[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor GoldGreatWyrm em 19 Nov 2008, 22:03

Afinal, quando chega a 4E em português?
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Madrüga em 19 Nov 2008, 23:09

ShinRyuu escreveu:
Se eles nunca ouviram falar, aí é osso.

Nunca ouviram falar do que...? Lord of war? Eu nunca sugeri que isso estivesse em dicionário, nem que devesse estar. O meu argumento é que "warlord" permite um significado muito mais amplo do que "lord of war" permitiria, e por isso não deve ser traduzido ao pé da letra.

Acho que não estou me fazendo entender, então deixa quieto. :tsc:

Ah, não, é que o Douglas falou que os meus dicionários (que eu citei, do site) não conheciam "dungeoneering". Foi isso.

Mas sei lá, eu nunca vi "lord of war" sendo usado. Aí também pode ser ignorância minha, mas certamente, se usado, é muito menos que warlord.

E, no fim das contas, estamos defendendo a mesma coisa: "senhor da guerra" é ruim.

Luminus escreveu:Concordo contigo que não dá para inventar significado... "bloodied" significa "manchado de sangue", mas no contexto do jogo significa "habilidade desencadeada quando se chega na metade dos PV's". E essa habilidade evoca um poder desencadeado, e não a existência de hematomas ou sangramentos, certo?

Mas a habilidade é desencadeada pela CONDIÇÃO "bloodied". É uma condição.

Ou seja, as habilidades são desencadeadas POR CAUSA da condição, não o contrário. Lembrando que existe gente que não tem habilidades, mas pode estar "bloodied".

(do pouco que eu sei do jogo, claro)

Luminus escreveu:E, lembre-se, "blood" é uma palavra que significa "sangue", mas existem inúmeras palavras e expressões derivadas dela que variam do formal não-literal (blood-lust, bloodhound, blood-thyrsty, etc), ao informal figurativo (bloody-minded, bloody well, etc) e que nada têm a ver com "sangue" propriamente dito.

Mas "bloodied" não é o caso, pô. Num combate, porrada, um cara é ferido (ou seja, fica com menos de 50% de PVs)... e não tem a ver com sangue? Nem um pouquinho? Com o que será, então?

E outra, mesmo que em uma hipótese remota isso não tenha nada a ver, existe uma evocação completa no som da palavra numa situação de ferimento. Isso você não pode negar. Essa evocação está no original e não temos que retirá-la.

Luminus escreveu:E qual é o problema de "estigma" ser masculino? Arcana não é uma palavra comum-de-dois gêneros quando não é o feminino de Arcano?

Não, "arcana" é uma palavra no nominativo plural do latim. Estigma arcano, masculino.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Luminus em 20 Nov 2008, 06:57

Madruga,

Quanto a "esigma", que fique "arcano" mesmo. Para mim, sem problemas.

Quanto a bloodied ser traduzido como "ensangüentado" (que me parece a tradução mais próxima possível pelo seu raciocínio), fica ruim porque, como já disse anteriormente, é complicado caracterizar um vegetal/fungo/golem/lich como "ensangüentado". A condição desencadeia a habilidade, mas dizer que um golem ficou ensangüentado não favorece em nada a mecânica, a caracterização, a condição, nada. Aqui é o caso de esquecermos um pouco do significado literal da palavra, e trazer para a tradução aquilo que ela procura representar. Não é inventar significado, é atribuir um significado que traduza melhor aquilo que se quis dizer.

Assim, poderia-se dizer espancado/surrado/esgotado/combalido ou outro termo que transmitisse a mensagem de "o personagem/monstro chegou nesse ponto", sem associar nada a sangramentos (ainda mais agora que a perda de PV's foi abstraída mais ainda e só é remotamente associada a ferimentos físicos).

Acredito que o termo "combalido" é o mais adequado dentre os que eu conheço, mas estou falando sem nem saber qual foi o termo escolhido pela Devir em primeiro lugar. Pode até ter sido esse mesmo, e eu estou aqui, gastando o tempo e o espaço do fórum :ops:

E!
Luminus

Mensagempor Nibelung em 20 Nov 2008, 09:32

Luminus, Bloodied já foi definido a meses como "Sangrando".
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Madrüga em 20 Nov 2008, 09:47

Luminus escreveu:Quanto a bloodied ser traduzido como "ensangüentado" (que me parece a tradução mais próxima possível pelo seu raciocínio), fica ruim porque, como já disse anteriormente, é complicado caracterizar um vegetal/fungo/golem/lich como "ensangüentado". A condição desencadeia a habilidade, mas dizer que um golem ficou ensangüentado não favorece em nada a mecânica, a caracterização, a condição, nada. Aqui é o caso de esquecermos um pouco do significado literal da palavra, e trazer para a tradução aquilo que ela procura representar. Não é inventar significado, é atribuir um significado que traduza melhor aquilo que se quis dizer.

Vai dizer isso PARA OS DESIGNERS DA 4e. Lá tem bloodied golem, bloodied skeleton, bloodied fungus... caramba, é difícil perceber que lá é igualmente assim? É difícil abstrair par aum "bloodied skeleton"? É, mas o pessoal superou, continuou vivendo... e não é a tradução que se dignará a "consertar" porque a função da tradução não é consertar o original, isso não cabe ao tradutor. Se os criadores do jogo fizeram desse jeito, é assim e pronto. Porra!

Eu sei, "combalido" é um termo lindo, eu me feriria só para ficar combalido, mas...

Imagem
Madrüga

Mensagempor ShinRyuu em 20 Nov 2008, 09:57

Luminus, acho que você e Madruga não estão discordando quanto ao termo que seria ideal, mas sim a uma decisão real de tradução. Ele defende que não é papel do tradutor melhorar um termo que já era distorcido no original, e você defende que ele deveria fazê-lo. Eu também preferiria melhorar, mas não sou tradutor profissional e não assinei nenhum contrato de tradução; se fosse o caso, eu teria a responsabilidade de ponderar bem as minhas decisões.
ShinRyuu

Mensagempor Luminus em 20 Nov 2008, 10:08

Beleza.

E!
Luminus

Mensagempor Kinn em 20 Nov 2008, 12:20

E considerando todas essas observações (e que os americanos tb podem ter olhado torto golens, esqueletos e fungus "sangrando") é uma tradução apropriada. Mesmo antes de ver a versão devir, já chamava dessa forma. :aham:
Kinn

Mensagempor JexDragon em 20 Nov 2008, 14:49

E considerando todas essas observações (e que os americanos tb podem ter olhado torto golens, esqueletos e fungus "sangrando") é uma tradução apropriada. Mesmo antes de ver a versão devir, já chamava dessa forma.

aqui no meu grupo todo mundo fala sangrando ou sangramento (enquanto não sai o livro em portuga) e não ficamos olhando todo torto mesmo se for um bloodied skeleton >_>.

e ainda se estiver encucado com golens "sangrando", faça os sangrar magia :b , aí não vai ter problemas com o bloodied =D. Tá foi uma zueira infame mas eu não podia deixa queto xD
Imagem
Meu blog de RPG, clique na imagem para abrir, ou: http://www.castlerpg.wordpress.com
JexDragon

Mensagempor Madrüga em 20 Nov 2008, 14:52

Um golem de ferro sangrando mercúrio! :frenzied:

Imagem
Madrüga

Mensagempor Kinn em 20 Nov 2008, 15:35

:roll: :linguinha:

Tá bom, só pra exercitar a criatividade de vocês, o que sangraria um esqueleto? :mrgreen:
Kinn

Mensagempor WillDice em 20 Nov 2008, 15:48

Kinn escreveu::roll: :linguinha:

Tá bom, só pra exercitar a criatividade de vocês, o que sangraria um esqueleto? :mrgreen:

Energia Negativa.

Não, espera, isso deixou de existir na 4ª.

... medula seca?
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor ShinRyuu em 20 Nov 2008, 16:07

Não deixou de existir, só que agora é energia "necrótica" (viva os neologismos).
ShinRyuu

Mensagempor WillDice em 20 Nov 2008, 16:22

ShinRyuu escreveu:Não deixou de existir, só que agora é energia "necrótica" (viva os neologismos).

Cura mortos-vivos? Que eu saiba não, né? Então não é mais a mesma coisa...
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Madrüga em 20 Nov 2008, 17:20

Tutano?

:parede: Chega de flood!

Imagem
Madrüga