Novo subtipo: grupo

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Ric.freitas em 10 Set 2007, 10:14

Eu estou mestrando uma campanha nos Reinos de Ferro e um dos temas da campanha são guerras e combates, dessa forma é comum ver os personagens lutando contra dezenas de inimigos ao mesmo tempo. Eu estava querendo uma mecância que agilizasse um pouco os combates por isso pensei em criar um subtipo semelhante à enxame. Vou postar ele abaixo e gostaria que vocês dessem suas opiniões.

Subtipo Grupo: Um grupo é um conjunto 4 a 6 criaturas pequenas ou médias que atuam como uma única criatura. Um grupo tem as características do seu tipo, com excessão das descritas aqui. Um grupo tem um único dado de vida, um único modificador de iniciativa, uma única velocidade e uma única classe de armadura. Um grupo faz as jogadas de resistência como uma única criatura. Um grupo ocupa quatro quadrados como se fosse uma criatura grande mas sua área de ameaça é 1,5m. Na sua jogada de ataque um grupo move-se para o espaço ocupado pelos oponentes, o que provoca ataques de oportunidade. Um grupo ocupar o mesmo espaço que uma criatura grande ou menor. Um grupo pode mover-se pelo quadrados ocupados por um oponente e vice-verda sem impedimento mas quem o fizer provocará um ataque de oportunidade.

Traços: Um grupo não tem uma anatonia discernível, então não está sujeito a críticos ou flanco. Reduzir um grupo a 0 pontos de vida ou menor faz com que as criaturas se dispersem. Grupos não podem ser imobilizados, agarrados ou "bull rushed" mas eles podem realizar tais manobras nos oponetes.

Ataque: Criaturas com o subtipo grupo não realizam o ataque corporal normal, ao ínves disso eles causam dano automaticamente a qualquer criatura que ocupe seu espaço no fim do seu movimento. Ataques de grupo não estão sujeitos à chance de falha devido a cobertura ou camuflagem. A quantidade de dano depende da quantidade criaturas no grupo.
4 ou 5: (Dano normal da arma + modificadores) * 2
6: (Dano normal da arma + modificadores) * 3

Os dados de vida de um grupo é igual à: Número de criaturas x Dados de vida de uma criatura.
Os saves do grupo serão iguais aos saves de uma criatura.

Vamos ver alguns exemplos:
Grupo de gnolls:
Dado de vida: 8d8+8 (44 hp)
Iniciativa: +0
Deslocamento: 9 metros
Classe de armadura: 15 (+1 natural, +2 leather armor, +2 heavy steel shield), toque 10, surpreso 15
Agarrar: +7
Ataque: Battleaxe (2d8+4/x3)
Ataque completo: Battleaxe (2d8+4/x3)
Space/Reach: 10 ft./5 ft.
Ataques especiais: —
Qualidades especiais: Darkvision 60 ft.
Saves: Fort +4, Ref +0, Vont +0
Habilidades: For 15, Dex 10, Con 13, Int 8, Sab 11, Car 8
Perícias: Ouvir +2, Observar +3
Talentos: -
Challenge Rating: 4
Ric.freitas

Mensagempor Gladius Dei em 10 Set 2007, 10:44

Ric,

Dê uma olhada nos "Mobs" do livro Cityscape, que é isso que você está procurando. ;)

A não ser que você já conhça o trabalho, e resolveu fazer um próprio para dividir conosco, pois se for o caso, desconsidere este post.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor cavaleiromorto em 10 Set 2007, 12:14

Estava pensando, e acho que os monstros de "mobs" vão seguir um caminho parecido com o deste modelo e dos modelos já apresentados no Cityscape e no DMG 2. Eu gosto da idéia, pois permite o uso de criaturas fracas contra oponentes de nível elevado.
Não Alimente o Troll
cavaleiromorto

Mensagempor Torneco em 10 Set 2007, 12:55

Alguém sabe se existe algum template de mob em algum lugar?
Torneco

Mensagempor cavaleiromorto em 10 Set 2007, 13:01

Torneco escreveu:Alguém sabe se existe algum template de mob em algum lugar?

Nos livros DMG 2 e Cityscape
Não Alimente o Troll
cavaleiromorto

Mensagempor Ric.freitas em 10 Set 2007, 13:36

O template mob tem agumas características que eu não gosto.
- São MUITAS criaturas. (Esse é o principal)
- O dano é fixo e independe do tipo de criaturas que compõem o mob.
- O CR não me parece equilibrado com o número de criaturas envolvidas.
Ric.freitas

Voltar para Sistemas e Cenários