[4e] Dúvidas de D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Diel em 18 Set 2008, 15:25

Porquê? Exceto algumas armas, os danos em geral ficaram próximos aos da 3a. edição. No máximo mudou o dado em uma ordem de grandeza para cima ou para baixo.

Sim, ficaram.

QUais duas armas vocês está comparando, exatamente?

Greatsword e bastard respectivamente.
Greatsword = 1,80m, tamanho total
Bastardsword= 1,40m, tamanho total.

Não, danos de armas de duas mãos marciais/militares médias sempre estiveram em torno de 1d10/1d12/2d6. A Heavy Flail deu uma ligeira melhorada no dano, e só. O que eu acho justo, visto que mangual causa um estrago nos ossos de quem atinge, esteja de armadura ou não.

Também acho justo que cause mais dano, já que esmaga e tritura ossos por causa do balançar da bola de espinhos.
Mas ele saiu de 1d10 para 2d6. Aumento de 3 pontos. 1 para o dano mínimo e 2 para o dano máximo. Esse aumento faz uma diferença danada, principalmente nos danos com os poderes que utilizem mais dados na jogada.
Acredito que a greatsword deveria ter permanecido com o dano antigo.
O que eu também não acho nada justo é, mesmo com Talento, a bastard, quando empunhada com 1 mão ter um bonus de +1, sendo que quem empunha a Greatsword tem um bonus de nada, nem aumento no dano como era(aumento do modificador de força no dano) nem nada, sendo que a bastard ainda tem o mesmo bonus de proficiência que a anterior.
Diel

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 18 Set 2008, 16:12

Archangell, a velha história de "sem Talento, Bastard pode ser empunhada com duas mãos" não vale na 4e. Se você empunhar a Bastard sem o Talento, seja com uma ou duas mãos, você não recebe o +3 no ataque.

A Bastard, mecanicamente, existe basicamente para dizer: "Gaste um Talento para usar uma arma que é melhor que as equivalentes militares". A vantagem da Broadsword é que a maioria dos combatentes não precisa de Talento para usá-la.

Mas ele saiu de 1d10 para 2d6. Aumento de 3 pontos. 1 para o dano mínimo e 2 para o dano máximo. Esse aumento faz uma diferença danada, principalmente nos danos com os poderes que utilizem mais dados na jogada.
Acredito que a greatsword deveria ter permanecido com o dano antigo.

Porque a greatsword pode, mas a heavy flail não? Isso que não entendo. Ainda mais que a o bônus da Flail é menor.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor DaviSalles em 18 Set 2008, 17:11

Eu acho que o problema aqui é tentar achar razão realista para o dano das armas, lembrando que HP não quer dizer só ferimentos, o "dano" da arma também pode não ser só ferimento.
Jogo D&D 4e, Mutantes & Malfeitores, Serenity RPG, World of Darkness e Vampire: The Requiem
Mestrando A Fome Sombria de Ungoliant
http://www.fichasderpg.com/wiki/index.p ... _Ungoliant
Jogando Luz nas Sombras, como Karus o Warlord alcólatra
http://www.fichasderpg.com/wiki/index.p ... as_Sombras
DaviSalles

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Diel em 18 Set 2008, 18:07

Acho que não entenderam meu ponto.
Não estou criticando o fato do heavy flail ter subido de dano. Estou tentando entender, até agora sem sucesso, o fato de o dano de uma arma que já tinha um histórico de ter um dano constante, e até alto, ter sido reduzido, ao que para o meu entendimento, de forma arbitrária.
Diel

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Kinn em 18 Set 2008, 20:26

Porque ela tem bônus de proficiência melhor e não exige feat.
Como comentaram, a flail tem só +2 contra +3 das espadas; como o sistema cobra equilíbrio entre as coisas, ter o feat deve obrigatoriamente fazer da bastarda melhor q armas que não exigem feat - senão pra que gastar um feat pra usá-la?
Kinn

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ShinRyuu em 18 Set 2008, 20:40

DaviSalles escreveu:Eu acho que o problema aqui é tentar achar razão realista para o dano das armas, lembrando que HP não quer dizer só ferimentos, o "dano" da arma também pode não ser só ferimento.

Epa. Dano de arma é capacidade de causar ferimento, não tem como ser diferente. Se o personagem é herói e consegue se safar do ataque é outra conversa.
ShinRyuu

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 18 Set 2008, 22:09

Kinn escreveu:Porque ela tem bônus de proficiência melhor e não exige feat.
Como comentaram, a flail tem só +2 contra +3 das espadas; como o sistema cobra equilíbrio entre as coisas, ter o feat deve obrigatoriamente fazer da bastarda melhor q armas que não exigem feat - senão pra que gastar um feat pra usá-la?

Pois é. É um jogo, e equilíbrio é fundamental. Se aparece uma arma que é claramente melhor que o resto, porque os jogadores escolheriam qualquer outra arma?

Se espada larga tivesse +3 de bônus e 2d6 de dano, ela seria melhor que qualquer outra arma de duas mãos. Ou se reduzia o bônus, ou se reduzia o dano. Escolheram reduzir o dano porque definiram que "blades" em geral têm melhor precisão de ataque.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Archon em 19 Set 2008, 01:45

Que bom que o fórum voltou, já tava ficando doido sem saber onde tirar as dúvidas que aparecem!!!

1- uma magia que tenha um ponto central, de onde ela emana (burst), poderia ser mirada num local além de um inimigo? Quero dizer, num corredor, havendo um inimigo, eu poderia mirar o ponto central da magia atrás do inimigo ou ele impede a visão para mirar a magia?

2- Se um inimigo cair no chão devido a algum efeito, eu posso mover o personagem para o quadrado onde o inmigo caiu e ocupar aquele quadrado, se o cara tentar se levantar o quadrado vai estar ocupado e vai ter que ir para outro quadrado ou então continuar no chão(por isso que penso que se o cara caiu alguém pode ocupar seu quadrado, o que acham?).

3- Essa é uma dúvida de D&D3.5, bem simples por isso perguntarei aqui:

[x][H][x]
[x][A][x]
[x][I][x]

Se H possui uma arma de haste, com ataque de 3m, A é um aliado e I o inimigo ele pode atacar o inimigo com a arma de haste da posição que está? Sofrerá alguma penalidade? A está engajado contra I.

Desde já valeu pelas respostas pessoal!
Archon

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Nibelung em 19 Set 2008, 04:02

Archon escreveu:1- uma magia que tenha um ponto central, de onde ela emana (burst), poderia ser mirada num local além de um inimigo? Quero dizer, num corredor, havendo um inimigo, eu poderia mirar o ponto central da magia atrás do inimigo ou ele impede a visão para mirar a magia?

Criaturas não bloqueiam linha de visão. A única coisa que bloqueia linha de visão são obstáculos sólidos, como uma parede. Há poderes que bloqueiam linha de visão também, mas aí depende do poder e eu não vou ficar procurando um por um.

Archon escreveu:2- Se um inimigo cair no chão devido a algum efeito, eu posso mover o personagem para o quadrado onde o inmigo caiu e ocupar aquele quadrado, se o cara tentar se levantar o quadrado vai estar ocupado e vai ter que ir para outro quadrado ou então continuar no chão(por isso que penso que se o cara caiu alguém pode ocupar seu quadrado, o que acham?).

Na regra de levantar-se diz que caso o quadrado onde você caiu esteja ocupado, você pode fazer um ajuste de um quadrado na mesma ação de levantar-se.

Archon escreveu:3- Essa é uma dúvida de D&D3.5, bem simples por isso perguntarei aqui:

[x][H][x]
[x][A][x]
[x][I][x]

Se H possui uma arma de haste, com ataque de 3m, A é um aliado e I o inimigo ele pode atacar o inimigo com a arma de haste da posição que está? Sofrerá alguma penalidade? A está engajado contra I.

Ele pode atacar, mas o aliado fornece cobertura contra o inimigo, dando -4 no ataque do lanceiro. Como a arma possui alcance, ele é considerado engajado, podendo executar ataques de oportunidade e flanquear.

Só por citar, na 4E aliados não concedem cobertura, então o lanceiro atacaria sem penalidades.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Archon em 19 Set 2008, 10:15

Nibelung escreveu:Na regra de levantar-se diz que caso o quadrado onde você caiu esteja ocupado, você pode fazer um ajuste de um quadrado na mesma ação de levantar-se.

Sim, mas a questão é que vc faz o inimigo cair e ele cai no mesmo quadrado que estava de pé.

Vc então pode ocupar aquele quadrado, mesmo ele estando ocupado pelo inimigo caído?

Pois antes quando ele tava de pé não era possível, mas ele estando caido é possível? ( ou aquele quadrado continua sendo ocupado, mesmo o cara estando caído?)

Já que se o quadrado que ele cai estiver ocupado ele pode ir para outro, penso que se vc faz ele cair, pode ocupar o quadrado que o inimigo ocupava(e que continua ocupando, mas agora tá caído nele), forçando ele a se levantar em outro, entende?

Valeu aew!
Archon

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Nibelung em 19 Set 2008, 10:39

Sim, isso mesmo. Se o inimigo estiver caído, o quadrado dele pode ser ocupado por outro sem problemas.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 19 Set 2008, 13:51

1-Se eu nao tiver linha de visão eu posso mirar um poder em um inimigo?
2-Cegueira remove lniha de visao? Se remover pra que serve aquele -5 no ataque (se a resposta da 1 questao for não).
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Elven Paladin em 19 Set 2008, 13:56

1-Se eu nao tiver linha de visão eu posso mirar um poder em um inimigo?

Não.

2-Cegueira remove lniha de visao? Se remover pra que serve aquele -5 no ataque (se a resposta da 1 questao for não).

Terei que responder essa de memória. Ela remove a linha de visão, e a penalidade de 5 no ataque se deve ao fato de que você ainda pode usar um poder, mas vai ter que atacar a região de um quadrado, ou seja, adivinhar se há ou não oponentes ali. Caso haja, você pode atacá-los, mas com -5 no Ataque.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 19 Set 2008, 14:13

Styker escreveu:1-Se eu nao tiver linha de visão eu posso mirar um poder em um inimigo?

Você está essencialmente cego, então pode mirar um quadrado, não um inimigo, desde que tenha linha de efeito até esse quadrado. CONTUDO, alguns poderes e movimentos, como teleporte, exigem linha de visão para serem usados.

2-Cegueira remove lniha de visao?

Sim.

Se remover pra que serve aquele -5 no ataque (se a resposta da 1 questao for não).

Você ainda pode atacar cego. O que impede ataque é linha de efeito.
Lembre-se que você não sofre o -5 no ataque ao usar ataques que afetem áreas. Só ataques corpo-a-corpo ou à distância sofrem a penalidade.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ShinRyuu em 19 Set 2008, 16:15

Vc então pode ocupar aquele quadrado, mesmo ele estando ocupado pelo inimigo caído?

Não, o inimigo precisa estar indefeso pra isso. Você só pode entrar no espaço de um aliado caído, não inimigo.

Ele pode atacar, mas o aliado fornece cobertura contra o inimigo, dando -4 no ataque do lanceiro.

Cobertura agora é -2, não mais -4.
ShinRyuu

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários