Dúvidas de um Iniciante(em D&D)

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Natsuiro em 31 Jan 2008, 13:04

Depende do grupo ou do seu estilo de jogo. Os atributos principais para um clérigo é Sabedoria, Carisma e Constituição, nesta ordem. Mas isto para o 'clérigo padrão', aquele que vai soltar muitas magias por dia, vai conseguir bons efeitos contra mortos-vivos e se manter vivo.

Caso você tenha pontos a mais e queira fazer um Clérigo/Guerreiro, também é possível.
Sabedoria/Constituição/Força seria a nova ordem de atributos, no caso de um personagem de combate corpo-a-corpo. Só que tem o porém: se você for o único clérigo do grupo (leia-se: o único com boas magias de cura), todo o grupo ficará limitado sem o seu reforço, já que você sacrificará magias novas e mais fortes por talentos, BBA maior e alguns talentos.

O que aconselho nesse caso é fazer um Clérigo full, Sabedoria/Força/Constituição, pegar talentos do Complete Divine e apostar em armaduras e escudo para ter CA alta. O bom dos talentos do Complete Divine é um tipo de "substituição de Expulsar Mortos-Vivos".

Como você terá um carisma baixo para ter um "Clérigo de batalha", teus efeitos contra mortos-vivos ficarão bem fracos, se limitando à força da sua lâmina\pontaria de suas flechas. Os talentos do Complete Divine ajuda este tipo de clérigo, pois você consegue efeitos variados ao custo de um ou dois gastos de Expulsar Morto-Vivos por dia, como potêncialização das magias de cura. Nesse caso, também aconselho um "Expulsar adicional", que te dá mais 4 [ou 6, nunca lembro] Expulsar Mortos-Vivos por dia, ou seja, mais talentos especiais em uso por dia. ;)
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Sr. Pichu em 31 Jan 2008, 13:21

prá que clérigo multiclasse?
vc tem várias magias de buff que te deixam BEM melhor que um guerreiro puro
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Natsuiro em 31 Jan 2008, 13:27

Exato. :P
Se for querer outra classe, que seja uma de prestígio que continue aumentando suas magias por dia e níveis de magias conhecidas.
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Sr. Pichu em 31 Jan 2008, 13:36

nem precisa, clérigo puro OWNA
ele é fullcaster
e só perde pro Druida em termos de poder puro
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Natsuiro em 31 Jan 2008, 13:52

Mas se ele querer outra classe, então que dê preferência as que continuem subindo níveis de magia. :aham:

Se.

Aaah... e fala a verdade! Dependendo, nem precisa de aumentar níveis de magia também. Cleric/Hierophant podendo usar suas magias de cura por toque num alvo a até 18 metros é algo bem... viável para o divine spellcaster que tem o dado 'médio' de vida.
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Sr. Pichu em 31 Jan 2008, 14:04

perdão, mas eu realmente não vejo necessidade de fazer multiclasse com guerreiro :P
força dos justos te dá BBA de guerreiro e divine metamagic pode transformar esses buff em quase permanentes ao custo de alguns turn undead

junte isso à capacidade de usar até armaduras pesadas e uma boa gama de armas utilizáveis...
clérigo consegue moer na linha de frente tão bem quanto um guerreiro mediano (não combado)

Sr. Pichu

Mensagempor Natsuiro em 31 Jan 2008, 14:11

Ah, você estava falando sobre multiclasse com a classe básica do guerreiro!
Desculpa pelo desentendimento.
xDDD

Isso eu também não aconselho/recomendo. :P
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Sr. Pichu em 31 Jan 2008, 14:30

bão...
o rapaz tava falando de multiclasse clérigo com guerreiro...
eu continuei na linha de raciocínio dele...
(e achei que vc tbm tava)

Sr. Pichu

Mensagempor Natsuiro em 31 Jan 2008, 14:34

Ah, sim, mas eu desviei da idéia do Clérigo/Guerreiro no terceiro parágrafo, lá em cima.
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Sr. Pichu em 31 Jan 2008, 14:37

ops, nem vi

mas bem, eu tava dando a minha opinião sobre o multiclasse do rapaz lah ;p

Sr. Pichu

Mensagempor Styker em 02 Fev 2008, 13:04

Uma duvida que tive hoje e acho que cai bem com o tópico. EU posso comprar talentos sem ter seus pré-requisitos? No caso eles nao seriam usados atpe que eu conseguisse pagar seus pré-requisitos. O fato é que estava pensando em comprar no 1 e 3 nivel alguns talentos de wild shape pro druida usar qnd tivesse wild.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Natsuiro em 02 Fev 2008, 13:21

[Fonte]: Livro do Jogador 3.5, página 87

Alguns talentos têm pré-requisitos. O personagem deve possuir o valor de habilidade, característica e classe, talento, perícia, bônus base de atauqe ou qualquer outra exigência indicada para selecionar e usar esses talentos.

[/Fonte]

Então, você não pode adquirir Talentos que o personagem não atenda aos pré-requisitos. Porém, sempre que evoluir um personagem de nível, a compra de Talentos tem de ser a última etapa; isso permite você usar as diferenças de classe que obteu com o level up para atender a algum pré-requisito.

Já adiantando informação: Caso você deixe de atender ao pré-requisito de algum talento que já tenha de qualquer forma, você perde o acesso a ele, mas ainda o tem. Caso um personagem com o talento Ataque Poderoso [Pré-requisito: Força 13] sofra do efeito de Raio do enfraquecimento e tenha a força diminuida para um valor menor que 13, ele perderia o acesso a este talento, mas ainda o teria na ficha. Quando sua Força voltar ao normal, ele pode voltar a usar ela normalmente.

=B
Fui confuso?
Imagem
Natsuiro

Mensagempor GoldGreatWyrm em 02 Fev 2008, 13:47

Não, foi bem claro até.

Styker, aproveite de uma lida no capitulo sobre Retreinamento no PHB2, se tiver acesso a ele.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Styker em 02 Fev 2008, 14:10

To ligado, Natsuiro, voce tem meu voto pra o próximo sage, mesmo que eu fosse completamente leigo em D&D eu teria entedido. Na verdade postei aqui porque achei a dúvida pertinente a este tópico :P Eu tinha ficado pensando nela e disse "Nao pode ser, senao o cara só compra talento foda pra usar depois... investimento a longo prazo".
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Sr. Pichu em 03 Fev 2008, 22:16

fora que cai em um meta-jogo nojento!

Sr. Pichu

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários