[Eberron]

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[Eberron]

Mensagempor Nibelung em 26 Ago 2007, 21:59

Imagem

Tópico pra gente poder falar sobre Eberron.

[Adicionar mais tarde um review sobre o cenário]

Bom, eu comprei os livros básicos no EIRPG deste ano, e ainda estou agarrado na leitura do guia de campanha. Acho chato pacas ficar lendo sobre reinos, geografia e política. Ainda mais em inglês. :P Após o básico, me recomendam ler qual dos livros? Sharn (pois é o local onde pretendo mestrar... se achar um grupo), Adventurer Guide ou o Five Nations?
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

[Eberron]

Mensagempor Darin em 26 Ago 2007, 22:12

EBERRON!!!

Muito bom esse cenário... eu dificilmente gosto de alguma coisa, mas esse eu sugiro mesmo...

Eu comprei eles no início do ano, mas a um tempo já planjeva isso...

Bem, eu aconselho a você antes de ler outros suplementos ler o Player´s Guide to Eberron (não conheço nenhum adventurer Guide o.O) E então o Exploriarer´s Handbook...

Dentre esses outros suplementos que vc disse, depende da sua campanha sobre o que vai ser... Eu particularmente acho o City of Sharn legal e tudo mais, mas começar com ele?! Pow... vai começando algo mais comum mesmo, seguindo mais a coisa cosmopolita do cenário e tal, quando o pessoal começar a se habituar com isso, vc então vai para Sharn... Suplementos em geral são melhores quando vc já abusou, ou quer se aprofundar mais... Mas vc tem que primeiro pegar o espírito de Eberron, hehe... começa com o Five Nations q ele já Abrange muitas coisas... Mas com o Camping Setting já dá para fazer muita coisa...

Outro legal de ler, principalmente os Jogadores, é o Races Of Eberron... ele dá dicas de interpretação interessantes...

E se vc estiver interessado de mestrar pela net, eu quero estar nesse grupo, hehehe... eu estou doido para jogar mais Eberron...Dificilmente na sua cidade (caratinga, ou algo assim pelo q li) deve ter alguem q joga Eberron, né? Aqui na minha até que tem, mas nao vou ficar muito tempo aqui...
Darin

[Eberron]

Mensagempor Torneco em 26 Ago 2007, 22:42

O Races of Eberron realmente é um bom livro pra se ler, embora seja mais recomendado pra jogadores. O Players Guide tbm é muito bom, embora tenha coisas nele que eu não ache que sejam realmente pra jogadores. Já o Explorers Handbook é mais focado em dungeon crawl, e se esse não é o foco da sua campanha, deixa esse pra depois.
Torneco

[Eberron]

Mensagempor Eltor Macnol em 26 Ago 2007, 22:49

O Guia do Jogador de Eberron é o que eu considero um exemplo do que um guia para jogadores em um cenário deveria ser.

Junto com ele, Races of Eberron, que é outro livro exemplar.

RAIOS, EU QUERO JOGAR EM EBERRON! Alguém mestra online pra mim? Pretty please? :pidao:
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

[Eberron]

Mensagempor Darin em 26 Ago 2007, 23:16

Estou no mesmo Coro do Eltor...

Alguém mestra Eberron Online para mim tbm, RAIOS!
Darin

[Eberron]

Mensagempor AKImeru em 26 Ago 2007, 23:20

Eltor Macnol escreveu:O Guia do Jogador de Eberron é o que eu considero um exemplo do que um guia para jogadores em um cenário deveria ser.

Junto com ele, Races of Eberron, que é outro livro exemplar.

RAIOS, EU QUERO JOGAR EM EBERRON! Alguém mestra online pra mim? Pretty please? :pidao:

*suspiro*Já vi que sobrou para mim.

Fala comigo no MSN quando der. Sobre o Fantasy Grounds.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

[Eberron]

Mensagempor Darin em 26 Ago 2007, 23:23

E sobre os livros...

Eu aconselhei os livros certos sim! Nem vem pq eu tenho estes livros xD...
Darin

[Eberron]

Mensagempor Nibelung em 26 Ago 2007, 23:31

Darin escreveu:Bem, eu aconselho a você antes de ler outros suplementos ler o Player´s Guide to Eberron (não conheço nenhum adventurer Guide o.O) E então o Exploriarer´s Handbook...

Esse aí. Tava com preguiça de ir na estante e pegar o nome do livro: Explorer's handbook. XD

Sim, meus jogos em geral cambeiam pro Dungeon Crawl, mas não Dungeon Crawl. Gosto de masmorras porque além de estarem no nome do jogo, elas incentivam imensamente o trabalho em equipe. Muito mais do que uma campanha focada em intrigas e discussões políticas.

E estava interessado em Sharn porque capitais grandes em geral costumam ter esogotos largos. E muitas coisas dentro desses esgotos que não deveriam estar lá. E como o próprio livro básico diz, muitas das aventuras em Eberron começam com um corpo. :mrgreen:

E bah, se eu já não estivesse narrando Cidadela Sem Sol, eu até animava pegar Eberron via NBRPG.
Imagem
Imagem
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung

[Eberron]

Mensagempor Darin em 27 Ago 2007, 00:17

Bem, eu não me proponho a mestrar para não passar vergonha, uhauhauha...

Mas bah cara... O explorer não é tão Dungeon Crawl assim não.. Claro que ele tem mapa de algumas ruinas ou coisas do tipo, mas ele te ajuda a fazer viajens, fala de elementais, fala de locais para se explorar (Sendo que nessas explorações tem as conspirações e tudo) E esses lugarem não necessariamente são Dungeons... Tipo, para usar melhor os suplementos, acho legal ler o Explorer...
Darin

[Eberron]

Mensagempor Nibelung em 27 Ago 2007, 00:37

Ei, masmorras não são sempre "labirintos subterrâneos com paredes de pedra". Esgotos, ruínas, cavernas, florestas amaldiçoadas... essas masmorras são absurdamente clássicas e são sempre uma ótima opção. Planícies e planos alternativos também costumam dar ótimas "masmorras" a céu aberto.

O importante é o caminho ter desafios difíceis de se superar por um único personagem, além de perigos suficientes para os personagens viverem sempre em momento de tensão. :diabanjo:

E se não me engano, o Torneco já está narrando uma campanha em Eberron. Só que eu preenchi a última vaga hoje a algumas horas atrás. :bwaha:
Imagem
Imagem
Nibelung

[Eberron]

Mensagempor Wykthor em 27 Ago 2007, 00:48

Beberrão :banger:

Quanto aos livros que conheço, em ordem de preferência:

1) Player´s guide to Eberron: Um livro muito bom e extremamente útil. Adorei seu texto "enciclopédico" e a abordagem que cobre os tópicos mais importantes, de Xen´drik a organizaçãoes vilanescas

2) Secrets of Sarlona: Se você gosta de psionics, dreaming dark e quori, COMPRE. Sério, é possível fazer uma campanha só em Sarlona, esquecendo Khorvaire completamente. É um livro tão bom que só não ficou em 1o lugar por seu uso não ser tão abrangente quanto o Players.

3) Five Nations: Muito bom, adereça pontos que o livro básico (e o players Guide) não aprofundam. A minha única queixa é que ele poderia ser maior. Afinal, por mais legal que seja Sharn, mesmo a maior metrópole de Khorvaire não mereceria (para mim) mais páginas que o resto das nações principais do continente.

4) Sharn: Também estou mestrando nessa cidade e caso você queira começar lá (mas considere a proposta de Sarlona :cool: ), ele VALE a pena. Neste caso, eu o colocaria em 2o ou 3o na prioridade de compra, dependendo se deseja ter muito enfoque urbano ou se planeja explorar o mundo e servir Sharn mais como base (neste caso, o Five Nations vem primeiro). Pelo que li de seu ultimo post, acredito que seja a primeira idéia, não? Em 1o ficaria o Player´s Guide e Secrets of Sarlona não entraria nesta disputa.

5) Faiths of Eberron: Importante, embora não o considero vital para a compreensão das religiões. Bastante fluff, embora não gostei de como ficaram os greensinger druids. Livro médio+

6) Dragonmarked: Outro livro de mesmo calibre que o Faiths, mas útil e esclarecedor, especialmente se o seu grupo for composto de uma proporção grande de dragonmarked characters (como aconteceu com o meu grupo deneith humanocêntrico).

7) Magic of Eberron: Tem algumas idéias boas aqui e ali. Não é um livro ruim, mas também não me inspirou.

PS: O curioso é que ouvi repetidamente criticas *pesadas* sobre o Races of eberron e eis aqui dois votos a favor :-) . O Explorer´s não me encheu os olhos, assim como o Secrets of Xen'drik.

PPS: Eltor, boa sorte na procura.
Victor Caminha

Co-autor de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Arquivos de Mítica: Cosmologia do cenário, Errata de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Bestiário: Sentinela Nacarita, Druhak, Centauro da Lua Nova (Lápito), Kurapsu
Wykthor

[Eberron]

Mensagempor valberto em 27 Ago 2007, 23:03

Eberron é um dos cenários que eu mais gosto. A sua dualidade eterna de não sbaer claramente quem é bom e quem é mal, aliada a um clima pós grande guerra mundial, com nações se reerguendo e veteranos de guerra procurando o seu espaço realmente fazem a diferença. O livro básico é como um todo delicioso de ler. A segunda leitura obrigatória é o Races of Eberron: fantástico! Um livro para Ler e Reler. Dos outros e dos romances não posso falar muito, mas Eberron é o primeiro cenário d20 em anos que me deu vontade de fazer um guerreiro puro de espada e escudo. Trapjaw - o meu Warforged Guerreiro que acha que todo inimigo esta sempre mentindo.
valberto

[Eberron]

Mensagempor Elven Paladin em 27 Ago 2007, 23:24

Apenas citando os livros que o Wykthor não citou:

Forge of War: Metade do livro é magnífico, que são partes que relatam os eventos da Last War de forma bem detalhada ( com mapas e inserções de plots ) e a descrição dos exércitos e unidades da Last War. A outra metade é mal dividida entre monstros não-interessantes, descrições obesas de ítens mágicos e companhia. Recomendável para DMs.

Explorer´s Handbook: Um guia interessante para os piores e mais aventurásticos cafofos, buracos e masmorras de Eberron. Cheio de mini-aventuras e com um capítulo sobre as viagens que me agrada muito, mas novamente, recomendo apenas para DMs que não tem muito tempo.

Secrets of Xen´Drik: Ruim. Mal-feito. O pior de todos os livros de Eberron, tanto que seu formato foi ( Graças ao Lord of Blades ) alterado no Secrets of Sarlona.

Races of Eberron: O livro é Eberron demais para ser genérico e genérico demais para ser Eberron. Não é um livro ruim e eu gosto de como aborda os ´Forged e os Kalashtar ( tira a aura "meio-oriental" que eles tinham no ECS, embora quem acaba totalmente com ela é o "Sex Secrets of Sarlona" :mrgreen: ).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

[Eberron]

Mensagempor Lune em 27 Ago 2007, 23:34

Também tenho Eberron em alta conta. Jogar nele é ótimo para quebrar o clima medieval genérico.

Mas deixando isso de lado, como será que vai ficar Eberron na 4ª edição? Se os boatos se confirmarem e os gnomos forem pro saco, como vai ficar Zilargo? (Aliás, eu sou fã de gnomos, espero que sejam só boatos). E embora já tenham anunciado que não vai acontecer nada bombástico (estilo Time of Troubles), certamente a história vai avançar um pouco... pessoalmente, queria saber como anda a campanha do Lord of Blades.

Além do mais, Eberron foi construído desde o começo para as regras da 3.5. Agora que elas não vão mais se aplicar, espero que o cenário se adapte bem (ainda estou me recuperando de quando veio a terceira edição e brotaram meio-orcs paladinos em Forgotten). Aliás, falando em boatos, eu ouvi que os changelings iam ser uma das novas raças do core. Alguém sabe de mais?
Imagem

Imagem
Lune

[Eberron]

Mensagempor Madrüga em 27 Ago 2007, 23:37

Lune escreveu:Mas deixando isso de lado, como será que vai ficar Eberron na 4ª edição? Se os boatos se confirmarem e os gnomos forem pro saco, como vai ficar Zilargo? (Aliás, eu sou fã de gnomos, espero que sejam só boatos).

Lune, os gnomos talvez só saiam do core, não vão deixar de existir.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários