Dúvidas de um Iniciante(em D&D)

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor SamuraiExSF em 23 Jan 2008, 10:49

Oi pessoal, sou novo aqui no fórum. Eu ja joguei RPG, normalmente GURPS, com meus amigos várias vezes mas por falta de mestre o jogo acabou e agora uns 5 meses depois todos estamos com vontade de jogar mas com o mesmo problema, sem mestre, então eu me ofereci para o cargo.
Analizando o mercado de RPG no Brasil eu vejo que a melhor coisa é vc jogar D&D, pq ohje em dia é o jogo mais jogado e tem uma vasta coleção de livros pra vender, resumindo escolhi mestra D&D(3.5) para meus amigos(todos inclusive eu iniciantes).
Talvez agente não consigo o livro do mestre nem o dos montros, então a situação atual é que só temos o LdJ(apesar de eu saber algumas regras do livro do mestre).
Gostaria que vcs me dessem algumas dicas e esclareçessem minhas dúvidas
Dúvidas:
-Na ficha do D&D tem um espaço pra Surpresa e eu até agora não achei uq por naquele quadrado? a mesma coisa com Toque.
-Uq é Delfexão? ta escrito de bonus na CA mas não sei uq é.
-Agarrar também não sei direito se podessem me das explicada seria mto bom
-Fortitude,Relfexos e Vontade gostaria de saber quando que é usado? só contra magias?
-MAGICA!!! Não sei nada de magica no D&D se podessem da só resumida nisso seria ótimo.
Bom é isso. Eu estou pedindo essa ajuda porque não teremos muito tempo para jogar depois todo mundo vai viaja de férias, concerteza se tivesse tempo eu ia le o livro do jogador e do mestre com todo prazer mas... e outra, agora com achegada da 4 edição do D&D eu não gostaria muito de me aprofundar no 3.5 porque pretendemos jogar o D&D4.
Muito obrigado e é isso ai pretendo comenta bastante na Spell. A e aproveitando se algum mestre de D&D que more em Porto Alegre e queira mestra para um grupo com muita vontade joga(nós aprendemos regras facilmente) comente nesse tópico que combinaremos tudo ok? Até
SamuraiExSF

Mensagempor Deicide em 23 Jan 2008, 11:06

-Na ficha do D&D tem um espaço pra Surpresa e eu até agora não achei uq por naquele quadrado? a mesma coisa com Toque.

Todo personagem têm 3 Classes de Armadura: a normal (contra ataques físicos), a de toque (contra ataques de toque ou toque à distância, usada quando o adversário quer só tocar você, o que pode ser necessário para iniciar um ataque especial ou desferir certas magias) e a de surpresa (flat-footed no original, é quando você não está esperando o ataque e é pego "de surpresa", perdendo seu bônus de Destreza na CA).

Todas elas você calcula como 10 + bônus diversos.

A CA normal usa todos os bônus disponíveis.

A CA de toque usa apenas os bônus que envolvem você evitar o ataque sem que ele te "toque". Isso inclui bônus de Destreza, Esquiva, Deflexão e outros. Isso significa que você perde o Bônus de Armadura, Escudo e Armadura Natural.

A CA de surpresa usa apenas os bônus que te protegem quando você não tem que conscientemente sair do caminho do ataque. Você mantém bônus de Armadura, Escudo, Armadura Natural, Deflexão e outros, enquanto perde os bônus de Destreza, Esquiva e certos outros.

-Uq é Delfexão? ta escrito de bonus na CA mas não sei uq é.

É um tipo de bônus na CA que significa algum "campo mágico" ou habilidade que desvia os ataques. É fornecido por algumas magias e itens mágicos (como um anel de proteção), e influi na CA de toque e na CA surpresa. É um dos melhores Bônus de CA, mas infelizmente múltiplos bônus de deflexão não se acumulam (bônus de mesmo tipo nunca se acumulam, exceto bônus de Esquiva na CA).

-Agarrar também não sei direito se podessem me das explicada seria mto bom

Esse é complicado e é melhor você se preocupar com ele quando estiver dominando melhor o sistema. Mas basicamente todo personagem tem um "Bônus de Agarrar" que é calculado assim:

Bônus Base de Ataque + Bônus de Força + Modificador de Tamanho

(o modificador de tamanho é +0 para criaturas médias, e aumenta em +4 para cada tamanho superior ou em -4 para cada tamanho inferior).

Por exemplo, um guerreiro 1 com For 13 (+1) teria Agarrar +12 (BBA +1, For +1, +0 tamanho).

Você inicia a manobra tentando primeiro tocar um adversário. Isso exige um teste de ataque de toque (um ataque feito contra a CA de toque do alvo), e provoca ataque de oportunidade. Se você acertar o ataque de toque, ambos os combatentes fazem um teste de agarrar: se você vencer, o oponente está agarrado, e aí valem todas aquelas manobras confusas para quando o alvo está agarrado.

-Fortitude,Relfexos e Vontade gostaria de saber quando que é usado? só contra magias?

Contra outras habilidades especiais também. Mas basicamente todo poder que exigir um teste de resistência vai te indicar qual dos três usar.

-MAGICA!!! Não sei nada de magica no D&D se podessem da só resumida nisso seria ótimo.

Ih, complicou! o.O
Esse é meio grandinho. Vou deixar para os colegas responderem porque estou sem tempo. Se não falarem nada, mais tarde eu explico um pouco.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Melkor em 23 Jan 2008, 11:09

1-) Os espaços de surpresa e toque são relativos à CA do personagem sob tais condições. Um personagem surpreso perde seu bonus de destreza na CA, e para um ataque de toque não é contabilizado o bônus de CA concedido por armaduras/escudos.
2-) Envolve o bônus na CA relativos à esquiva do personagem, como a CA concedida pelo talento Esquiva.
3-) ? quer saber o que é agarrar ou como funciona?
4-)Fortitude, Reflexos e Vontade são os testes de resistência que determinarão quão suscetível o personagem é a determinados efeitos. Para resistência a vênenos, doênças, entre outros fênomenos em que se requer vigor físico, utiliza-se a Fortitude. Reflexos determina quão rápido o personagem reage a uma ameaça para, por exemplo, se esquivar de um bola de fogo entre outra das muitas atitudes que dão direito a um teste de reflexos (normalmente, sem a Evasão, um sucesso em um teste de reflexos contra a maioria dos efeitos reduz o dano à metade).
Um teste de Vontade envolve resistência à efeitos de ação mental, compulsões entre outros.
5-) Como eu já to indo, vo deixar outro responder =p
No song, no tale wich contains all the grief...renowed the deeds and the victims of defeat. Sit down on your chair and watch out your kin, with my eyes you'll see, with my ears you'll hear, you've troubled my day and you've questioned my strenght, don't mess with the master of fate! Smash down the light! I'll not rest till I'm king!Valinor's empty, now allied the elves and men, they shall be damned!
I've smashed down the light! And dared Valinor! I've smashed down the light! Revenge will be mine
Melkor

Mensagempor Fëanor em 23 Jan 2008, 11:58

A magia no D&D funciona em um sistema de Niveis de magia (ou círculos se preferir, com era no AD&D) que vão de 0 a 9. Comforme o nivel aumenta, o poder das magias aumenta.

Um conjurador de magias pode conjurar uma certa quantidade de magias por dia, descrita na tabela da classe. Conforme ele avança de nivel a quantidade de magias por dia aumenta, assim como o nivel máximo de magia que ele pode conjurar (ou seja, um mago 3 , não pode conjurar magias de nivel 3, 4, 5..., apenas magias de nivel 0, 1 e 2).
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor SamuraiExSF em 23 Jan 2008, 12:16

Putz que rápido, muito obrigado galera tiraram todas minhas dúvidas rapidnho
Agora tah bem melhor pra eu faze uma ficha e mostra de exemplo pros jogadores
Valeu cada um ai Deicide,Melkor e Feanor agora é só me preparar pra aventura =)
SamuraiExSF

Mensagempor Torneco em 23 Jan 2008, 13:56

Outra coisa, é bom você se aprofundar um pouco em D&D, pois a quarta edição ainda vai ser bem parecida com essa edição.

Qualquer coisa, estamos aqui.
Torneco

Mensagempor Maceh em 23 Jan 2008, 14:29

Aproveitando o Tópico de dúvidas
1-Um morto vivo inteligente usando uma Arma Inteligente (ego 12, fala/vê/faz pipoca/etc)
pode ser controlado pela arma por meio daqueles esquemas de conflitos de personalidades?
uma vez que mortos vivos tem imunidade a efeitos de ação mental, mas esse "conflito" não é estabelecido como algum efeito de ação mental, nem como um efeito de nada.

2-conjuradores podem "buffar" criaturas invocadas?

3-Druidas podem usar Ampliar Animais em sua forma Animal? (Druida que pode se transformar em criatura grande se transforma em Rinoceronte, e entao deseja conjurar ampliar animais nele mesmo, porem ele nao pode se transformar ainda em criaturas maiores que grandes.)
Every touch cuts deeper than the last
Maceh

Mensagempor AKImeru em 23 Jan 2008, 14:33

Seu personagem sabe usar algum tipo de mágica?

Se sim:

Leia o capitulo de magia inteiro. Se você entende Gurps, você entendera.

Se não:

Ignore o capitulo.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor WillDice em 23 Jan 2008, 14:37

1- Hm... passo XD

2- Podem, sim, sem problemas.

3- Aí já depende da errata, correção ou mudança nas regras que você vai adotar...
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Maceh em 23 Jan 2008, 15:27

Maceh escreveu:Aproveitando o Tópico de dúvidas
[...]
3-Druidas podem usar Ampliar Animais em sua forma Animal? (Druida que pode se transformar em criatura grande se transforma em Rinoceronte, e entao deseja conjurar ampliar animais nele mesmo, porem ele nao pode se transformar ainda em criaturas maiores que grandes.)

entao, eu me refiro ao D&D 3,5 sem nenhuma modificação, tipo, sem usar nenhuma errata etc, D&D 3,5 bruto.
Maceh

Mensagempor Nibelung em 23 Jan 2008, 19:02

Maceh escreveu:
[...]

entao, eu me refiro ao D&D 3,5 sem nenhuma modificação, tipo, sem usar nenhuma errata etc, D&D 3,5 bruto.

Sem errata nenhuma, Forma Selvagem funciona exatamente igual a Metamorfose (com algumas exceções listadas), e na descrição da magia diz que o tipo e subtipo do alvo mudam para a da criatura que ele se transformou.

Ou seja, um Druida em Forma Selvagem tem o mesmo tipo da criatura que ele assumiu, e pode receber buffs que só funcionem em animais, assim como fica imune a magias que só atingem humanóides.

A errata só adicionou duas coisinhas realmente importantes nessa regra: Os PVs não passam a ser reajustados pelo novo valor de constituição, e o tipo da criatura não se altera (o druida continua como humanóide). Tem outros detalhes menores, mas essa foi a "grande" mudança que ajudou a dar uma reduzida no poder da classe.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Maceh em 23 Jan 2008, 20:23

Uhum
entao...
onde consigo essa errata? :blink:
de fato nunca tinha ouvido falar dela
mas ja indo adiante, se a errata estiver sendo usada
ela dis q ele continua um elfo (ou orc, ou humano, etc), mesmo sendo, por exemplo, um lobo
entao isso eh sinal de que magias e ampliar animais e presa magica nao funcionam nele?
obg :D
Maceh

Mensagempor Nibelung em 23 Jan 2008, 20:41

Maceh escreveu:Uhum
entao...
onde consigo essa errata? :blink:
de fato nunca tinha ouvido falar dela

Aqui. Mas só em inglês.

Maceh escreveu:mas ja indo adiante, se a errata estiver sendo usada
ela dis q ele continua um elfo (ou orc, ou humano, etc), mesmo sendo, por exemplo, um lobo
entao isso eh sinal de que magias e ampliar animais e presa magica nao funcionam nele?
obg :D

Exato. Ele não pode usar as magias que funcionem especificamente em animais nele. Pense que ele ainda é um elfo, só, está com uma "casca" de lobo.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Maceh em 23 Jan 2008, 21:17

1-Um morto vivo inteligente usando uma Arma Inteligente (ego 12, fala/vê/faz pipoca/etc)
pode ser controlado pela arma por meio daqueles esquemas de conflitos de personalidades?
uma vez que mortos vivos tem imunidade a efeitos de ação mental, mas esse "conflito" não é estabelecido como algum efeito de ação mental, nem como um efeito de nada.
[...]

só faltou essa questão
mas obrigado pelo que ja me esclaresseram :pidao:
Maceh

Mensagempor Torneco em 23 Jan 2008, 22:17

Ahh, tem também que TODOS os ítens mágicos se fundem a nova forma. Nenhum ítem semelhante pode ser usado pelo druida na forma animal, exceto aqula armadura especial que se ajusta a forma animal. O resto, mesmo que seja um anél e que seja possível de ser usado na forma animal do druida, se funde ao corpo.
Torneco

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários