo de classe sobre um monstro ou NPC.

O que eu não sabia era que parâmetro usar para calcular quanto em XP meu mago lvl 4 valia.
Vc inventou os ataques do Malenfas, ou eles existem no Player's Handbook? Vc usou o template que o dsarajuo comentou para criá-lo?
Voltar para Sistemas e Cenários
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes