[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor AKImeru em 29 Set 2010, 16:51

Locke Winchester escreveu:Genérico preso a um gênero? engraçado, não acha?

Editado: TRPG diz que é genérico, mas quero ver quantas houserules um cidadão precisa pra adaptar uma campanha de eberron pra ele :b

Derp

M&M tem um cenário? Não. Em nenhum pedaço.

O que ele é então? As regras tem uma intenção; a de recriar personagens de HQ. Tirando isso, o mestre é livre e possui diversas ferramentas no livro para fazer o que quiser. Por isso o chamo de genérico.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Corvo da Tempestade em 29 Set 2010, 16:54

O problema é: TRPG não é um bom sistema. É basicamente o D&D "mais do mesmo" com algumas péssimas decisões de design.

Esse foi o principal problema, na minha opinião, do Trpg. Tentar fazer um sistema novo onde não precisava.Até onde sei, a licença aberta não acabou. Eles poderiam simplemente ter impresso todo o SRD diagramado e e ilustrando, e se concentrando em uma boa descrição do sistema. Ia sair um livro melhor e mais barato.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Kinn em 29 Set 2010, 17:12

Sério Mateus. Admitir ou concordar com algum argumento nosso - por mais válido que seja - é alguma espécie de derrota para você ou 'sua fé' em Tormenta?
Esse não é o primeiro argumento óbvio que você tenta rebater com unhas e dentes. Como o Oda mencionou, não é porque eu gosto de uma coisa que vou me negar a ver seus defeitos.

Tá certo que a gente pega pesado aqui às vezes, :roll: mas todas as queixas são devidamente fundamentadas (embora nem todos concordem com as queixas uns do outros)

Mas sinceramente parece pura teimosia:

Matheus Borges Ziderich escreveu:Ferdineidos: é inegável que Tormenta esteja bem entranhado ao jogo, o sistema é focado em Tormenta. Mas ele funciona sem o cenário.É como eu disse, poderia rolar um livro de cenário de Ethora compatível com o jogo sem problemas. Diabo, qualquer um poderia inventar um cenário do zero e lançar ele compatível com o jogo.

Não entra na minha cabeça alguém compra o livro de rpg escrito Tormenta para jogar Forgotten Realms, Eberron, Berseker, Vampiro a Máscara ou Marvel Super Heroes.
Observe que Vampiro e Marvel foi um completo exagero, onde só o M&M e o Gurps conseguem fazer adaptações para os cenários que mencionei sem problemas.

Mas há clara diferença entre fazer um sistema pra uma proposta genérica, onde o D&D é fantasia heróica genércia, no qual Forgotten, Eberron são cenários nele - e sem muita dificuldade deve ser possível fazer uma adaptação para o mangá/anime Berseker, mas Vampiro a Máscara e Marvel ficariam fora de tom.

Vampiro e companhia são sistemas que ainda que possamos traçar elementos generalistas dele, ele não foi feito para funcionar fora de sua proposta de jogo.
Há sistemas genéricos e outros não. Não há erro nem defeitos nisso. O problema é vender algo sem cumprir a promessa ou até mesmo prometer coisas que não se é do interesse de cumprir.

Pois se o livro fosse para ser verdadeiramente genérico ele deveria ter limado Arton das regras. Mas não faz isso.
Por outro lado, se ele é para ser um livro de cenário, ele falhou em apresentar o cenário de forma adequada, como os livros da linha storyteller fazem, lhe dando material suficiente para narrar o jogo por um bom tempo enquanto espera sair os suplementos (que na linha nova nem são tantos).

Como tanto numa direção quanto na outra o livro parece ter falhado na sua proposta - você parece ainda tentar se agarrar a crença de que eles não falharam, ou por pura teimosia ou sei lá... como se fosse um crime, heresia ou significasse a perda de uma aposta dizer que concordou com um spelliano

(o que é risível, pois não falta debatedores spellianos discordando de certos argumentos nossos o tempo todo, o que mostra que cada pensa por si e não como manada).

Então se puder esclarecer o motivo de tamanha exacerbada defesa de coias que não parecem ter nenhuma, agradeceria...
Só vai tirar um peso da minha consciência encucada, já que não faz absoluto sentido essa postura.
Kinn

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 29 Set 2010, 17:36

Caras, quem falou em genérico? A proposta do livro é só ser um jogo de fantasia medieval, não necessariamente amarrado a Arton. Não sugeri jogar campanhas de horro cthulhiano ou faroeste com o livro, apenas apontei que ele serve como RPG de Fantasia Medieval. Ele tem Tormenta entranhado/como modelo/referência? Têm, mas ele funciona como um conjunto de regras padrão pra qualquer campanha do gênero. Ele funciona da mesma forma que o D&D nesse sentido, seja 3.5 ou 4E, por isso é uma alternativa. Vai haver um livro de cenário, justamente pq o TRPG não é um livro de cenário. Ele tem suas passagem sobre Arton, mas pra servir como referência, não pra substituir um "guia de mundo".
Editado pela última vez por Matheus Borges Ziderich em 29 Set 2010, 17:40, em um total de 1 vez.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Youkai X em 29 Set 2010, 17:39

E como enfiar qareen, lefous, os deuses de Tormenta ou talentos associados a áreas de Tormenta? E quanto aos lefeus?
Youkai X

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 29 Set 2010, 17:44

Enfiar onde?
(perae q isso soou mal)

Look, tem identidade de produto e tem conteúdo aberto, certo? Funcionou com o D&D, tivemos vários cenários fora da Wizards compatíveis com o selo d20 ou a licença OGL. Aqui é a mesma coisa. Na verdade, penso que seria mais semelhante ao M&M e a licença Superlink, onde o conjunto de regras serve para diversos jogos do gênero.
Editado pela última vez por Matheus Borges Ziderich em 29 Set 2010, 17:51, em um total de 1 vez.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Youkai X em 29 Set 2010, 17:48

Em um cenário de fantasia que nào seja Tormenta, oras... Como Ethora, que tu deste de exemplo, ué.
Youkai X

Mensagempor Lumine Miyavi em 29 Set 2010, 17:51

Ou forgotten ou warcraft, que saíram no brasil. :p
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor AKImeru em 29 Set 2010, 17:52

Matheus Borges Ziderich escreveu:Caras, quem falou em genérico? A proposta do livro é só ser um jogo de fantasia medieval, não necessariamente amarrado a Arton. Não sugeri jogar campanhas de horro cthulhiano ou faroeste com o livro, apenas apontei que ele serve como RPG de Fantasia Medieval. Ele tem Tormenta entranhado/como modelo/referência? Têm, mas ele funciona como um conjunto de regras padrão pra qualquer campanha do gênero. Ele funciona da mesma forma que o D&D nesse sentido, seja 3.5 ou 4E, por isso é uma alternativa. Vai haver um livro de cenário, justamente pq o TRPG não é um livro de cenário. Ele tem suas passagem sobre Arton, mas pra servir como referência, não pra substituir um "guia de mundo".

Exceto que Tormenta não possui os mesmos tropes genêricos de fantasia heroica que D&D possui.

Por isso eles alteraram as raças e modificaram levemente as classes no passado.

Sério você vai continuar derpando sobre esse assunto?
AKImeru

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 29 Set 2010, 17:54

Bom, se a Wizards ou a Blizzard resolverem trabalhar um RPG em cima das regras do TRPG....

Tormenta oferece os próprios. Estilo o Arcana Unearthed.
Editado pela última vez por Matheus Borges Ziderich em 29 Set 2010, 18:14, em um total de 1 vez.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Aluriel de Laurants em 29 Set 2010, 18:10

Vamos supor que eu vá criar meu cenário foprtemente inspirado em Dark Sun, por exemplo. Eu vou jogar de Qaaren lá?
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Gladius Dei em 29 Set 2010, 18:39

Vamos supor que eu queira criar um mundo próprio baseado em TRPG. Terá um nobre de Valkária que consegue um desejo com um "Pff" lá?
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Iuri em 29 Set 2010, 18:42

Aluriel de Laurants escreveu:Vamos supor que eu vá criar meu cenário foprtemente inspirado em Dark Sun, por exemplo. Eu vou jogar de Qaaren lá?

Vamos supor que tu va criar um cenario para D&D 4.0 fortemente inspirado em Dark Sun, por exemplo. Tu vai jogar de clérigo lá?
Vamos supor que vou criar um cenário para D&D 4.0 em que não existam elfos. Ó meu Deus, o livro do jogador de D&D apresenta elfos como raças jogaveis, o que farei?!?!
Sinais de que D&D não é genérico?

Olha, eu acho que TRPG NÃO é genérico, já que todo fluff é feito sobre Tormenta. Mas se alguem quiser fazer algum sistema para ser usado com as regras do TRPG beleza, só vai ter que restringir algumas coisas e alterar o fluff das raças/classes. Exatamente o que acontece com D&D.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor AKImeru em 29 Set 2010, 19:46

Matheus Borges Ziderich escreveu:Bom, se a Wizards ou a Blizzard resolverem trabalhar um RPG em cima das regras do TRPG....

Tormenta oferece os próprios. Estilo o Arcana Unearthed.

Unerthed Arcana.

Unerthed Arcana é um livro de regras apenas.

Olha, eu acho que TRPG NÃO é genérico, já que todo fluff é feito sobre Tormenta. Mas se alguem quiser fazer algum sistema para ser usado com as regras do TRPG beleza, só vai ter que restringir algumas coisas e alterar o fluff das raças/classes. Exatamente o que acontece com D&D.

Curiosamente, D&D tem em seus suplementos Samurais, Ninjas, Shamas e um bando de coisa que nunca encaixaria em Greyhawk :haha:
AKImeru

Mensagempor Elven Paladin em 29 Set 2010, 19:58

Unerthed Arcana.

Unerthed Arcana é um livro de regras apenas.

Na verdade, ele está certo: O Arcana Unearthed é um livro da Malhavoc Press escrito pelo Monte Cook e tendo em mente um peculiar cenário de RPG do mesmo ( tal livro depois foi substituído pelo "Quase Lançado no Brasil" Arcana Evolved). Já o Unearthed Arcana, da Wizards of the Coast, é o catálogo de regras alternativas.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários