[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor MagoCego em 20 Set 2010, 11:26

Será que a maioria, vamos dizer 51%, abandonou a deusa antes. Depois, a maioria dos que restaram, se sentiu feliz em ser escravo-protegido.

2 milhões de mulheres? Então, posso supor que existem 2 milhões de escravo homens e 1 milhão de escravos crianças?
I'll Crush Your Face Into The Ground!!!
MagoCego

Mensagempor AKImeru em 20 Set 2010, 11:27

Smaug, eu não sou biólogo mas mantenho um blog de Tormenta com um camarada meu que é biólogo, e somos da mesma opinião: não tem parâmetro, não dá pra comparar com o "mundo real".

Exatamente! E você pode dar explicações de outras maneiras como "Deus disse isso então eles fazem isso" O que acontece direto em tormenta mas por algum motivo insano você decide afirmar que não, o que leva a inconsistencias no seu argumento e no cenário que você defende.

Sem falar de que para algumas pessoas, como Nibelung, a explicação "Um Deus fez Aquilo" da escravidão perpetuada pelos Minotauros mata boa parte de ganchos e elementos para a interpretação. Não há um questionamento sobre o escravismo, ele acontece porque é assim que Tauron vê o mundo e sua concubina elfa também.

E isso sinceramente me enoja e ofende meu paladar rpgistico. Se tem algo que eu explorei em Eberron quando eu mestrava isso, era a posição dos Warforged no mundo.

Reconhecemos padrões o tempo todo para discernir um do outro.

Foi esse argumento que eu digitava nas primeiras páginas deste tópico. De que Tormenta não tinha esses padrões de discernimento e isso fazia ele falhar como proposta de mundo de fantasia. Não há uma consistencia lógica interna, e quando há fãs refutam porque não é "cool" dizer que tal assunto ocorreu porque Deus disse isso.

O que me levou a chegar a mesma conclusão 300 páginas atrás: A fanbase de Tormenta é tão confusa quanto seus criadores: Os fãs que acham tormtna legal e estilosa acham o cenário legal por ser legal e estiloso, e fãs como Matheus não enxergam esses problemas e não se sentem incomodas por eles, levando então Tormenta a sério e equiparado com cenários internacionais - ignorando que tais cenários são o oposto de Tormenta. Enquanto Tormenta tem essas inconsistências, de comedia e referencias de anime esbarrando em minotauros escravistas e horrores cthuhlluanos, tem um humor escrachado e algo extremamente sério e até mesmo perturbador (Uma raça de bois parasitas) do outro lado da moeda. Isso permitiu Tormenta pegar vários públicos diferentes, um público pluralista de todo tipo de pessoa e jogador. (Balth e Matheus adoram Tormenta, duvido que sejam pelos mesmos motivos.)

Acredito que é esse o legado de tormenta. É um bando de coisas, que pessoas que não se importam ou toleram suas imperfeições possam jogar sua campanha e criar suas coisas, ao mesmo tempo que não percebem que o objetivo de um cenário é mais do que apenas dar ganchos (Que sempre foi o forte de Tormenta e nunca é mencionado por algum motivo) é criar um mundo consistente e especial. Tormenta é até mesmo especial para eles, porém para se tornar consiste os fãs são forçados a fazer conjecturas ou a selecionar o que eles acham que é válido ou não. (Darei como o exemplo o fato de Matheus usar o argumento "Oh isso ocorreu porque o Deus disse" apenas quando isso é uma explicação válida para um evento, e não quando é algo forçado, como por exemplo, Glórrien se unindo a Tauron. Tauron, quando é um escravista e faz seus seguidores serem também, é "porque deus quis assim", Glórrien, que é submissa e seus seguidores também são é "Uma escolha feita pelos seus seguidores.")

Eu espero que possamos discutir tormenta com esses pontos de vista. Acho que os fãs e os criticos deveriam dar um passo para trás e ver o todo para poder dizer de fato o que incomoda e o que não incomoda em Tormenta.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor MagoCego em 20 Set 2010, 11:52

No final das contas, após ler o que o Oda escreveu, qual o motivo do tópico?

Convencer alguem que Tormenta é um cenário ruim, apontando seus erros?

"O problema" é que se pra algum jogador jogar em um cenário que tenha inconsistência, isso não o afete e ele nem consiga ver essa/aceitar essa inconsistência, "você" (você que está aqui apenas para convencer o outro), não vai conseguir fazer isto.

É como você virar pra mim e falar que funk não é música, por isso e por aquilo outro. Problemas! Eu acho legal, eu gosto, e eu vou continuar consumindo. Claro, ai você pode virar e dizer: "vai continuar consumindo algo que não é música.". Mas e dai? Eu me divirto assim. Eu gosto desse cenário assim. Pra mim isso pode acontecer porque Deus quis! Pronto! Deus quis que no meu mundo dinossauros atirassem com laser e daí que isso é impossível? Eu me divirto jogando isso.

Pronto. Entramos em uma discussão sem fim para os extremistas de cada lado.

No final das coisas, Tormenta tem coisas legais e tem coisas não tão legais, mas o problema é ELES anunciarem que Tormenta é o melhor rpg/cenário nacional. Acho que isso deixa muita gente com raiva dessa afirmação. O que eu posso dizer é que é o cenário nacional que teve o melhor marketing.
MagoCego

Mensagempor Metal Sonic em 20 Set 2010, 11:56

E me lembra exatamente do que eu disse páginas atrás: Se o cenário não se levasse tão a sério, ao menos eu seria capaz de apreciá-lo muito melhor. :haha:

Minotauros estupradores de um lado, e Elfas com patinhas de coelho que cantam musiquinha de anime do outro. Eu não consigo levar a sério. :sobrancelha:
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor AKImeru em 20 Set 2010, 12:00

No final das coisas, Tormenta tem coisas legais e tem coisas não tão legais, mas o problema é ELES anunciarem que Tormenta é o melhor rpg/cenário nacional. Acho que isso deixa muita gente com raiva dessa afirmação. O que eu posso dizer é que é o cenário nacional que teve o melhor marketing.

E é por isso que eu tenho tantos problemas em aceitar tormenta pelo o que ele é e apenas não jogar e me leva a voltar esse tópico: Eu odeio o fato de ter essa arrogancia de colocar na contracapa do seu livro que ele é o melhor. Nem mesmo livros como D&D ou Vampiro a Máscara fazem isso.
AKImeru

Mensagempor Metal Sonic em 20 Set 2010, 12:01

MagoCego escreveu:É como você virar pra mim e falar que funk não é música, por isso e por aquilo outro. Problemas! Eu acho legal, eu gosto, e eu vou continuar consumindo. Claro, ai você pode virar e dizer: "vai continuar consumindo algo que não é música.". Mas e dai? Eu me divirto assim. Eu gosto desse cenário assim. Pra mim isso pode acontecer porque Deus quis! Pronto! Deus quis que no meu mundo dinossauros atirassem com laser e daí que isso é impossível? Eu me divirto jogando isso.

Ao menos os Funkeiros admitem que gostam da música porque a mulherada perde a linha.

Se você diz "É ruim e eu gosto", beleza. Eu gosto de tanta coisa que eu admito que é ruim, como Zumbi do Mato e certos animes underground.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Emil em 20 Set 2010, 12:06

Funk não é ruim.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor MagoCego em 20 Set 2010, 12:09

Oda Nobunaga escreveu:

E é por isso que eu tenho tantos problemas em aceitar tormenta pelo o que ele é e apenas não jogar e me leva a voltar esse tópico: Eu odeio o fato de ter essa arrogancia de colocar na contracapa do seu livro que ele é o melhor. Nem mesmo livros como D&D ou Vampiro a Máscara fazem isso.

Isso foi uma das coisas que me fez não gostar tanto do cenário.

metalsonic escreveu:
MagoCego escreveu:É como você virar pra mim e falar que funk não é música, por isso e por aquilo outro. Problemas! Eu acho legal, eu gosto, e eu vou continuar consumindo. Claro, ai você pode virar e dizer: "vai continuar consumindo algo que não é música.". Mas e dai? Eu me divirto assim. Eu gosto desse cenário assim. Pra mim isso pode acontecer porque Deus quis! Pronto! Deus quis que no meu mundo dinossauros atirassem com laser e daí que isso é impossível? Eu me divirto jogando isso.

Ao menos os Funkeiros admitem que gostam da música porque a mulherada perde a linha.

Se você diz "É ruim e eu gosto", beleza. Eu gosto de tanta coisa que eu admito que é ruim, como Zumbi do Mato e certos animes underground.

Cara, alguns funkeiros outros não. E eu conheço mais funkeiros que realmente gostam do som, do que os que não gostam!

Algumas pessoas vão falar que [insira o nome do item discutido aqui] "é ruim, mas eu gosto!", outros vão falar "é ruim e eu não gosto!", e outros vão falar "é bom demais e eu gosto!".

Eu por exemplo, não gosto de Tormenta, mas aposto que conseguiria me divertir jogando uma aventura one-shot e ignorando a frase "somos os melhores".
MagoCego

Mensagempor Metal Sonic em 20 Set 2010, 12:14

MagoCego escreveu:Eu por exemplo, não gosto de Tormenta, mas aposto que conseguiria me divertir jogando uma aventura one-shot e ignorando a frase "somos os melhores".

Definitivamente somos dois.

Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Sr. Pichu em 20 Set 2010, 12:26

metalsonic escreveu:Minotauros estupradores de um lado, e Elfas com patinhas de coelho que cantam musiquinha de anime do outro. Eu não consigo levar a sério. :sobrancelha:

poutz, vero
elfos com patinhas de animais...
será que é essse o real motivo para terem sido escravisados? XD
veja só, um só tem a cabeça de boi e o outro tem pés de animais...
deve ter sido paixão à primeira vista :haha:
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor AKImeru em 20 Set 2010, 12:50

Se eu pudesse estrangular alguém virtualmente, eu teria matado o Pichu nesse momento.
AKImeru

Mensagempor Smaug em 20 Set 2010, 13:50

Smaug, eu não sou biólogo mas mantenho um blog de Tormenta com um camarada meu que é biólogo, e somos da mesma opinião: não tem parâmetro, não dá pra comparar com o "mundo real". Deve ser bem absurdo mesmo, mas ao contrário do nosso planeta tem deuses, magia e uma série de fatores que NÃO EXISTEM. Se formos pelos absurdos vamos extrapolar pra mangás, comics, cinema, desenhos animados e por aí vai.

Só lembre-se que a comparação é viavel se você começar a usar conceitos do "mundo real" em alguns pontos. Como acontecia com os garou em lobisomem segunda edição. Mas o problema dos minotauros de tormenta é outro.

Sinceramente eu acho a idéia interessante, pra mim faz sentido que a raça eleita pelo Deus da Força seja apenas masculina porque ele também é assim, tendo que reproduzir com humanas

Pra mim faz tanto sentido quanto aquela tabela do Book of Erotic fantasys com o que sai do cruzamento entre cada raça. Mas Tauron deveria ter pensado mais antes de colocar o destino de sua raça eleita nas dependencias de fêmeas de outras raças. Mas o que mais tem me irritado nessa história não é como a raça se reproduz e sim a Mary Sue que os minotauros romanos se transformaram e como os escritores de Tormenta tratam os eventos do cenário como "temporadas de anime" em que mais nada está acontecendo a não ser aquilo. Os minotauros de uma hora pra outra viraram uma potencia militar, a moda antiga, o reinado tem acesso a magias e polvora mas vc não ve avenços tecnologicos nisso, ninguém pesquisa novos jeitos de usar armas de fogo ou mesmo novas magias ou itens mágicos viaveis a baixo custo (e itens mágicos só são raros pq sim, e não por alguma explicação interna do cenário) de modo que eles foram chutados por um bando de bois romanos com tácticas ultrapassadas de guerra (uma vez que, me corrija, arton está num periodo de castelos e cavalaria pesada, com um pé no uso de polvora e com golens mágicos). E não vou entrar no mérito de uma raça acrofóbica usar armas de cerco como torres.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor AKImeru em 20 Set 2010, 13:56

tácticas ultrapassadas de guerra

Na realidade eles usaram estrátegias da segunda guerra. A pé. Com armas da epoca de bronze.
AKImeru

Mensagempor Smaug em 20 Set 2010, 14:00

Na realidade eles usaram estrátegias da segunda guerra. A pé. Com armas da epoca de bronze.

:parede:
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Metal Sonic em 20 Set 2010, 14:05

Não tem que fazer sentido. Tem que ser coolz, massavéio pros fãs gostarem.

Metal Sonic
Webmaster

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários