Equilíbrio das Classes

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Equilíbrio das Classes

Mensagempor kimble em 11 Jan 2008, 13:00

Então Kimble, eu disse muito do trabalho. É óbvio que a mecânica de algumas classes podem atrapalhar a diversão do grupo. Mas é como você mesmo disse, o conhecimento das regras geralmente interefe também. Primeiro porque enxergar essa falha requer uma certa experiência e observação, coisa que o iniciante carece. Em geral ele demora para associar as falhas à classe, e como não é sempre que um personagem falha, ele continua jogando.

O que não significa que ele está se divertindo. Como você mesmo disse, 'ele demora para associar as falhas à classe'. Jogar com monge em qualquer mesa que não exista sub-utilização de personagens é irritante. Em algum momento ele vai perceber que o problema é a classe e vai querer mudar. Ou vai aparecer em algum fórum tentando encontrar uma forma de compensar isso. O que já aconteceu diversas vezes, nas várias versões da Spell.
Resumindo: o fato da pessoa não perceber que o problema vem da classe não significa que o jogo de repente se torna interessante ou que não vai ser frustrante jogar com um.

Monge é história velha. Acabou gerando critiquismo, mania de perseguição e comparação. Como eu disse às vezes nos centramos na classe e suas funções, geralmente comparando-a a outras. Mas uma boa aventura adota situações diversas e quando a expericência chega,o jogo melhora. 25% de uma aventura de D&D 3.5 deveria favorecer o brilhantismo de uma classe, certo? Pelo menos considerando que o grupo possui 4 jogadores e que as funções estão muito bem separadas.

O que já respondi no post anterior. Sim, a diversão deveria ser de todos. Se uma classe é underpower mas não é facilmente suplantada por outras, é possível tentar equilibrar. Se uma classe é underpower E é facimlente suplantada, nós temos um problema. É o caso do monge e algumas outras.

É óbvio que não só um ladino venceria um desafio de armadilha, mas uma masmorra não possui apenas uma armadilha. Se conjuradores focarem suas magias para substituir o ladino, é claro que a perspectiva muda, assim como quando o clérigo foca ser um combatente primário. O mestre deve sim estar atento a isso.

Claro. Mas é função do spellcaster substituir o ladino? Não. Ele pode? Em níveis altos, eles substituem a maioria das classes. Mas é desnecessário. Vale muito mais a pena investir em magias mais úteis para o nicho onde ele se encontra. Não é a questão do monge. Mesmo sem querer, as outras classes superam ele por muito. Os combatentes acertam mais e causam mais dano, os spellcasters tem todas as habilidades disponíveis dele com mais qualidade, os ladinos ganham a quantidade de perícias como característica da classe e os magos pelo bônus de int. Entende, no teu exemplo o personagem está se esforçando em trabalhar num nicho que não é o dele. No caso do monge e similares, ninguém está se dedicando a sair do próprio nicho para entrar no de outro personagem. É a simples questão que sem esforço em sair do seu padrão, os outros personagens substituem o monge com facilidade.

----------------------

Porque quando vier uma aventura destinada a matar somente mortos-vivos ele deve estar atento à função do ladino no jogo.

Ladino ainda tem várias habilidades úteis, o maior número de graduações em perícia contando somente o valor recebido pela classe e o acesso a melhor lista de perícias. Onde está Use Magic Device, aliás. Ah, o zumbi não toma sneak? Varinha de Bola de Fogo nele.

----------------

O mesmo eu digo para o combate, pois algumas classes possuem Dv's medianos, mas lutam. Significa que o combate para elas não deve ser bruto (não muito dano), mas talvez estratégico (um pouco mais de manobras e ousadias).

Desculpe, mas essa tua opinião demonstra a falta de conhecimento que eu citei ali atrás. Se nós estamos ainda falando sobre o monge (que eu acredito que é o caso), ele não presta para combate estratégico. Ele é péssimo para a maioria das manobras disponíveis no básico e a maioria que ele poderia comprar com feat, o guerreiro poderia comprar mais cedo e/ou utilizar melhor. Esse conceito de que monge é bom para desarmar, quebrar armas ou bater e correr, é falta de compreensão sobre o funcionamento destas manobras.

-----------------

Ou seja, muito da diversão está no que é desafiador para determinada classe, ou para o conjunto, pois é um jogo de cooperação. Uma boa experiência é conflitar classes contra classes, múltiplos oponentes...coisa que D&D4 pretende fazer.

Concordo. Mas o teu desafio não devia vir da dificuldade em ser útil para o grupo, porque constantamente tuas habilidades são diminuídas pelas capacidades dos outros personagens.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Equilíbrio das Classes

Mensagempor DracoDruida em 11 Jan 2008, 14:33

Exceto ele conjura versões fracas das magias do mago sobre a si mesmo. Lulz.

Gish. Não caster.
DracoDruida

Equilíbrio das Classes

Mensagempor Fëanor em 11 Jan 2008, 14:44

Eu concordo contigo mas nisso tu tá ignorando a capacidade do Warlock de melhorar os tiros dele. =P

Assim como estou ignorando o fato do feiticeiro melhorar os Raios Ardentes dele.
Estou gastando magia de nivel 9 pra fazer uma de nivel :3. sobrancelha:

Esse é o problema.
Ele não tem o mesmo poder e versatilidade de um mago.
Ele não causa o mesmo dano de um gish arqueiro.
Ele não vai bem na frente de combate (poucos pontos de vida, etc...)

Tanto é que a maior parte das builds que você vê na internet é multiclasse com ladino, para transformar o warlock no mais versatil possivel.
Onde está Use Magic Device, aliás. Ah, o zumbi não toma sneak? Varinha de Bola de Fogo nele.

Eu sempre fico insistindo pros caras que fazem ladino e bardo colocarem em Usar instrumento magico. XD

Gish. Não caster.

Faz um gish arqueiro pra ver se não fica melhor que o Warlock...
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Equilíbrio das Classes

Mensagempor DracoDruida em 11 Jan 2008, 15:07

Assim como estou ignorando o fato do feiticeiro melhorar os Raios Ardentes dele.
Estou gastando magia de nivel 9 pra fazer uma de nivel :3. sobrancelha:

Eu sei, lol. Mas tu avaliar uma habilidade que não é a melhor do feiticeiro com uma que não é a melhor do Warlock não é o jeito correto de tu falar que com esse poder parcial do feiticeiro tu supera totalmente o Warlock. Concorda?
Faz um gish arqueiro pra ver se não fica melhor que o Warlock...

Também acho, por isso ele é under. Nunca disse o contrário, só sou contrário a argumentos que eu achei ruins. =P
DracoDruida

Equilíbrio das Classes

Mensagempor AKImeru em 11 Jan 2008, 15:24

Gish. Não caster.

CACILDA GISH É UM CASTER QUE SABE LUTAR UM POUCO COMO UM COMBATENTE.

É tão dificil esse conceito entrar na sua cabeça :b ?
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Equilíbrio das Classes

Mensagempor Mirallatos em 11 Jan 2008, 15:40

O que não significa que ele está se divertindo. Como você mesmo disse, 'ele demora para associar as falhas à classe'. Jogar com monge em qualquer mesa que não exista sub-utilização de personagens é irritante. Em algum momento ele vai perceber que o problema é a classe e vai querer mudar. Ou vai aparecer em algum fórum tentando encontrar uma forma de compensar isso. O que já aconteceu diversas vezes, nas várias versões da Spell.
Resumindo: o fato da pessoa não perceber que o problema vem da classe não significa que o jogo de repente se torna interessante ou que não vai ser frustrante jogar com um.

Sim, sim. Contudo havemos de concordar que muita coisa é circunstancial. E como é um jogo de cooperação, dois personagens tentarem obter sucesso em algo é muito mais válido. Algumas vezes um teste de Força de Vontade do inimigo trai o mago, mas não o bardo.

Essa frustração pode vir para um jogador iniciante mesmo que ele jogue com qualquer classe. Vai reclamar do D4 do mago ou de não poder usar uma boa armadura com o Bárbaro e é por isso que acho as comparações perigosas, ou mesmo tendenciosas para novatos.

Eu acho válido, ao menos, um bom material que encoraje o mestre a equilibrar seu jogo.

O que já respondi no post anterior. Sim, a diversão deveria ser de todos. Se uma classe é underpower mas não é facilmente suplantada por outras, é possível tentar equilibrar. Se uma classe é underpower E é facimlente suplantada, nós temos um problema. É o caso do monge e algumas outras.

Concordo. Eu dispenso o Bardo justamente por isso. Mas nesse caso a classe não é para quem quer interpretar um herói, mas sim ajudá-los.

Claro. Mas é função do spellcaster substituir o ladino? Não. Ele pode? Em níveis altos, eles substituem a maioria das classes. Mas é desnecessário. Vale muito mais a pena investir em magias mais úteis para o nicho onde ele se encontra. Não é a questão do monge. Mesmo sem querer, as outras classes superam ele por muito. Os combatentes acertam mais e causam mais dano, os spellcasters tem todas as habilidades disponíveis dele com mais qualidade, os ladinos ganham a quantidade de perícias como característica da classe e os magos pelo bônus de int. Entende, no teu exemplo o personagem está se esforçando em trabalhar num nicho que não é o dele. No caso do monge e similares, ninguém está se dedicando a sair do próprio nicho para entrar no de outro personagem. É a simples questão que sem esforço em sair do seu padrão, os outros personagens substituem o monge com facilidade.

Substituem, mas não representam. Essa classe, assim como a que citei acima são para jogos circunstanciais e toscas para D&D clássico.

Ladino ainda tem várias habilidades úteis, o maior número de graduações em perícia contando somente o valor recebido pela classe e o acesso a melhor lista de perícias. Onde está Use Magic Device, aliás. Ah, o zumbi não toma sneak? Varinha de Bola de Fogo nele.

Sem dúvida, foi isso que eu quiz elucidar. Trabalho de um bom game design.

Desculpe, mas essa tua opinião demonstra a falta de conhecimento que eu citei ali atrás. Se nós estamos ainda falando sobre o monge (que eu acredito que é o caso), ele não presta para combate estratégico. Ele é péssimo para a maioria das manobras disponíveis no básico e a maioria que ele poderia comprar com feat, o guerreiro poderia comprar mais cedo e/ou utilizar melhor. Esse conceito de que monge é bom para desarmar, quebrar armas ou bater e correr, é falta de compreensão sobre o funcionamento destas manobras.

Entra aqui o foco do personagem. A diversão do grupo...e o trabalho do mestre. Se o jogador se liga em "builds" ele geralmente foca o personagem num caminho, tenta quase sempre otimizá-lo nesse caminho. Bem....para que tentar suplantar o Ranger ou o Monge n'outras áreas? O negócio é cooperação múltua.

Obviamente que se for um jogo do tipo "sou melhor que você" as coisas serão frustrantes para o perdedor. Acho que independente da classe.

Concordo. Mas o teu desafio não devia vir da dificuldade em ser útil para o grupo, porque constantamente tuas habilidades são diminuídas pelas capacidades dos outros personagens.

Dificuldade em tentar ser útil. Isso é verdade. O certo é: Aqui é minha área, posso ser útil.
Imagem
Mirallatos

Equilíbrio das Classes

Mensagempor kimble em 11 Jan 2008, 15:55

Estou usando o termo 'Monge' várias vezes, mas estas afirmações também valem para várias classes underpowers que são facilmetne suplantadas.

Sim, sim. Contudo havemos de concordar que muita coisa é circunstancial. E como é um jogo de cooperação, dois personagens tentarem obter sucesso em algo é muito mais válido. Algumas vezes um teste de Força de Vontade do inimigo trai o mago, mas não o bardo.

Sim, mas probabilisticamente, o que vai falhar mais, a capacidade do mago em atingir seus adversários com suas magias ou o monge tentando acertar os mesmos adversários? Ou se preferir não usar spellcasters, substitua por guerreiro, bárbaro, etc.

Essa frustração pode vir para um jogador iniciante mesmo que ele jogue com qualquer classe. Vai reclamar do D4 do mago ou de não poder usar uma boa armadura com o Bárbaro e é por isso que acho as comparações perigosas, ou mesmo tendenciosas para novatos.

Claro que pode! Mas qual dessas classes a insatisfação deriva por uma falha na construção mecânica delas? Bárbaro foi feito para lutar sem armadura tomando golpe no peito. Mago foi feito com d4 para compensar seu poder mágico. O monge é péssimo lutador e cheio de habilidades inúteis, pra compensar o que?!

Entra aqui o foco do personagem. A diversão do grupo...e o trabalho do mestre. Se o jogador se liga em "builds" ele geralmente foca o personagem num caminho, tenta quase sempre otimizá-lo nesse caminho. Bem....para que tentar suplantar o Ranger ou o Monge n'outras áreas? O negócio é cooperação múltua.

Nessa vou ter que repetir minha afirmação do post anterior.
Você não precisa se desviar do padrão da classe para conseguir ou buscar otimização para suplantar o Monge. Ele é suplantado sem esse esforço. Como eu já demonstrei antes, especializando ou não os combatentes vão lutar melhor, os spellcasters vão ganhar as habilidades que ele ganha mais cedo, e nem em perícias ele vai conseguir compensar devido a característica das classes citadas.
Ninguém está se desviando para tomar o lugar do monge, ele foi feito de maneira falha e acaba sendo obscurecido mesmo sem isso.

Dificuldade em tentar ser útil. Isso é verdade. O certo é: Aqui é minha área, posso ser útil.

Se todos os personagens representantes de um nicho do grupo faltarem a sessão, claro. Não é exatamente minha idéia de espírito em equipe, torcer para alguém não aparecer.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
kimble

Equilíbrio das Classes

Mensagempor Fëanor em 11 Jan 2008, 17:18

Eu sei, lol. Mas tu avaliar uma habilidade que não é a melhor do feiticeiro com uma que não é a melhor do Warlock não é o jeito correto de tu falar que com esse poder parcial do feiticeiro tu supera totalmente o Warlock. Concorda?

Sim, mas isso foi para combater o argumento "Eldritch Blast over".
Concordo. Eu dispenso o Bardo justamente por isso. Mas nesse caso a classe não é para quem quer interpretar um herói, mas sim ajudá-los.

Será que eu sou o único que não acha o bardo ruim?
Pô, Dança Irresistivel de Otto! XD

Ah, mais uma coisa: alguém antes falou que com uma magia de acido de nivel 9, o mago com um talento Reserve (não lembro o nome) pode fazer orbs de acido que causam 9d6 infinitamente.
Na verdade, basta o mago ter uma magia de dano de nivel 9 e o talento Substituir Energia (ácido).
Nem precisa inventar uma magia.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Equilíbrio das Classes

Mensagempor kimble em 11 Jan 2008, 17:37

Também não acho. Considerando só as classes básicas, ele é o melhor spellcaster de suporte do grupo. O problema é que a maioria dos jogadores não gosta de ficar lá atrás só lançando magia de suporte e cantando. Eles querem disparar bolas de fogo ou cortar adversários com suas armas. Então esse papel não ofensivo acaba sendo considerado 'chato' ou 'ruim'.
kimble

Equilíbrio das Classes

Mensagempor DracoDruida em 11 Jan 2008, 19:19

CACILDA GISH É UM CASTER QUE SABE LUTAR UM POUCO COMO UM COMBATENTE.

E como tu chama um combatente que sabe usar um pouco de magia? Hsig? lol
Eu chamo qualquer Combatente/Conjurador ou Conjurador/Combatente de Gish.

Ah sim. ;D
DracoDruida

Equilíbrio das Classes

Mensagempor Mirallatos em 11 Jan 2008, 21:49

Eu joguei a Trilogia do Fogo das Bruxas com um Bardo. Gostei pacas, mas reafirmo que a classe é um tanto secundária. Mas o artigo do Rob Heinsoo parece prometer melhoras para a classe na nova edição.
Imagem
Mirallatos

Equilíbrio das Classes

Mensagempor Skar em 11 Jan 2008, 23:24

Sinceramente, eu acho ele over pq ele ao contrario de outros arqueiros e combatentes de longa acerta na Ca de toque, não possui redução é um dano de energia pura.Logo proteção de elementos não serve de nada. Com suas invocações ele pode ele pode dominar uma pessoa eternamente. Pode contruir QUALQUER ITEM MÁGICO. Ele tbm pode usar algumas de suas invocações para verificar os lugares( usando vôo , invisibilidade ) Seu blaster pode ser alterado para atacar mais gente e continua causando um dano sem noção.

Swordsage tbm. por isso agora ele é caster é??

Sublime Chord só assim eu gosto de bardo.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Equilíbrio das Classes

Mensagempor Elven Paladin em 12 Jan 2008, 01:22

Swordsage tbm. por isso agora ele é caster é??

Eu não vejo motivo algum para não ver um Swordsage, e tudo aliás do Tome of Battle, como um Conjurador. Ele tem lista de magias separadas por nível, atributo de conjuração, nível de "conjurador" e poderes fantásticos. Ou seja, um Mago com roupa Wire-Fu.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Equilíbrio das Classes

Mensagempor Skar em 12 Jan 2008, 01:39

Cara o swordsage não é caster é combatente de muita porrada e coloca muita nisso.

Suas habilidades nem podem ser comparadas ao de um full-caster(embora eles em niveis épicos os dois sejam pareo a pareo ) As habilidades dele são de combate puro e simples melhor q o warlock com certeza.
Os swordsage/warblade estão entre as melhores classes do D&D tanto em poder como em história

Não ele não tem atributo de conjuração, algumas pericias influenciam em certas manobras
Ex.: Flame blessing - vc fica resistente a fogo de acordo com a sua graduação na pericia
Insightfull strike- o dano q é um teste de concentração
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Equilíbrio das Classes

Mensagempor kimble em 12 Jan 2008, 01:54

Sinceramente, eu acho ele over pq ele ao contrario de outros arqueiros e combatentes de longa acerta na Ca de toque,

A não ser que o Warlock tenha mudado em algum lugar, é preciso lembrar que ele é limitado a um blast por vez. Ele não faz full attack com blast.
kimble

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários