[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Deicide em 23 Jul 2010, 21:04

Nibelung escreveu:(...)

Não deu de detectar muita coisa no seu post, mas foi um exemplo bem legal. Uma coisa me salta à mente, porém: por mais que o trio queira limitar itens mágicos, eles continuam tão essenciais quanto sempre foram. Reduzir a apenas 4 itens não vai solucionar nada.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Skar em 23 Jul 2010, 21:24

Adianta deicide que agora vc tem q pensar muito bem em qual item vc terá.

Eu to esperando o lumine terminar de ler o livro e pegar emprestado, pq me recuso a comprar material que não foi testado e me sinto enganado com os livros de tormenta que tão na minha estante honestamente.

Basicamente o maior erro da 3,x foi perpetuado os conjuradores continuam sendo senhores absolutos da mesa. Eles podiam ter aprendido com o tome of Battle e dados umas manobras para os combatentes.

Editado: OFF:

Eu fui user do forum da jambo e vi dois usuários entrando numa discussão ambos se xingaram e o mais estranho é que só aquele que falava mal do cenário foi expulso o outro continuo lá e nem foi dada direito de resposta. Então eu tenho problemas com a moderação de lá e de muito tempo. Todos sabem que eu vim de lá.
Editado pela última vez por Skar em 23 Jul 2010, 21:27, em um total de 1 vez.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Bahamute em 23 Jul 2010, 21:25

Adicionar metade do nível no dano? No 3.5? Não houve confusão? (Perdão se eu estiver falando asneiras, pois não acompanho (com afinco) a discussão, e só li o post do nibel porque me chamou a atenção) Quero dizer eu não me lembro (e, mais uma vez, me corrija se eu estiver errado) desse ponto...

Pichu: Críticos precisam ser confirmados no 3.5 (no 4.0 não), tem até um talento (ou habilidade, não lembro) que te dava +4 pra confirmar criticos...
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Kear em 23 Jul 2010, 21:27

Skar escreveu:Adianta deicide que agora vc tem q pensar muito bem em qual item vc terá.

Não se você for um conjurador, aparentemente...
Kear

Mensagempor Skar em 23 Jul 2010, 21:28

Não se você for um conjurador, aparentemente...

Desde quando conjurador precisou de item mágico pra mandar na mesa?
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor ferdineidos em 23 Jul 2010, 21:31

Tenho pena do infeliz que quiser jogar de guerreiro nesse jogo.

Já tinha um pouco de pena quando era na 3.x, mas agora....
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Deicide em 23 Jul 2010, 21:37

Bahamute escreveu:Adicionar metade do nível no dano? No 3.5? Não houve confusão? (Perdão se eu estiver falando asneiras, pois não acompanho (com afinco) a discussão, e só li o post do nibel porque me chamou a atenção) Quero dizer eu não me lembro (e, mais uma vez, me corrija se eu estiver errado) desse ponto...

Isso é uma regra do Star Wars Saga, na verdade. TRPG usou muita coisa do Saga.

Skar escreveu:Adianta deicide que agora vc tem q pensar muito bem em qual item vc terá.

1- Arma boa ou item que melhora seus ataques
2- Armadura boa ou item que melhora sua CA
3- Item que melhora resistências
4- Item que melhora seu Atributo principal.

Pronto! Achou uma versão melhor? Troca. Não vejo no que tem que pensar nisso. Se você não tiver esses itens obrigatoriamente, você é pior que os personagens que os têm.

Eu já venho defendendo há muito tempo: se você quiser eliminar a obrigatoriedade de itens mágicos, tem que eliminar os itens que dão +X em estatísticas básicas. Um personagem com eles é melhor que um sem eles. Uma simples espada +1, por exemplo, te torna tão bom em ataque e dano quanto um personagens dois níveis acima de você sem ela.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Nibelung em 23 Jul 2010, 21:55

Bahamute escreveu:Adicionar metade do nível no dano? No 3.5? Não houve confusão?

Tá na tabela-mestra de XP. Meio nivel entra em CA, TRs, e dano.

Bahamute escreveu:Pichu: Críticos precisam ser confirmados no 3.5 (no 4.0 não), tem até um talento (ou habilidade, não lembro) que te dava +4 pra confirmar criticos...

No TRPG não precisa. Eu realmente tinha comentado sobre essa regra na RPGcon. Foi força do hábito fazer calculo de criticos levando em conta a chance de acerto.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Bahamute em 23 Jul 2010, 22:16

Nibel, acho que o Deicide já respondeu, que isso é do SAGA (que eu nunca li). Essa tabela mestra que você se refere, não é da 4e? (ou do Saga)? Na 4e eu tenho certeza que é assim, mas no 3.5, não.
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Deicide em 23 Jul 2010, 22:24

Nibelung escreveu:
Bahamute escreveu:Adicionar metade do nível no dano? No 3.5? Não houve confusão?

Tá na tabela-mestra de XP. Meio nivel entra em CA, TRs, e dano.

Pensei que BAB aumentava igual. BAB tem tabela própria? Como é?

(Prevendo desequilíbrios fortes em níveis altos se BAB aumentar em 1/nível)

Bahamute escreveu:Pichu: Críticos precisam ser confirmados no 3.5 (no 4.0 não), tem até um talento (ou habilidade, não lembro) que te dava +4 pra confirmar criticos...

No TRPG não precisa. Eu realmente tinha comentado sobre essa regra na RPGcon. Foi força do hábito fazer calculo de criticos levando em conta a chance de acerto.

Não precisa? Não sei se isso é bom ou ruim...

Bahamute escreveu:Nibel, acho que o Deicide já respondeu, que isso é do SAGA (que eu nunca li). Essa tabela mestra que você se refere, não é da 4e? (ou do Saga)? Na 4e eu tenho certeza que é assim, mas no 3.5, não.

Na 3.5 não tinha algo assim não.

Deicide

Mensagempor Nibelung em 23 Jul 2010, 22:30

Deicide escreveu:Pensei que BAB aumentava igual. BAB tem tabela própria? Como é?

A Tabela de BBA não mudou. Combatentes ganha um por nivel, mago e feiticeiro ganha 1 a cada dois niveis, o resto ganha BBA 3/4. A maior diferença é que o monge agora tem BBA cheio.

Sim, isso significa que em 20 niveis um combatente ganha +19 em ataque e +10 em defesas. Super equilibrado.
Imagem
Imagem
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung

Mensagempor Deicide em 23 Jul 2010, 22:46

Nibelung escreveu:
Deicide escreveu:Pensei que BAB aumentava igual. BAB tem tabela própria? Como é?

A Tabela de BBA não mudou. Combatentes ganha um por nivel, mago e feiticeiro ganha 1 a cada dois niveis, o resto ganha BBA 3/4. A maior diferença é que o monge agora tem BBA cheio.

Sim, isso significa que em 20 niveis um combatente ganha +19 em ataque e +10 em defesas. Super equilibrado.

Duh, exatamente o que eu temia.

BAB 3/4 seria suficiente para criar algo mais equilibrado, mas o ideal mesmo era fazer igual à 4e, dando BAB 1/2 e adicionando algum bônus fixo no ataque para os combatentes (na 4e, é o bônus da arma, mas não precisaria ser igual).

CA começa em geral melhor que Ataque. Se me lembro bem, na 3.X, era normal ter CA 16 (armadura de couro e Des +4) a 21 (Armadura Completa, Escudo Grande e Des +1) no começo, e só um +4 no ataque (ou +5 com Foco em Arma). O guerreiro tinha entre 20% e 50% de chance de acertar.

No TRPG, lá pelo nível 10, a mesma CA se tornou 21-26, mas o Ataque se torna +14 a +15, ou seja, a chance de acertar pulou para 45% a 70%. Isso não leva em conta a melhoria nos atributos nem os itens mágicos, mas é mais provavel o atacante investir tudo no atributo de ataque que o defensor ter investido no Atributo de defesa (a menos que o defensor use uma arma que permita acuidade...).

A partir do nível 10 a coisa descamba. Quando chegamos ao nível 20, a CA se tornou 26-31, enquanto o ataque se tornou +24 a +25, de novo sem considerar itens ou melhorias de Atributos. A chance de acertar passa a ser 70% a 95%.

Essa análise é só por cima, claro. Tem mais fatores que pesam aí.

Deicide

Mensagempor Dinobot em 23 Jul 2010, 22:52

Tem muitos fatores pra influir cara. Eu tô lendo o livro com calma e comparando com todos os outros que eu tenho pra opinar direito, mas tem coisas que chegaram mesmo ao nível extremo. Não conjuradores ficaram ainda mais fracos do que eram antes, e o up do monge fez com que agora o Guerreiro fosse a classe mais inútil do livro inteiro.
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

Mensagempor Deicide em 23 Jul 2010, 22:56

Dinobot escreveu:Tem muitos fatores pra influir cara. Eu tô lendo o livro com calma e comparando com todos os outros que eu tenho pra opinar direito, mas tem coisas que chegaram mesmo ao nível extremo. Não conjuradores ficaram ainda mais fracos do que eram antes, e o up do monge fez com que agora o Guerreiro fosse a classe mais inútil do livro inteiro.

Eu sei que tem muita coisa que influencia. Foi só uma análise por cima, mas ela indica que ao longo dos níveis, a relação entre ataque e defesa muda. Já era um problema na 3.X, e pelo menos no TRPG a CA aumenta com o nível (o que é um avanço), mas a solução encontrada não solucionou o problema.

Editado: Por exemplo, no Saga, que influenciou muito o TRPG, as defesas subiam em 1/nível, e tinha dois tipos de BAB: 1/nível (combatentes) e 3/4 nível (não-combatentes). O TRPG mexeu para 1/2 nível nas defesas, mas manteve o BAB como antes...
Editado pela última vez por Deicide em 23 Jul 2010, 23:04, em um total de 3 vezes.

Deicide

Mensagempor Nibelung em 23 Jul 2010, 22:58

Antigamente o bônus de acerto muito alto "meio" que equilibrava por causa de Ataque poderoso, onde você podia jogar sua precisão pra algo entre 60 e 75% e ganhar um ótimo bônus de dano com isso. Agora que Ataque Poderoso é -2 fixo, você acaba tendo um valor de ataque muito alto que vai ser subutilizado.

Em parte, isso só significa que uma arma com +1 de acerto e +4 em efeitos é MUITO melhor que uma arma +5 pura.

Tem também o detalhe do talento Ataque Duplo (você faz dois ataques com uma ação padrão, com -5 em ambos os ataques), que é obrigatório pra qualquer combatente. A rajada de golpes do monge dá um ataque extra (sem penalidade no nivel 11). Então um monge com ataque duplo pode dar três ou quatro golpes? Não dá pra ter certeza. E em cima disso também tem combater com duas armas que também dá dois ataques. Monge com combater com duas armas e ataque duplo dá quatro ou oito ataques?
Imagem
Imagem
Nibelung

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários