Uma das obervações construtivas é a ausência de inúmeras tabelas. O jogo ficou tão simplificado que fica fácil decorar a ficha do seu personagem, é bem mais dedutivo que o 3.5.
Eu ainda to meio perdido com o novo sistema. Eu achei legal essa tentativa de dar muitas habilidades diferentes aos personagens, mas, essa história de todas as habilidades serem poderes ficou meio ruim na minha opinião. Fico imaginando que a fúria dos bárbaros serão apenas mais ataques diferentes, com nomes diferentes. Sei lá, acho que podiam ter colocado algumas habilidades diferentes, que não fossem presos nesse estilo de poderes.
Discordo Torneco, esse padrão mantém as coisas niveladas. E há como você customizar um personagem de várias formas, sem que dois ladinos na mesma mesa seja iguais porque seguem uma mesma tabela.
Todas as habilidades serem "poderes" é só uma forma diferente de dar nomes aos bois. Poderiam ser: Habilidades Por Encontro, Dia e Livres. É como antes, só que agora elas estão balacenadas e melhor contadas.
O que talvez te incomode é o padrão universal que elas seguem. A linguagem. Isso faz com que elas pareçam pequenos "trunfos", mas mesmo assim acho melhor, pois fica fácil explicar o jogo para iniciantes. Ficou mais didático.
Os rituais também ficaram legais, porque se distanciam do combate, retira dos conjuradores aquele tão apontado "faz tudo" dos níveis altos. Quer dizer, eles ainda possuem, mas agora requer tempo e dinheiro, algo que deixaria mais interessante cenários como o Forgotten 3.5.
Algo que comentei com um amigo é sobre o Warlord. Não tenho um bom pressentimento sobre a classe.