Preconceito contra o GURPS?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor 3libras em 08 Out 2009, 14:05

ah, sim eu tinha entendido que tu jogou a 4th há 15 anos atrás.
Avatar do usuário
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas
 
Mensagens: 1014
Registrado em: 25 Ago 2007, 08:55

Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor Castell em 17 Out 2009, 09:55

Bom, eu vou falar do que entendo de Gurps... dentre outros sistemas, foi que eu mais joguei e me identifiquei...

Eu certamente não abomino outros sistemas, mase depois de conhecer Gurps, fica difícil encarar com tranquilidade até mesmo A Máscara... mas enfim...

Gurps é o sistema mais flexível que conheço... sem dúvida D&D tem lá suas vantagens e tal... mas para pessoas inteligentes e criativas é possível fazer MILAGRES com Gurps... sim, é verdade.

Hum... meu último mestre desenvolveu vários universos baseados em Gurps... ou melhor, em suas regras.
Vou explicar melhor... nós jogamos (Vou colocar o nome que ele deu aos seus universos... se eu lembrar) Caçadores e Caçados (seria como uma caça aos vampiros), Medieval (dispensa comentários), Tem um que eu não me lembro o nome mas era baseado no universo de He-man... tipo: muita tecnologia misturado com medieval (bem anos 80, né? rs), Um baseado nos Piratas do Caribe (sim, nós esbarramos em Jack Sparrow \.../), Matrix (não, ninguém pode ser o Neo ¬¬'), bom tinha mais uma porrada que eu nem lembro, mas o que importa é que para montar a ficha, nós usavamos as criaturas e classes que ele criava (ou as vezes até plagiava, mas era só pra brincar, né?) e as perícias e Vant/Desvat do livro mesmo...
Ou seja tanto pra uma aventura onde nós matariamos vampiros quanto pra medieval, o sistema nos servia muito bem... isso sim é Versatilidade, hã?
Acho que o meu mestre Abner foi um dos poucos caras que conseguiu tirar proveito total do que o sistema oferece... e se as pessoas entendessem toda a riqueza que se pode tirar de Gurps, certamente ele seria declarado o melhor... senão por unanimidade, pela maioria dos RPGistas.

Mas voltando ao ponto principal Batousai, certamente existe essa rivalidade por afinidade talvez, veja, é como o Futebol e seus times, Santos pode oferecer um belo futebol, mas os torcedores do São Paulo sempre tentarão colocar o seu time em melhor posição, ainda que eles se equiparem.

Para você desenvolver a sua opinião, caro colega... a única alternativa é se enveredar pelas tantas regras de Gurps... mas vou dar um conselho, ainda que não solicitado, não se utilize de todas as regras que encontrar no sistema... Guarde sempre a Regra de Ouro... é a única que realmente vale a pena manter.

Bjoks
Avatar do usuário
Castell
 
Mensagens: 37
Registrado em: 12 Out 2009, 14:41

Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor caçador em 20 Out 2009, 17:01

gurps é sistema q tem a capacidade de poupar o mestre de decisões dificeis facilitando o fluir do jogo e evitando conflito entre jogadores,alem é claro de possibilitar combinações quase infinitas (o q nenhum outro sistema novo ou velho é capaz de fazer).
é claro q alguem vai a parecer e dizer q por possuir tantos detalhes se torna um sistema dificil de se trabalhar, mas sempre devemos lembrar q qualquer regra pode ser desconsiderada ou até banida do jogo se for atrapalhar o fluxo do jogo(claro q um mestre de verdade não faria isso por q ele dominaria todos os porens e regras!!!!)
comecei com o gurps e conheço outros sistemas 3det,dd storyetaller... mas esses outros sistemas são sempre limitados no quesito realismo sempre deixa os amantes de regras com aquele gostinho de como...
pq... oq em gurps pode ser rapidamente resolvido com uma olhadela no mp como diria o arnaldo: a regra é clara!!!
caçador
 
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Out 2009, 16:44

Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor Batousa em 20 Out 2009, 18:41

Castell, valeu pela dica, ja tinha lido isos antes tambem =D

AInda nao tive tempo nem oportunidade de jogar. Mais to bem interessado no sistema
Imagem
Avatar do usuário
Batousa
 
Mensagens: 1780
Registrado em: 03 Fev 2009, 10:10
Localização: Belo Horizonte / MG

Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor cigano em 20 Out 2009, 18:58

Batousai, reduz a imagem na sua assinatura pelo amor de deus!
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor Venshad em 21 Out 2009, 14:50

Olá,

Vi a discussão e decidi falar um pouco também.

Tenho 29 anos e comecei com Aventuras Fantásticas aos 11/12 anos. Passei pro GURPS, Vampire e AD&D aos 14/15, daí veio a 3ed, 3.5 e finalmente a 4.0 do D&D.

Já joguei Rolemaster, Palladium, Call of Cuthulhu, sistemas caseiros etc.

Bem, posso dizer que conheço de tudo um pouco em termos de RPG.

Com certeza o GURPS é um dos melhores sistemas que joguei, mas não é perfeito. Percebi que o sistema ajuda ao jogo sim, pq senão vira só o "Role". Mas em minha vida RPGística, percebi que quem realmente faz a diferença em QUALQUER jogo de RPG é o Mestre, acompanhado de perto pelos Jogadores.

Isso mesmo. Se seu mestre for apaixonado pelo que faz, independentemente de sistemas, qualquer jogo será o melhor da sua vida. Se os jogadores colaborarem, então não desperdice a oportunidade e caia na espada/gandaia :dança:

Falando mais seriamente, o barato está nas pessoas e não no sistema. Eu, por exemplo, gosto de sistemas com foco em perícias (Como GURPS, VAMPIRE...) sendo que jogo até Aventuras Fantásticas se o mestre for bom!

Esses foram meus 2 centavos de participação.

Boa sorte
Avatar do usuário
Venshad
 
Mensagens: 140
Registrado em: 23 Jul 2009, 11:24

Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor cigano em 21 Out 2009, 14:57

Venshad escreveu:Tenho 29 anos e comecei com Aventuras Fantásticas aos 11/12 anos. Passei pro GURPS, Vampire e AD&D aos 14/15, daí veio a 3ed, 3.5 e finalmente a 4.0 do D&D.


Você é uma versão minha só que com o nome mais feio!
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor Lumine Miyavi em 21 Out 2009, 15:07

Assinatura graaaaande.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor O Velho HADES em 15 Jan 2010, 11:47

Caramba!

Ainda essa discussão sobre o preconceito contra o GURPS?

Interessante, mas vou citar/sugerir/indiretamente apontar alguns FATOS, que são caso sabido e que desvendam esse erro/engano/pisada na bola/crime editorial; poreeeeeeem não nomearei o(s) culpado(s)...

O atual e já de longa data proconceito contra o GURPS tem a ver e começou com:

1. Uma antiga pretensão quanto a publicação de um SUPOSTO suplemento a ser lançado para GURPS com um titulo que envolvia ....... a palavra "sword" em português e aquilo que a nossa via lactea é!; :mrgreen: ; sem esquecer a conexão "da" entre essas duas palavras.....

2. Ocorreu que ao ser descartado o trabalho desse(s) individuo(s) pela STEVE JACKSON GAMES - sabe-se lá por que motivo - gerou no(s) Autor(es) do "livro" citado em 01 certa frustração , o que levou a:

3. Difamação e deliberada exclusão do sistema em uma revista que era então TODO-PODEROSA no cenário nacional; Foi uma verdadeira campanha de descrédito CONTRA esse maravilhoso sistema que é o GURPS!

4. Como essa revista era formadora de opinião entre os R.P.Gistas naquela época e que em certos lugares do Brasil ERA A ÚNICA forma de terem contato com o "Cenário" do R.P.G. nacional, vocês podem notar a gravidade dessa Campanha difamatória;

5. Então fácil é perceber que os responsáveis por esta revista eram POR ACASO o AUTOR supracitado E SUA TURMA;

6. se desejam saber, essa revista tinha por título: "o inimigo-do-Bilbo-e-dos-anões no Livro O Hobbit", cujo nome era Smaug, adicionado do nome do nosso Pais... :frenzied:;

7. Resumindo: Motivos pessoais levaram um grupo de pessoas, responsável por uma conceituada revista nacional a mover Guerra ilimitada contra um dos melhores SISTEMAS GENÉRICOS de todos os tempos....G.U.R.P.S., praticamente extirpando-o do mapa aqui na Nação tupiniguim.

Obs: Qto aos problemas comerciais do Sistema no Mundão lá fora, esses eu não acompanhei então vou confiar em vocês Nobres amiguinhos que ainda levam adiante a (deturpada-ou-não; enfraquecida, bruxuleante-mas-não-apagada) chama do R.P.G. (especialment os GURPEIROS de plantão).

Só para esclarecer: - Eu comecei a atuar como Mestre em 1988 (17 aninhos tinha então, SNIF!), "finalizei" um montão de "Livros jogos"(!!! :parede: ), conheci o Douglas por volta de 1992 (mas não cheguei a ser "amigo" não, era só um dos moleques que iam na primeira DEVIR e trocava umas palavras com ele nos eventuais e amadores eventos de antanho); Mestro GURPS desde a 1ª Edição; Mestro tbem Vampiro-A Mascara que bombava em 1994/5 - TBEM e os outros titulos Storyteller ocasionalmente, inclusive a versão para Live: Mind's eye Theatre; o "under-rated" Castle Falkenstein mestrei no seculo passado; um monte de Sistemas caseiros meus e de outros, kult (SIM, jogo KULT ainda! :diabanjo: ) e etc, etc, etc...

Minha atual "campanha principal" em GURPS é Startrek 2409 (aproveitando os dados do jogo online prestes a ser lançado), e já está na 10ª Sessão, legal! :mrgreen:
O Velho HADES
 
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Jan 2010, 10:54

Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor Madrüga em 15 Jan 2010, 12:12

Pode cortar a linguagem esópica, ninguém gosta do Trio Tormenta e da Dragão Brasil.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor Hentges em 03 Fev 2010, 08:26

Salve,

Eu joguei GURPS durante muito tempo. Foi o sistema que tive contato logo depois de conhecer o RPG através da caixa de D&D da Grow. Desde então passei por Mundo das Trevas (antigo e atual), Call of Cthulhu, Castelo Falkenstein, CyberPunk 2.0.2.0., Mutants & Masterminds e uma série de outros. Cito apenas os que cheguei a mestrar mais do que um punhado de vezes.

A minha impressão é que o GURPS é muito interessante para quem deseja se aprofundar e se restringir ao seu sistema de regras. Ele permite ambientar campanhas em qualquer cenário graças à sua flexibilidade.

Entretanto, Vampiro é melhor do que GURPS Horror, Mutants & Masterminds é melhor do que GURPS Supers, CyberPunk 2.0.2.0. é melhor do que GURPS CyberPunk. E assim por diante.

Eu realmente curto a proposta, e tenho um amigo que só rola aventuras com GURPS, mas acredito que ele não se sustente em uma comparação com um jogo desenvolvido para um fim específico, como nos casos citados acima.

Não conheço a edição mais recente. Meus argumentos, portanto, se restrigem ao que percebi durante o contato com os livros da 3a edição.

Gracias,
Avatar do usuário
Hentges
 
Mensagens: 89
Registrado em: 14 Set 2007, 12:39
Localização: Porto Alegre / RS

Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor Luminus em 03 Fev 2010, 09:20

Eu joguei GURPS 5 ou 6 vezes nos últimos 15 anos, a última há uns 2 anos atrás. Não sei dizer quais edições (sei que nunca foi o mini-GURPS). Sei dizer que o mestre e os jogadores são meus amigos, e curtem o sistema. Sempre curtiram. A gente também jogou AD&D, 3,0D&D e 3,5D&D. Somos amigos deeeeesde os nossos primórdios como RPGistas.

Eu nunca me diverti. Eu bocejo em sessões de GURPS. Talvez porque o jogo deles seja uma narrativa sem noção envolta em regras só noção, talvez porque nenhum de nós queira utilizar calculadoras durante o jogo, talvez porque, bem, é mais demorado que se resolver as coisas em AD&D e 3,5D&D. Eu realmente acho GURPS monótono, e não ajuda nada aqueles livros preto e branco, com texto em fonte 8 e imagens escassas.

Talvez, o meu problema com o GURPS seja sua pretensão em equacionar uma realidade: eu fico procurando as brechas, inconscientemente. Eu não creio que esse equacionamento realmente seja possível, então eu prefiro sistemas que o façam de maneira despretensiosa, que não queiram ser levados tão a sério. Acho complicado levar RPG tão a sério quanto o GURPS necessita que se leve... campanhas "suaves" em GURPS me parecem ser um devaneio...

Enfim, não gosto. Não me chamem para jogar, nem para assistir.

E.
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor Hentges em 03 Fev 2010, 12:51

Eu até acho que campanhas mais leves são possíveis. Tudo, aliás, é possível com GURPS. Mas certamente existe outro sistema ou cenário mais adeqüados.
Avatar do usuário
Hentges
 
Mensagens: 89
Registrado em: 14 Set 2007, 12:39
Localização: Porto Alegre / RS

Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor cigano em 03 Fev 2010, 23:10

Seu_Madrüga escreveu:Pode cortar a linguagem esópica, ninguém gosta do Trio Tormenta e da Dragão Brasil.


Eu gosto, tenho ate autografo deles!
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor mortolani em 11 Fev 2010, 04:32

Talvez valha a pena relatar algo que aconteceu comigo:

Estávamos jogando um outro sistema que o nosso grupo não estava muito acostumado. Eu era um dos jogadores, e eles estavam me explicando uma regra X bem cabeluda. Foi algo mais ou menos assim:

- Então é assim, entendeu?

E eu muito sério, com cara de dúvida e um pouco retraído respondi:

- Entender eu entendi, só não entendo porque dizem que GURPS é complicado.

Todos riram. Todos lá jogam GURPS com alguma freqüência e não acham tão complicado não.


O GURPS módulo básico em português ensina a jogar em UMA página. Existe um jogo de RPG feito para crianças super simplificado, criado com o intuito de até em ser usado em sala de aula. O nome desse jogo é Mini GURPS, e se trata apenas das regras básicas do GURPS, descartando as opcionais. Se o mestre usar só as regras básicas do GURPS ele é bem mais simples para se jogar do que outros RPGs populares.

Agora, para se CRIAR personagens ele é bem demorado. A criação tenta refletir de forma detalhada vários fatores como habilidades e aspectos da personalidade.

De maneira geral ele pode ser fácil de JOGAR (se o mestre usar só as regras básicas) e demorado para COMEÇAR, para criar personagens.

Por outro lado a maioria dos mestres que conheci não usa só as regras básicas e usa alguns suplementos. Na média o nível de dificuldade para se jogar acaba sendo médio.


O módulo básico do GURPS diz que o mestre não deve usar todas as regras e deve ignorar qualquer regra que ele não goste. O mesmo livro também diz que parar o jogo para ficar olhando as regras opcionais é algo a ser evitado. Ele também diz que os jogadores que insistem em fazer com que o mestre pare o jogo para usar todas as regras opcionais são os "advogados de regras", e que eles podem atrapalhar o jogo e que essa atitude deve ser desencorajada.

Chutando um pouco acho que parte do preconceito contra GURPS pode ser porque ele concorre diretamente com outros títulos no mesmo tipo de ambientação. Para um jogador apaixonado por D&D, por exemplo, ele vai achar o GURPS Fantasy uma versão de fantasia medieval piorada, esquisita. E como ele vai ter que re-aprender as regras, vai achar complicado. O mesmo pode valer para jogadores apaixonados por outros RPGs, quando jogam uma adaptação de GURPS em um cenário parecido...
Avatar do usuário
mortolani
 
Mensagens: 252
Registrado em: 25 Out 2007, 00:01

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes