por ShinRyuu em 21 Set 2007, 14:45
Hum, temos 2 questões então: como fazer 1 único encontro por dia, que seja significativo, e o que fazer com XP. Sobre a segunda questão nem vou comentar porque pra mim é o pior campo minado do DM, e não influi na primeira questão.
Bem, a gestão de recursos tosca de D&D3.5 considera que o grupo vai ter 4 encontros de mesmo nível por dia e, assim, exaurir 100% de seus poderes diários (magias etc.). Considere que quando você dobra o número de oponentes, o nível do encontro cresce por 2. Assim, se o grupo é nível 5, 2 x 5 dá NE 7 e 4 x 5 dá NE 9. Então, pra conseguir o que você quer, vai sempre ter que montar um encontro de 4 NE a mais do que o nível do grupo. Quanta XP vai dar por isso é contigo, mas a medida da dificuldade é essa.
Mas é como Tenebrus disse, você tem que ter muito cuidado pra não massacrar os PJs, pois eles não foram feitos pra um desafio desses de uma vez, mas sim em 4 prestações. Acho que você vai ter que descobrir com a experiência o ponto de equilíbrio entre um punhado de monstros fortes e um esquadrão de monstros fracos. Por exemplo, no 1º nível, como qualquer coisa pode matar, 1x NE 5 provavelmente significa TPK (total party kill); mas não sei o que é mais letal, se 2x NE 3 ou 12x NE 1/2. Eu começaria com grupos de metade do NE-alvo, arredondado para baixo; no caso, seria 3x NE2. Por exemplo, 3 bugbears. São 3x16 PV pra derrubar, uma quantidade considerável mas não impossível, e a CA é 17, que dá pros combatentes do grupo enfrentarem. O problema é que isso vai ser um combate desesperado quase de morte certa.
Uma opção bem mais segura é cortar os recursos diários por uma fração. Você pode manter o NE normal dos encontros e cortar as magias por 1/4. Só que o ritmo de XP vai cair muito também e você teria que compensar de outras formas.