Caramba!
Ainda essa discussão sobre o preconceito contra o GURPS?
Interessante, mas vou citar/sugerir/indiretamente apontar alguns FATOS, que são caso sabido e que desvendam esse erro/engano/pisada na bola/crime editorial; poreeeeeeem não nomearei o(s) culpado(s)...
O atual e já de longa data proconceito contra o GURPS tem a ver e começou com:
1. Uma antiga pretensão quanto a publicação de um SUPOSTO suplemento a ser lançado para GURPS com um titulo que envolvia ....... a palavra "sword" em português e aquilo que a nossa via lactea é!;

; sem esquecer a conexão "da" entre essas duas palavras.....
2. Ocorreu que ao ser descartado o trabalho desse(s) individuo(s) pela STEVE JACKSON GAMES - sabe-se lá por que motivo - gerou no(s) Autor(es) do "livro" citado em 01 certa frustração , o que levou a:
3. Difamação e deliberada exclusão do sistema em uma revista que era então TODO-PODEROSA no cenário nacional; Foi uma verdadeira campanha de descrédito CONTRA esse maravilhoso sistema que é o GURPS!
4. Como essa revista era formadora de opinião entre os R.P.Gistas naquela época e que em certos lugares do Brasil ERA A ÚNICA forma de terem contato com o "Cenário" do R.P.G. nacional, vocês podem notar a gravidade dessa Campanha difamatória;
5. Então fácil é perceber que os responsáveis por esta revista eram POR ACASO o AUTOR supracitado E SUA TURMA;
6. se desejam saber, essa revista tinha por título: "o inimigo-do-Bilbo-e-dos-anões no Livro O Hobbit", cujo nome era Smaug, adicionado do nome do nosso Pais...

;
7. Resumindo: Motivos pessoais levaram um grupo de pessoas, responsável por uma conceituada revista nacional a mover Guerra ilimitada contra um dos melhores SISTEMAS GENÉRICOS de todos os tempos....G.U.R.P.S., praticamente extirpando-o do mapa aqui na Nação tupiniguim.
Obs: Qto aos problemas comerciais do Sistema no Mundão lá fora, esses eu não acompanhei então vou confiar em vocês Nobres amiguinhos que ainda levam adiante a (deturpada-ou-não; enfraquecida, bruxuleante-mas-não-apagada) chama do R.P.G. (especialment os GURPEIROS de plantão).
Só para esclarecer: - Eu comecei a atuar como Mestre em 1988 (17 aninhos tinha então, SNIF!), "finalizei" um montão de "Livros jogos"(!!!

), conheci o Douglas por volta de 1992 (mas não cheguei a ser "amigo" não, era só um dos moleques que iam na primeira DEVIR e trocava umas palavras com ele nos eventuais e amadores eventos de antanho); Mestro GURPS desde a 1ª Edição; Mestro tbem Vampiro-A Mascara que bombava em 1994/5 - TBEM e os outros titulos Storyteller ocasionalmente, inclusive a versão para Live: Mind's eye Theatre; o "under-rated" Castle Falkenstein mestrei no seculo passado; um monte de Sistemas caseiros meus e de outros, kult (SIM, jogo KULT ainda!

) e etc, etc, etc...
Minha atual "campanha principal" em GURPS é Startrek 2409 (aproveitando os dados do jogo online prestes a ser lançado), e já está na 10ª Sessão, legal!
