[4e] Conte-nos sobre seu Warlord

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Conte-nos sobre seu Warlord

Mensagempor kaishakunin em 12 Fev 2009, 19:16

Bem simples: fale para gente sobre seu warlord. Pode ser numa perspectiva mecânica (poderes, talentos, ítens) ou fluffística (história, de como seu tornou um warlord, etc.). Ou ainda, pergunte! Talvez possamos ajudá-lo a colocar sua idéia sobre warlords em prática.

Começarei com minhas experiências. Tenho jogado Living Forgotten Realms com um warlord (tactical presence) genasi (earthsoul), que no momento está no 4º nível. É o meu primeiro personagem na 4e e tem se mostrado bem interessante. As opções táticas são fantásticas com este tipo de personagem (complementadas pelo uso de reach weapons), principalmente no que tange posicionamento (como Knight's Move) e bônus de ataque (e dano, em alguma situações). Com certos poderes (Warlord's Favor e Lead the Attack, e.g.) a frequência de acertos do grupo é elevada à estratosfera (além de ser uma boa sinergia com tempest fighters e rangers two-weapon style).

Por enquanto, um dos pontos chatos de se jogar com um tactical warlord é que quando não se necessita de alguma coisa que envolva esta esfera de atuação (posicionamento, bônus) OU, por algum motivo, o personagem está longe dos aliados (leia-se, fora do alcance da arma) o taclord fica um tanto inútil (ainda que seu melee basic attack seja respeitável). Mas estas situações ocorreram poucas vezes em mesa.

E vocês, quais suas experiências ou curiosidades acerca dos warlords?
Avatar do usuário
kaishakunin
 
Mensagens: 194
Registrado em: 28 Ago 2007, 09:41
Localização: Campinas/São José dos Campos

[4e] Conte-nos sobre seu Warlord

Mensagempor kaishakunin em 18 Mar 2009, 20:34

Tanto alvoroço pelo nome de uma classe que ninguém tem interesse? Ou é justamente pelo fato do idioma? Nenhuma expectativa, curiosidade, experiência?
Avatar do usuário
kaishakunin
 
Mensagens: 194
Registrado em: 28 Ago 2007, 09:41
Localização: Campinas/São José dos Campos

[4e] Conte-nos sobre seu Warlord

Mensagempor Lumine Miyavi em 18 Mar 2009, 21:23

Acho que é pelo fato que o tópico é absurdamente restrito. Se fosse "Fale sobre seu personagem na 4e", aposto que teria mais posts. ;)
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

[4e] Conte-nos sobre seu Warlord

Mensagempor WillDice em 18 Mar 2009, 21:29

Bem, como até hoje só consegui foi mestrar (já que sou o único que entendeu a nova edição direito até agora), vou falar do "Senhor da Guerra" de um dos meus jogadores.

Depois que o tiefling bruxo desse jogador morreu já na segunda sessão (pelas mãos dos outros jogadores; digamos que eles tinham uma filosofia de vida diferente...), ele veio com a idéia de um warlord eladrin. Acho que queria compensar o grupo com um personagem mais cooperativo. Só conseguiu foi humilhar o paladino dragonborn do grupo: bate mais e cura mais :mrgreen: (Claro, o palada tem mais CA, mais PV, e cospe fogo, mas isso não parecer ser o suficiente)

A verdade é que Eladrin Soldier (ou, diga-se de passagem, Dwarven Weapon Training) + Adventurer's Vault é explosivo no primeiro nível.

Um pouco de jogo solo com ele até alcançar o resto do grupo no plot, e lá estava ele em sua primeira luta. A presença dele só importou pelo bônus na iniciativa: qualquer d20 que ele rolava era um 5 ou menos. O mesmo para os ataques que ele dava para os aliados. :duh:

Mas daí pra frente ele brilhou. Ouso dizer que foi o jogador que mais se divertiu nessa e na sessão seguinte. Mesmo sendo o personagem mais de suporte no grupo, foi o que fez mais coisas, usando seu "blink" (como ele chama) de maneira criativa, gritando com os outros na hora de usar Inspiring Word, e acertando um Lead the Attack no "chefão" final que decidiu o combate (os outros todos erraram seus daylies nesse encontro).




Só para constar: esse jogador do Warlord só tem 11 anos. O resto do grupo tem de 20 pra cima.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Avatar do usuário
WillDice
 
Mensagens: 2133
Registrado em: 26 Ago 2007, 19:25

[4e] Conte-nos sobre seu Warlord

Mensagempor Smaug em 18 Mar 2009, 21:31

Eu fiz um Warlord meio-elfo, a classe ficou o que eu realmente esperava e gostei bastante de jogar com ela. Com ajuda dos poderes eu empurrava o pessoal para quadrados mais vantajosos ou para longe dos inimigos e distribuia bônus de ataque e dano!

Curti que a raça ajudou bastante a classe, ainda mais permitindo um poder at will de outra classe como encounter.

Soh achei ruim a dependencia de ter alguem por perto para que alguns poderes funcionem, como estavamos jogando com um walord (eu), um wizard (lederon) e uma warlock (fada), acabou que eu tive que arriscar o pescoço deles na linha de frente enquanto fazia o papel de defender, mas ateh nisso a classe me surpreendeu!! Aguentei firme lah,e ainda curei o o resto do grupo, principalmente o wizard que teimou em sair na mão com os monstros e caiu pra -1 :bwaha:
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

[4e] Conte-nos sobre seu Warlord

Mensagempor planes em 18 Mar 2009, 21:54

A unica vez que joguei eu fiz um Warlord já que o grupo não tinha um líder (tinha um Mago, um Ranger de arco e um Paladino) e não estava a fim de ir de Clérigo.

Como o Mago e o Ranger jogam a distancia fiz um TacLord meio pancadão para segurar os inimigos junto com o Paladino. Para forçar o posicionamento mais adequado ao grupo peguei a raça humana e os poderes at-will de movimento (ou de punição a movimento do oponente) e poderes de encontro e diários dentro desta ideia (tirando o de nível 5 que peguei o Stand the Fallen que é a ultima esperança mesmo sem um bom Carisma).

No final das contas ele ficou bem legal, ajuda a controlar o posicionamento da galera, apoia, cura e ainda bate bem, gsotei bastante da classe mesmo considerando que ela precisa ser usada de forma mais tática para funcionar legal.
Imagem
Avatar do usuário
planes
 
Mensagens: 854
Registrado em: 27 Ago 2007, 23:14

[4e] Conte-nos sobre seu Warlord

Mensagempor kaishakunin em 18 Mar 2009, 22:19

Lumine Miyavi,

Então, o objetivo é tentar recolher ao máximo as experiências com um warlord (sejam elas em jogo, ou teóricas). E fazer disso uma referência para o pessoal que jogar ou pensa em jogar com a classe. Assim, misturando todas as classes num mesmo bolo, esvaziaria este sentido de ponto de apoio, entende?

WillDice,
Legal, cara. Nem tinha pensado nesta perspectiva do DM. E é lógico que também conta!
Taclord usando Lead the Attack é o fim de todo BBEG (solos ou elite). Quanto ao ofuscar o paladino: tb ocorre isso no meu grupo. Aliás, não vai demorar muito até o Taclord, se não igualar, pelo menos ficar muito próximo da AC do paladino (já que a combinação Hide Armor+INT é intrínseca da classe). Agora, sobre curar mais: o jogador pegou Tactical Inspiration (do Martial Power)? Se não, pode ter certeza de que o personagem vai curar muito mais. Ademais, na minha opinião, até agora, eladrins fazem os melhores taclords. Então, o garoto tem potencial.

Agora, sobre o problema do Eladrin Soldier (e Dwarven Weapon Training). O PHB 2 trouxe uma possível solução (ou errata escondida, como disse o nibelung num outro tópico): Goliath Greatweapon Prowess.

SPOILER: EXIBIR
Prerequisite: Goliath
Benefit: You gain proficiency with all simple and
military two-handed melee weapons and a +2 feat
bonus to damage rolls with such weapons. The bonus
increases to +3 at 11th level and +4 at 21st level.


Smaug,
Half-elf + Inspiring Warlord? Se sim, é sinergia pura. A falta de FOR pode até parecer estranha, mas CAR e CON são bons porque o primeiro é teu atributo "secundário-primário" (aliás, muitos builds de warlord tem FOR menor que seu atributo secundário (CAR e/ou INT, exceto Bravelords); e o segundo abre um leque de opções muito bons, como especialização em machados (Deadly Axe e Axe Mastery, alguém?), e ainda faz o seu papel de segundo defender muito mais fácil.

E, qual poder vc escolheu para ser beneficiado pelo Dilletante?

Planes,
Quais at-will? Opening Shove, Wolf Pack Tactics?
Acho que Stand the Fallen é quase imprescindível, mesmo para warlords não baseados em CAR. Pode mudar completamente o rumo do encontro. O que acho ruim mesmo para Taclords é o nível 3. Melhor pegar Diabolic Stratagem da Dragon #369.
No mais, o entrosamento tático realmente faz diferença, principalmente para este tipo de warlord (baseado em bônus de ataque e movimentação).
Avatar do usuário
kaishakunin
 
Mensagens: 194
Registrado em: 28 Ago 2007, 09:41
Localização: Campinas/São José dos Campos

[4e] Conte-nos sobre seu Warlord

Mensagempor Smaug em 19 Mar 2009, 13:45

Half-elf + Inspiring Warlord?

:victory: Mas não me prendi muito no que o livro sugeria, fui mais pelo o que eu achei que seria bom e divertido!

E, qual poder vc escolheu para ser beneficiado pelo Dilletante?

Não sei se a longo prazo foi a melhor escolha, mas ajudou pra caramba na aventura, peguei Tide of Iron do fighter.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

[4e] Conte-nos sobre seu Warlord

Mensagempor kaishakunin em 19 Mar 2009, 19:59

Smaug escreveu:Não sei se a longo prazo foi a melhor escolha, mas ajudou pra caramba na aventura, peguei Tide of Iron do fighter.


Bem, ele é "regido" por FOR, então até que tem uma certa sinergia. No mais, se vc preferir seguir a linha do "second defender", ou no seu caso, "main defender", o PHB 2 trouxe o Versatile Master, um paragon tier feat que permite aos Half-Elves tratatem o poder beneficiado por Dilettante como at-will (e tem outros benefícios também relacionados a paragon multiclass).
Avatar do usuário
kaishakunin
 
Mensagens: 194
Registrado em: 28 Ago 2007, 09:41
Localização: Campinas/São José dos Campos

[4e] Conte-nos sobre seu Warlord

Mensagempor Smaug em 19 Mar 2009, 20:26

Bem, ele é "regido" por FOR, então até que tem uma certa sinergia. No mais, se vc preferir seguir a linha do "second defender", ou no seu caso, "main defender", o PHB 2 trouxe o Versatile Master, um paragon tier feat que permite aos Half-Elves tratatem o poder beneficiado por Dilettante como at-will (e tem outros benefícios também relacionados a paragon multiclass).

soh joguei uma vez e não tenho previsão de jogar de novo ( e ai pichu, quando rola? h :hmmm: ), mal explorei o PHB, quanto mais o PHB 2... mas me interessei por esse Dilettante at-will!
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

[4e] Conte-nos sobre seu Warlord

Mensagempor planes em 19 Mar 2009, 22:52

kaishakunin escreveu:Quais at-will? Opening Shove, Wolf Pack Tactics?
Acho que Stand the Fallen é quase imprescindível, mesmo para warlords não baseados em CAR. Pode mudar completamente o rumo do encontro. O que acho ruim mesmo para Taclords é o nível 3. Melhor pegar Diabolic Stratagem da Dragon #369.


Peguei o Wolf Pack tactics e o Viper´s Strike, a idéia é posicionar o Warlord e o Paladino na melhor posição possivel e depois segurar com Viper´s Strike enquanto o Mago e o Ranger flutuam usando seus ataques de longa distancia.

Realmente o poder de nível 3 é complicado, mas segui o caminho mais seguro e peguei o Steel Monsoon que se enquadra bem no tema do personagem e a descrição do golpe é bem estilo do personagem que fiz.
Imagem
Avatar do usuário
planes
 
Mensagens: 854
Registrado em: 27 Ago 2007, 23:14

[4e] Conte-nos sobre seu Warlord

Mensagempor Torneco em 20 Mar 2009, 17:57

O Warlord e o Bárbaro do meu grupo funcionam bem juntos. O Taclord usa aquele aw que faz um aliado dar um ataque somando int no dano, e com um talento que dá +1 no acerto, costuma compensar a for baixa dele fazendo os outros causarem dano alto.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

[4e] Conte-nos sobre seu Warlord

Mensagempor kaishakunin em 26 Mar 2009, 08:50

Smaug,
Bem, se tiver oportunidade, dê uma olhada carinhosa no War of Attrition (Martial Power, Encounter 7). Funciona mais ou menos assim: 1ª rodada: use e sobreviva, 2ª rodada: acabou o encontro.

planes,
Viper's Strike é muito bom quando se tem um defender competente (e principalmente, quando o grupo precisa de mais um, mas não pode abdicar do leader).

Então, pensando no teu grupo, Steel Monsoon até que tem utilidade (Wizard e Ranger atacando de longe). No meu, nem tanto, já que todos os integrantes são melee.

Torneco,
Commander's Strike (CS) pela sua descrição. Sim, para um warlord baseado em INT, esse é o melhor at-will (junto com Wolf Pack Tactics, obrigatório para qualquer warlord). O interessante do CS é justamente ele não depender de FOR, possibilitando um eladrin com FOR 16 e INT 18 se sair muito bem com ele. Some a isso uma arma de reach, e tá perfeito.

No meu caso, a dupla é composta por um taclord + um twf ranger. A média de dano é cerca de 17,5. Maior até que a média dos meus poderes de encontro!
Quanto tem isso na tua mesa?


Questão: quais os pontos que vocês consideram ao escolher a Commanding Presence?
Avatar do usuário
kaishakunin
 
Mensagens: 194
Registrado em: 28 Ago 2007, 09:41
Localização: Campinas/São José dos Campos

[4e] Conte-nos sobre seu Warlord

Mensagempor Sr. Pichu em 26 Mar 2009, 08:56

Smaug escreveu:
Bem, ele é "regido" por FOR, então até que tem uma certa sinergia. No mais, se vc preferir seguir a linha do "second defender", ou no seu caso, "main defender", o PHB 2 trouxe o Versatile Master, um paragon tier feat que permite aos Half-Elves tratatem o poder beneficiado por Dilettante como at-will (e tem outros benefícios também relacionados a paragon multiclass).

soh joguei uma vez e não tenho previsão de jogar de novo ( e ai pichu, quando rola? h :hmmm: ), mal explorei o PHB, quanto mais o PHB 2... mas me interessei por esse Dilettante at-will!

name a day or show up here!
simples assim >: 3
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

[4e] Conte-nos sobre seu Warlord

Mensagempor kaishakunin em 09 Abr 2009, 16:36

Iniciei uma nova campanha, As Treze Tribos de Xen'drik, mestrada pelo Anand.

Como disse num dos comentários do blog, conheço Eberron superficialmente: algumas coisas sobre Dragonmarks, Warforged, religião mais aberta, desestigmatização das tendências, entre outras. De início a grande questão era: como incluir um dragonborn no cenário? Até perguntei por aqui (aliás, obrigado cavaleiromorto).

Com o Adventurer's Guide to Eberron em mãos, pensei em algo simples, mais ou menos assim: enviado por forças místicas aos 'Oradores Dracônicos' (dragonspeakers) de Argonnessen ainda jovem, o dragonborn Bashir foi considerado como parte da antiga Profecia (The Prophecy) e cresceu entre os Oradores e os bárbaros do povo de Seren, tornando-se um guerreiro de grande bravura, capaz de liderar por sua convicção e força. Num certo momento, Bashir foi enviado numa expedição à Xen'drik, liderando um grupo de combatentes e um Orador em busca de pistas da Profecia. No entanto, a expedição fracassou tendo em vista o ambiente hostil e selvagem do lugar: homens morreram e o Orador enlouqueceu, perdendo-se numa floresta. Desorientado mas consciente do seu destino e de sua missão, Bashir peregrinou até chegar à uma vila: a Tribo dos Javalis Negros, ponto inicial da aventura.

----------------------------------------------------------------------------
Querendo aproveitar o material do meu Martial Power, mas ainda dentro do conceito de líder, resolvi testar o Warlord Bravura Presence (aka Bravelord). Primeiro que a sinergia com Dragonborn é fantástica: + CON no valor de Healing Surge, + 1 de ataque enquanto bloodied, Dragon Breath e +2 de STR e +2 de CHA fazem-no uma escolha perfeita para Bravelords.

Como poderes escolhi: at-will: Brash Assault e Wolf Pack Tactics; encounter: Diabolic Stratagem (DR#369); daily: Bastion of Defense. De feat, peguei Weapon Proficiency (Fullblade).

O que percebi na sessão: bravelords são feitos para tomar a linha de frente, isto é, onde a diversão está. Enquanto bravelord, o personagem deve estar posicionado junto aqueles que têm maior basic atack do grupo (no caso um Warden e um Barbarian), tendo em vista que os poderes (e a Commanding Presence) fornecem basic attacks. Durante a sessão não foi diferente: aliado ao Warden (já que é díficil permancer do lado do Barbarian e suas investidas), conseguíamos cerca de 4 ataques por round num único oponente (1 à escolha do Warden, 1 do Brash Assault, 1 decorrente do Brash Assault e 1 decorrente da marca do Warden). Isso sem contar OA's. Bastion of Defense é muito bom em warlords que se focam em CHA: foram 9 temporary hit points para todos os aliados (que estavam dentro de 5 quadrados de distância), mesmo não acertando. É maior que o valor de HS do Sorcerer do grupo!

Percebi também que, embora sedutor, Diabolic Statagem requer um setup bem cuidadoso. Seu uso é bem condicional, mas as vantagens são muito bem-vindas. Outra coisa: Healing Surges são essenciais; na linha de frente, com poderes de alto risco (já que concedem melee basic attacks aos oponentes), prevejo que utilizarei Inspiring Word pelo menos uma vez em mim mesmo por combate. O bom é, quando bloodied, acerto mais (graças ao +1 de dragonborn frenzy), e que tem outro leader no grupo que cura sem gastar HS (um shaman).

No final das contas, o saldo foi positivo. Bem interessante este tipo de warlord. Vamos ver as próximas sessões.
Avatar do usuário
kaishakunin
 
Mensagens: 194
Registrado em: 28 Ago 2007, 09:41
Localização: Campinas/São José dos Campos


Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron