[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Madrüga em 19 Jul 2010, 14:58

Não prejudica. Tem gente que se diverte enfiando agulhas nos genitais, afinal. Só estamos falando que é raso, pobre de conteúdo e feito nas coxas.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Skar em 19 Jul 2010, 16:53

Só prejudica se por acaso o mestre quer rolar uma campanha de política. Se ele quer isso e ele sabe como fazer isso não escolheria tormenta pra inicio de conversa.

Acho reinos temáticos bem interessantes pra quem começou a jogar ser capaz de resumir um reino em um parágrafo é ajuda na compreensão do jogo logo no inicio, o problema é falta de desenvolvimento que alguns deles recebem e que tem mudado nos romances.

Mas eu to falando para pedras então.....
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Youkai X em 19 Jul 2010, 17:01

Reino temático por reino temático os de cenários mais consagrados (Forgotten, Eberron) sào bem melhores, pois não são parques temáticos ambulantes, mesmo que marcados por temas bem distintos (Thrane ser um reino bem teocrático, principados de Lhazaar ser um monte de cidades-estados onde a pirataria corre solta, Shadow marches como pântano habitado por humanos e orcs, Karrnath ser um reino militarista que usa mortos-vivos em suas fileiras, etc e etc).

E pelo menos do que eu li do primeiro romance da trilogia, os reinos continuam parques temáticos, com Collen sendo tudo relacionado a olhos, Ahlen sendo o reino da intriga e assim por diante.
Youkai X

Mensagempor Skar em 19 Jul 2010, 18:03

Esse é o ponto Youkai. Você leu o primeiro livro saíram outros dois. Teve guerras taúricas. O cenário mudou muitas regiões quer dizer. Embora a AN ainda esteja parada o resto ta se movendo,finalmente.

E olha que eu nem li o terceiro romance pq tenho uma fila de livros pra ler antes dele.

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Skar

Mensagempor Youkai X em 19 Jul 2010, 18:10

Eu sei disso, Skar. Ainda lerei os outros dois livros. Mas o ponto continua sendo o de que os reinos do Reinado em boa parte são parques monotemáticos, onde tudo parece fluir para o tema do reino (cavalo, rio, olho, armas, etc)
Youkai X

Mensagempor GoldGreatWyrm em 19 Jul 2010, 18:33

Ah, e fronteira? Ela funciona MESMO!

A cultura de um reino não vaza para outra, lol.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Eltor Macnol em 19 Jul 2010, 19:40

Skar, acho muito inválido esse negócio de "X é um defeito mesmo, maaaas isso mudou um pouco nos romances".

Ninguém deve ser obrigado a ler 2 ou 3 romances pra conhecer o conteúdo básico de qualquer cenário. Se é algo que apareceu no novo TRPG, beleza. Se é algo que só tem nos romances, nem vale a pena mencionar.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Dragão de Bronze em 19 Jul 2010, 20:01

Youkai X escreveu:reinos excessivamente temáticos (...) E só agora surge alguma interação, mas só aquelas interações de grande escala, como as tais guerras táuricas.

Agora sim surge uma crítica decente.

Veja bem, reinos temáticos não são problema. Reinos temáticos mal trabalhados são.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor Skar em 19 Jul 2010, 22:18

Ninguém deve ser obrigado a ler 2 ou 3 romances pra conhecer o conteúdo básico de qualquer cenário. Se é algo que apareceu no novo TRPG, beleza. Se é algo que só tem nos romances, nem vale a pena mencionar.

Pelo o que eu percebi do livro ele não fala quase nada do cenário e sim do novo sistema. Pelo jeito que está sendo feito a leitura dos romances será necessária para ver as mudanças que ocorreram no cenário. Junto com a DS.

Por que eles não citaram nem planejar um livro básico com as alterações.

Skar

Mensagempor Eltor Macnol em 19 Jul 2010, 22:21

Obrigado, Skar.

Adicione-se aí mais uma crítica então. Material importante e essencial do cenário sendo espalhado por livros secundários, sem ser mencionado no livro oficial.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Lumine Miyavi em 19 Jul 2010, 22:58

Tudo que é descrito do cenário no Tormenta RPG é Malpetrim, segundo o livro, o suficiente pra um começo de campanha.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Deicide em 19 Jul 2010, 23:07

Alguém já leu o livro e pode dizer os principais pontos do sistema? O que mudou? O que é legal e o que não é? No geral parece bom ou ruim?
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor crudebuster em 20 Jul 2010, 01:36

Kear escreveu:Onde exatamente a existencia de Reinos Parque Temático prejudica a diversão dos jogadores?

Sei lá, parece mais que há um ranço por Tormenta ser uma bobagem trevisloucada com apelo popular do que realmente um ódio por não ser uma obra literária de fino trato com capa de couro de lhama albina tratada pela camponesa que vai todos os dias ao campo colher lenha com ilustrações de Michelangelo, Donatello, Rafael e Leonardo, ou mesmo que se encaixasse no que esperam os que consumem coisas ditas indiscutivelmente melhores e mais legais.

É o mesmo discurso de quando comparavam gibis nacionais com os estrangeiros, por exemplo.

Tá difícil achar um critério consistente pra dizer que é ruim, além do óbvio "mas a <<firma estrangeira extremamente grande e com mercado estabelecido>> faz 2^64 vezes melhor, porque eles não conseguem fazer aqui?"

Já superamos a idéia de que RPG não é literatura, e o Trevisan não é Camões, no máximo um Pauno Tuelho. Ou não?

Tomare que quando a análise chegar dê uma iluminada nisso, um Spellcast sobre o assunto seria (ou será, assim que eu conseguir algum maldito arquivo pra me basear) uma ótima jogada.
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Youkai X em 20 Jul 2010, 01:50

crudebuster, que tal leres cenários como Mítica, Vikings e Crônicas da Sétima Lua, que com bem menos páginas conseguem cenários mais coesos e críveis. Aliás, no Crônicas da Sétima Lua dá pra ver bem como as raças padrão de D&D ganharam uma roupagem nova e sob descrições muito melhores do que Tormenta. Além dos reinos de lá não serem parques monotemáticos. E nem precisaram ser uma fucking empresa estrangeira colossal de influência mundial para tal. Aqui ninguém sustenta esse complexo de vira-lata, tá?
Youkai X

Mensagempor AKImeru em 20 Jul 2010, 02:33

crudebuster escreveu:
Kear escreveu:Onde exatamente a existencia de Reinos Parque Temático prejudica a diversão dos jogadores?

Sei lá, parece mais que há um ranço por Tormenta ser uma bobagem trevisloucada com apelo popular do que realmente um ódio por não ser uma obra literária de fino trato com capa de couro de lhama albina tratada pela camponesa que vai todos os dias ao campo colher lenha com ilustrações de Michelangelo, Donatello, Rafael e Leonardo, ou mesmo que se encaixasse no que esperam os que consumem coisas ditas indiscutivelmente melhores e mais legais.

É o mesmo discurso de quando comparavam gibis nacionais com os estrangeiros, por exemplo.

Tá difícil achar um critério consistente pra dizer que é ruim, além do óbvio "mas a <<firma estrangeira extremamente grande e com mercado estabelecido>> faz 2^64 vezes melhor, porque eles não conseguem fazer aqui?"

Já superamos a idéia de que RPG não é literatura, e o Trevisan não é Camões, no máximo um Pauno Tuelho. Ou não?

Tomare que quando a análise chegar dê uma iluminada nisso, um Spellcast sobre o assunto seria (ou será, assim que eu conseguir algum maldito arquivo pra me basear) uma ótima jogada.

Ok Então.

E se eu te falar que o Brasil publicou cenários de rpg no passado que possuem reinos temáticos e variados e nos mesmos livros esses reinos parecem realmente pertecerem ao mundo e sua cultura interage entre os reinos, dando a ilusão de um mundo que em seu contexto é possível?

Mítica é o exemplo extremo disso. São terras radicalmente diferentes uma das outras mas o livro fala da influencia que cada uma exercia sobre a outra e dá ganchos de como usar as diferentes culturas em conjunto para construir uma campanha interessante e exotica. Mítica pegou algo que é um problema em tormenta e fez daquilo uma qualidade.

Até mesmo o velho Tagmar fazia isso, em uma escala muito menor.

Aliás, eu posso te listar livros brasileiros que fazem isso. Boa parte deles o fez. Não é algo dificil ou raro. É que eles não sofreram do problema que Tormenta sofreu desde o primeiro dia, o cenário era uma desculpa para os criadores socarem tudo o que eles faziam na dragão Brasil, ele cresceu a partir dai, mas esses detalhes nunca foram realmente pensados a fundo pelo os criadores, e no final do primeiro livro de tormenta eles deixam claro isso tudo que foi dito.

E por favor, tentar invalidar uma crítica válida com patriotismo? Tormenta RPG atual custa 80 mangos. É possível achar livros de cenário em inglês no Brasil por esse preço, e em português por preços mais baratos. Então para o consumidor e jogadores, levar em conta outros cenários é algo que precisa acontecer.

E mesmo assim, mesmo se você pegar tormenta e não comparar com nada, e apenas aceitar o fato de como funciona os reinos de lá, aquilo apenas prejudica o mestre e jogadores com personagens inverossímeis em um mundo inverossímil. Denovo, isso não seria um problema se essa fosse a proposta do cenário. Mas não é. A intenção é que você tem que levar Tormenta a sério. E isso é um problema que surge mais em mesas onde interpretação e exploração são o foco. Em jogos mais casuais esse problema é quase inexistente. Porém em jogos mais casuais há jogos mais interessantes para o grupo se divertir, eu admito que eles são um tanto obscuros no nosso país mas é a verdade.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários