D&D 4E

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

D&D 4E

Mensagempor Letthull em 13 Nov 2007, 08:39

Se no MM1 as descrições eram mínimas, e foram aumentando até as duas páginas por monstro do MM4, é por que a Wizards foi vendo que valia a pena fazer isso. E o que nós aqui concluímos é que tudo será AINDA MAIOR no novo MM do D&D 4ª. Não vemos nada no que foi divulgado sobre o jogo que contrarie essa suposição.

Aleluia irmão.

Sobre o resto do seu, desculpe a falta de uma expressão em português, do seu rant.

Agressivo? Eu? Ah sim... Sou eu quem começou quotar posts em tom pejorativo.

Não, ao menos eu aqui não entendi. Como SIMPLIFICAR as regras de criação de monstro pode DESESTIMULAR a imaginação de um mestre? Pra mim eles estão dizendo: invente o monstro que quiser, sem medo, nós te ajudamos a ele funcionar sem sair do controle.

Ao passo que você não precisa pensar demais pra fazer uma coisa, torna automaticamente a necessidade de imaginar menor. É aí que se diferencia a massa intelectual da popular, sem querer depreciar, apenas sendo realista.

Mas eu também entendo a galera que não ter trabalho de criar. É normal nos tempos modernos, tempo é dinheiro.

De novo, novamente, mais uma vez, é preciso dizer: não é D&D que está virando MMOG, TUDO o que parece estar sendo inspirado nos MMOGs foram os MMOGs que copiaram de D&D EM PRIMEIRO LUGAR e modificaram um tiquinho. Por que não pegar de volta a parte que ficou mais prática e melhor? "Ah, não, como passou pela mão de uma coisa que não te RP, vai vir sem RP, e vai tirar o RP que tinha ficado aqui e não mexido! AHHHH!!!"

A discussão tá chegando a um nível realmente surreal. Ao mesmo tempo que sou rotulado de jogador ancião que adora contrariar só porque o sistema preferido está mudando e tem que arranjar coisa pra falar mal, você não consegue enxergar a típica satirização de fanboy ofendido.

Em momento algum eu mencionei que o que vai mudar, vai ser uma merda PORQUE será copiado de MMO. E eu não vou ficar repetindo a mesma coisa pra ser interpretada sempre da mesma forma. Não entendeu? Paciência...

Você já leu I, Tyrant? Se leu, mas LEU, não só passou o olho, acho que não repetiria essas 3 palavras quando falasse sobre Beholder.
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Letthull

D&D 4E

Mensagempor Smaug em 13 Nov 2007, 08:50

Letthull, quem quer interpretar vai interpretar independente do sistema, quem não quer não vai... sinceramente, conheci um grupo que jogava AD&D cujo as aventuras se resumiam dungeons, combates e vcs tem que cumprir a missão pq vcs são heróis, não dando um motivo plausível para reunir elfos, humanos e anões em um mesmo grupo com o mesmo objetivo...
Meu antigo grupo interpretava ateh em Hero Quest, mas devo dizer que atualmente eles adotaram uma tendencia a competição, ou d enão levar desaforo pra proxima seção de jogo, um inimigo deve ser morto e obliterado, e isso me distanciou um pouco deles, pq não eh o que eu gosto de fazer...
Em compensação, meu grupo novo interpreta pacas, chega a dar medo as vezes...tivemos seções inteiras da 3.5 sem uma unica rolada de dados, em contrapartida, um falecido amigo meu jah conseguiu transformar o ato de se jogar em uma tortura rolando 3 seções inteiras de combates sequencias (totalizando mais ou menos 18 horas seguidas de lutas...¬¬), ou seja, esse lance de sistema mais interpretativo, menos interpretativo eh balela...

Você já leu I, Tyrant? Se leu, mas LEU, não só passou o olho, acho que não repetiria essas 3 palavras quando falasse sobre Beholder.

Cara, jogadores de AD&D não tem outro argumento a não ser esse? Quer dizer, o livro era legal e tudo mais, mas tinha muita coisa superflua nele tb (vc não precisa saber todos os tipos de alimentos preferidos pelos beholders)...e sinceramente, o LoM avorda 6 tipos diferentes de aberrações, com um detalhamento mais que suficiente pra qualquer mestre.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

D&D 4E

Mensagempor Cebolituz em 13 Nov 2007, 09:05

ShinRyuu escreveu:Eu não entendo aonde você quer chegar. Se quer uma descrição de 2 parágrafos e inventar o resto, pra que usar um Livro de Monstros? Inventa teus monstros aí, velho. Os livros de história antiga e mitologia, sem falar de tantos filmes no cinema, estão infestados de exemplos pra você se basear. Você não precisa de um Livro de Monstros pra isso. Eu não sei o que você procura. Eu, particularmente, quero monstros pré-fabricados que eu possa usar rapidamente e uma estrutura mecânica que me permita criar monstros que, quando botar na mesa pra enfrentar meus jogadores, estejam à altura do desafio, mas não matar metade do grupo (a não ser que essa seja a minha intenção) e se encaixem na minha estória. Isso é uma tarefa de "extrema racionalização" e organização. Se você quer arbitrar os modificadores e CDs dos monstros na hora, faça isso e seja feliz. Mas pra que um Livro de Monstros, se a tua criatividade é tão rica? Não tome isto como uma alfinetada sarcástica, mas como uma sugestão. Liberte-se dos livros, se é o que busca.

Outra coisa que eu estava pensando: mesmo tendo tudo isso na ficha, existe alguma regra que lhe proíba de você simplesmente mudar tudo isso e imaginar aquele monstro de uma maneira diferente, usando táticas diferentes das que o livro recomenda?
Imagem
Cebolituz

D&D 4E

Mensagempor Letthull em 13 Nov 2007, 09:06

Meu último grupo de D&D está hibernando enquanto o Mestre resolve sua vida.
Mas a aventura é totalmente interpretativa. Apesar dele pecar em ignorar e mudar diversas regras que muitas vezes desbalanceiam o jogo, eu nunca trocaria nossa mesa por outra.
Fica uma aventura inteira sem rolar dados? Eu já fiquei váááárias... E posso dizer, gostei de todas tanto quanto das que tiveram combate.
Assim como já tivemos aventura-desfecho de campanha que durou 14hs, lutando contra o MESMO monstro.

Cara, jogadores de AD&D não tem outro argumento a não ser esse? Quer dizer, o livro era legal e tudo mais, mas tinha muita coisa superflua nele tb (vc não precisa saber todos os tipos de alimentos preferidos pelos beholders)...e sinceramente, o LoM avorda 6 tipos diferentes de aberrações, com um detalhamento mais que suficiente pra qualquer mestre.

Você acha que eu gosto de AD&D? Eu ODEIO AD&D com todas as minhas forças! Quando saiu a 3E eu dei graças por não precisar mais calcular Thac0 e etc.

Não adianta contestar, a TSR dava mais ênfase ao Roleplay do que pras regras. Minha aposta agora é que a Wizards consiga balancear isso.
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Letthull

D&D 4E

Mensagempor Cebolituz em 13 Nov 2007, 09:13

Letthull escreveu:Não adianta contestar, a TSR dava mais ênfase ao Roleplay do que pras regras. Minha aposta agora é que a Wizards consiga balancear isso.

Isso eu realmente não contesto. Mas aí eu pergunto: caso a Wizards não consiga balancear isso, fará alguma diferença? Talvez possa fazer para pior, quem sabe diminuir as vendas de livros por não conterem muitas regras, CDPs, talentos novos e assim piorar ainda mais a situação do RPG...
Imagem
Cebolituz

D&D 4E

Mensagempor Fada Suicida em 13 Nov 2007, 09:18

Letthull escreveu:Desenhos bonitos, com números, uma breve descrição e o "use sua imaginação".

eu espero que vc realmente NÃO esteja falando dos desenhos de AD&D.... ¬¬

quanto ao "use sua imaginação", bom, se eu não quero me dar ao trabalho de imaginar o que está acontecendo ou o que vai ser descrito, simplesmente vou jogar FF, tah tudo pronto ali mesmo...

Estou extremamente acostumada com Storyteller/telling, onde se prima por descrições e "uso da imaginação" mas sem se perder uma referência visual básica. Aliás, eu não vejo problema algum em nenhum dos compêndios de montros da 3.0 e 3.5, muito pelo contrário, as descrições são breves mas sucintas e claras, a única crítica é, por quê diabos QUATRO livros dos monstros sendo que muitas vezes um mestre não usa nem metade e em suplementos como Oriental Adventures e Lords of Madness vc ainda tem mais uma renca de monstros... e classes... e feats...

Ao que me parece na 4.0 vc vai ter as bases e o suporte pra poder criar de maneira mais prática um ambiente de jogo onde mestre e jogador não fique de saco cheio de tanta coisa ¬¬

Quanto aos desenhos, bah, eu já desisti, monto a imagem na minha cabeça e pronto Oo

Talvez possa fazer para pior, quem sabe diminuir as vendas de livros por não conterem muitas regras, CDPs, talentos novos e assim piorar ainda mais a situação do RPG...

piorar a situação aonde? Oo aqui no Brasil? Piorar mais?,
pq eu realmente não acho que a situação do RPG lá fora seja tão ruim assim, pelo menos não o que eu ouço por aí...

quanto aqui no Brasil, bom, nós sempre vamos ter Tormenta XD preço acessível, material fácil de rápida assimilação nyahsiuahsiuahs, desculpa, não resisti
"Eu não acho que eu seja uma pessoa fácil pra se falar a respeito. Tenho uma mente irregular. E de qualquer maneira eu não sou nenhuma das coisas que você pensa..."
Imagem
Imagem
Fada Suicida

D&D 4E

Mensagempor ShinRyuu em 13 Nov 2007, 09:32

Letthull escreveu:O que eu não gosto, é do fato de inserirem tantas simplificações a partir de estatísticas e funções, que torne isso um estímulo pra falta de imaginação. Entendeu agora?

Não entendi por que isso é um estímulo pra falta de imaginação...

Letthull escreveu:Ao passo que você não precisa pensar demais pra fazer uma coisa, torna automaticamente a necessidade de imaginar menor. É aí que se diferencia a massa intelectual da popular, sem querer depreciar, apenas sendo realista.

Cara... quanto mais fala sobre isso, menos está se fazendo entender... Ora, se eu vou ter menos trabalho pra montar as estatísticas de um monstro, eu vou ter mais tempo pra investir na sua descrição, nas coisas realmente imaginativas!

Letthull escreveu:Sem querer ser sarcástico também, mas... YUPIIII... que maneiro! Só decidiram dar valor às descrições no QUARTO livro de monstros! Então se eu quiser dar uma definição complexa sobre os Beholders, vou ter que ir caçar o I, Tyrant? Ou invento tudo da minha cabeça? E pior ainda, correr o risco de pegar coisas do I, Tyrant, e ainda ser chamado de herege, por ainda usar material do AD&D...

Aí você pega o Lords of Madness e resolve o seu problema. Sério, não estamos discutindo que a 3ª edição começou muito mecânica e isso foi ruim e prejudicava o roleplay. O que estou falando é que isso já mudou e você continua reclamando, pô.

Cebolituz escreveu:Outra coisa que eu estava pensando: mesmo tendo tudo isso na ficha, existe alguma regra que lhe proíba de você simplesmente mudar tudo isso e imaginar aquele monstro de uma maneira diferente, usando táticas diferentes das que o livro recomenda?

Muito pelo contrário. Os caras vivem dizendo, nos livros, nas revistas e nas entrevistas, que as regra básicas são o seu ponto de partida e a linguagem comum em eventos, mas nenhum jogo será jogado da mesma forma em mesas diferentes.

Letthull escreveu:Não adianta contestar, a TSR dava mais ênfase ao Roleplay do que pras regras. Minha aposta agora é que a Wizards consiga balancear isso.

Que alívio, já estava pensando que estávamos jogando palavras ao vento.
ShinRyuu

D&D 4E

Mensagempor Cebolituz em 13 Nov 2007, 10:08

Fada Suicida escreveu:piorar a situação aonde? Oo aqui no Brasil? Piorar mais?,
pq eu realmente não acho que a situação do RPG lá fora seja tão ruim assim, pelo menos não o que eu ouço por aí...

Bom, que o mercado do RPG andava desestimulado nos últimos anos sim. Não uma crise mundial (situação ruim mesmo é aqui no Brasil), mas que a nova edição veio justamente para reaquecer o mercado, isso já estava bem na hora.

ShinRyuu escreveu:Muito pelo contrário. Os caras vivem dizendo, nos livros, nas revistas e nas entrevistas, que as regra básicas são o seu ponto de partida e a linguagem comum em eventos, mas nenhum jogo será jogado da mesma forma em mesas diferentes.

Exato, eu estava concordando com você, por isso quotei o seu post! :shades:
Imagem
Cebolituz

D&D 4E

Mensagempor WillDice em 13 Nov 2007, 10:46

Só para constar, Letthull, não quis te chamar de "agressivo", e sim de "ranzinza", reclamão. Acho que é assim que se traduz rant, pelo menos é como eu entendo.

Não adianta contestar, a TSR dava mais ênfase ao Roleplay do que pras regras. Minha aposta agora é que a Wizards consiga balancear isso.

Sim, espero que fique equilibrado entre os dois, mas se fosse pra ter só um eu ficava com regras funcionais e criava meu roleplay.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

D&D 4E

Mensagempor Eltor Macnol em 13 Nov 2007, 12:53

Letthull, está mesmo difícil entender o teu raciocínio, cara.

Se foi apontado que quanto mais recente o livro, mais atenção e espaço estão sendo dedicados a descrições detalhadas e bem elaboradas. Então, por quê você se foca em falar mal dos livros antigos ao invés de comentar a realidade atual?

Quanto ao design de monstros novos, também não consigo entender por quê você acha que o modelo novo limita a imaginação, quando é bem o contrário. Ao tornar a parte mecânica do processo muito mais simples, sobra bem mais tempo pra elaborar a descrição e a originalidade do monstro, dentro e fora do combate.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

D&D 4E

Mensagempor Sampaio em 13 Nov 2007, 16:00

Se no MM1 as descrições eram mínimas, e foram aumentando até as duas páginas por monstro do MM4, é por que a Wizards foi vendo que valia a pena fazer isso. E o que nós aqui concluímos é que tudo será AINDA MAIOR no novo MM do D&D 4ª. Não vemos nada no que foi divulgado sobre o jogo que contrarie essa suposição.

É, mas na minha situação atual eu só ouço iso de uma forma:
"Vocês vão ter de gastar mais dinheiro!"

Serão vários MMs (não o chocolate) ou alguns gigantesco muito mais caros?

Enfim, either way, ruim pro meu bolso.

Ah, espero que mudem as gravuras. Odiei as armaduras de cavaleiros do zodíaco. A imagem do ranger e alguns outros no PHB estava ridícula. Parecia a armadura de ouro.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

D&D 4E

Mensagempor WillDice em 13 Nov 2007, 16:01

Sampaio escreveu:Serão vários MMs (não o chocolate) ou alguns gigantesco muito mais caros?

Um por ano. Oficialmente anunciado.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

D&D 4E

Mensagempor Smaug em 13 Nov 2007, 16:03

Um por ano. Oficialmente anunciado.

Bah eu não preciso de tudo isso pra jogar... me virei bem soh com o MM da 3.0 ateh a hj...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

D&D 4E

Mensagempor Sampaio em 13 Nov 2007, 16:04

Mas em quantos anos saem todos? :roll:
Eis a questão.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

D&D 4E

Mensagempor WillDice em 13 Nov 2007, 16:07

Smaug escreveu:Bah eu não preciso de tudo isso pra jogar... me virei bem soh com o MM da 3.0 ateh a hj...

Eu só cheguei a acrescentar os guias de monstros específicos dos cenários que mestrei, e olhe lá.

Mas, com regras mais rápidas para criar seus próprios monstros, realmente só o novo MM "básico" vai bastar.

Sampaio escreveu:Mas em quantos anos saem todos? :roll:
Eis a questão.

Pelo prometido, sai um todo ano até lançarem o D&D 5ª :b
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários