Oda, já é a segunda vez que tu me ofende com esse tipo de declaração. Sou "mocorongo" porque comprei o TRPG, é isso?
Ele falou isso de modo geral para todos, não pra você.
Cara, nenhuma SRD substitui o valor qualquer livro básico d20. As SRD são uns blocos de texto gigantes, só sobre regras. Qualquer livro básico (TRPG ou outro) é um produto muito melhor acabado, com textos, ilustrações e material de background que te passa o clima de jogo. Eu tenho três iniciantes na minha campanha atual, então é muito mais fácil pra eles "entrar no clima" com o livro básico do que com a SRD.
Pode ser, mas você vai estar pagando (caro) por isso. É só isso que eu argumento. Já que você é novo no forum, deixa eu te apresentar o meu material alternativo:
http://valinor.wikidot.com/Eu até coloquei figuras, e alguns "flavor texts" para fazer a pessoa entrar no clima. Tem uma area da 3.5 e uma da 4e. Também visite a wikia do Seu_Madruga que também fez algumas variantes parecidas.
Segundo,
Porque não fazer na GSL?
É tão mais simples aceitar que o D&D 4e ficaria melhor para o Tormenta, e que eles gostaram de muita coisa que existe no D&D 4e, (e não existe a desculpa que isso já era do Star War Saga, ou no Pathfinder, se está aplicado no D&D 4e, é parte do D&D 4e).
Concordo com você. A 4e ia cair bem pra Tormenta.
E, não, Tormenta não ficaria melhor na 4E. Na época em que a 4E estava em desenvolvimento os próprios autores começaram a preparar terreno (como introduzir uma nova raça que poderiam ser equivalente aos Eladrin) para essa possibilidade. Mas a primeira GSL era amarrada demais e a nova não mudou muita coisa. As semelhanças mecânicas não justificam: a maior parte das raças ainda mantém um redutor de características, o que a 4E não tem. O próprio Livro do Jogador cortou classes como o feiticeiro, bardo e druida e essas classes estão bem enraizadas no cenário. Tem uma diferença muita grande aí, o cenário teria que passar por uma reformulação complexa e ficaria bastante descaracterizado.
As classes da 4e foram divididas em 2 livros, elas ainda existem, só isso. A 4e é mais....
estilosa eu diria. Isso é algo que combina com Tormenta, na minha opinião.
Smaug: Todo esse trabalho de coletar imagens, montar um arquivo com a SRD e imprimir ia sair MUITO MAIS que $80,00. Mais fácil eu trabalhar e comprar o livro. E ainda sobra troco.
Mas dai você vai ter o SEU material. Acredite é muito mais legal.
São $80 do "Tormentão" contra pelo menos $280 do conjunto básico de livros básicos de D&D (tanto 3.5 ou 4E).
É esse o preço das edições em português? Eu comprei a versão em ingles da 4e, pela amazon, acho que paguei em torno de 120 reais. E a qualidade é absurda. Magnifica, serio, queria saber qual o tipo de papel que eles usam.
Só com o Livro do Jogador você pode começar a jogar. O Guia do Mestre só tem UMA mecânica importante dentro dele (A criação de monstros e armadilhas), e o Manual dos Monstros é completamente opcional (porque você pode criar seus monstros com o GdM).
Eu ia dizer isso, você só precisa do Livro do Jogador 1 e 2. E talvez o dos monstros. O D&D insider substitui o LdJ 2 e o livro dos Monstros. O livro do mestre é 100% dispensavel pra quem já sabe jogar RPG. Entretanto é um ótimo livro pra quem nunca jogou e está começando....
Nibelung: D&D só funciona realmente com os livros básicos em conjunto. Principalmente porque na 4E o esquema pra criar monstros é bem menos flexível do que na 3.5.
MENTIRA. É bem mais simples e facil criar monstros e só com oa livro do jogador você joga.
Smaug: Cara, 4E não é o jogo que eu sempre joguei. E dificilmente dá pra adaptar Tormenta pra 4E sem grandes traumas. O que pesou na escolha dos autores em procurar uma alternativa própria foi esse fato. A necessidade em usar três livros básicos existia na 3E e não incomodava a esse ponto.
Oi, estou jogando TORMENTA COM A 4E, algum problema?