Porquê? Exceto algumas armas, os danos em geral ficaram próximos aos da 3a. edição. No máximo mudou o dado em uma ordem de grandeza para cima ou para baixo.
Sim, ficaram.
QUais duas armas vocês está comparando, exatamente?
Greatsword e bastard respectivamente.
Greatsword = 1,80m, tamanho total
Bastardsword= 1,40m, tamanho total.
Não, danos de armas de duas mãos marciais/militares médias sempre estiveram em torno de 1d10/1d12/2d6. A Heavy Flail deu uma ligeira melhorada no dano, e só. O que eu acho justo, visto que mangual causa um estrago nos ossos de quem atinge, esteja de armadura ou não.
Também acho justo que cause mais dano, já que esmaga e tritura ossos por causa do balançar da bola de espinhos.
Mas ele saiu de 1d10 para 2d6. Aumento de 3 pontos. 1 para o dano mínimo e 2 para o dano máximo. Esse aumento faz uma diferença danada, principalmente nos danos com os poderes que utilizem mais dados na jogada.
Acredito que a greatsword deveria ter permanecido com o dano antigo.
O que eu também não acho nada justo é, mesmo com Talento, a bastard, quando empunhada com 1 mão ter um bonus de +1, sendo que quem empunha a Greatsword tem um bonus de nada, nem aumento no dano como era(aumento do modificador de força no dano) nem nada, sendo que a bastard ainda tem o mesmo bonus de proficiência que a anterior.