[4e] Quais talentos obrigatórios?

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[4e] Quais talentos obrigatórios?

Mensagempor Gladius Dei em 02 Ago 2010, 00:19

Bom, pessoal, me lembro de ler uma ou outra discussão aqui sobre isso... de acordo com alguns colegas do fórum, existem certos talentos que são praticamente obrigatórios (e que certos mestre dão de graça para seus jogadores) por causa da mecânica do jogo.

Esse não é um tópico para discutir o mérito se esses talentos são realmente obrigatórios ou não.

Eu só gostaria de pedir, por obséquio, se alguém teria uma lista de quais classes/papéis deveriam receber quais talentos obrigatórios? Se eu fosse mestrar uma campanha D&D 4e, quais talentos eu daria gratuitamente e para quem?

Agradeço a atenção.
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Mensagempor Elven Paladin em 02 Ago 2010, 00:32

Os indiscutivelmente obrigatórios ( que toda classe precisa ter ):

Weapon/Implement/Versatile Expertise
Paragon Defenses/Robust Defenses

Os praticamente obrigatórios ( que um número considerável de classes tem que ter) :

Melee Training ( sem ele, qualquer classe Corpo-a-Corpo que não tenha Força como atributo primário perde a funcionalidade do Ataque Básico )
Epic Fortitude/Reflex/Will ( Salvo alguns raros builds que distribuem bem os atributos, todo personagem corre o risco de ter uma Defesa abissalmente baixa nos níveis épicos. Pessoalmente, eu não o incluo como "Feat Tax", mas eu sou excessão extrema quanto a isso ).

Os talentos acima são aqueles na qual há um consenso forte ( entre otimizadores ) na sua validade e "universalidade". Há outros talentos, mas que são mais específicos para uma classe ( Painful Oath para o Avenger, por exemplo ) ou para um build ( Mighty Challenge para o Strladino ) que estão muito próximos a serem "Feat Taxes", mas como isso é algo onde há menos consenso, eu só vou citá-los aqui.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

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Mensagempor Nibelung em 02 Ago 2010, 02:30

Advogado de Regras escreveu:Melee Training ( sem ele, qualquer classe Corpo-a-Corpo que não tenha Força como atributo primário perde a funcionalidade do Ataque Básico )


Ou os equivalentes, como Wrath of Crimson Fury pra tieflings paladinos.

Advogado de Regras escreveu:Epic Fortitude/Reflex/Will ( Salvo alguns raros builds que distribuem bem os atributos, todo personagem corre o risco de ter uma Defesa abissalmente baixa nos níveis épicos. Pessoalmente, eu não o incluo como "Feat Tax", mas eu sou excessão extrema quanto a isso ).


Evolução de NADs:

Atributo principal e secundário(+8 no decorrer dos níveis): +15 nível, +6 amuleto, +4 atributo = +25.
Defesa que não recebe aumento (+2 no decorrer dos niveis): +15 nível, +6 amuleto, +1 atributo = +22.

Contra... +29 da evolução de ataque dos monstros.

Se você listar Robust Defenses como talento obrigatório, o Epic whatever só é realmente obrigatório pra sua pior defesa. Se você não considerar Robust Defenses obrigatório, então todos os Epic Whatever são obrigatórios pra equilibrar a matemática completamente.

Pessoalmente, eu risquei Robust Defenses, e deixo só os equivalentes paragon na lista de acessíveis. +1 de bonus em todos os NADs, ou +2 em um só. Fica à escolha do freguês. Além de devolver a vantagem de Shield Spec (+1 CA e reflexos) sobre Armor spec.

Mas sei lá, eu nunca narrei em níveis épicos, falo só por teoria mesmo. :macaco:

Advogado de Regras escreveu:Os talentos acima são aqueles na qual há um consenso forte ( entre otimizadores ) na sua validade e "universalidade". Há outros talentos, mas que são mais específicos para uma classe ( Painful Oath para o Avenger, por exemplo ) ou para um build ( Mighty Challenge para o Strladino ) que estão muito próximos a serem "Feat Taxes", mas como isso é algo onde há menos consenso, eu só vou citá-los aqui.


Nessa lista você também pode incluir Versatile Master (transformar o poder de diletante do meio-elfo em um poder sem limite), e Proficiência em arma/implemento superior (Praticamente qualquer classe, há exceções como o swordmage e o warlord)
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Mensagempor Gladius Dei em 02 Ago 2010, 11:12

Valeu, pessoal! Isso já ajuda bastante!
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
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Mensagempor shin_spiegel em 02 Ago 2010, 17:20

Apesar da matemática se mostrar necessária, eu não acredito que seja "Obrigatório", mas pode ajudar bastante.
De qualquer maneira existem muitos talentos que podem vir a serem tão úteis quanto esses talentos que foram sugeridos.

:)
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Mensagempor Nibelung em 02 Ago 2010, 19:22

Me mostre outro talento que dá +3 em todos os seus ataques e a gente discute.
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Mensagempor Elven Paladin em 02 Ago 2010, 19:48

Me mostre outro talento que dá +3 em todos os seus ataques e a gente discute.


Há algumas exceções em que Expertise não se aplica, como os ataques raciais que não tem as keyword Weapon ou Implement ( Dragonborn e Drow, estou olhando para vocês ). E possivelmente, Draconic Spellcaster, Feyborn Charm e Gnome Phantasmist podem se aplicar a todos ataques e ainda adicionam dano ( e antigamente, se acumulavam com Expertise )

De qualquer maneira existem muitos talentos que podem vir a serem tão úteis quanto esses talentos que foram sugeridos.


Por exemplo?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

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Mensagempor shin_spiegel em 03 Ago 2010, 08:16

Deixa eu apenas colocar que não sou contra, e acredito que ajuda bastante, apenas não vejo a "Obrigatoriedade" da coisa.

Eu acredito que talentos como Armor Prof é útil, uma Weapon Prof também!
Aquele talento de +5 de HP pode ser mais útil que +3 para ataque dependendo da situação.
Do mesmo modo que um Ranger de arco não precisa de talentos para "Tunar" as Defesas.

Além é claro dos talentos raciais!
(Como pode ser visto nos outros exemplos dos posts acima, eles são quase sempre referência).

:)
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Mensagempor Lumine Miyavi em 03 Ago 2010, 08:27

Aquele talento de +5 de HP pode ser mais útil que +3 para ataque dependendo da situação.
Do mesmo modo que um Ranger de arco não precisa de talentos para "Tunar" as Defesas.


15% em todos os ataques > +5 de HP, cara.

E não como se o Ranger fosse o ladrão fantasma do Tormenta RPG. Defesas altas SEMPRE ajudam. =P
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Mensagempor Deicide em 03 Ago 2010, 08:28

shin_spiegel escreveu:Deixa eu apenas colocar que não sou contra, e acredito que ajuda bastante, apenas não vejo a "Obrigatoriedade" da coisa.

Eu acredito que talentos como Armor Prof é útil, uma Weapon Prof também!
Aquele talento de +5 de HP pode ser mais útil que +3 para ataque dependendo da situação.
Do mesmo modo que um Ranger de arco não precisa de talentos para "Tunar" as Defesas.

Além é claro dos talentos raciais!
(Como pode ser visto nos outros exemplos dos posts acima, eles são quase sempre referência).

:)


Você não é "obrigado" a pegar eles.

Mas se o resto do grupo pegar e você não, você vai notar o quanto seu personagem fica mais "fraco" em geral que o deles. Esses talentos são "obrigatórios" porque tornam seu personagem melhor em geral; eles melhoram as caracteristicas mais básicas e essenciais do jogo: bônus de ataque e defesas.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


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Mensagempor Nibelung em 03 Ago 2010, 11:23

Nem se trata só de melhorar ataque e defesa. É que é um bônus seco que vale pra qualquer situação.

Por exemplo, Nimble Blade dá +1 no ataque quando ataca com vantagem de combate usando uma lâmina leve. Weapon Expertise (Lâmina Leve) dá +1 no ataque com lâmina leve o tempo todo, e aumenta de valor nos níveis exemplar e épico.

Reflexos Rápidos, Grande Fortitude, e Vontade de Ferro dão +2 de bônus de talento numa defesa. Robust Defeses dá +2 de bônus de talento em TODAS as três defesas. Tudo bem que é um estágio acima, mas é um talento que deixa 3 obsoletos.
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