[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Corvo da Tempestade em 21 Fev 2008, 11:09

Ok,Nibelung, eu não conhecia muito os outros (pensei que era uma "invenção de Eberron") mas isso vai como dica para, se um dia alguem responsavel por Tornenta, visitar esse tópico...e também como proposta de "como melhorar o cenário"
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor AKImeru em 21 Fev 2008, 11:10

Resumindo, o Time Tormenta (não é mais só um trio) fez algo que é quase um padrão, só que de forma porca.

"Tormenta sendo Tormenta"
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Aluriel de Laurants em 21 Fev 2008, 11:15

Estou falando da falta de competência de descrever detalhes e ter de diferenciar culturas fazendo estereótipos sofríveis como "país dos cavalos", "terra dos doces", "reino das armas"... e ainda jogar na mão do mestre a criação de detalhes como se fosse "uau, olha como somos avançados: é responsabilidade do mestre", justamente para mascarar um processo paupérrimo de criação e incompetência de lidar com a organicidade de um cenário.

Tem um pouco mais além disso, mas são pontos específicos, quem quiser defender e olhar o tópico todo, arrisque-se, mas não garanto a sua sanidade.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Maurício em 21 Fev 2008, 11:19

Eu não jogo Tormenta - é um péssimo jogo -, mas grande parte dos argumentos aqui são muito fracos e eu tenho que atacá-los.

Sr. Pichu escreveu:assim como qualquer outra coisa que se queira, afinal, além de tavernas e lojas de armas não lembro de ter visto descrição de ao menos uma quintanda ou alimentos favoritos em cada região
Essa é uma das coisas que não é um defeito do cenário. Os detalhes da economia são irrelevantes quase todo o tempo; colocá-los num livro é desperdício de tempo e dinheiro.

Skar escreveu:gente os recursos da horda da aliança negra são ilimitados eles tem um continente sob o dominio deles.
Ninguém tem recursos ilimitados.

Sr. Pichu escreveu:tente achar alguns suplementos que serviam apenas como "curiosidades" de cenários antigos
"Leaves from the Inn of the Last Home" e o "More Leaves From the Inn of The Last Home" de Dragonlance tem alguns pratos típicos e até ensina como fazê-los (com algumas alterações)
Baboseira inútil, ou você consegue exemplificar como isso poderia melhorar um jogo?

E não acho que ele estava falando só de comidas, mas sim de detalhes em geral dos reinos.
Talvez, mas descrição de quitandas dá a impressão de que você está falando dos pequeníssimos detalhes, e todos ou quase todos os argumentos que se aplicam à ausência de quitandas se aplicam à ausência desses outros detalhes.

Lumine Miya escreveu:Inútil pra quem, meu amigo? É legal descrever.
Inútil para todo mundo com quem eu joguei; se eu tentasse ficar descrevendo miudeza num jogo eles provavelmente iriam fazer alguma outra coisa.

Corvo da Tempestade escreveu:Sabe um dos motivos de Senhor dos Aneis ser elogiado pela crítica? e que ele, apesar de ser ficção, descreve minusiosamente a sociedade dos hobbits (coisas que nem tem tanta importância nas sagas de Bilbo e Frodo), movimento do sol e esses detalhes.
Existem muita literatura melhor que Senhor dos Anéis que é concisa e não entra em detalhes sobre baboseira inútil. E de qualquer maneira, literatura não e um RPG.

Aluriel de Laurants escreveu:E existe uma frase pra lá de cliché que exemplifica essa situação, "a riqueza habita nos detalhes".
A frase pode existir, mas para muita gente a riqueza está na concisão.

Esse tipo de coisa não influi na mecânica, mas ajuda o mestre a ter um arsenal descritivo, para fazer as coisas acontecerem,
Podem ajudar, mas seu custo/benefício é alto e portanto não deveriam estar num livro.

Podem dizer que é papel do mestre, mas não é um cenário pronto traz miudezas para que elas façam parte da narrativa.
Não entendi direito, mas como disse acima, o custo/benefício de algo muito pouco importante é alto.

Sr. Pichu escreveu:Qualquercoisa descritiva de qualquer cenário é sempre bem vinda,
Não é não, principalmente se você estiver pagandopor isso; pagar por algo que você não vai usar é desperdício de dinheiro.

os "pontos de venda de fruta" se referem à: economia local das cidades, como é o modus vivandi das pessoas, quais seus hábitos, peculiaridades locais, clima, etc...
É exatamente esse tipo de coisa que torna um cenário mais "rico", menos "artificial", entende?
Mas como dito acima pontos de venda de frutas implica que você está falando dos menores detalhes da cultura e economia, que não deveriam estar num RPG por serem inúteis.

Seu_Madruga escreveu:É inútil quando você joga um jogo raso de rolagem de dados em que todas as culturas são iguais e só vale mesmo dar porrada e ficar "phodaum".
Não. Pontos de vendas de frutas são inúteis em qualquer RPG, exceto para os roleplayers ultra-hardcores.

Ser superficial é defeito e jogar na mão do mestre é desleixo.
Por quê? E se o jogador quer criar algo próprio mas prefere se basear em algo apenas superficial para não precisar criar algo do nada caso os outros jogadores saiam da área aonde estavam e vão para algum lugar que ele não havia descrito?

Seu_Madruga escreveu:Estou falando da falta de competência de descrever detalhes e ter de diferenciar culturas fazendo estereótipos sofríveis como "país dos cavalos", "terra dos doces", "reino das armas"... e ainda jogar na mão do mestre a criação de detalhes como se fosse "uau, olha como somos avançados: é responsabilidade do mestre", justamente para mascarar um processo paupérrimo de criação e incompetência de lidar com a organicidade de um cenário.
Então você estava dando uma resposta ao nada, porque ele falava sobre a inutilidade de descrições sobre hábitos culinários.

Natsuiro escreveu:
OH MEU DEUS! NA TUA MESA, EM TODOS OS CANTOS DO PLANETA, ELES COMEM ARROZ E FEIJÃO COM BIFE?!?!?!
Como alguém pode jogar campanhas na tua mesa? :O :O :O
Ok! o/
Continue com teu mundinho super variado, onde todos vestem as mesmas roupas, comem a mesma comida, tem a mesma face e partilham da mesma cultura.
UHUL! Riqueza de cenário? Pra que isso? Jogar WAR dando nome pras peças é mais divertido. Hooray!
Como se os detalhes da alimentação dos personagens fossem importates para a variedade de um jogo...

Sem contar que estava claro que não eram apenas esses os detalhes que faltam. õ_o
Mais um motivo para não mencioná-los. Se há bons motivos para criticar, use só esses e não fique tentando inventar motivo.
Maurício

Mensagempor Lune em 21 Fev 2008, 11:23

Eu não jogo Tormenta - é um péssimo jogo -, mas grande parte dos argumentos aqui são muito fracos e eu tenho que atacá-los.

Hohoho, eu já vi isso antes XD
Divirta-se.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Lumine Miyavi em 21 Fev 2008, 11:24

Maurício, sua intenção é...? Pra quem disse que não adicionamos nada, SUA opinião sobre o que falamos sem nenhum argumento ajudando ela é...

"Disperdício de dinheiro". :twisted:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Maurício em 21 Fev 2008, 11:27

Lune escreveu:Divirta-se.
Eu vou.

Só uma pergunta que esqueci de fazer antes: por que isso está na seção de D20 se Tormenta existe também para 3D&T e GURPS?

Maurício, sua intenção é...? Pra quem disse que não adicionamos nada, SUA opinião sobre o que falamos sem nenhum argumento ajudando ela é...

"Disperdício de dinheiro"
Sim. Algo que descreve detalhes é desperdício de dinheiro, e portanto não existiria num bom jogo, ou no mínimo não é algo necessário para torná-lo um.
Maurício

Mensagempor Corvo da Tempestade em 21 Fev 2008, 11:37

Essa é uma das coisas que não é um defeito do cenário. Os detalhes da economia são irrelevantes quase todo o tempo; colocá-los num livro é desperdício de tempo e dinheiro.

Acho que colocar uma coisa sucinta como, por exemplo:

"Samburdia:
Exporta: Comida
Importa: Roupas"

Não irá aumentar muito o custo de um livro e já tiraria, muito, a fama de "reinos temáticos" de Arton . Não peço uma descrição detalhada de cada casa, taberna, igraje de uma cidade mas pequenas coisas para que possa dar veracidade ao mundo. Coisas mais detalhadas podem ser descritos em suplementos, ou na própia "gazeta".

Existem muita literatura melhor que Senhor dos Anéis que é concisa e não entra em detalhes sobre baboseira inútil. E de qualquer maneira, literatura não e um RPG.

Concordo, nos dois pontos (apesar de ser fã de Tolkien), mas essas "baboseiras inúteis" são o que dão veracidade a um livro, pelo menos e assim que penso.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Paul Kersey em 21 Fev 2008, 11:42

Sim. Algo que descreve detalhes é desperdício de dinheiro, e portanto não existiria num bom jogo, ou no mínimo não é algo necessário para torná-lo um.

Eu raramente posto aqui neste tópico, mas não pude deixar essa passar. Qual é o tipo de grupo que joga com você? Detalhes sempre são importantes sim. Não apenas para tornar o cenário (qualquer que seja) mais crível, e sim para dar recursos para os players interagirem com o mundo. Dizer que detalhes não são importantes, ou pior ainda, irrelevantes, é sim tornar rasa a experiencia com o mundo adotado.
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Paul Kersey

Mensagempor Madrüga em 21 Fev 2008, 11:55

Mauricio escreveu:Então você estava dando uma resposta ao nada, porque ele falava sobre a inutilidade de descrições sobre hábitos culinários.

Estava dando resposta ao chiliquinho do Gehenna. Cara, você estava lendo mesmo?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Natsuiro em 21 Fev 2008, 11:56

Então tenho que duvidar da qualidade dos teus jogos. Ou algo parecido.
Você fala coisas ilógicas, risíveis.

Não deveria dar atenção... mas HEY! Estou com pouco serviço aqui no trabalho. Preciso matar o tempo. (:

Quando a economia de um reino é irrelevante? Talvez, quando você estiver numa tumba sendo atacado por centenas de mortos-vivos, TALVEZ a economia seja irrelevante. Sim, TALVEZ, até neste caso.
Uma grande incoerência dum cenário é, por exemplo, você encontrar todos os itens da lista de itens do LdJ, em TODOS os reinos, pelo MESMO preço.

D'uh, ainda não consigo imaginar QUANDO a economia dum reino é irrelevante...

Baboseira inútil, ou você consegue exemplificar como isso poderia melhorar um jogo?

Tá, sobre hábitos alimentares então. Qual a graça de você ter a mesma comida espalhado por todos os reinos, com culturas diferentes?
AH EH!
Você não deve gostar de variar as culturas.
Tá explicado. É claro, para que, né? Atribuir diversificações ao cenário e para seus jogadores?
Qual a graça?
Realmente, nós estamos errados em querer um cenário rico. Desculpe-nos! :pidao:

Inútil para todo mundo com quem eu joguei; se eu tentasse ficar descrevendo miudeza num jogo eles provavelmente iriam fazer alguma outra coisa.

Tá... quem disse que é para descrever miudezas?
Se meu mestre começar a falar fio a fio dos cabelos dos habitantes da região, ou quantos dentes haviam no machado já muito utilizado daquele lenhador selvagem, EU bocejaria.

Mas qual o problema em usar detalhes? Se teu grupo está andando em um caminho subterrâneo que passa por debaixo de um lençol freático, não seria interessante destacar para seus jogadores que o chão é úmido e que eles conseguem ouvir o som de pingos acertando poças, repetidamente?
Ou que, após chegar cansados de viagem para um novo reino, eles encontram comidas bem temperadas, usando temperos que só existem naquele local?

Sem contar que com a riqueza dos detalhes, há riqueza de ações dos personagens e aumenta a criatividade dos jogadores..

Não. Pontos de vendas de frutas são inúteis em qualquer RPG, exceto para os roleplayers ultra-hardcores.

Não. "Pontos de vendas de frutas" são inúteis para qualquer jogador que quer jogar War com pecinhas batizadas.
Leia a resposta acima, que dá na mesma.

Como se os detalhes da alimentação dos personagens fossem importantes para a variedade de um jogo...

De novo, não é só sobre hábitos alimentares. Resposta acima, novamente.
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Eltor Macnol em 21 Fev 2008, 12:05

Concordo com quase toda a resposta do Mauricio Pezzotta. Detalhes muito pequenos são irrelevantes na maioria absoluta dos jogos, e se é algo que não vai ser efetivamente em jogo e está ocupando um espaço que seria melhor usado com coisas que vão influir mais frequentemente numa campanha, então é desperdício de dinheiro sim.

Isso não significa que a abordagem de Tormenta ("esse é um reino onde tudo tem a ver com cavalos, e esse ali é um reino onde tudo tem a ver com chocolate. Virem-se!") seja boa. Significa apenas que puxar pro outro extremo não é necessariamente melhor.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Deicide em 21 Fev 2008, 12:06

Ei! Quem disse que pontos de venda de frutas são inúteis?

Eu tive um personagem que virou super-respeitado na cidade porque, para treinar a força, ia para a feira e ajudava os comerciantes e compradores, carregando sacolas, armando/desarmando barracas e apartando brigas e confusões.

Detalhe: o cenário era Ptolus, do Monte Cook, que detalhou a cidade tão bem que me possibilitou usar e abusar do cenário para desenvolver meu personagem. Eu tinha planos para praticamente todo canto da cidade, visitei os templos, consegui aliados em toda parte. A reputação do personagem era fenomenal (a ponto da minha palavra ser suficiente para salvar meus companheiros da cadeia, quando eles cometeram o engano de saquear um falso templo ANTES de revelarem à polícia que se tratava de um falso templo corrupto cheio de cultistas malvados que eram inimigos da cidade).

O diabo se esconde nos detalhes, né? Cenário bom é tudo de bom!
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Lune em 21 Fev 2008, 12:07

Maldito seja Tormenta, que não me diz qual a porcentagem de orangotangos canhotos no zoológico da Academia Arcana! COMO eu posso mestrar sem essa informação, me digam, COMO?

Sério Natsuiro, a maior parte dos detalhes que você está citando são inúteis mesmo, e eu ficaria extremamente irritado se gastassem páginas de um livro que eu comprei com isso. Quitandas, por exemplo.

Nada contra descrições, mas assim já é ridículo.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Eltor Macnol em 21 Fev 2008, 12:23

Deicide, visto que Ptolus é um cenário de quase 700 páginas e que se foca na bendita cidade homônima, não é de espantar que fosse entupido de detalhes sobre ela, dos mais importantes aos mais irrelevantes. De qualquer forma, na tua descrição eu não cheguei a ver algo que evidenciasse a necessidade de detalhar minúcias - a parte sobre a feira da cidade, por exemplo, não parece exigir nada mais do que o conceito de "essa cidade possui uma feira". O tipo de frutas e alimentos que são vendidos nela é irrelevante.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários