Cara, ao contrário. O texto do Waldomiro explica que a primeira série foi adaptada para o mercado americano por se tratar de um público com gosto diferenciado. A série perdeu o tom mais cômico para ficar mais madura. Claro que houve um aumento da qualidade, já que a história foi bem retrabalhada, o que até levou o lançamento dessa versão aqui. Mas a série não teve que "melhorar" pra sair lá fora, apenas ser adaptada.
E tenho um comentário sobre a resenha sim: ficou parecendo mais que foi feita em cima da discussão aqui do fórum do que em cima do que você leu. Por mais que alguns questionamentos levantados aqui sejam relevantes, parece que você deu voz a opinião da maioria aqui e não a sua. Aquele trecho que fala que não há menção a personagens importantes, quanto tem um parágrafo no livro que explica a atuação do Protetorado do Reino, Mosqueteiros Imperiais, mafiosos de Valkaria, Rei Thormy e Lady Shivara na batalha de Valkaria, o gancho em aberto da Academia Arcana e citar o Ahasureus como sumo sacerdote de Tauron quando ele NÃO é foi bobeira. Pareceu que você foi na impressão da maioria que não leu e não conhece o cenário, e não no que tá no livro.
Acho eu que qualquer resenha atenta do livro teria que comentar pontos mais importantes, como o que o Talude foi mencionado num gancho estranho, que o Vectorius não foi mencionado (ainda que não precisasse, ficaria mais claro a posição de não interferência dos arquimagos) e que foi uma mancada não ter a descrição da atuação do sumo sacerdote de Tauron no livro, sua ficha e as regras para sacerdotes de Tauron, com Poderes Concedidos e Obrigações e Restrições.