Smaug, eu não sou biólogo mas mantenho um blog de Tormenta com um camarada meu que é biólogo, e somos da mesma opinião: não tem parâmetro, não dá pra comparar com o "mundo real".
Exatamente! E você pode dar explicações de outras maneiras como "Deus disse isso então eles fazem isso"
O que acontece direto em tormenta mas por algum motivo insano você decide afirmar que não, o que leva a inconsistencias no seu argumento e no cenário que você defende.
Sem falar de que para algumas pessoas, como Nibelung, a explicação "Um Deus fez Aquilo" da escravidão perpetuada pelos Minotauros mata boa parte de ganchos e elementos para a interpretação. Não há um questionamento sobre o escravismo, ele acontece porque é assim que Tauron vê o mundo e sua concubina elfa também.
E isso sinceramente me enoja e ofende meu paladar rpgistico. Se tem algo que eu explorei em Eberron quando eu mestrava isso, era a posição dos Warforged no mundo.
Reconhecemos padrões o tempo todo para discernir um do outro.
Foi esse argumento que eu digitava nas primeiras páginas deste tópico. De que Tormenta não tinha esses padrões de discernimento e isso fazia ele falhar como proposta de mundo de fantasia. Não há uma consistencia lógica interna, e quando há fãs refutam porque não é "cool" dizer que tal assunto ocorreu porque Deus disse isso.
O que me levou a chegar a mesma conclusão 300 páginas atrás: A fanbase de Tormenta é tão confusa quanto seus criadores: Os fãs que acham tormtna legal e estilosa acham o cenário legal por ser legal e estiloso, e fãs como Matheus não enxergam esses problemas e não se sentem incomodas por eles, levando então Tormenta a sério e equiparado com cenários internacionais - ignorando que tais cenários são o oposto de Tormenta. Enquanto Tormenta tem essas inconsistências, de comedia e referencias de anime esbarrando em minotauros escravistas e horrores cthuhlluanos, tem um humor escrachado e algo extremamente sério e até mesmo perturbador (Uma raça de bois parasitas) do outro lado da moeda. Isso permitiu Tormenta pegar vários públicos diferentes, um público pluralista de todo tipo de pessoa e jogador. (Balth e Matheus adoram Tormenta, duvido que sejam pelos mesmos motivos.)
Acredito que é esse o legado de tormenta. É um bando de coisas, que pessoas que não se importam ou toleram suas imperfeições possam jogar sua campanha e criar suas coisas, ao mesmo tempo que não percebem que o objetivo de um cenário é mais do que apenas dar ganchos (Que sempre foi o forte de Tormenta e nunca é mencionado por algum motivo) é criar um mundo consistente e especial. Tormenta é até mesmo especial para eles, porém para se tornar consiste os fãs são forçados a fazer conjecturas ou a selecionar o que eles acham que é válido ou não. (Darei como o exemplo o fato de Matheus usar o argumento "Oh isso ocorreu porque o Deus disse" apenas quando isso é uma explicação válida para um evento, e não quando é algo forçado, como por exemplo, Glórrien se unindo a Tauron. Tauron, quando é um escravista e faz seus seguidores serem também, é "porque deus quis assim", Glórrien, que é submissa e seus seguidores também são é "Uma escolha feita pelos seus seguidores.")
Eu espero que possamos discutir tormenta com esses pontos de vista. Acho que os fãs e os criticos deveriam dar um passo para trás e ver o todo para poder dizer de fato o que incomoda e o que não incomoda em Tormenta.