[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor shido_vicious em 29 Jan 2011, 21:49

ordo_dracul escreveu:
Realmente não entendo porque, já que é inevitável ter de reaprender uma série de coisas, não refizeram o sistema desde o alicerce.


eh difícil entender? serio? tem gente que GOSTA de 3.5 (eu incluso), e quer continuar jogando com as mesmas regras, soh melhoradas.


Sim, é. Pelo seguinte motivo.

Porque existem boas permutações do d20 -- Iron Heroes, M&M, True20 e, dentre os "herdeiros" da 3.5 (i.e. OGLs stand alone recentes), o Fantasy Craft.

Esses títulos trazem um diferencial e tiveram designers competentes. Comprar o básico de um deles vale seu dinheiro -- simplesmente porque não é puro copy-paste, e houve um esforço real, i.e. não limitado à cosmética, de de fato melhorar o sistema.

TRPG (e Pathfinder) não melhoram nada no sistema, só maquiam. Capitalizam em cima da nerd rage direcionada à WotC e da fobia notória que muito RPGista tem em relação a mudanças. Só.[1]

O que me parece muito engraçado é o pessoal espumar pelo canto da boca em defesa do d20 sem sequer conhecer outros títulos que existem para esse sistema. "Mimimi, a GSL é muito restritiva!" Ah, que bufonaria! O pessoal que afirma isso são os mesmos que relutam em operar melhorias significativas no sistema em nome de uma (ilusória) "retrocompatibilidade" -- tão restritiva quanto a GSL, só que doideira pura por se tratar de uma restrição auto-imposta.

1- Okay, no caso do Pathfinder, tem também a arte de fazer cair o queixo.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Elven Paladin em 29 Jan 2011, 22:17

Porque existem boas permutações do d20 -- Iron Heroes, M&M, True20 e, dentre os "herdeiros" da 3.5 (i.e. OGLs stand alone recentes), o Fantasy Craft.


E mesmo nos terrenos da Wizards, Tome of Battle (o herdeiro direto de Iron Heroes), Tome of Magic e Magic of Incarnum. Esses 3 livros trazem mais inovações e bons subsistemas do que todo Pathfinder e Tormenta OGL (ou "Tormentão", como os fãs chamam) trouxeram.

1- Okay, no caso do Pathfinder, tem também a arte de fazer cair o queixo.


Sério? Eu acho ela tão... genérica (Salvo o que vem do Wayne Reynolds - que é repeteco do trabalho dele em Eberron).
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Russel em 29 Jan 2011, 22:25

nerd rage direcionada à WotC


realmente eu tanbem acho muito estranho esse pessoal que ficou p**** com a wotc por causa da 4e. como se isso fosse obriga-los a largar o 3.5, como se isso significa-se que ninguem mais vai joga-lo. tem gente que joga AD&D até hoje

E mesmo nos terrenos da Wizards, Tome of Battle (o herdeiro direto de Iron Heroes), Tome of Magic e Magic of Incarnum


desses 3 eu so conheço o tome of battle. como exatemente são os outros 2 ?
Editado pela última vez por Russel em 30 Jan 2011, 13:31, em um total de 1 vez.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor ordo_dracul em 30 Jan 2011, 13:17

TRPG (e Pathfinder) não melhoram nada no sistema, só maquiam.


certo para Pathfinder, que naum resolve em nada o equilibrio sepllcaster x naum spellcaster. errado para tormenta, que resolve

naum digo que com combo o mago naum seja melhor, mas pelo menos naum ehq ue nem 3.x, que mesmo sem combo o mago era muito mais forte que o guerreiro!!!!

o que eh fantasy craft? naum conheco. manda link
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Youkai X em 30 Jan 2011, 13:25

não é em tormenta RPG que os guerreiros ficam ainda PIORES que os da 3.5/Pathfinder?
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor GoldGreatWyrm em 01 Fev 2011, 21:28

Sim.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Madrüga em 02 Fev 2011, 01:06

ordo_dracul escreveu:certo para Pathfinder, que naum resolve em nada o equilibrio sepllcaster x naum spellcaster. errado para tormenta, que resolve


Resolve? Discorra. Cite exemplos.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Elven Paladin em 02 Fev 2011, 03:13

certo para Pathfinder, que naum resolve em nada o equilibrio sepllcaster x naum spellcaster. errado para tormenta, que resolve

naum digo que com combo o mago naum seja melhor, mas pelo menos naum ehq ue nem 3.x, que mesmo sem combo o mago era muito mais forte que o guerreiro!!!!


Errado para ambos, na verdade. Nem Pathfinder nem Tormenta resolveram tal problema - sequer seria possível que eles fizessem isso devido à Retrocompatibilidade (O problema de Conjuradores vs Não-Conjuradores é uma questão em suma essência, de quantidade de opções. Conjuradores tem centenas delas, Não-Conjuradores, algumas).

não é em tormenta RPG que os guerreiros ficam ainda PIORES que os da 3.5/Pathfinder?


Mais ou menos. Os Guerreiros perderam o Ataque Total (Well, mais ou menos. Talentos existem para isso) e estão limitados à 3 ou 4 ítens mágicos (o que é uma idéia horrenda).

Conjuradores agora tem acesso a menos magias por dia, conhecem menos magias e em geral os Testes de Resistância ficaram mais altos. Porém, Resistência a Magia, Ataques de Oportunidade e Limite de Metamágicos em um Magia foram removidos, o que faz com que o poderio médio dos Conjuradores seja mantido - assim como suas opções (AKA lista imensa de Magias de todo tipo de efeito que podem resolver todo tipo de problema).
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 02 Fev 2011, 04:03

Em questão de dano, ambos os tipos estão equilibrados. Em geral um arcano vai causar mais dano por pouco tempo, mas as classes não conjuradoras tem mais pontos de vida e testes de resistências relevantes, além de causarem dano continuamente e normalmente terem uma chance de crítico razoável.
Na questão dos itens mágicos, a limitação é geral, mas os arcanos normalmente fazem uso de itens que ampliam a conjuração ao passo de que combatentes vão estar paramentados com armas e armaduras de materiais e bônus diversos.
Agora quanto a questão das habilidades é complicado. Arcanos não possuem mais um acervo virtual infinito de magia, tendo que optar entre variedade e quantidade ao custo de talentos. Já os combatentes/especialistas vão de caso em caso. Alguns, como ladino e monge, contam com habilidades relevantes que compensam a balança. Outros, como o paladino, contam com magias. Já o guerreiro, apesar de ter a maior quantidade de talentos, se confinado ao livro básico ainda é muito focado em dano, o que limita bastante o seu campo de ações. Os materiais até aqui já apresentaram talentos e CDPs que ampliam isso, mas se vc é guerreiro puro e utiliza apenas o Tormentão, melhor se ater a dar a maior quantidade de dano ou ataques possíveis e deixar o restante para outros jogadores.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor ferdineidos em 02 Fev 2011, 16:08

Matheus Borges Ziderich escreveu:Em questão de dano, ambos os tipos estão equilibrados...


Isso nunca foi necessariamente o desequilíbrio

Matheus Borges Ziderich escreveu:Na questão dos itens mágicos, a limitação é geral, mas os arcanos normalmente fazem uso de itens que ampliam a conjuração ao passo de que combatentes vão estar paramentados com armas e armaduras de materiais e bônus diversos.


Geral vírgula, guerreiro sempre precisou muito mais de itens mágicos do que magos, já que itens magos permite o não arcano emular algum efeito que o mago faz de graça ou atingir algo que o mago sempre conseguiu. Acho que foi o AdEvogado de regras que já comentou como a restrição de itens mágicos só faz deixar as classes não arcanas menos versáteis.


Matheus Borges Ziderich escreveu:Agora quanto a questão das habilidades é complicado. Arcanos não possuem mais um acervo virtual infinito de magia, tendo que optar entre variedade e quantidade ao custo de talentos. Já os combatentes/especialistas vão de caso em caso. Alguns, como ladino e monge, contam com habilidades relevantes que compensam a balança. Outros, como o paladino, contam com magias. Já o guerreiro, apesar de ter a maior quantidade de talentos, se confinado ao livro básico ainda é muito focado em dano, o que limita bastante o seu campo de ações. Os materiais até aqui já apresentaram talentos e CDPs que ampliam isso, mas se vc é guerreiro puro e utiliza apenas o Tormentão, melhor se ater a dar a maior quantidade de dano ou ataques possíveis e deixar o restante para outros jogadores.


Por que magos não tem mais acervo infinito de magia? Eles podem ter menos opções na mesa, o que significa que as magias de ajuda ao grupo vão ser sacrificadas, as magias que o tornam virtualmente um deus vão continuar existindo e sendo usadas.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor shido_vicious em 02 Fev 2011, 20:21

ordo_dracul escreveu:
TRPG (e Pathfinder) não melhoram nada no sistema, só maquiam.


certo para Pathfinder, que naum resolve em nada o equilibrio sepllcaster x naum spellcaster. errado para tormenta, que resolve


Como os colegas já apontaram, é delírio puro isso. O problema dos casters, até onde vejo, não está exatamente na quantidade de slots[1] e nem mesmo na quantidade de magias conhecidas -- o problema mesmo está na enorme lista do capítulo de magia.

É ali, penso, que o trabalho deveria ser feito. Não é nerfar esta ou aquela magia de dano e achar que tá tudo numa boa. Não tá. A bola de fogo causa menos dados de dano -- mas as magia rouba-nicho (do tipo que deixam no chinelo as perícias) continuam lá, assim como aquelas que facilitam o dia de 15 minutos (tipo mansão magnífica). A limpa deve ser feita na lista, que precisa urgente de uma baita de uma lipo.

As medidas do TRPG -- mexer em tudo, menos na lista -- soam como perseguir o usuário enquanto o traficante fica lá numa boa, sem ser perturbado.

1- Que o TRPG de fato diminuiu, mas que, em contrapartida, flexibilizou um bocado.

ordo_dracul escreveu:o que eh fantasy craft? naum conheco. manda link


É um d20 especializado em fantasia. De certa maneira, ele parece um "Advanced 3.5" -- as regras são ultra-detalhadas (meio simulacionistas) e cheio de sub-sistemas modulares (dá pra usar um ou dois, todos, ou nenhum) que permitem ajustar níveis de magia/divindade na campanha, gerenciar gastos e estilo de vida, trapacear a morte, etc.

Eu fiz uma resenha dele faz um tempo: http://www.dot20.com.br/2009/08/15/resenha-fantasy-craft/.

Os magos nesse título têm magias de maneira parecida com o TRPG -- pontos de magia, cada nível da magia vale um ponto --, mas com a diferença de uma lista bem menor e menos versátil. Mas claro que o mago ainda tem o potencial de rouba nichor, tanto que o role dele é descrito como "wildcard" -- varia de acordo com a escolha das magias.

Em contrapartida, as demais classes têm uma porção de habilidades interessantes, incluindo os guerreiros -- que têm acesso a feat trees de armas que fornecem stances e manobras (que não se resumem a "bater mais forte aprimorado").

(E há outra coisa positiva em relação a esse sistema -- realmente houve um trabalho de design no sistema, e não somente copicola do SRD com tweaks menores.)
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 02 Fev 2011, 21:28

Verdade. Acho que mexer na lista de magias seria muito forçado porque acabaria mexendo no background do cenário e ficaria forçado. O melhor seria criar mecânicas (principalmente pro guerreiro) que aumentassem o leque de possibilidades. O Tome of Battle(3.5) é um bom exemplo disso. E mesmo falando só de talentos, há amrgem para opções interessantes. Em matéria de idéias, o Dragon Age Origins/RPG é uma boa fonte.

Shido, eu li a sua resenha e achei o jogo muito interessante. Infelizmente ainda não tenho como por minhas mãos nele.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Lumine Miyavi em 02 Fev 2011, 21:37

Acho que mexer na lista de magias seria muito forçado porque acabaria mexendo no background do cenário e ficaria forçado.

Isso é forçado, mas negar que Vladislav era descrito como criador de itens (sendo inclusive o responsável por encantar a armadura do Paladino, antes de inscruta-los com os rubis da virtude) não é...?
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 02 Fev 2011, 22:08

Lá vamos nós....
Onde houve esse retcon maluco?
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Skar em 02 Fev 2011, 22:42

Na parte que os itens não podem ser feito mais que tal?
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