[4e] Dúvidas de D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 24 Set 2008, 11:21

Sobre o Challenge do Paladino: que merda é essa? Você tem que engajar o oponente no mesmo turno? :blink: Quem foi o incompetente que imaginou essa habilidade assim?

Eu apóio a iniciativa: "Paladino: O Novo Monge".

juma escreveu:O feat Intelligent Blademaster (Forgotten Realms Player's Guide) diz que posso usar Int no lugar de For quando faço ataques corpo-a-corpo básicos. Minha dúvida é: o dano passa a ser 1[W]+mod de Int ou continua sendo 1[W]+mod de For?

Eu considero que a alteração valha para o dano também.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Anand em 24 Set 2008, 11:58

Deicide escreveu:Sobre o Challenge do Paladino: que merda é essa? Você tem que engajar o oponente no mesmo turno? :blink: Quem foi o incompetente que imaginou essa habilidade assim?

Eu sempre entendi assim, senão vira fire-and-forget, que challenge é esse?

Deicide escreveu:Eu considero que a alteração valha para o dano também.

Eu concordo contigo, mas está bem dúbio mesmo. De qualquer maneira, são só para Basic Attacks, acaba ficando só nos ataques de oportunidade na maioria das vezes, e força continua sendo usada como modificador de dano em grande parte dos poderes.
Anand

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor juma em 24 Set 2008, 12:01

É que eu estou pensando em fazer um "mago porradeiro" e estava querendo pegar esse feat para não precisar comprar o Striking Staff (15k PO para bater melee? O que eles estavam pensando?!)
juma

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 24 Set 2008, 12:38

Anand escreveu:Eu sempre entendi assim, senão vira fire-and-forget, que challenge é esse?

Você ainda teria que engajar o alvo no turno seguinte para não perder o efeito do challenge.

Você já jogou com Paladino? Tente usar a Divine Challenge como estão dizendo. Ela é absurdamente fraca! Comparemos-na a outras marcas:

- Guerreiro: Marca como ação livre, pode marcar quantos oponentes puder atacar naquele turno, a marca se mantém por um turno. Quando um oponente marcado por ele (usando qualquer habilidade de marca) ataca outra pessoa ou ajusta, pode atacar como interrupção imediata;

- Swordmage: Marca um oponente por vez, à curta distância, como ação menor. Marca se mantém até usar o poder em outro inimigo. Dependendo da marca escolhida, pode usar interrupção reduzir dano causado causado pelo oponente em outrem ou teletransportar-se para atacar o oponente (i.e.: não precisa estar adjacente).

- Paladino: Marca um oponente por vez, à distância, como ação menor. Contudo, se você não atacar nem terminar o turno adjacente ao oponente (mesmo que estivesse adjacente inicialmente), ou se marcar outro oponente, a marca some. Se não mantiver a marca, você não pode marcar outros oponentes por um turno. Causa dano baixo uma vez por turno se o oponente atacar outra pessoa.

Se tem essas restrições, porque a marca tem alcance? Paladinos têm pouquíssimas opções para atacar à distância, e "usar ataque básico à distância" está fora de cogitação, visto que Destreza é possivelmente o pior atributo de qualquer Paladino, além de que usar armas à distância numa classe Defensora é ridículo.

Segundo, porque a marca gasta uma ação menor, se você tem que gastar ainda uma ação de movimento ou uma ação padrão para mantê-la? O guerreiro nem gasta ações, e o Swordmage usa uma ação menor, mas depois pode deixar o oponente marcado de lado. O Paladino tem que usar uma ação menor e outra ação para desfrutar de sua marca.

O texto do COmbat Challenge do guerreiro também implica que ele pode usar um ataque como immediate interrupt contra qualquer oponente que ele marcou. No caso do Paladino ou do Swordmage, o benefício especial da marca só aparece usando a habilidade especial relacionada (Divine Challenge ou Aegis), ou seja: outros poderes que marcam os oponentes não têm benefícios especiais.

(Soma-se a isso o fato de que o Paladino é a única classe de defensor que precisa de dois atributos diferentes para atacar (Força e Carisma) e precisa de itens mágicos diversos (arma e implemento) em seus ataques, e você torna o Paladino o pior dos defensores.)

Agora, se você interpreta a marca como sendo "dura um turno, extende mais um turno ao engajar o oponente", ela se torna muito mais útil, permitindo ao Paladino proteger aliados distantes, de forma similar ao Swordmage. Claro, isso não soluciona os outros problemas da classe, mas já é uma melhoria considerável no papel de defensor do Paladino.

Deicide escreveu:Eu concordo contigo, mas está bem dúbio mesmo.

O texto diz que você usa Int no lugar de For nos ataques básicos, não em "attack rolls" de ataques básicos, então acho que substitui força e dano.
Editado pela última vez por Deicide em 24 Set 2008, 14:45, em um total de 1 vez.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 24 Set 2008, 12:40

juma escreveu:É que eu estou pensando em fazer um "mago porradeiro" e estava querendo pegar esse feat para não precisar comprar o Striking Staff (15k PO para bater melee? O que eles estavam pensando?!)

Como assim? Onde está esse Striking Staff?

Qualquer bordão mágico já funciona como arma corpo-a-corpo e implemento para um mago!

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor juma em 24 Set 2008, 12:53

Está no Adventurer's Vault. Basicamente é um staff normal que lhe dá o benefício de Intelligent Blademaster (poder fazer ataques melee básicos como Int vs CA).

Outra dúvida, também do Adventurer's Vault. O item Staff of the Serpent tem o seguinte poder:

Power (Daily ✦ Poison): Free Action. Use this power when you deal poison damage with a power cast through this implement. The target takes ongoing poison damage equal to the enhancement bonus of the staff (save ends). If the power already deals ongoing poison damage, add
the enhancement bonus of the staff as an item bonus to that damage each round

Esse poder funciona apenas em um inimigo certo? Foi o que entendi, já que ele é ativado quando você causa dano, e não quando usa o poder. Logo eu só poderia afetar um alvo da Stinking Cloud com ongoing damage.

Minha interpretação está correta?
juma

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 24 Set 2008, 12:57

Eu discordo. Acho que o dano adicional valeria em todos os alvos do poder usado que tenham sofrido dano por veneno.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ShinRyuu em 24 Set 2008, 13:48

Outra coisa estranha sobre o Divine Challenge é: o dano ocorre antes ou depois do alvo atacar outra pessoa?
ShinRyuu

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Anand em 24 Set 2008, 14:13

Primeiro uma curta:

juma escreveu:Esse poder funciona apenas em um inimigo certo? Foi o que entendi, já que ele é ativado quando você causa dano, e não quando usa o poder. Logo eu só poderia afetar um alvo da Stinking Cloud com ongoing damage. Minha interpretação está correta?

Eu concordo do Deicide, especialmente pelo texto, porque você usa uma free action (da Daily) quando você causa dano. Um poder de área causa o mesmo dano em todo mundo, é uma rolada só, então faz sentido aumentar (ou gerar) o ongoing em todos os alvos. Qual o nível do item?

Agora na questão da marca do paladino:

Nós temos um paladino na minha mesa de quinta feira, e eu não vejo a marca dele como sendo muito inferior às demais. A limitação do engajamento serve unicamente para você não marcar alguém do outro lado do mapa, que não vai ter como atingi-lo. A idéia da marca é dar ao oponente uma escolha: bata no paladino sem penalidade, ou tente bater em outro alvo, mas leve dano.

O dano também é considerável, acho 3+cha (que pode muito bem ser 8 de dano para um personagem de nível 1, mas sendo 7 bastante comum) razoável. Compatível com o dano de um CCA de fighter, que é, por exemplo, 1d8+str. Considerando bonus de +3, o dano médio dos dois é similar.

A marca têm alcance pra poder arremessar uns machadinhos. Marcar de longe sempre ajuda, e machadinhos são heavy thrown. Além do mais, você não precisa acertar, só tentar, pra manter a marca.

Além disso, a marca do paladino tem uma vantagem: ele pode ficar do lado do cara marcado e bater em outro oponente. O fighter não.

Comparando o Paladino com os outros defenders, ele me parece bastante balanceado, na minha opinião. Ainda não temos Swordmage na mesa, no entanto. Tanto fighter quando swordmage tem dupla dependência de atributos também. Fighter precisa de Str+Dex, e swordmage de Str+Int.

Outra coisa estranha sobre o Divine Challenge é: o dano ocorre antes ou depois do alvo atacar outra pessoa?

Essa é uma boa pergunta.
Anand

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 24 Set 2008, 14:21

Swordmage nao precisa de Str, isso é ilusão... e depois desse talento que substitui Str por Int aí é que ele não precisa mesmo.
Quanto ao paladino, continuo afirmando que a marca é do jeito que a Wizards pronunciou se bem que com os fatos levantados tô pensando em utiliza-la dessa outra forma que voces usam, se torna bem mais interessante.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 24 Set 2008, 14:41

Anand escreveu:O dano também é considerável, acho 3+cha (que pode muito bem ser 8 de dano para um personagem de nível 1, mas sendo 7 bastante comum) razoável. Compatível com o dano de um CCA de fighter, que é, por exemplo, 1d8+str. Considerando bonus de +3, o dano médio dos dois é similar.

Olhando por esse lado, o dano é até legal, mas e Paladinos que se focam em Força? O meu Paladino, por exemplo, causa 5 de dano, o que é bom, mas longe de ser tão bom quanto um 1d8+4 (exemplo) de um guerreiro.

A marca têm alcance pra poder arremessar uns machadinhos. Marcar de longe sempre ajuda, e machadinhos são heavy thrown. Além do mais, você não precisa acertar, só tentar, pra manter a marca.

E o Paladino com escudo e arma, como é o meu caso? Além disso, é prejudicial ao defensor ter que usar armas de combate à distância e fazer seu papel (olha os ataques de oportunidade que você sofre!)

Além disso, a marca do paladino tem uma vantagem: ele pode ficar do lado do cara marcado e bater em outro oponente. O fighter não.

Beleza, mas o Paladino usa uma ação menor, o fighter não. Para mim, a vantagem da marca do Paladino era poder marcar alguém à distância, mas essa vantagem só existe em casos muito específicos.

Bom, nos meus jogos, eu achei que a opção de só precisar engajar o oponente no turno seguinte deixou o Paladino muito melhor, sem ficar poderoso demais. Em geral, eu seguro a linha de frente, e marco o oponente que passa por mim para atacar o mago ou o warlock do grupo, depois no turno seguinte recuo para enfrentar o inimigo marcado ou marco outro inimigo para não perder a challenge.

Comparando com o guerreiro, ele tem a opção de fazer ataques de oportunidade que impedem a continuação do movimento do inimigo que passar por ele. E o Swordmage não perde a marca à distância, podendo usá-la para reduzir o dano sofrido pelos aliados (não gostei da opção de teleportar e atacar dele, mas é sempre bom ter opções...)

Se tiver que marcar só oponentes adjacentes, acho que a marca do Paladino perde muito a utilidade. Raramente me vejo numa situação em que a melhor opção é marcar alguém adjacente a mim (que já vai estar descendo o sarrafo em mim de qualquer maneira...)

Comparando o Paladino com os outros defenders, ele me parece bastante balanceado, na minha opinião. Ainda não temos Swordmage na mesa, no entanto. Tanto fighter quando swordmage tem dupla dependência de atributos também. Fighter precisa de Str+Dex, e swordmage de Str+Int.

Não para atacar. A Dex e o Str melhoram dano e efeitos de certos poderes. O Paladino precisa de Força para atacar em alguns poderes e Carisma nos outros, e ainda precisa de Sabedoria para melhorar alguns efeitos. É diferente, porque se você foca num Atributo específico, perde a opção de metade de seus poderes de classe. As únicas classes que me lembro com a mesma desvantagem são o Warlock e o Clérigo.

Essa é uma boa pergunta.

Eu acho que é antes, porque o guerreiro faz o ataque dele como immediate interrupt... Mas realmente o livro não diz se é antes ou depois.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Anand em 24 Set 2008, 14:57

Deicide escreveu:Olhando por esse lado, o dano é até legal, mas e Paladinos que se focam em Força? O meu Paladino, por exemplo, causa 5 de dano, o que é bom, mas longe de ser tão bom quanto um 1d8+4 (exemplo) de um guerreiro.

Outro ponto é que o dano do paladino é automático, o CCA do guerreiro precisa de uma rolada de ataque. Contra oponentes de defesas altas (hobgoblins, estou pensando em vocês!) o palada tem vantagem. 5 de dano é melhor que 0. Na média, a coisa equilibra.

E o Paladino com escudo e arma, como é o meu caso? Além disso, é prejudicial ao defensor ter que usar armas de combate à distância e fazer seu papel (olha os ataques de oportunidade que você sofre!)

Você também pode usar os diversos poderes ranged de Paladino e cumprir a condição de atacar o oponente para ficar engajado, como On Pain of Death, Radiant Delirium, Beckon Foe, etc. E defenders tem que ter armas de longo alcance sim! Meu fighter sempre começa a luta disparando uma flecha, marcando os strikers dos oponentes. Logo na sequencia vou pro melee, mas pelo menos no primeiro tiro o striker oponente tem -2 pra acertar os nossos strikers! ;)

Beleza, mas o Paladino usa uma ação menor, o fighter não. Para mim, a vantagem da marca do Paladino era poder marcar alguém à distância, mas essa vantagem só existe em casos muito específicos.

O Paladino precisa de uma ação menor na primeira vez que marca o oponente, depois não precisa mais de ações, enquanto engajar o alvo. O fighter tem que atacar o alvo toda a rodada para mantê-lo marcado. Quer fazer um second wind? O fighter perdeu a marca, o paladino não. É tão específico assim?

Bom, nos meus jogos, eu achei que a opção de só precisar engajar o oponente no turno seguinte deixou o Paladino muito melhor, sem ficar poderoso demais.

Sem problemas, eu também não acho que muda muito não. É uma house rule interessante. Só acho pouco paladinesco chamar o oponente pro pau e ir bater em outro.

E o Swordmage não perde a marca à distância, podendo usá-la para reduzir o dano sofrido pelos aliados (não gostei da opção de teleportar e atacar dele, mas é sempre bom ter opções...)

Sim, mas os oponentes atacados pelo oponente marcado tem que estar no range, não é assim tanto à distância.

Se tiver que marcar só oponentes adjacentes, acho que a marca do Paladino perde muito a utilidade. Raramente me vejo numa situação em que a melhor opção é marcar alguém adjacente a mim (que já vai estar descendo o sarrafo em mim de qualquer maneira...)

Ué, mas essa é toda a idéia atrás do defender: estimular os oponentes a descerem o sarrafo em você, e não nos outros membros do grupo. Segue o game design, e por isso a regra é assim, pelo menos do jeito que está escrito.
Anand

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor juma em 24 Set 2008, 15:07

Anand escreveu:Qual o nível do item?

Edit:Nível 7. Bônus mínimo +2, custando 2,600 GP.

Outra dúvida, agora sobre o poder Chilling Blow do Swordmage:

Hit: 1[W] + Intelligence modifier cold damage, and the tar-
get takes cold damage equal to your Constitution modi-
fier each time it attacks until the start of your next turn.

Caso o alvo faça um ataque em área, ele toma várias vezes ou apenas uma o dano de constituição?
juma

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 24 Set 2008, 15:21

juma escreveu:
Anand escreveu:Qual o nível do item?

Edit:Nível 7. Bônus mínimo +2, custando 2,600 GP.

Outra dúvida, agora sobre o poder Chilling Blow do Swordmage:

Hit: 1[W] + Intelligence modifier cold damage, and the tar-
get takes cold damage equal to your Constitution modi-
fier each time it attacks until the start of your next turn.

Caso o alvo faça um ataque em área, ele toma várias vezes ou apenas uma o dano de constituição?

Acredito que uma vez, o ataque é o ataque em área, voce rola diversas ataque rolls, um para cada inimigo.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Galardron em 24 Set 2008, 17:26

Nibelung escreveu:Tenho que te mostrar de novo a resposta do cutserv que dizia que Commander's Strike podia ser usado ao alcance Line of Sight, e que o "melee range" dizia respeito ao alcance do cara que tu ia mandar bater?

Enquanto não sair um FAQ ou uma errata update explicando isso, vou continuar achando que só se deve cumprir este requisito na rodada seguinte. E se confirmarem o que está escrito nesse CS, eu vou considerar o palada o novo monge.

Se bem te recordas, não precisaste me mostrar nada: quando propuseste a questão minha resposta já bateu exatamente com o que diz a FAQ, o assunto não avançou. E, embora possa haver erros nas definições do Customer Service (são pessoas, passíveis de erro, portanto), para meu julgamento vou manter a ordem natural de credibilidade das coisas: update > faq > customer service > opiniões. Não creio que a frequência de erros seja tão grande a ponto de tornar irrelevante o trabalho do customer service. Eles têm os meios de consultar as fontes e dar retorno com um embasamento que nós, consumidores, jamais teríamos. Não pretendam por uma análise comparativa restrita (completamente subjetiva, portanto) desmerecer a estrutura de uma classe (ou do que quer que seja). Paladinos NÃO SÃO ruins, sua marca NÃO É inútil. Jogo com um e julgo-o bastante eficiente na função de defender (muitas vezes superior ao guerreiro do mesmo grupo, que é otimizado ao extremo). A marca sozinha não define o paladino, e mesmo que fosse só isso não considero-a inferior. Mas, logicamente, essa é uma opinião particular e não pretendo convencer ninguém com argumentos em torno dela. Se como jogador uma classe não me agrada, converso a respeito com meu mestre; se nada puder ser feito, não jogo com ela. Se como mestre qualquer definição do sistema não me agrada, crio house rules para tratar delas. Sugiro que façam o mesmo, façam seu próprio jogo; é muitas vezes mais proveitoso do que tentar converter opiniões em verdades absolutas. Eu também acreditava que o divine challenge funcionasse de forma diferente da proposta por me faltarem informações para compreende-la, mas uma vez que obtive as informações (oficiais) minhas dúvidas foram esclarecidas e não vejo mais qualquer contradição técnica. Assim, dou-me por satisfeito. Se além a faq apontar um entendimento diferente, tudo bem, vamos adiante. Quando em 1991 lançaram o primeiro D&D no Brasil (aquele da caixa com o dragão vermelho em cima) eu achei o máximo, me divertia pacas e estava tudo bem pra mim. Já evoluiu-se muito desde então; graças a Deus. Isso não desmerece aquele lançamento (hoje obsoleto): não fosse ele, não teríamos o D&D 4ª edição. Certamente os mais 'titios' aqui se divertiram com o Atari, mas hoje queremos jogar PS3. Continuemos evoluindo.
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Galardron

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários