Advogado de Regras escreveu:Melee Training ( sem ele, qualquer classe Corpo-a-Corpo que não tenha Força como atributo primário perde a funcionalidade do Ataque Básico )
Ou os equivalentes, como Wrath of Crimson Fury pra tieflings paladinos.
Advogado de Regras escreveu:Epic Fortitude/Reflex/Will ( Salvo alguns raros builds que distribuem bem os atributos, todo personagem corre o risco de ter uma Defesa abissalmente baixa nos níveis épicos. Pessoalmente, eu não o incluo como "Feat Tax", mas eu sou excessão extrema quanto a isso ).
Evolução de NADs:
Atributo principal e secundário(+8 no decorrer dos níveis): +15 nível, +6 amuleto, +4 atributo = +25.
Defesa que não recebe aumento (+2 no decorrer dos niveis): +15 nível, +6 amuleto, +1 atributo = +22.
Contra... +29 da evolução de ataque dos monstros.
Se você listar Robust Defenses como talento obrigatório, o Epic whatever só é realmente obrigatório pra sua pior defesa. Se você não considerar Robust Defenses obrigatório, então todos os Epic Whatever são obrigatórios pra equilibrar a matemática completamente.
Pessoalmente, eu risquei Robust Defenses, e deixo só os equivalentes paragon na lista de acessíveis. +1 de bonus em todos os NADs, ou +2 em um só. Fica à escolha do freguês. Além de devolver a vantagem de Shield Spec (+1 CA e reflexos) sobre Armor spec.
Mas sei lá, eu nunca narrei em níveis épicos, falo só por teoria mesmo.
Advogado de Regras escreveu:Os talentos acima são aqueles na qual há um consenso forte ( entre otimizadores ) na sua validade e "universalidade". Há outros talentos, mas que são mais específicos para uma classe ( Painful Oath para o Avenger, por exemplo ) ou para um build ( Mighty Challenge para o Strladino ) que estão muito próximos a serem "Feat Taxes", mas como isso é algo onde há menos consenso, eu só vou citá-los aqui.
Nessa lista você também pode incluir Versatile Master (transformar o poder de diletante do meio-elfo em um poder sem limite), e Proficiência em arma/implemento superior (Praticamente qualquer classe, há exceções como o swordmage e o warlord)