D&D 4E

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

D&D 4E

Mensagempor Sampaio em 14 Nov 2007, 15:27

Pois então, acho que não mudou nada do que disse.

O fato deles dizerem "não é obrigatório, é só um suplemento extra" é só mais uma forma deles conseguirem conformar vcs.

Aliás, funcionou.

Não nem o quê negar que o que estão fazendo é uma senhora estratégia de marketing. Eles vão arrecadar horrores com estes livros, mesmo sendo somente os mais afortunados que irão pagar.
Se bem que, com o papo "calma, só mais um suplemento" eles conseguiram acalmar vcs, então é bem possível que o mais pé rapado até prostitua-se para conseguir comprar estes.

Vejam bem, se eles vão lançar um novo livro do jogador a cada ano, com novas classes, regras etc, quem não se sentirá imbuido a comprar? Não é algo como Draconomicon, com conhecimento específico e muitas vezes dispensável e que (quase) nenhum jogador faz absoluta questão que o mestre tenha. É UM LIVRO DO JOGADOR ora essas, com aprimoramento dos problemas do ano anterior, classes, etc. É sim como se fosse um 4.5 novo a cada ano e nada do que disseram até agora chega perto de mostrar o contrário. Na verdade o extremo oposto:

O PHB2 é só um conjunto de regras opcionais, classes novas, magias novas, uma cidade-exemplo, etc

O diferencial é que nessa frase está acrescida o "só" do jogador que introjetou o papo da wizards.

Essa estratégia é porca e talvez sobreviva por deixar os fãs do jogo que têm grana e/ou que não percebam a descarada estratégia de exploração, tão extasiados por terem a cada ano mais coisas para babarem em cima das classes, mudanças, aprimoramentos etc, que talvez não enxerguem.
Ora, é a estratégia mais velha de todas: panis et circenses. No caso, circenses et circenses.
Circo e circo. para não pensarem.

Claro que funciona, e a defesa com unhas e dentes pelo seu direito de ter todo ano um livro novo ocorrerá. Oh mal-afortunados aqueles que não podem arcar com isso ou que conhecem de cór essas antigas estratégias. Terão de conviver com o "para de reclamar. Não quer não compra, quer compra."/"Mas não tenho dinheiro! E mesmo se tivesse me recusaria a aceitar isso."/"Oras decisão sua. E o livro nem é necessário.. É só um suplemento....".

Para alguns a simulação acima deve até ter parecido bem sensata. Eu acho que beira o hilariante.

Outra coisa que ocorrerá com estes excessivos suplementos é o abarrotamento do jogo. Pior será para os cenários específicos que não suportarão tantos seres coexistindo ou tanta coisa acontecendo. É o mal do qual pereceu o Storyteller, aonde começaram a abarrotar demais, ficaram sem ter onde enfiar mais coisas, desagradaram os fãs, e finito.

Convenhamos, pq vcs acham que eles simplesmente não trabalham mais, demoram um pouco mais pra lançar a 4a edição e ao invés de lançar um livro por ano não fazem algo bem feito, sem que seja necessária outro livro com "atualizações/correções", e não colocam as "informações desnecessárias" que virão nos "suplementos" em verdadeiros suplementos.
Classes nos livros das classes respectivas, talentos o mesmo, cidade o mesmo, etc. Alguns desses poderiam até ser fornecido pela internet.

Mas não, resguardar isso sobre o nome "Livro do Jogador", "Livro do Mestre" e "Livro dos Monstros" cria uma nova aura pelo fato de sempre ter sido constituido que são os livros básicos. Cria uma insinuação de obrigatoriedade para mestres e jogadores.

Sinto muito, mas se uma estratégia tão obvia vcs não conseguem ver, vcs merecem que cada vez mais parem de ligar pras novas edições, fiquem nas antigas e em alguns anos o D&D acabe.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

D&D 4E

Mensagempor Pepilegal em 14 Nov 2007, 15:34

Não estou entendendo os motivos reais desta discussão, pois notei que não é certo que haverá PHB todo ano. Ou estou errado?!
Pepilegal

D&D 4E

Mensagempor Eltor Macnol em 14 Nov 2007, 15:40

Vejam bem, se eles vão lançar um novo livro do jogador a cada ano, com novas classes, regras etc, quem não se sentirá imbuido a comprar?

Hum... eu?

A título de informação, eu nunca cheguei a ler nem o Livro do Jogador 2 nem o Livro do Mestre 2. Ouvi falar muito bem de todo o material que eles trazem, mas a única coisa que já usei de um deles foi a classe Beguiler, do LdJ2, nessa última campanha que entrei há cerca de um mês... e, ironia das ironias, essa classe está disponível de graça no site da Wizards. :b

Mas no dia que eu me prostituir pra comprar um deles, pode apostar que vou postar um anúncio no fórum, afinal, fazer parte da equipe tem que ter alguma vantagem! XD

Falando sério, eu realmente não consigo entender por quê vocês colocaram na cabeça que esses livros são essenciais assim. É só por causa do título "Livro do Jogador" 2?
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

D&D 4E

Mensagempor WillDice em 14 Nov 2007, 16:11

Sampaio escreveu:O fato deles dizerem "não é obrigatório, é só um suplemento extra" é só mais uma forma deles conseguirem conformar vcs.

Conformar?

Não nem o quê negar que o que estão fazendo é uma senhora estratégia de marketing. Eles vão arrecadar horrores com estes livros, mesmo sendo somente os mais afortunados que irão pagar.

Sim, e daí? Eu não posso criticar quem lucra com material de qualidade. Se fossem suplementos ruins, eu te entenderia, mas se forem seguir um modelo que agradou...

Se bem que, com o papo "calma, só mais um suplemento" eles conseguiram acalmar vcs, então é bem possível que o mais pé rapado até prostitua-se para conseguir comprar estes.

Acalmar? Quer dizer que eu tenho que ficar bravo por que uma editora de RPG que vender livros e ganhar muito dinheiro com isso? :roll:

Vejam bem, se eles vão lançar um novo livro do jogador a cada ano, com novas classes, regras etc, quem não se sentirá imbuido a comprar?

Quem tiver noção da importância de seu dinheiro. Como eu já disse diversas vezes.

Não é algo como Draconomicon, com conhecimento específico e muitas vezes dispensável e que (quase) nenhum jogador faz absoluta questão que o mestre tenha.

Quer dizer que só vale existirem suplementos que só uso em situações específicas?

É UM LIVRO DO JOGADOR ora essas, com aprimoramento dos problemas do ano anterior, classes, etc.

De novo: não vão "corrigir" nada. Vão colocar coisas novas.

É sim como se fosse um 4.5 novo a cada ano e nada do que disseram até agora chega perto de mostrar o contrário.

Exceto a parte em que eles disseram: "não vai ser um 4.5 todo ano".

3.5 foi 3.0 com regras diferentes. PHB2 não tem NADA repetido ou alterado do PHB 3.5, apenas coisas novas. Eles disseram que vão seguir o modelo do PHB2. Ora bolas!

O diferencial é que nessa frase está acrescida o "só" do jogador que introjetou o papo da wizards.

Hein?

Essa estratégia é porca e talvez sobreviva por deixar os fãs do jogo que têm grana e/ou que não percebam a descarada estratégia de exploração, tão extasiados por terem a cada ano mais coisas para babarem em cima das classes, mudanças, aprimoramentos etc, que talvez não enxerguem.

Se for mesmo bom, se valer a pena, eu compro. Se for ruim, não compro. Já disse que não é questão de ter dinheiro, é questão de saber usar o que tem, seja quanto for.

Ora, é a estratégia mais velha de todas: panis et circenses. No caso, circenses et circenses.
Circo e circo. para não pensarem.

Bem estranho mesmo uma empresa de ENTRETENIMENTO vender ENTRETENIMENTO.

Claro que funciona, e a defesa com unhas e dentes pelo seu direito de ter todo ano um livro novo ocorrerá.

OH MEU DEUS, três livros por ano, em cinco não terei mais espaço em minha caixa de sapato e terei que arranjar outra!
Ah é, eu nunca disse que ia comprar tudo, só os que valem a pena. Ufa.

Oh mal-afortunados aqueles que não podem arcar com isso ou que conhecem de cór essas antigas estratégias. Terão de conviver com o "para de reclamar. Não quer não compra, quer compra."/"Mas não tenho dinheiro! E mesmo se tivesse me recusaria a aceitar isso."/"Oras decisão sua. E o livro nem é necessário.. É só um suplemento....".

Para alguns a simulação acima deve até ter parecido bem sensata. Eu acho que beira o hilariante.

Ok, só deixa a gente um pouco e vai reclamar contra montadoras de carro.

Outra coisa que ocorrerá com estes excessivos suplementos é o abarrotamento do jogo. Pior será para os cenários específicos que não suportarão tantos seres coexistindo ou tanta coisa acontecendo. É o mal do qual pereceu o Storyteller, aonde começaram a abarrotar demais, ficaram sem ter onde enfiar mais coisas, desagradaram os fãs, e finito.

Ainda bem que D&D é um sistema com vários cenários, e não um cenário só onde era mesmo obrigatório cada suplemento caber.

Convenhamos, pq vcs acham que eles simplesmente não trabalham mais, demoram um pouco mais pra lançar a 4a edição e ao invés de lançar um livro por ano não fazem algo bem feito, sem que seja necessária outro livro com "atualizações/correções"

De novo, quem te disse que teremos atualizações e correções? A duas páginas estamos dizendo que não será isso.

E quando surgiu aqui o boato que seria assim, de uma fonte estrangeira, pode ir conferir lá trás, fui o primeiro a criticar. Pouco depois a Wizards desmentiu o boato.

e não colocam as "informações desnecessárias" que virão nos "suplementos" em verdadeiros suplementos.
Classes nos livros das classes respectivas, talentos o mesmo, cidade o mesmo, etc.

Por que o público gostou mais do modelo PHB2 ao invés de suplementos temáticos (completes, races, etc), ora bolas!

Alguns desses poderiam até ser fornecido pela internet.

E o são faz tempo!

Mas não, resguardar isso sobre o nome "Livro do Jogador", "Livro do Mestre" e "Livro dos Monstros" cria uma nova aura pelo fato de sempre ter sido constituido que são os livros básicos. Cria uma insinuação de obrigatoriedade para mestres e jogadores.

Pff. Qualquer idiota que caia nessa de comprar "por que é básico, não tá vendo o nome?" já estou achando que merece mesmo ser enganado.

Sério, qualquer que seja o estilo do suplemento, esse mesmo idiota compraria.
Como PHB2 foi mais elogiado que qualquer Complete Classe da vida, ao menos os idiotas estarão comprando material bom!

Sinto muito, mas se uma estratégia tão obvia vcs não conseguem ver, vcs merecem que cada vez mais parem de ligar pras novas edições, fiquem nas antigas e em alguns anos o D&D acabe.

"Estratégia" tão óbvia que todo mundo sabe, mas só alguns acham que é algo ruim.

Sim, é óbvio que vai vender mais por se chamar "Player's Handbook 2" do que "Guide of New Classes and Feats".

Você acha melhor ter quatro Completes por ano e ter somando tudo apenas quatro classes boas e outras toscas pra encher linguiça temática, ao invés de um PHB2 por ano com quatro classes boas nele (que estariam em quatro "Completes" diferentes se fosse dividir por tema, como você sugeriu). Eu não acho.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

D&D 4E

Mensagempor PaladinoMT em 14 Nov 2007, 16:14

Bem eltor, algumas pessoas gostam de justificar suas compulsões... eu adoro Mangá, e compro 50 reais deles todo mês (uns 7 mangás mais ou menos)....quando atrasa quase tenho crise de abstinência :bwaha:

Mas é serio. Material gratuito OFICIAL tem aos quilos (é umas das melhroes coisas da terceira edição). E eu que adoro Charmeleon? Eu jogo com ele quando posso, usando as paginas impressas do site da wizards... :pidao:
Warforged eu anotei num caderno, do livro oficial, todos os talentos e caracteristicas raciais, só pra jogar. Gastei apenas um pouco de tempo e um lapis e papel... (e neuronios pra traduzir pro portugues) :cool: (Acho que isso nao é pirataria ne?)

Não me vejo enganado ou manipulado assim como vc diz...
PaladinoMT

D&D 4E

Mensagempor Anand em 14 Nov 2007, 16:43

Eu acho que a WotC, se quisesse, poderia até lançar uma edição nova a cada ano. Ou obrigar todo mundo a pagar mensalidade para a Digital Initiative para se manter atualizado. Mas nada disso iria mudar o fato que os caras fazem vários jogos muito legais e interessantes. Material de qualidade, que melhora nossas campanhas. E separar o joio do trigo é função de qualquer consumidor.

Eu comprei muito material longe de ser material de primeira linha da terceira edição do D&D. Por dois motivos. Primeiro, porque eu não só comprava RPGs de D&D da WotC, eu colecionava. Queria ter todos. Segundo, porque na época tinha grana sobrando! ;) Nos últimos anos fui muito mais seletivo, quando a grana apertou.

Tenho um amigo que tem tudo da segunda edição, com exceção de uma meia dúzia de livros. Todos os livros básicos, de Forgotten, de Dark Sun, de Birthright, de Planescape.... Mais ou menos pela as minhas razões. Ele não comprou nada da terceira edição, mas jogou algumas partidas comigo ocasionamente, e se divertiu.

Com certeza não vou comprar tudo o que sair da 4a edição. Aliás, não devo nem comprar a 4a edição logo no lançamento, provavelmente vou deixar maturar mais. Mas é provável que vou acabar comprando, porque está parecendo que vai ser um RPG bem, como diríamos na antiga Spell, supimpa.

Não entendo bem o que o povo tem contra isso, parece que uma nova edição é uma afronta a sua coleção de livros. Eu tenho alguns suplementos de AD&D 2nd para FR, e até hoje uso os ditos cujos.

Sei lá, meus 2 cents.
Anand

D&D 4E

Mensagempor AKImeru em 14 Nov 2007, 16:55

O fato deles dizerem "não é obrigatório, é só um suplemento extra" é só mais uma forma deles conseguirem conformar vcs.

Aliás, funcionou.

Imagem

Deixa ver se eu entendi sua linha de pensamento:
-A Wizards anunciou que irá lançar livros que adicionam novas regras e opções para jogadores como forma de suplemento.
-Isso é ERRADO. Pois NINGUEM quer regras novas! Apenas as pessoas que irão comprar são as "conformadas", os fanboys

Ao julgar pelo resto do seu post, você NUNCA. LEU. O. PH2.

Pois ele é exatamente como um Dracominon da vida. A única diferença é que é um livro generico de classes e opções. Imagina um "Complete Stuff" é exatamente isso.

E qual o problema? REGRAS DEMAIS para você? Adivinha só: Não compre. Você não precisa comprar. Você já tem o jogo na tua casa. Por isso o nome é "SUPLEMENTO".

Quero dizer, meu deus, eu tenho 4 livros relacionados a D&D 3.5 aqui em casa. Todo o resto foi material gratuito que achei na net, desde cenarios à classes. Existem muitos fãs que fazem TONELADAS de coisas DE GRAÇA mas você continua achando que o pessoal se "conformou" em "comprar o mesmo jogo varias vezes".
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

D&D 4E

Mensagempor Fëanor em 14 Nov 2007, 17:17

Convenhamos, pq vcs acham que eles simplesmente não trabalham mais, demoram um pouco mais pra lançar a 4a edição e ao invés de lançar um livro por ano não fazem algo bem feito, sem que seja necessária outro livro com "atualizações/correções", e não colocam as "informações desnecessárias" que virão nos "suplementos" em verdadeiros suplementos.

deixa eu adivinhar, porque...

DEMORARIA MAIS!!?????????????????????

Tem várias regras que o cara só usa se QUER USAR. Essas são dispensaveis. Simplesmente NÃO FAZ SENTIDO botar regras opcionais em material BÁSICO. Além de fazer ele custar mais caro, demorar mais para ser lançado, muitos não vão usar.

Pelo seu post você parece pensar que o Livro do Jogador 1 deveria ser unico com o Livro do Jogador 2. Isso é uma TREMENDA IDIOTICE.

Classes nos livros das classes respectivas, talentos o mesmo, cidade o mesmo, etc. Alguns desses poderiam até ser fornecido pela internet.

TEM PROBLEMA MENTAL?????
http://www.wizards.com/default.asp?x=dn ... 06a&page=4

Tem só mais umas 100 como essas no site da wizards.

Vejam bem, se eles vão lançar um novo livro do jogador a cada ano, com novas classes, regras etc, quem não se sentirá imbuido a comprar? Não é algo como Draconomicon, com conhecimento específico e muitas vezes dispensável e que (quase) nenhum jogador faz absoluta questão que o mestre tenha. É UM LIVRO DO JOGADOR ora essas, com aprimoramento dos problemas do ano anterior, classes, etc. É sim como se fosse um 4.5 novo a cada ano e nada do que disseram até agora chega perto de mostrar o contrário. Na verdade o extremo oposto:

LOL, mesmo que fosse verdade, e DAÍ?
Você compra se quiser. Quer dizer que se a empresa resolver lançar um D&D novo a cada 3 meses, nós não devemos jogar D&D????
Nada a ver, a gente analisaria cada um deles e escolheria o melhor, simples assim. E se você não tem dinheiro para comprar, fica com o antigo. QUAL O PROBLEMA?

Ninguem vai ter dinheiro para ter todos os suplementos,
Ninguém vai gostar de TODOS os suplementos.
Ninguém vai permitir todos os suplementos sendo usados na mesa de jogo.

E se eles ficarem sem onde enfiar mais coisas, E DAÍ? Vai para de jogar porque eles não lançam mais suplementos decentes? Não dá pra ficar só com os outros 5000?
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

D&D 4E

Mensagempor Agnelo em 14 Nov 2007, 17:26

A essa altura do campeonato o Sampaio deve estar se mijando de rir de vocês...

Eu gosto de imaginar o Sampaio como um meio termo entre o Seu_Madruga e Lanzi :b
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

D&D 4E

Mensagempor Kinn em 14 Nov 2007, 18:29

Que stress x2
Eu digo que uma de minha maiores fontes de material pro rpg são as boards da wizards, onde gente otima e criativa, muitas vezes tão boa ou melhor que os game-designers da wizards fazem materiais muito interessantes (a parte de combos e build tb é ótima).

De graça. E aposto que isso vai continua.
Eu mesmo invento um monte de regras da casa. De graça também.
RPG pra mim é diversão acima do dinheiro. Então só compro o que merece ser comprado e o resto ou crio ou procuro na net.

Porque só o Letthil e o Sampaio acham que todos nós aqui somos compradores compulsivos manipulados de livros? Como disse alguém mais acima, porque será que essa terrível ameaça é só com os luxuosos livros de rpg e não com os carros das montadoras de veículos - que tem propaganda em potuguês??? :roll:

Criticar é importante, porque mostra que você está de mente atenta pensando.
Mas crítica vazia não leva a nada e só lhe queima na vista de todo mundo.
Kinn

D&D 4E

Mensagempor Roquen em 14 Nov 2007, 19:55

Acho que vale mencionar algo que não entrou na discussão ainda, se é que é o objetivo desta discussão ser séria: muitos dos jogadores de DnD compram uma pequena parte dos livros e "pirateiam" o resto. Fica fácil dizer que o preço não interessa ou que não é obrigatório comprar ... de qualquer forma, não vejo tantos motivos para um protesto tão indignado qnto o apresentado pelo Sampaio: no final das contas, DnD não é um artigo essencial de consumo (ao contrário do arroz, Sampaio - péssimo exemplo) nem dentro dos RPGs, quanto mais entre os artigos de entretenimento. Aliás, argumentar algo como "mas eu ou me sentir compelido a comprar" é algo tão tosco que me faz pensar que é gozação. Só pode.

Mas enfim, existem sistemas bem mais baratos que não demandam tantos suplementos, ainda mais de jogadores inteligentes e experientes como a maioria de nós! :)

Abraços.
There's a hole in the world like a great black pit,
And the vermin of the world inhabit it,
And its morals aren't worth what a pig could spit,
And it goes by the name of London.

Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street
Roquen

D&D 4E

Mensagempor Nibelung em 14 Nov 2007, 20:03

PaladinoMT escreveu:E eu que adoro Charmeleon? Eu jogo com ele quando posso, usando as paginas impressas do site da wizards... :pidao:

Wow, Pokemon D20 existe /o/
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

D&D 4E

Mensagempor Vinicius em 14 Nov 2007, 20:39

Só tenho uma coisa a dizer sobre os suplementos:

Imagem
Bem-vindos ao mundo capitalista!
:frenzied:
Vinicius

D&D 4E

Mensagempor AKImeru em 14 Nov 2007, 20:49

Mas enfim, existem sistemas bem mais baratos que não demandam tantos suplementos, ainda mais de jogadores inteligentes e experientes como a maioria de nós!

S³ esta ai para provar isso.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

D&D 4E

Mensagempor Ric.freitas em 14 Nov 2007, 22:06

Por mim a Wizards deveria lançar um dezena de suplementos por mês.
Eu ai comprar apenas o que me interessasse.

Uma da maior decepção dos fãs de Ravenloft foi a descontinuidade do cenário.
É melhor um suplemento ruim do que nenhum suplemento. :triste:
Ric.freitas

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários