[3e] WWE: Know Your Role pra D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Dinobot em 31 Ago 2009, 01:28

Recentemente eu descobri a existência do Know Your Role, o RPG oficial da WWE (World Wrestling Federation, pra quem não sabe...). O Know Your Role usa uma versão bastante modificada e adaptada do sistema D20 para o mundo da luta livre, incluindo uso de regras pra fadiga, entre outros. Estou escrevendo um review completo do livro e pretendo mandar pra algum site/revista/whatever quando estiver pronto, mas antes queria compartilhar alguns detalhes: existem 2 regras em particular que eu considero que poderiam ser facilmente adaptadas para o D20 oficial, e que trariam uma versatilidade para várias classes e para o esquema de luta do sistema, e que queria expor aqui. São a regra para "trabalhar" um membro (ou seja, concentrar ataques lá para inutilizar e/ou enfraquecer tal membro) e a tabela de criação de manobras. Vamos lá:

"Trabalhar" um membro:

Você pode optar por concentrar seus ataques em uma única parte do corpo do seu oponente. Para fazer isso, você aceita uma penalidade de -2 em cada ataque mirando no mesmo lugar. O dano é normal, mas se voce mantiver a sequencia de ataques contra a mesma área por uma quantidade de turnos igual ao modificador de constituição do alvo + 1, a penalidade de -2 se torna um bônus (porque a área já está sensível aos ataques, então fica mais fácil de ser ferida). A regra do livro é só essa, mas como em Know Your Role bonus para um lutador é igual a penalidade para o oponente, podemos considerar também que a vítima tem uma penalidade de -2 em todas as ações envolvendo aquele membro (uma sugestão minha seria incluir a penalidade em testes de concentração para um mago invocar uma magia com componentes gestuais). Depois que se adquire o bonus, ele continua até o final da luta para todos que optarem por atacar no mesmo ponto.

Tabela de Manobras:

Know Your Role usa um sistema de manobras e golpes variados de luta livre, e alem dos golpes tradicionais, que já vem pré-calculados, existe uma tabela com vários bonus e modificadores para os golpes. Embora alguns elementos sejam específicos de luta livre profissional (como "ilegal") ou exijam características específicas do sistema (como gasto de Endurance) boa parte da tabela pode ser convertida para D20 sem grandes problemas. A regra é, para cada efeito que a manobra tem, o teste de ataque tem uma penalidade (se for um efeito bom) ou um bonus (efeito ruim). Basta escolher todos os efeitos e totalizar os modificadores antes de atacar. Já ignorando esses elementos citados e mais alguns que não seria bom adaptar, nós temos:

Habilidade Modificador
+1d no ataque -2 por dado extra
Imobilização automática (Se atingido, você automaticamente esta imobilizando o alvo) -1
Derrubar -1
Atordoar (fortitude contra DC 5+dano da manobra. falha significa não agir no próximo turno) -2
Atordoar a si mesmo (idem acima, mas para quem executou a manobra) +2
Cair (depois do golpe, voce está no chão) +1
Teste de erguer (exige um teste de força X con do alvo) +1
Submissão (se atingir, voce esta agarrando o alvo e causa o mesmo dano no turno seguinte a menos que o oponente escape do agarrão) -1

E aí, sugestões??
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

SPOILER: EXIBIR
Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

Mensagempor AKImeru em 31 Ago 2009, 09:16

Eu estive procurando um site que venda esse jogo a anos!

Muito obrigado pela resenha.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Madrüga em 31 Ago 2009, 10:31

Dinobot escreveu:Você pode optar por concentrar seus ataques em uma única parte do corpo do seu oponente. Para fazer isso, você aceita uma penalidade de -2 em cada ataque mirando no mesmo lugar. O dano é normal, mas se voce mantiver a sequencia de ataques contra a mesma área por uma quantidade de turnos igual ao modificador de constituição do alvo + 1, a penalidade de -2 se torna um bônus (porque a área já está sensível aos ataques, então fica mais fácil de ser ferida). A regra do livro é só essa, mas como em Know Your Role bonus para um lutador é igual a penalidade para o oponente, podemos considerar também que a vítima tem uma penalidade de -2 em todas as ações envolvendo aquele membro (uma sugestão minha seria incluir a penalidade em testes de concentração para um mago invocar uma magia com componentes gestuais). Depois que se adquire o bonus, ele continua até o final da luta para todos que optarem por atacar no mesmo ponto.

O único problema que vejo aqui é que ninguém tentará acertar o membro de um oponente nesse número de vezes. É mais fácil não mirar e dar uma machadada no peito. A idéia é boa se usarmos uma tabela com penalidades específicas para áreas específicas do corpo, com efeitos variados (como o Saraphmael uma vez passou aqui).

Como a intenção da luta livre não é matar o adversário (ao contrário de um meio-orc em fúria com uma montante nas mãos), a regra funciona bem NESSE contexto.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Dinobot em 31 Ago 2009, 12:15

Oda Nobunaga escreveu:Eu estive procurando um site que venda esse jogo a anos!

Muito obrigado pela resenha.

Oda, eu comprei usado, pela Amazon, um dos últimos exemplares que eles tinham. Fiz uma compra dupla junto com a WWE Encyclopedia. Morri numa grana, mas valeu cada cent. To querendo juntar um povo e fazer um playtest por aqui uma hora dessas.

E Madruga, eu postei as regras assim como estão no livro, no máximo cortei alguma coisa. Elas precisam de algumas adaptações, mas acho que é um ponto de partida.

Entretanto, apesar do ataque localizado não ser uma opção particularmente forte, tem seus momentos. Manter a penalidade não é grande e ganhar um bonus pra você e todo o grupo, alem de dar penalidades pro próprio oponente durante todo o resto da luta não é tão desprezível assim.
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

SPOILER: EXIBIR
Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

Mensagempor Allefcapt em 01 Set 2009, 00:35

Olá a todos,

DINO,
Cara, só vc mesmo. :hmmm: