[OGL] Dragon Slayer nº 24

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Otherwise em 31 Mar 2009, 15:46

Seu_Madrüga escreveu:
É que ele:

(1) Ainda não percebeu que a GSL não o impede de criar e adaptar suas porcarias para a 4e.
(2) Está se borrando de medo da fatia do mercado que já migrou.
(3) Já não entendia a 3.x, que dirá ter de aprender um monte de coisas para uma edição nova. Trabalho? Qual nada, o melhor é meter o pau e deixar os fãs mongolóides fazerem coro.

Na verdade, ele já não entendia de GURPS nem de AD&D. Foi por esse motivo que ele criou um RPG DELE, extremamente simples, com o qual ele podia fazer o que quisesse (como ter TREVAS 5 para criar palitos de dente feitos de sombra que furam a bunda do inimigo e causam 5d6 de dano). Como todo mundo sabe: CASSARO É PÉSSIMO COM REGRAS.
Otherwise

Mensagempor Lorde da Dança em 31 Mar 2009, 15:53

De ja vu. Por algum motivo esses últimos posts me parecem muito familiares, e não estou brincando.

Mas agora não é o caso, você PRECISA de mapas e miniaturas. Está no livro básico, na lista de coisas necessárias. Você NÃO joga sem.

Eu jogo com o mapa que veio no livro do mestre e peças de War. Um jogo que eu comprei dez anos atrás.

Eu, as vezes, jogo sem nada para marcar mesmo.

Pelo oque eu lí, ele não acha que 4e é D&D porque é diferente das edições anteriores. Lembra dos 10 motivos para não jogar a quarta edição: nessa lógica, apenas o D&D original é D&D (não me lembro quem falou isso originalmente).
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Aluriel de Laurants em 31 Mar 2009, 16:15

Mas agora não é o caso, você PRECISA de mapas e miniaturas. Está no livro básico, na lista de coisas necessárias. Você NÃO joga sem.

Não era preciso na 3E né, claro que não, afinal ninguém aqui jogou com um mago que faça bolas de fogo.
Magias de Cone, e Área já existiam desde antes, aliais não vamos esquecer dos AdOs, eles não são novidade, agora a diferença é que a postura do sistema é bem menos hipócrita antes eles diziam que não precisava, quando na verdade precisava sim de algum meio tático pra visualizar a movimentação, se sentir obrigado a usar as miniaturas oficiais da wizards é no mínimo má vontade ou falta de imaginação.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Luminus em 31 Mar 2009, 16:27

Realmente, em AD&D e 3,0/3,5D&D não precisava. E não, não tinha ninguém relapso. Simplesmente resolviam-se as coisas pelo bom senso: se o mago fez uma bola de fogo nos inimigos e há personagens em combate corpo-a-corpo com os inimigos, então eles também serão atingidos pela bola de fogo. Era uma simplificação muito eficiente, uma vez em que efeitos desse tipo (em área, afetando inimigos e aliados) ocorriam três ou quatro vezes por aventura, e olhe lá. Bem diferente de agora, onde TODAS as habilidades de ataque/defesa dos personagens são medidas em "quadrados" de distância, "quadrados" de rajada, "quadrados" de explosão, "quadrados"...

Inclusive, na época, quando utilizávamos tabuleiros, eles vinham com hexágonos :P

EDIT

"AD&D era o sistema mais simples e funcional e interpretativo do mundo".

Madruga, da próxima vez em que for citar algo que eu disse, por favor cite algo que eu disse... e muito obrigado por mais esse exemplo do porquê devo manter distância desse fórum: não são só os novatos que são trollados, os anciãos também.

E.
Editado pela última vez por Luminus em 31 Mar 2009, 16:34, em um total de 2 vezes.
Luminus

Mensagempor AKImeru em 31 Mar 2009, 16:33

Realmente, em AD&D e 3,0/3,5D&D não precisava

Você está certo.

Usar miniaturas contudo, ajudavam a visualizar o combate da 3.0, especialmente contra um número grandes de inimigos. Em AD&D em niveis altos, se você estive usando um guerreiro de nivel alto as coisas podem ficar bem caoticas com seus seguidores se você não usar, mas mesmo assim ainda é possivel não ter que usa-las.

Eu estou convencido das pessoas que pensam que miniaturas = ruim são as mesmas que pensam que RPG é "Mais do que um jogo" e que é algo "Super Profundo".
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Luminus em 31 Mar 2009, 16:37

Ajudar, sim, ajudava. Ser necessário comprar/improvisar minis, nem de longe. Aliás, tinha gente que comprava as minis de chumbo, pintava-as, dava todo um tom pessoal àquilo... e depois ficava com dó de utilizar na sessão de jogo, com medo de quebrar/arranhar/desbotar.

FIRST QUEST tinha minis. Para os Personagens dos Jogadores. De plástico. Azuis. Todas do sexo masculino. Não fez muito sucesso.

E!
Luminus

Mensagempor WillDice em 31 Mar 2009, 16:39

Minhas folhas de papel quadriculado, lápis e borracha estão dando conta do recado desde First Quest até a 4ª, muito obrigado!

Fora isso, é reclamar que a receita de bolo da caixa de farinha de trigo Dona Benta exige que você use fermento Dona Benta! Absurdo!
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Fëanor em 31 Mar 2009, 16:42

Realmente, em AD&D e 3,0/3,5D&D não precisava. E não, não tinha ninguém relapso. Simplesmente resolviam-se as coisas pelo bom senso: se o mago fez uma bola de fogo nos inimigos e há personagens em combate corpo-a-corpo com os inimigos, então eles também serão atingidos pela bola de fogo. Era uma simplificação muito eficiente, uma vez em que efeitos desse tipo (em área, afetando inimigos e aliados) ocorriam três ou quatro vezes por aventura, e olhe lá. Bem diferente de agora, onde TODAS as habilidades de ataque/defesa dos personagens são medidas em "quadrados" de distância, "quadrados" de rajada, "quadrados" de explosão, "quadrados"...
]
Note que é possivel usar a "sua" maneira, mas como isso vai ocorrer com muito mais frequencia na 4e, ela é simplesmente uma maneira ruim.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Agnelo em 31 Mar 2009, 16:43

Luminus escreveu:Realmente, em AD&D e 3,0/3,5D&D não precisava. E não, não tinha ninguém relapso. Simplesmente resolviam-se as coisas pelo bom senso: se o mago fez uma bola de fogo nos inimigos e há personagens em combate corpo-a-corpo com os inimigos, então eles também serão atingidos pela bola de fogo.

Eu realmente nunca usei tabuleiros em AD&D, mas quer saber? Adorei a profundidade que o jogo ganhou com eles na 3.X, além do que não consigo imaginar como saber quem recebeu ataques de oportunidades ou quem é ou não afetados pelas magias sem eles.

Me dsculpe, mas Combate tático era tão fundamental em DnD 3 quanto é em DnD 4, eles só perderam a vergonha de dizer isso.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Fëanor em 31 Mar 2009, 16:45

Me dsculpe, mas Combate tático era tão fundamental em DnD 3 quanto é em DnD 4, eles só perderam a vergonha de dizer isso.

E só completando: AND I LIKE IT!
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Luminus em 31 Mar 2009, 17:41

Note que é possivel usar a "sua" maneira, mas como isso vai ocorrer com muito mais frequencia na 4e, ela é simplesmente uma maneira ruim.

Ou seja, ao contrário das edições anteriores, a 4.0 depende do tabuleiro e das "minis".

EDIT

Não desculpo, pois não há necessidade de fazê-lo :cool: . E a grande sacada do combate na 3,0D&D sobre o combate no AD&D foi justamente coisas como os ataques de oportunidade, que só podem existir dentro de um combate com tabuleiro... então, na 3,5D&D você pode jogar com ou sem o tabuleiro (com o tabuleiro fica melhor). Na 4.0 você precisa do tabuleiro para decidir tudo. Em AD&D, na maior parte das vezes, o tabuleiro mais complicava que ajudava (muito devido à estética dominante na época, mas isso é outra história).

E.
Editado pela última vez por Luminus em 31 Mar 2009, 17:47, em um total de 2 vezes.
Luminus

Mensagempor Youkai X em 31 Mar 2009, 17:44

Tanto quanto a 3.5. A diferença é que agora na 4E simplificaram como usar o tabuleiro e as minis, assim como estão buscando mais opções de como tornar os terrenos dos grids interessantes.
Youkai X

Mensagempor Sr. Pichu em 31 Mar 2009, 18:16

Claro Luminus, porque simplesmente não existia um mapa tático para AD&D...
não espera...
e aquele mapa com hexágonos?
e claro, simplificar de "Raio de 3m" para "raio de 3 quadrados" é horripilante

sério, Luminus, esse seu xiitismo faz qualquer outro que gosde de AD&D parecer mal
ainda mais porquê reclama de algumas coisas que SEMPRE EXISTIRAM
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Smaug em 31 Mar 2009, 18:27

Devo dizer que um mapa, em qualquer RPG, ajuda pacas no combate (ateh Falkstein tem regras para se utilizar miniaturas), 4e tem uma exigencia maior, se não obrigatoria. Todas as vezes que o Pichu mestrou AD&D para nosso grupo foi com miniaturas (e ajudou muito), mas o sistema de AD&D, bem como o 3.X, está longe da necessidade gritante da 4e de miniaturas.

Eu não uso tabuleiros, salvo rarissimas excessões, meus motivos vão desde eu me atrapalhar totalmente com miniaturas, não ser nada prático de transportar (visto que vira e mexe eu jogo em outra cidade/casa/faculdade, levar os livros, mais as miniaturas, mais um mapa e muita coisa) e por costume mesmo.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Luminus em 31 Mar 2009, 19:32

*demorou*

Claro Luminus, porque simplesmente não existia um mapa tático para AD&D... não espera... e aquele mapa com hexágonos?

... :blink:

e claro, simplificar de "Raio de 3m" para "raio de 3 quadrados" é horripilante

Mudar de "raio de 3 metros" para "raio de 3 quadrados" não chega a ser horripilante,mas não é algo trivial: todo o mundo consegue imaginar uma distância de 3 metros, um monstro de 3 metros de comprimento/altura/largura, um cubo de 3 metros de aresta, etc. Já imaginar 3 quadrados de monstro, 3 quadrados de aresta e 3 quadrados de qualquer outra coisa que não seja uma distância em linha reta (ou áreas centradas em quadrados) é um pouco mais complicado, precisa-se de um mapa. Ou, resumindo, 4.0D&D depende de um tabuleiro e minis, ao contrário de 3D&D e AD&D. Quadrado não é unidade de medida, é referência direta ao tabuleiro.

sério, Luminus, esse seu xiitismo faz qualquer outro que gosde de AD&D parecer mal
ainda mais porquê reclama de algumas coisas que SEMPRE EXISTIRAM

Eu não disse em hora alguma que essas coisas só passaram a existir com a 4.0: eu até citei os lances de quando eu comecei a jogar AD&D, as minis de chumbo, mapas hexagonais, etc.

E eu realmente não me importo como você pensa que a minha maneira de ser faz com que as pessoas que gostem de AD&D sintam-se ou deixem de se sentir. Estamos aqui conversando sobre o assunto, o ponto de vista, mas não sobre os sentimentos de alguma pessoa hipotética.

E!
Luminus

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários