[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Lumine Miyavi em 15 Mai 2008, 21:25

Bem lembrado do Assecla, Luminus.

Capanga = Thug. Alias, me lembra que tinha até uma profissão inicial de Thug, no d20 moderno. Sobre o Feat =\= Talento, eu também disse antes: não adianta ficar de "só pra manter a tradição", se a tradução pode ser mais fiel.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Kinn em 15 Mai 2008, 22:13

Ainda tem outra coisa, aqui na Bahia, agreste é uma gíria pra pessoas agressivas, e agrestia pra agressividade. Daí pros nossos ouvidos soa mais estranho ainda, Agrestia das Fadas são Fadas com níveis de bárbaro?

Por isso que eu prefiro "Ermo" ao invés de Agrestia, justamente porque aqui todos pensarão que serão fadas frienzed berserkers (não que não possam haver algumas com esse novo conceito de fey... mas ninfas agrestes soa pra nós como que uma ninfa mais revoltadas... :roll:

E, ninguém comentou, mas me parece que ASSECLA é a tradução mais bacana para MINION...

Mas pra mim a diferença de thug pra minion nessa conversa é a quantidade, já que minion me soa muito mais como um coletivo. Assecla é até válido, mas pra mim encaixa melhor pra "capangas de origem mística", como summons.

E Capanga qualquer vilão pode ter, do mafioso ao tranbiqueiro de esquina.
Kinn

Mensagempor WillDice em 15 Mai 2008, 22:25

Luminus:

http://www.websters-online-dictionary.o ... on/exploit

Exploit
Noun
1. A notable achievement: "he performed a great deed"; "the book was her finest effort".
Verb
1. Use to one's advantage; "He exploit the new taxation system"; "She knows how to work the system"; "he works his parents for sympathy".
2. Draw from; make good use of (resources).
3. Work excessively hard.

(...)

Portuguese - façanha (accomplishment, achievement, action, adventure, deed, feat, prowess, stunt), explorar (discover, examine, explore, flay, have to, investigate, milk, pioneer, probe, profiteer, prospect, reconnoiter, reconnoitre, research, scan, utilize, vamp).
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor ShinRyuu em 15 Mai 2008, 23:39

Exploit como poder marcial?! Ixi... sinto muito, mas só me atrevo a dar uma idéia de tradução depois de ler as regras e entender EXATAMENTE do que se trata. Exploits são desbravamentos mesmo... ao menos, no meu modo de entender.

Não é UM poder marcial. São todos. Poderes arcanos são spells, divinos são prayers, e marciais são exploits. E em vários dicionários você pode achar as traduções "proeza" e "façanha", que é a tradução mais evidente.

Feat não é talento, nunca foi. Feat é algo que vc alcança, não que vc tem. Não é uma característica tua (mantenha em mente que falo do significado do termo, não da mecânica representada por ele!). Se bem que, se você observar a mecânica, Talento ou Proeza fica melhor mesmo.

Hum, bom argumento. Talentos e dons geralmente são coisas inatas. Por outro lado, um feat pode ser um aspecto refinado (treinado) de um talento inato. Talvez a tradução mais adequada fosse Vantagem ou algo que o valha, mas não acho que soe muito bom...

Mas o termo "tier" por si só não dá idéia de posição acima ou abaixo. Isso é feito pelo termo que vem junto dele... "second tier"... "main tier"... acho que divisão é uma boa, assim como categoria.

Talvez não no dicionário, mas em jogos e em modelos de produção industrial, geralmente representam etapas progressivas de um processo. É o uso comum hoje em dia, até mesmo no Brasil (executivos adoram anglicanismos).

E, ninguém comentou, mas me parece que ASSECLA é a tradução mais bacana para MINION...

É uma boa, mesmo...

Mas pra mim a diferença de thug pra minion nessa conversa é a quantidade, já que minion me soa muito mais como um coletivo. Assecla é até válido, mas pra mim encaixa melhor pra "capangas de origem mística", como summons.

Mais uma vez, minion não tem nada a ver com summons.
ShinRyuu

Mensagempor Kinn em 15 Mai 2008, 23:47

Eu estava comparando [minion -> asseclas]. Já disse que prefiro capanga (e sei que minions nada tem a ver com summons, embora talvez haja quem possa summonar criaturas do tipo minion).
Kinn

Mensagempor Fëanor em 16 Mai 2008, 01:13

, ninguém comentou, mas me parece que ASSECLA é a tradução mais bacana para MINION...

Não, assecla lembra muito Magic...
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Lumine Miyavi em 16 Mai 2008, 08:17

Mas se a tradução for, como foi muito bem lembrado pelo Madruga, fiel, qual é o problema em usar termos que seriam "comuns" em outros RPGs?

Qual é a diferença mecânica entre Exploit e Feat? Porque a definição de ambos (literal) é quase a mesma...

Feats funcionam como na 3ªed (.5)?
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor Madrüga em 16 Mai 2008, 10:20

Lumine Miyavi escreveu:Bem lembrado do Assecla, Luminus.

Capanga = Thug. Alias, me lembra que tinha até uma profissão inicial de Thug, no d20 moderno. Sobre o Feat =\= Talento, eu também disse antes: não adianta ficar de "só pra manter a tradição", se a tradução pode ser mais fiel.

Assecla é bom, melhor que "capanga".

Só que, novamente, se capanga é um subordinado de um criminoso...

Dictionary.com escreveu:thug
–noun
1. a cruel or vicious ruffian, robber, or murderer.
2. (sometimes initial capital letter) one of a former group of professional robbers and murderers in India who strangled their victims.

[Origin: 1800–10; < Hindi thag lit., rogue, cheat]

Ou seja, nenhuma acepção de "comparsa", "parceiro de crime", "capanga". Isso é outra misconception: a idéia da tradução perfeita, dicionarizada, cristalizada. Como diria o Chico Bento: COIDADO.

O ShinRyuu, se não me engano, foi um que lutou arduamente contra isso falando sobre traduzir "ranger" como "caçador", por causa do contexto e não por causa da definição cristalizada do dicionário. Os mais cabeçudos ficaram martelando que era patrulheiro e o cacete, mas a tradução não se restringe a procurar palavras no dicionário. Isso qualquer macaco amestrado faz. É necessário procurar uma palavra cujo sentido se adeqúe ao contexto da original. No contexto do PHB, "caçador" tem mais a ver com a função do ranger que "patrulheiro"; obviamente, porque eleger inimigos prediletos, estudar seus modos, espreitar e obter vantagens para matá-los e capturá-los é típico de um caçador, mas a classe em si não tem nada que mostre uma capacidade aumentada de patrulhar.

Tome cuidado ao afirmar que uma palavra=outra.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor ShinRyuu em 16 Mai 2008, 10:21

Feanor, feats são vantagens passivas que o personagem possui. Exploits são poderes marciais, ou seja, habilidades extraordinárias combativas que o personagem usa ativamente como ação padrão, de movimento ou mínima.

O ShinRyuu, se não me engano, foi um que lutou arduamente contra isso falando sobre traduzir "ranger" como "caçador", por causa do contexto e não por causa da definição cristalizada do dicionário.

Ainda ontem eu tava discutindo isso no tópico de traduções da 4e... XD
ShinRyuu

Mensagempor Luminus em 16 Mai 2008, 11:40

Willdice,

Sobre exploit, serve o mesmo que em feat: não é algo que vc tem, não é inato. É algo que você alcança, um nível de capacidade onde você chega. Quando eu disse que se refere mais a "desbravamento", eu quis sim dar ênfase ao aspecto aventureiro, mas o mesmo termo pode ser utilizado como indicativo de pioneirismo, seja em relação à ocupuação de um lugar, à pesquisa em uma nova área de ciência, filosofia, literatura, estratégia, etc...

É por isso que eu só me atrevo a traduzir depois de ver o livro. Esse termo é, como a fonte que você citou traduziu, utilizado para indicar uma façanha ou uma exploração. Nenhum dos dois é característica de um indivíduo... como associar a uma habilidade então???

E!

P.S.: A minha fonte foi o OXFORD ADVANCED LEARNERS DICTIONARY, quarta edição (!!!), Oxford University Press, 1989.
Luminus

Mensagempor Kinn em 16 Mai 2008, 11:42

Que seria esse, não é mesmo :linguinha:
Sei lá... não gostei de assecla... pro papel que eles vão cumprir capanga me soa bem melhor.
Kinn

Mensagempor Luminus em 16 Mai 2008, 11:53

Capanga, assecla... põe logo estagiário e tá de boa!

E!
Luminus

Mensagempor Lumine Miyavi em 16 Mai 2008, 12:02

Lol, Luminus. Temos o mesmo dicionário, só muda a edição. O meu é de 2006. :p
Lumine Miyavi

Mensagempor Luminus em 16 Mai 2008, 12:10

Lumine, ops!, Quase-Xará,

A cada dia que passa, eu vejo que você é mesmo o meu sucessor nesse fórum... com as devidas melhorias, é claro. Dito isso, conselho de amigo:

AINDA DÁ TEMPO DE PULAR FORA!!!!

E!
Luminus

Mensagempor WillDice em 16 Mai 2008, 12:45

ShinRyuu escreveu:
O ShinRyuu, se não me engano, foi um que lutou arduamente contra isso falando sobre traduzir "ranger" como "caçador", por causa do contexto e não por causa da definição cristalizada do dicionário.

Ainda ontem eu tava discutindo isso no tópico de traduções da 4e... XD

... que seria esse aqui?

E eu espero ter demonstrado nessa discussão que "patrulheiro" é mais que uma palavra tirada do dicionário por um macaco adestrado. O Madruga está convidado a mostrar onde errei quando argumentei que o ranger é justamente O Melhor em "patrulhar". Tá bem aqui, nesse tópico.

Luminus escreveu:É por isso que eu só me atrevo a traduzir depois de ver o livro. Esse termo é, como a fonte que você citou traduziu, utilizado para indicar uma façanha ou uma exploração. Nenhum dos dois é característica de um indivíduo... como associar a uma habilidade então???

Da mesma forma que "spells" e "prayers" não são características do indivíduo, e sim coisas que esse indivíduo consegue/sabe/pode fazer (daí o coletivo: powers, poderes).

Por exemplo, se o ladino tem um exploit que permite causar mais dano em um inimigo bloodied ou outro quando ele tem combat advantage contra esse oponente (e isso já foi visto em um excerpt), que tradução você sugere? E, por outro lado, o nome disso precisa mesmo soar como característica dele?

(E desculpe, realmente pensei que você achava que a palavra só significava "desbravamento, exploração" do tipo, digamos, geográfica.)
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários