[OGL] Old Dragon

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: Old Dragon

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 02 Dez 2010, 17:13

MODERAÇÃO: Tem razão, Madruga. Tópico movido.

Falando nisso, estava dando uma olhada no fastplay e uma coisa me incomodou:

Testes comuns precisam de resultados menores que o atributo. Testes resistidos precisam ser somados ao atributo, para ver qual é maior. Testes de proteção (nem lembro o nome, estou sem o PDF aqui) precisam de resultados maiores que o atributo...

Essa confusão toda é proposital?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Aluriel de Laurants em 02 Dez 2010, 17:21

Revival das CAs negativas?
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Deicide em 02 Dez 2010, 17:30

_Virtual_Adept_ escreveu:Essa confusão toda é proposital?

Puro saudosismo.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Re: [OGL] Old Dragon

Mensagempor AKImeru em 02 Dez 2010, 19:07

Mas em AD&D isso não era tão confuso, fora o thac0.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Ric.freitas em 02 Dez 2010, 23:52

Eu comprei o jogo, e já consegui convencer três dos meus jogadores a testarem o sistema, só falta o Hermes. :linguinha:

Depois eu faço uma analíse mais aprofundada do livro mas ele conseguiu um feito que eu considero louvável. Voltou a me despertar interesse em jogar D&D, no caso o OLD Dragon, algo que a 4.0 quase me fez desistir.
Só por isso já lhe dou meus parabéns.
Ric.freitas

Mensagempor Lumine Miyavi em 02 Dez 2010, 23:57

Ric.freitas escreveu:Voltou a me despertar interesse em jogar D&D, no caso o OLD Dragon, algo que a 4.0 quase me fez desistir.
Só por isso já lhe dou meus parabéns.

Agora só falta falar o porquê... :p
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Youkai X em 03 Dez 2010, 00:09

Lumine, ele ainda fará uma análise mais aprofundada.
Youkai X

Mensagempor Ric.freitas em 03 Dez 2010, 00:36

Agora só falta falar o porquê... :p

O ponto principal que levou todos os jogadores do meu grupo a afastar-se do D&D 4.0 foi o sistema de combate. O gerenciamento das várias condições, o tempo gasto na resolução do combate (o que para o nosso grupo foi considerado excessivo), a dificuldade dos combates terminarem de forma inesperada, entre outras coisas.
Ric.freitas

Mensagempor Monge da Dungeon em 03 Dez 2010, 07:13

Com Old Dragon você não é apenas um rolador de dados, mas realmente um jogador de RPG!"

Depois desta pérola nem vou perder meu tempo lendo algo sobre o jogo... :hum:
Monge da Dungeon

Mensagempor Batousa em 03 Dez 2010, 07:47

MagoCego escreveu:Fiquei interessado no sistema, principalmente pela qualidade que os livros parecem ter.

Só não comprei, porque não jogo há alguns anos, e tenho todo o material de AD&D que saiu em português.

----

"Com Old Dragon você não é apenas um rolador de dados, mas realmente um jogador de RPG!"

Eu realmente achei essa frase arrogante.

Kra somos dois, não jogo nada a tempos, meu grupo de desfez (um foi pra brasília, outro é o fae :linguinha: , e o maior de todos os problemas que sou eu, incrivel com não arrumo tempo pra jogar/mestrar )

Não sei mas parece que BH é o lugar com menos jogadores de RPG do Brasil
Imagem
Batousa

Mensagempor Hermes em 03 Dez 2010, 08:04

Lumine Miyavi escreveu:Agora só falta falar o porquê... :p

Basicamente ele acha que esse sistema terá uma resolução de combate mais rápida e simples que o AD&D, D&D 3.5 ou D&D 4.0. Ou seja, ele está se iludindo porque está desesperado querendo ver uma tábua de salvação para o D&D em nosso grupo. :tsc:

Eu já tinha lido o PDF do Old Dragon antes de ver esse tópico e formei uma opnião a partir do que vi no PDF e não pelo que está postado aqui. O que eu vi basicamente é um grupo que aprecia a mecânica da 3.5 mas quer jogar AD&D. Nas 64 páginas do PDF a idéia não me impressionou, me pareceu um copy and paste de regras de diferentes livros, muitas das vezes sem levar em conta coisas como balanço ou dinâmica de jogo. Há também várias lacunas nas regras que são atinientes aos dois sistemas supra mencionados e que eventualmente vão forçar o mestre a adotar uma house rule ou a "regra de ouro".

Uma das coisas que mais se destacou dentro deste tópico foi a parte que o autor menciona que quando um HdA for level 14 o mago seria level 7 ou 8. Isso simplesmente me assustou por tantos aspectos errados que representa. Eu poderia falar sobre questões de incentivos a players, desbalanço entre classes, progressão desigual e projeção de end-game. Porém eu creio que o autor deve ter postado essa informação equivocadamente. O livro parece seguir as tabelas de XP do AD&D (eu tirei o meu da estante para checar) e por elas quando um guerreiro estiver no level 14 o mago também estaria neste mesmo nível ambos com 1.5m de XP. Gostaria inclusive que o autor esclarecesse se meu raciocínio está correto ou se a progressão de nível é como ele realmente citou anteriormente.

Em suma, o sistema me parece AD&D sem as regras contra intuitivas peculiares a esta edição. Inclusive parece resguardar todos os vícios e problemas inerentes a essa edição. Muita gente vai dizer LEGAL! Eu porém sugiro que vocês usem a regra dos 15 anos* e ponderem seriamente se realmente é legal ou é saudosismo.

Fora isso o marketing do site chega a ser desrespeitoso na minha opnião com todos os jogadores de RPG. Particularmente esta frase "Com Old Dragon você não é apenas um rolador de dados, mas realmente um jogador de RPG!" é ridicula. Eu jogo RPG desde meus 8 anos de idade e porque nunca joguei OD sou um rolador de dados... :tsc: Respeito com os jogadores seria um excelente início para os criadores do sistema.

* A regra dos 15 anos dita que existem boas chances de que aquilo que você fez ou assistiu quando tinha 15 anos e achou incrível não será tão legal assim quando você tiver 30 ou mais anos. Time goes by.
Hermes

Mensagempor Agnelo em 03 Dez 2010, 08:30

Hermes escreveu:Porém eu creio que o autor deve ter postado essa informação equivocadamente. O livro parece seguir as tabelas de XP do AD&D (eu tirei o meu da estante para checar) e por elas quando um guerreiro estiver no level 14 o mago também estaria neste mesmo nível ambos com 1.5m de XP. Gostaria inclusive que o autor esclarecesse se meu raciocínio está correto ou se a progressão de nível é como ele realmente citou anteriormente.

É o mesmo que eu estava discutindo nesse exato momento.

Gostaria de ver a tabela de XP pra ter certeza, mas sendo uma tabela exponencial como a de Adnd isso não ocorreria, tanto que nos níveis altos o mago não ficava mais que uns 2 níveis atrás dos outros personagens.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Hermes em 03 Dez 2010, 09:01

Locke Winchester escreveu:
Hermes escreveu:Porém eu creio que o autor deve ter postado essa informação equivocadamente. O livro parece seguir as tabelas de XP do AD&D (eu tirei o meu da estante para checar) e por elas quando um guerreiro estiver no level 14 o mago também estaria neste mesmo nível ambos com 1.5m de XP. Gostaria inclusive que o autor esclarecesse se meu raciocínio está correto ou se a progressão de nível é como ele realmente citou anteriormente.

É o mesmo que eu estava discutindo nesse exato momento.

Gostaria de ver a tabela de XP pra ter certeza, mas sendo uma tabela exponencial como a de Adnd isso não ocorreria, tanto que nos níveis altos o mago não ficava mais que uns 2 níveis atrás dos outros personagens.

Exatamente. E se esse fato for verdade um dos maiores problemas do aD&D está presente com todas as forças do mundo.

Outra coisa que me incomodou, não parece existir qualquer tipo de sistema de perícias, ou seja, o sistema é basicamente voltado para combate. Qualquer coisa que não seja coberta ali naquelas regras de combate ou individuais por classe fica no limbo do house rule/golden rule.
Hermes

Mensagempor MagoCego em 03 Dez 2010, 09:42

AKImeru escreveu:Mas em AD&D isso não era tão confuso, fora o thac0.

Eu nunca tive problema com thaco. Claro, eu comecei a jogar rpg, usando o sistema de ad&d, então não devo achar estranho. Mas lembro que mesmo sendo criança (9 anos) eu não tive problemas pra entender isso quando os outros jogadores (13 anos) me explicaram.
I'll Crush Your Face Into The Ground!!!
MagoCego

Mensagempor Ric.freitas em 03 Dez 2010, 09:49

É algo que também me deixou curioso, quero ver como ficou a progressão dos personagens e o mais importante se isto realmente funciona. Se aquele mago de 40 PV não vai morrer em único ataque.

Outra coisa que me incomodou, não parece existir qualquer tipo de sistema de perícias, ou seja, o sistema é basicamente voltado para combate. Qualquer coisa que não seja coberta ali naquelas regras de combate ou individuais por classe fica no limbo do house rule/golden rule.

Aqui eu discordo do Hermes, não ter uma perícia intimidar eu vejo algo que motiva mais os jogadores a interpretarem esta intimidação do que ter o resultado da ação definida em uma rolagem de dado.

Uma coisa para deixar claro, eu sei que nada impede você resolver uma situação ou desafio apenas por meio de interpretação mas o fato de haver a opção de resolver isto em uma jogada de dado pode desincentivar os jogadores a buscarem as soluções por meio da interpretação.

A perícia obter informações por exemplo. O Hermes argumenta que o jogador pode evitar a jogada interpretando esta busca de informações e ganhar uma quantidade de bônus que faria com que a jogada simplesmente fosse desnecessária. O meu contra argumento é de que existe a jogada, logo um jogador com alto valor na perícia pode simplesmente declarar estar fazendo uso da perícia. Ele está errado? Não, pois a proposta do sistema é esta. Se ele não tiver a perícia para rolar dado, ele vai ter que der fato buscar estas informações.
Ric.freitas

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários