Eu estou mestrando uma campanha nos Reinos de Ferro e um dos temas da campanha são guerras e combates, dessa forma é comum ver os personagens lutando contra dezenas de inimigos ao mesmo tempo. Eu estava querendo uma mecância que agilizasse um pouco os combates por isso pensei em criar um subtipo semelhante à enxame. Vou postar ele abaixo e gostaria que vocês dessem suas opiniões.
Subtipo Grupo: Um grupo é um conjunto 4 a 6 criaturas pequenas ou médias que atuam como uma única criatura. Um grupo tem as características do seu tipo, com excessão das descritas aqui. Um grupo tem um único dado de vida, um único modificador de iniciativa, uma única velocidade e uma única classe de armadura. Um grupo faz as jogadas de resistência como uma única criatura. Um grupo ocupa quatro quadrados como se fosse uma criatura grande mas sua área de ameaça é 1,5m. Na sua jogada de ataque um grupo move-se para o espaço ocupado pelos oponentes, o que provoca ataques de oportunidade. Um grupo ocupar o mesmo espaço que uma criatura grande ou menor. Um grupo pode mover-se pelo quadrados ocupados por um oponente e vice-verda sem impedimento mas quem o fizer provocará um ataque de oportunidade.
Traços: Um grupo não tem uma anatonia discernível, então não está sujeito a críticos ou flanco. Reduzir um grupo a 0 pontos de vida ou menor faz com que as criaturas se dispersem. Grupos não podem ser imobilizados, agarrados ou "bull rushed" mas eles podem realizar tais manobras nos oponetes.
Ataque: Criaturas com o subtipo grupo não realizam o ataque corporal normal, ao ínves disso eles causam dano automaticamente a qualquer criatura que ocupe seu espaço no fim do seu movimento. Ataques de grupo não estão sujeitos à chance de falha devido a cobertura ou camuflagem. A quantidade de dano depende da quantidade criaturas no grupo.
4 ou 5: (Dano normal da arma + modificadores) * 2
6: (Dano normal da arma + modificadores) * 3
Os dados de vida de um grupo é igual à: Número de criaturas x Dados de vida de uma criatura.
Os saves do grupo serão iguais aos saves de uma criatura.
Vamos ver alguns exemplos:
Grupo de gnolls:
Dado de vida: 8d8+8 (44 hp)
Iniciativa: +0
Deslocamento: 9 metros
Classe de armadura: 15 (+1 natural, +2 leather armor, +2 heavy steel shield), toque 10, surpreso 15
Agarrar: +7
Ataque: Battleaxe (2d8+4/x3)
Ataque completo: Battleaxe (2d8+4/x3)
Space/Reach: 10 ft./5 ft.
Ataques especiais: —
Qualidades especiais: Darkvision 60 ft.
Saves: Fort +4, Ref +0, Vont +0
Habilidades: For 15, Dex 10, Con 13, Int 8, Sab 11, Car 8
Perícias: Ouvir +2, Observar +3
Talentos: -
Challenge Rating: 4


