Dúvidas de um Iniciante(em D&D)

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor WillDice em 25 Jan 2008, 13:27

SamuraiExSF escreveu:- Eu sou um feiticeiro nivel 1 e quero usa a magia raio de acido uq eu faço? pelo uq eu li eu só tenho que me concentra e fala que eu to conjurando a magia tipo eu naum fasso nenhum teste? nda?

Não reconheço a magia pelo nome; seria aquela de nível 0 que causa 1d3 de dano por ácido?
Se for, essa magia precisa de um ataque de toque à distância para acertar o alvo.

De qualquer forma, você só precisa anunciar a magia, e marcar em algum lugar que você usou uma de suas magias diárias daquele nível. Fora a jogada de ataque, lançar essa magia não exige teste algum, a menos que você esteja conjurando em uma situação difícil (como estar sendo atacado, ou estar pendurado de ponta cabeça), o que exigiria um teste de Concentração.

Ah, e claro, e seu feiticeiro precisa conhecer a magia. Do ponto de vista dele, tem os componentes dessa magia: Verbal e Gestual, ou seja, ele precisa falar algumas palavras de maneira clara, e realizar certos movimentos precisos com uma mão livre. Se estiver usando armadura, há uma % de chance de falha.

-E a magia luz? fasso a mesma pergunta

Sim, você só marca o uso de uma magia diária daquele nível e anuncia pro mestre. E nesse caso não precisa de jogada de ataque.

Note que os componentes são diferentes: Verbal e Material. Não precisa gesticular (e portanto pode lançar usando armadura sem problema), mas precisa ter o material necessário: um vaga-lume ou um pedaço de musgo fosforecente. Esse material é "consumido" pela magia. Você precisa também tocar o objeto que passará a emitir luz.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor SamuraiExSF em 25 Jan 2008, 14:06

Ah tah entendi, vlw Willdice quyalquer outra duvida eu posto aki flw
SamuraiExSF

Mensagempor Fëanor em 26 Jan 2008, 11:27

Note que os componentes são diferentes: Verbal e Material. Não precisa gesticular (e portanto pode lançar usando armadura sem problema), mas precisa ter o material necessário: um vaga-lume ou um pedaço de musgo fosforecente. Esse material é "consumido" pela magia. Você precisa também tocar o objeto que passará a emitir luz.

Ou compra uma bolsa de componentes mágicos por 5 PO.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor SamuraiExSF em 28 Jan 2008, 13:49

Dúvidas de multiclasse:
-Eu sou um samurai nivel 2 com 2.400 de experiencia, entaum eu ganho 600 de experiencia eu iria pro nivel 3, mas eu prefiro escolher uma nova classe, aí que vem minha dúvida, os 3.000 de experiencia pra onde vão? eu passo pro nivel 3 e ainda poso escolhe uma outra classe? respondendo essas perguntas ja resolve todas minhas duvidas. Flw
SamuraiExSF

Mensagempor Natsuiro em 28 Jan 2008, 13:57

Você nunca "gasta" XP para subir de nível.
Sempre guarde seu XP e o compare com a tabela do Livro.

No caso, você tem 2.400 pontos de nível de personagem, o que o define como 2º nível de personagem e te dá 2 níveis de classe, que você colocou em Samurai.

Quando você chega a 3.000, você chega no 3º nível de personagem e ganha mais um nível de classe, e o coloca em Samurai ou na classe que você quiser. Vamos só supor que seja Guerreiro.

Então seu personagem:
- Terá 3.000 XP
- Será um personagem de Nível 3
- Será um Samurai de nível 2 e Guerreiro de nível 1.

Entendeu? o/

Obs: Algumas magias ou talentos gasta XP, como criação de objetos mágicos, mas aí já parte para outro esquema.
Obs²: Não lembro de cabeça... mas acho que se Samurai pegar níveis em outra classe, ele não pode mais pegar níveis em Samurai. É isso ou estou enganado?
Obs³: Fique atento às "Classes favorecidas" de cada raça. Caso você tenha níveis em duas classes que não seja uma das favorecidas e que tenha mais que dois níveis de diferença entre elas, você receberá apenas 80% de experiência do que deveria receber normalmente, até que restaure. No caso de uma das classes ser a favorecida, você 'esquece' ela.

Exemplos: Um elfo tem nível 6º em mago [favorecida] e pega um primeiro nível em bardo, ele vai receber XP normalmente. Ele sobe de nível até ser um Mago 6º/Bardo 5º, e resolve pegar nível em ladino. A partir de então será um Mago 6º/Bardo 5º/Ladino 1º. A diferença entre Bardo e Ladino é maior que 2 [4 de diferença], então ele vai receber somente 80% de XP até que a diferença seja de 1, como em Mago 6º/Bardo 5º/Ladino 4º.

Humanos e meio-elfos tem qualquer classe como favorecida, então você desconsidera sempre a classe com mais níveis na hora de fazer essa conta.

Algo confuso demais ou que não tenha entendido?
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Fëanor em 28 Jan 2008, 14:35

Obs: Algumas magias ou talentos gasta XP, como criação de objetos mágicos, mas aí já parte para outro esquema.
Obs²: Não lembro de cabeça... mas acho que se Samurai pegar níveis em outra classe, ele não pode mais pegar níveis em Samurai. É isso ou estou enganado?
Obs³: Fique atento às "Classes favorecidas" de cada raça. Caso você tenha níveis em duas classes que não seja uma das favorecidas e que tenha mais que dois níveis de diferença entre elas, você receberá apenas 80% de experiência do que deveria receber normalmente, até que restaure. No caso de uma das classes ser a favorecida, você 'esquece' ela.

Obs £ (droga, não deu certo): Samurai sucks, troca de classe LOGO.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Natsuiro em 28 Jan 2008, 14:46

Ah... se ele gosta de Samurais, deixa ele, coitado. :P
Tá bom que em powerplay fica difícil um Samurai ser algo muito efetivo, mas em campanhas sérias, um samurai pode ser algo muito divertido de se experimentar. x]

Obs ¢: não é Samurai que dá um combo legal com Kensai?
Imagem
Natsuiro

Mensagempor DracoDruida em 28 Jan 2008, 20:21

Se você gosta de Samurais, faça um Guerreiro. Samurai era uma classe/casta social, cara...
DracoDruida

Mensagempor SamuraiExSF em 28 Jan 2008, 20:53

Tah sobre a resposta muito obrigado, eu só tenho uma ultima duvida:
-pegando o exemplo, eu me tornei samurai 2,guerreiro1 e tenho 3.000 de experiencia isso ké dize que pra eu i pro nivel 3 de samurai eu vo precisa de +3.000(6.000)? e pra guerreiro 2 seria a mesma coisa?
Sobre a escolha da classe samurai:
-bom na verdade é nossa 1 campanha em d&d, entaum agente naum intendi muita coisa peguei samurai só pq acho legal e tal mas é claro me aprofundando no jogo eu verei quais personagem seriam melhor e tal
Entaum só uma ultima coisa, qual classe vcs acham q eu deveria pega pra me torna um bom multiclasse?(eu ja so samurai) eu sei q vcs vao dize, desiste do samurai ou coisa parecida heuheue mas mesmo assim pergunto.
SamuraiExSF

Mensagempor Natsuiro em 28 Jan 2008, 21:08

-pegando o exemplo, eu me tornei samurai 2,guerreiro1 e tenho 3.000 de experiencia isso ké dize que pra eu i pro nivel 3 de samurai eu vo precisa de +3.000(6.000)? e pra guerreiro 2 seria a mesma coisa?

Exatamente! Você agora é um persoangem de nível 3 [Samurai 2 + Guerreiro 1], então seu próximo nível de classe vem com o nível 4 de persoangem aí você poderia subir outro nível em outra classe. o/

Agora um porém: No momento que você deixa de pegar níveis em Samurai [como pegando um nível em guerreiro ou em outra classe qualquer] você nunca, NUNCA, poderá subir de nível novamente em Samurai. O único modo de pegar nível em outras classes e ainda poder subir de Samurai quando quiser é subindo de nível em alguma CdP* permitida, como Kensai ou Knight Protector. Seu Mestre pode também apontar/deixar outras CdPs para que isso ocorra, mas caso contrário, bye bye Samurai Level Up.

o/

Obs: Kensai É uma boa para Samurais e Guerreiros. =)

*[Classe de Prestígio]
Imagem
Natsuiro

Mensagempor kimble em 30 Jan 2008, 10:55

Só reforçando, a tabela de XP não indica o teu nível de CLASSE. Indica o nível de PERSONAGEM. Quando você acumula XP suficiente para subir de nível de PERSONAGEM você então escolhe qual classe (entre todas que puder pegar) você quer ganhar um nível.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor SamuraiExSF em 31 Jan 2008, 01:57

Esqueci de agradece hehe, vlw eu entendi tudo, naum é nda dificl
Bom estou aki denovu por mais uma duvida ai vai:
-Onde eu vejo os poderes concedidos de um Clérigo? tipo eu escolho dois dominios mas aonde taum os poderes concedidos?
SamuraiExSF

Mensagempor Styker em 31 Jan 2008, 02:27

No mesmo local onde voce encontra as listas de magia para aquele domínio.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Natsuiro em 31 Jan 2008, 07:45

Veja a lista de Magias de Domínio, do clérigo. Poderes concedidos estará depois do nome e descrição, mas antes da lista de magias.

E lembre-se: você tem UM slot para cada nível de magia, para AMBOS os domínios. Um slot pra duas magias. Sempre. x]
Imagem
Natsuiro

Mensagempor SamuraiExSF em 31 Jan 2008, 12:28

Achei, é que sabe como é q é né denoite, com muito sono agente quase naum ve nda. Vlw
E poxa essa coisa de clérigo é mto legal tipo eu acho q vo se um clérigo/guerreiro é bom?
SamuraiExSF

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários