Lumine Miyavi escreveu:Bem lembrado do Assecla, Luminus.
Capanga = Thug. Alias, me lembra que tinha até uma profissão inicial de Thug, no d20 moderno. Sobre o Feat =\= Talento, eu também disse antes: não adianta ficar de "só pra manter a tradição", se a tradução pode ser mais fiel.
Assecla é bom, melhor que "capanga".
Só que, novamente, se capanga é um subordinado de um criminoso...
Dictionary.com escreveu:thug
–noun
1. a cruel or vicious ruffian, robber, or murderer.
2. (sometimes initial capital letter) one of a former group of professional robbers and murderers in India who strangled their victims.
[Origin: 1800–10; < Hindi thag lit., rogue, cheat]
Ou seja, nenhuma acepção de "comparsa", "parceiro de crime", "capanga". Isso é outra
misconception: a idéia da tradução perfeita, dicionarizada, cristalizada. Como diria o Chico Bento: COIDADO.
O ShinRyuu, se não me engano, foi um que lutou arduamente contra isso falando sobre traduzir "ranger" como "caçador",
por causa do contexto e não por causa da definição cristalizada do dicionário. Os mais cabeçudos ficaram martelando que era patrulheiro e o cacete, mas a tradução não se restringe a procurar palavras no dicionário. Isso qualquer macaco amestrado faz. É necessário procurar uma palavra cujo
sentido se adeqúe ao contexto da original. No
contexto do PHB, "caçador" tem mais a ver com a função do ranger que "patrulheiro"; obviamente, porque eleger inimigos prediletos, estudar seus modos, espreitar e obter vantagens para matá-los e capturá-los é típico de um caçador, mas a classe em si não tem nada que mostre uma capacidade aumentada de patrulhar.
Tome cuidado ao afirmar que uma palavra=outra.